Baixe em PDF
Baixe em PDF
Embora construir um balão de ar quente em tamanho real provavelmente não seja um projeto executável para você, as versões portáteis, bem fáceis de manusear, são simples de fazer. Usando alguns materiais encontrados comumente em casa, é possível passar tardes com os olhos nos céus, observando um “mini-balão” voando por aí.
Passos
-
Junte os materiais. Você terá de ter um espaço amplo para trabalhar, pois usará painéis de até 1,5 metros. Você precisará de:
- Papel de seda (60 x 75 cm);
- Padrão de corte [1] X Fonte de pesquisa ;
- Tesouras;
- Alfinetes;
- Cimento de borracha;
- Limpadores de cachimbo;
- Fogão a gás propano (ou outros aparatos que funcionem a altas temperaturas).
-
Sobreponha dois pedaços de papel de seda. Eles formarão um painel longo com 1,5 m de comprimento. Use o cimento de borracha para unir as peças. Deixe-as bem presas! Se o ar escapar, o balão não voará.
- Repita o processo com mais sete painéis.
- Planeje a ordem das cores na estampa do balão – mas não as cole ainda.
-
Empilhe os painéis longos em os corte segundo seu padrão. Certifique-se de que as peças estão eretas e que todas têm o mesmo formato.
- Una os painéis com alfinetes para garantir que eles não se movam enquanto você os corta. Isso lhe ajudará a evitar rasgos (que podem comprometer a integridade do balão).
-
Cole os painéis. Sobreponha cada peça em 2,5 cm, colando os lados opostos do material conforme avança. Após colar todos, o material deve dobrar como um leque.
- Após formar a linha de painéis, cole o primeiro ao último, criando a forma de um anel. Passe cola por toda a linha de cada painel.
-
Corte um círculo do papel de seda para cobrir a abertura no topo do objeto. É mais fácil fazer isso com o material estendido. Cole-o ao topo do balão.
- É melhor fazer esse círculo com uma dimensão exagerada do que com uma dimensão insuficiente. O papel de seda é bastante leve; assim, alguns centímetros a mais não afetarão o peso do objeto e a sua capacidade de voo.
-
Mantenha a base do balão aberta. Você terá de começar a usar os limpadores de cachimbos para dar ao objeto uma estrutura permanente.
- Forme um círculo com os limpadores. Esse círculo deve ter o mesmo diâmetro que a abertura na base do balão.
- Posicione os limpadores no interior da base do balão, a cerca de 2,5 centímetros da extremidade.
- Dobre o papel de seda sobre os limpadores e o cole.
- Se não tiver limpadores, use fios. Eles devem ter pelo menos 60 cm de comprimento e calibre 16. Você também precisará de ferramentas para cortar esses fios.
-
Procure por buracos e falhas no objeto. Se houver pontos danificados, conserte-os. Costure pedaços de papel de seda sobre eles.
- Se quiser, você pode colar uma etiqueta com o seu nome e endereço no balão.
-
Segure a base do balão de ar quente sobre uma fonte de calor, como uma chama de fogão. Tenha calma e espere até o balão ser preenchido com ar quente.
- Usar outros objetos, como secadores de cabelo, também pode funcionar.
- Você começará a sentir certa resistência do balão enquanto o puxa para baixo. Quando isso acontecer, solte-o e o veja voar.
- Dependendo da sua localização, o balão pode voar melhor em determinados períodos do dia – manhã ou noite. Ademais, temperaturas baixas acentuam a capacidade de voo do objeto.
Publicidade
-
Organize-se. O processo será mais rápido e fácil se você juntar os materiais necessários de antemão. Limpe o seu local de trabalho para começar. Você precisará de:
- Saco plástico (com capacidade para cerca de 20 litros);
- Clipes de papel (usados para conferir peso);
- Pedaços pequenos de papel ou adesivos (decoração);
- Fio;
- Tesouras;
- Secador de cabelo.
-
Decore o saco plástico. É melhor usar pedaços pequenos de papel ou adesivos – qualquer material leve. Também é possível usar brilho, embora o produto possa criar uma bagunça.
- Essa parte é ótima para crianças. Cada uma pode fazer o seu próprio balão, decorando-o à sua própria maneira.
-
Amarre um fio na “boca” do saco plástico. Quando bem preso, corte o excesso de fio.
-
Prenda clipes de papel à base do saco. Pode parecer estranho, mas é uma boa estratégia para aumentar o equilíbrio e a estabilidade do objeto.
- Não exagere. Prenda cerca de seis clipes em cada balão (uniformemente distribuídos).
-
Segure o saco plástico sobre um secador de cabelo. Ligue o aparelho no modo mais potente e espere um minuto até que ele aqueça antes de preencher o saco com ar.
- O saco começará a flutuar. Quando ele começar a puxar, solte-o. O ar quente no seu interior fará com que ele flutue.
- Encha o balão novamente caso ele comece a cair.
Publicidade
-
Organize o seu local de trabalho. Você precisará de uma área aberta (longe de objetos inflamáveis) e dos seguintes materiais:
- Saco plástico de lixo (quanto mais leve, menor – um saco de 20 litros é essencial).
- Isqueiros [2] X Fonte de pesquisa .
- Fio mecânico (com calibre 18).
-
Corte três seções de fio. Uma deve ser menor com as outras, medindo 10 centímetros. As outras duas devem ter 60 centímetros.
-
Enrosque as três seções de fios. Usando as seções mais longas, forme um “X”, fazendo um movimento semelhante a um nó. Repeti-lo cinco ou seis vezes deve ser suficiente. Essa estrutura manterá o saco aberto durante o voo.
- Torça a seção mais curta do fio no centro do “X”. Deixe as suas pontas expostas – elas carregarão os isqueiros – e apontando para cima em direção ao balão.
-
Perfure a base do saco com as pontas do fio. Dobre essas pontas para prendê-las melhor. Faça isso em cada lado usando toda a largura do saco. Nesse ponto, a estrutura deverá ter um formato semelhante a um quadrado.
- Se as pontas do fio mais curto estiverem apontando para o balão, ajuste-as.
-
Prenda os isqueiros.
- Se eles forem grandes demais, poderão derreter o saco. Se forem pequenos, o balão não voará. Você pode ter de experimentar algumas vezes para acertar a montagem.
-
Segure o saco pela parte superior e acenda os isqueiros. Ajuste a estrutura para permitir que o balão seja completamente inflado. Ele começará a puxar, indicando que está pronto para flutuar. Quando ficar difícil segurar o objeto, empurre-o de leve em direção ao céu.
- Tenha cuidado! Se os isqueiros forem grandes demais, derreterão o saco. Fique alerta.
Publicidade
Dicas
- Quando o balão estiver voando, observe-o e veja se ele fica “inclinado” para algum lado. Isso pode ser consertado: basta prender um pequeno peso no lado prejudicado. Use algo leve, como um clipe de papel, ou o voo será prejudicado.
- O papel de seda é uma boa opção porque é leve e voa com facilidade. No entanto, tome cuidado quando for colá-lo – ele é bastante frágil.
Publicidade
Materiais Necessários
Balão de papel de seda
- Papel de seda (60 x 75 cm);
- Padrão de corte;
- Tesouras;
- Alfinetes;
- Cimento de borracha;
- Limpadores de cachimbo;
- Fogão a gás propano (ou outros aparatos que funcionem a altas temperaturas).
Balão com saco de lixo e secador de cabelo
- Saco de lixo leve;
- Adesivos decorativos;
- Clipes de papel (seis por saco);
- Fio;
- Tesouras;
- Secador de cabelo.
Balão com saco de lixo e isqueiros
- Saco de lixo leve;
- Fio;
- Ferramentas para cortar fios;
- Isqueiros.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 51 825 vezes.
Publicidade