PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Procurando uma forma fácil de se livrar daquele amontoado de coisas e ainda fazer uma boa grana? A melhor resposta pode ser uma venda de garagem. Bazares de garagem são fáceis de organizar e administrar e podem transformar suas tranqueiras em tesouros.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Arrecadando itens

PDF download Baixe em PDF
  1. Procure naquelas caixas velhas atrás do sofá, garagem ou armário e selecione coisas que possa vender. Faça o mesmo em todos os cômodos da casa identificando coisas que você não usa e não precisa mais .
    • Pode ser difícil desapegar das coisas mesmo que nunca tenham sido usadas. Um utensílio encostado por mais de um ano certamente não fará falta. [1]
    • Venda tudo que não tem uso, como roupas e sapatos que não servem mais, pratos que não saem do armário, enfeites artesanais feitos por você, jogos de videogame antigos, porta-retratos e outras tranqueiras.
    • As pessoas compram praticamente qualquer coisa. Embora existam os campeões de venda, como brinquedos para crianças, ferramentas antigas, livros, antiguidades e utensílios de cozinha, não tenha medo de tentar vender aquelas coisas que nem você compraria. Na pior das hipóteses que pode acontecer é você não conseguir vender e ter que doar de graça.
    • Verifique se sua mercadoria está em boas condições e livre-se do que não presta para evitar que clientes se machuquem. No entanto, é possível expor coisas quebradas que não ofereçam riscos. Você ficaria surpreso com a quantidade de coisas inúteis que as pessoas compram. Peças velhas de PC, mangueiras rasgadas, portas velhas e outros badulaques indesejáveis também têm interessados. Outra opção é dar essas coisas como brindes.
  2. Escreva o nome de cada um dos itens que deseja vender. Muitas pessoas pulam este Passo, mas ter uma lista completa com tudo que será comercializado pode facilitar suas vendas.
    • Inclua o preço de cada peça no inventário. É muito fácil perder as etiquetas de preço em vendas de garagem. Quando isso acontece fica mais complicado dar descontos de última hora, principalmente se estiver atendendo alguém e outra pessoa começar a fazer perguntas sobre um item sem etiqueta.
    • Quanto mais coisas à venda, maior a necessidade de manter um controle de estoque.
    • Uma lista pode ajudá-lo a conferir os objetos para saber se não foram furtados.
  3. Ponha preço nas coisas . Faça uma lista completa do seu inventário e determine um preço razoável para cada coisa.
    • Para se livrar das quinquilharias, faça um preço camarada. Para itens de maior valor, a regra geral é custar ¼ do valor original.
    • Alguns objetos podem ter preços altos. Peças bem conservadas, colecionáveis, antiguidades e raridades costumam ser mais caras. [2]
    • Lembre-se de que o objetivo principal da venda de garagem é livrar-se de coisas velhas e não necessariamente fazer um lucro gigante. Compradores desse tipo de comércio estão procurando por pechinchas. Se não quiser voltar com tudo isso para dentro de casa no fim do dia, ponha preços baixos. Algumas pessoas não pagam mais do que 10% do valor original de um objeto. Precifique seus produtos para vendê-los e assim fará dinheiro.
    • Se não souber como avaliar um determinado objeto, escreva “Faça sua oferta” na etiqueta. Os compradores podem tentar levar vantagem escolhendo preços irrisórios, mas também e possível fazer uma etiqueta com os dizeres “R$ 40,00 ou melhor oferta” caso queira a opinião do cliente no valor da peça.
    • Os preços não devem ser inalteráveis. Dá para mudar os valores de determinados objetos de acordo com a procura.
  4. Coloque o preço de forma visível em todos os artigos. Isso o ajudará a não ser incomodado o tempo todo com perguntas sobre quanto vale isso ou aquilo.
    • Para economizar tempo, use etiquetas coloridas e chamativas para os clientes acharem os preços facilmente.
    • Suas opções são rótulos adesivos ou usar uma etiquetadora. Caso não tenha etiquetas coloque o preço em pedaços de fita crepe ou faça seus próprios adesivos .
    • Muitas coisas com o mesmo valor como DVD's, fitas VHS, etc. podem ser postas em uma caixa com o valor estampado nela. Por exemplo, escreva “Qualquer item R$ 1,00”. Seus clientes vasculharão as caixas em busca de algo que interesse e podem acabar levando mais de uma peça ou fazendo uma proposta para levar a caixa toda.
  5. Frequentadores de bazar gostam de variedade. Se parecer que não há muita coisa à venda eles podem nem sair de seus carros. Da mesma forma, uma venda chamativa, grande e cheia de gente atrairá tanto os aficionados por pechinchas quanto pessoas que nem queriam comprar nada.
    • Peça para seus amigos, familiares ou vizinhos contribuírem com coisas para vender. Talvez alguém que você conheça queira vender poucos objetos, mas não está preparado para organizar uma venda de garagem. Caso topem, eles terão que fazer um inventário com tudo que está à venda e os valores atribuídos para facilitar a logística.
    • Fale com seus amigos antes de barganhar os preços dos itens que eles entregarem. Quando um comprador não estiver a fim de pagar o preço sugerido e quiser pechinchar, diga coisas como “Esta peça não é minha. Estou vendendo para um amigo e não posso mexer no preço”.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Planejamento e divulgação

PDF download Baixe em PDF
  1. Verifique se é necessária uma permissão para isso na prefeitura de sua cidade.
    • Muitas cidades possuem restrições quanto a vendas de garagem, ditando onde você pode fazer propaganda, quando pode vender e quanto tempo pode durar. Isso serve para diferenciar moradores vendendo esporadicamente de comerciantes em zonas residenciais.
    • É melhor perder algum tempo verificando essas questões e pagar uma taxa mínima do que arriscar-se a perder muito dinheiro em multas.
  2. Isso significa escolher um dia para as famílias vizinhas fazerem seus bazares ao mesmo tempo que você. Cada casa ou família participante atrairá seus próprios compradores, que eventualmente visitarão garagens próximas. Esse tipo de evento costuma ser bem mais lucrativo e eficiente.
    • Coloque seu nome nas etiquetas ou divida os itens por cores se as suas peças e as de sua família estiverem misturadas. Assim, o caixa saberá o que foi vendido e para quem vai o dinheiro arrecadado.
    • Informe seus familiares e o caixa sobre quais itens estão abertos a negociação e quais têm valores fixos, principalmente se os artigos estiverem misturados.
  3. Uma venda de garagem de dois dias pode ser o suficiente para eliminar o estoque. Os melhores são os finais de semana durante o verão. Escolha um dia que os potenciais compradores estarão na rua e cheios de disposição.
    • A maioria das vendas de quintal começa às 8:00 e dura até o final da tarde. Planeje ficar um dia inteiro, como das 9:00 às 18:00.
    • Verifique a previsão do tempo e tente evitar chuva, granizo ou ventos muito frios. É mais fácil as pessoas saírem de casa em dias quentes.
    • Seja cauteloso ao agendar suas vendas em datas especiais e feriados, pois muitos consumidores podem ter coisas mais importantes para fazer do que sair perambulando por aí atrás de vendas de garagem.
    • Algumas ruas e bairros podem ter dias próprios para os bazares da vizinhança. Estas são as melhores oportunidades. Nesses dias todo mundo está na região vasculhando as mercadorias de todos os pontos de venda. Fique de olho no jornal do bairro e no centro comunitário.
    • Evite os dias em que houver manutenções na via principal que leva até sua casa. Isso costuma afastar possíveis compradores da região, que tentam evitá-la e provavelmente estão mal-humorados por causa do trânsito.
  4. Os locais já estão selecionados se você estiver vendendo sozinho – seu quintal, sua calçada ou uma garagem aberta são as opções mais óbvias.
    • Caso esteja organizando uma venda muito grande ou um bazar de caridade, escolha um local confortável para os clientes vasculharem as peças e que seja de fácil acesso. Prefira lugares próximos de estacionamentos ou parques. [3]
  5. Não precisa começar com muita antecedência, embora isso possa aumentar o fluxo de clientes drasticamente.
    • Use os classificados do jorna local, talvez eles tenham preços diferenciados para negócios da região. O ideal é que o anúncio seja publicado dois dias antes do evento e esteja pronto dias antes disso. [4]
    • Anuncie gratuitamente em publicações locais ou quadros de anúncios de supermercados e outros comércios do bairro. Espalhe a notícia pela comunidade.
    • Não subestime a internet. Existem muitos sites que permitem anúncios gratuitos. [5]
    • Faça um post no Facebook, Twitter, Instagram e outras plataformas sociais. Convide todos de sua rede social para divulgarem seus itens.
  6. alguns dias antes da venda. Coloque a data, hora e local. Aproveite para listar alguns itens à venda se sobrar espaço.
    • Os dizeres podem ser simples como “Venda de Garagem: sábado, dia 31, das 8:00 às 18:00 – Rua Silva Melo, 1552” ou “Família vende tudo: Rua Silva Melo, 1552” ao lado de uma seta indicando a direção.
    • Inclua informações úteis, divertidas e fáceis de ler para motoristas e pedestres. As palavras “Bazar”, ou “venda de garagem” devem ser destacadas.
    • Use cores fortes e letras simples para passar as informações importantes.
    • Os cartazes de divulgação e informativos devem ser feitos com materiais rígidos. Cole várias camadas de papelão e um papel com o que deseja dizer por cima, para que seja fácil de fixar e eles não fiquem dobrando com o vento.
  7. Pendure os cartazes alguns dias antes do bazar em locais de fácil visualização. Lugares interessantes são orelhões, postes de luz, árvores e pontos de ônibus. Não faça isso em lugares proibidos.
    • Exponha um anúncio na entrada de sua rua e perto de sua casa.
    • Caso more perto de uma avenida principal, espalhe pelos orelhões ou placas de rua próximos aos cruzamentos. Placas de sinalização de trânsito são particularmente boas.
    • Verifique com a subprefeitura ou condomínio as regras para divulgar os cartazes.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Preparando a venda de garagem

PDF download Baixe em PDF
  1. Pessoas interessadas nesse tipo de comércio preferem comprar (e por preços mais altos, até) produtos bem cuidados pelos antigos donos e o ambiente influencia essa percepção. Eles se sentirão mais dispostos para parar e olhar as peças se o local estiver arrumado e limpo. Apresentação é a alma do negócio.
    • Corte a grama, varra as folhas e abra espaços para expor suas mercadorias se o bazar acontecer ao ar livre; caso seja em um espaço interno, ele deverá ser bem iluminado e limpo, sem poeira e teias de aranha visíveis.
    • Tenha em mente a questão do estacionamento. Pense em como alocará os carros dos clientes. Em uma rua movimentada pode ser difícil estacionar perto. Uma boa ideia é entrar em contato com um estacionamento próximo e estabelecer algum tipo de acordo, ou falar com os vizinhos para usar as vagas deles temporariamente. Reservar as vagas em frente ao local pode não ser permitido, mas também pode funcionar – informe-se com a autoridade local.
  2. Você pode utilizar as mesas e prateleiras de sua casa para expor a mercadoria ou alugar mesas de festa caso não tenha área suficiente.
    • Embora os clientes vejam e comprem produtos expostos no chão, é importante colocar itens pequenos e delicados em cima das mesas. Isso evitará que sejam chutados e quebrados e seus clientes poderão inspecioná-los com mais facilidade.
    • Escreva placas com os dizeres Não está à venda para a mobília de sua casa para evitar enganos. Outra boa medida é usar toalhas ou cobertores para cobri-la e preservá-la.
  3. Os clientes podem não ter o valor exato em mãos e sua habilidade em dar o troco pode ser um diferencial nas vendas.
    • A menos que você tenha muitas moedas em casa, vá ao banco um ou dois dias antes para trocar o dinheiro. Faça rolinhos de moedas e tenha notas pequenas sempre à mão.
    • A ideia é fazer troco para muitos clientes, portanto use uma pochete ou avental com bolso. Se possível, separe as notas das moedas e deixe as notas grandes em casa até serem necessárias. Assim não correrá o risco de perdê-las e o prejuízo será menor em um assalto.
    • Caso tenha um iPhone ou iPad, use um aplicativo que permite aceitar pagamento em cartão. Além de ser um toque profissional, isso pode atrair ainda mais clientes para torrar grana física e facilita a venda de peças caras como móveis, bicicletas, instrumentos musicais e antiguidades.
  4. Acorde cedo e ganhe tempo para preparar a área do bazar. O turno da manhã tomará a maior parte do seu tempo com a arrumação dos itens, organização do estacionamento, etc.
    • Recrute amigos próximos e familiares para ajudá-lo no grande dia.
    • Faça um planejamento estratégico na noite anterior. Você deve saber onde ficarão as mesas, os produtos, o valor de cada peça e onde o dinheiro recebido será guardado. Quando sua venda de garagem ficar popular você terá que começar bem cedo, portanto prepare-se para o sucesso.
    • Os clientes mais experientes em bazares costumam chegar antes do horário anunciado para poder olhar em primeira mão os itens mais valiosos. Tudo deverá estar pronto no máximo uma ou duas horas antes do anunciado.
    • Não deixe tudo pronto na noite anterior, mesmo que more em um bairro seguro. Nunca se sabe quem anda nas ruas à noite. Isso é ainda menos indicado se as vendas acontecerem ao ar livre, pois os produtos podem estragar ou manchar com o orvalho da manhã.
    • Para evitar que as pessoas cheguem antes de tudo estar pronto, deixe para espalhar os cartazes pelo bairro depois que o bazar estiver montado e pronto. Coloque os avisos próximos de sua casa por último. Os “madrugadores” (geralmente são os clientes que pretendem revender as peças depois) podem atrapalhar e apressar você enquanto estiver ocupado organizando as coisas.
  5. Muitos clientes em potencial passarão por elas antes de parar e comprar de verdade, portanto monte o bazar de forma criativa e organizada para chamar a atenção.
    • Tire os produtos de dentro das caixas, assim as pessoas que passarem poderão vê-los, em vez de um monte de caixas de papelão.
    • Coloque os objetos especiais (como peças seminovas, antiguidades, ferramentas grandes, etc.) perto da rua para atrair os clientes.
    • Posicione as mesas de forma que os produtos sejam bem expostos, com espaço entre cada peça para os clientes conseguirem manipulá-los facilmente.
    • Em vez de amontoar roupas dobradas em cima de uma mesa, pendure-as num varal próximo às árvores da garagem, arrume uma arara ou improvise algo similar. Assim será mais fácil mostrar e manusear cada peça e você não precisará redobrá-las o tempo todo.
    • Balões de hélio são uma forma barata de chamar a atenção para o bazar. Pendure-os ao redor das mesas ou na entrada.
  6. Use diferenciais como servir água, chá, pães e biscoitos caseiros, etc.
    • Ter café e biscoitos por perto estimula compradores a permanecerem e comprarem mais.
    • Pessoas atraem pessoas. Compradores em potencial podem passar reto se não tiver ninguém dentro do estabelecimento.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Efetivando as vendas

PDF download Baixe em PDF
  1. Conduzir uma venda de garagem é muito parecido com qualquer outro tipo de comércio. Desperte o vendedor que há em você!
    • Receba seus clientes com um sorriso amigável quando chegarem.
    • Pergunte aos compradores o que pode fazer para ajudá-los. Se disserem "nada", deixe-os à vontade para olharem os produtos. Você quer que as pessoas se sintam confortáveis em seu bazar e não perseguidas ou pressionadas.
    • Ofereça lotes de produtos (quem quer comprar um liquidificador não pode deixar passar aqueles copos para frozen marguerita, não é mesmo?) e recompense grandes compradores com bons descontos. Não espere que seus produtos se vendam sozinhos.
  2. Convide familiares e amigos e ofereça algo em troca para que os clientes se sintam seguros. No fim do dia faça algo especial para quem ajudá-lo, como um jantar ou em forma de pagamento mesmo. [6]
    • Pausas para ir ao banheiro são mais fáceis com um assistente para assumir as vendas. Assim, você poderá cuidar de suas necessidades e manter as vendas acontecendo tranquilamente.
    • Nunca deixe o bazar sem atendimento por mais do que alguns segundos, nem o deixe sob a supervisão de crianças. [7]
  3. Quanto mais você vender, mais as coisas serão bagunçadas e algumas podem até quebrar. O arranjo é fundamental em vendas, fique de olho e capriche.
    • Rearrume os produtos enquanto atende os clientes.
    • Mude os produtos de lugar conforme vendê-los, colocando os melhores sempre à frente.
  4. Mesmo que os preços estejam à mostra, algumas pessoas tentarão barganhar. Jogue junto; esta pode ser uma experiência bem engraçada e você venderá muito mais se topar satisfazer esses negociantes.
    • Não tenha medo de recusar uma oferta, mas considere todas com carinho. Afinal de contas, você está tentando se livrar dessas coisas.
    • Não se apresse em abaixar os preços. Você chegou até aqui para organizar um bazar eficiente, certamente conseguirá atrair muitos compradores dispostos a pagar o preço correto.
    • Como dito anteriormente, só barganhe produtos de terceiros com a permissão deles. Com isso em mente, se um cliente não estiver disposto a ceder diga “Este produto não é meu, estou vendendo para um amigo. Preciso manter o valor cheio para qualquer um”.
  5. Caso ainda tenha alguns itens no final do expediente, faça promoções. Eis algumas ideias de ofertas que você pode fazer:
    • Na compra de um "X", ganhe um "Y".
    • Desconto por coleções ou conjuntos.
    • Três por dois ou cinco por três.
    • Reduza os valores pela metade depois de um certo tempo.
  6. Nunca se sabe se aquele comprador excelente está tentando chegar, mas não consegue por causa do trânsito.
    • Isso se aplica se você tiver determinado um horário como “das 9:00 às 15:00” e ainda mais se tiver anunciado o bazar na internet e no jornal. Os clientes podem continuar chegando até o último minuto.
    • Esperar para fechar depois do horário pode render ótimas vendas. Alguns clientes atrasados podem até oferecer uma nota preta para levar todos os produtos restantes, dependendo do que sobrou.
  7. Não jogue no quintal as coisas quase perfeitas ou seminovas que não forem vendidas – tente encontrar alguém que precise delas.
    • Você pode anunciar os objetos restantes na internet ou através de cartazes.
    • Pergunte aos seus amigos, familiares ou vizinhos se eles não estão interessados nos objetos que você pretende doar.
    • Procure casas de caridade e brechós. Alguns deles vão aceitar as coisas que não foram vendidas.
  8. Tente tirar o máximo possível deles para manter seu bairro e comunidade limpos. Ninguém gosta de ver anúncios velhos estragando por aí.
    • Peça para um amigo ir retirando os cartazes enquanto você organiza as coisas ou fecha as últimas vendas.
    • Todo mundo saberá onde você mora se seu endereço estiver nos cartazes e você deixá-los espalhados pelo bairro. Pior ainda, você pode continuar a receber clientes de tempos em tempos, mesmo depois de encerrar o bazar.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Cuidando da segurança

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma venda de garagem atrai todo tipo de gente, incluindo ladrões.
    • Mantenha sua mercadoria sempre à vista e evite deixar uma venda sem atendimento por mais de alguns minutos.
    • Peça para amigos e familiares ajudarem a tomar conta do lugar, assim alguém sempre estará de olho nos clientes. Quanto mais olhos, maiores as chances de pegar alguém com a boca na botija.
    • Enquanto as pessoas souberem que você está vigiando provavelmente não haverá confusão e se alguém roubar um objeto pequeno um confronto talvez nem valha a pena. Use seu discernimento; se o ladrão for o filho de um vizinho, talvez você deva confrontá-lo e contar aos pais, mas se for um malandro aparentemente perigoso, talvez seja melhor deixá-lo ir sem maiores aborrecimentos.
    • Quando suspeitar que alguém roubou um objeto de valor, aborde-o com tato e chame a polícia se necessário, mas não tente detê-lo por conta própria.
  2. Durante o bazar, tranque as portas e janelas da sua casa, inclusive as portas da frente, dos fundos, área de serviço, janelas laterais, etc.
    • Pode haver um ladrão ou ladrões trabalhando em grupo procurando por descontos de 100% nas coisas dentro de sua casa.
    • Multidões podem distraí-lo. É muito importante que você e as mercadorias fiquem sempre visíveis.
  3. Qualquer um pode chegar e roubar o dinheiro que você arrecadou, portanto alguém deverá atender o tempo todo. Outra opção é manter o dinheiro em uma pochete escondida sob a roupa.
    • Mantenha apenas uma certa quantidade de dinheiro no caixa ou com você. Desse modo, se alguém assaltá-lo o prejuízo será menor.
    • Compre uma caneta especial para detectar notas falsas quando alguém passar uma nota de R$ 100,00 ou R$ 50,00.
  4. Quanto maior sua venda de garagem, mais tempo as pessoas passarão nela e maior a probabilidade de alguém precisar usá-lo.
    • Alguns clientes certamente pedirão. Você não tem a obrigação de deixá-los entrar em sua casa, mas pode abrir exceções para crianças pequenas ou idosos.
    • Caso alguém precise muito, indique o banheiro público mais próximo.
    Publicidade

Dicas

  • Tenha caixas de papelão disponíveis para quem comprar muitas coisas.
  • Tenha uma extensão elétrica para os clientes testarem os aparelhos eletroeletrônicos. Você pode vendê-los por preços ainda melhores se as pessoas tiverem como comprovar que funcionam e, se não funcionarem, não os venda com esse propósito.
  • Quando estiver definindo os preços olhe para cada peça criticamente e pergunte-se quanto você pagaria por aquilo.
  • Pechincheiros são muito comuns em vendas de garagem, portanto precifique todos os produtos com um valor um pouco acima do mínimo determinado. Por exemplo, um brinquedo que você venderia a R$ 1,00, coloque R$ 1,25 ou R$ 1,50.
  • Prepare-se para clientes que fumam ou com cachorros. Caso isso realmente seja um risco, distribua placas de “proibido fumar”, disponibilize um local para amarrar os cães e coloque um cinzeiro do lado de fora.
  • Uma venda de garagem é um excelente motivo para arrumar sua garagem.
Publicidade

Avisos

  • Às vezes compradores tentam conseguir coisas de graça. Imagine a cena: o cliente chega com um produto que custa R$ 1,00 e entrega uma nota de R$ 100,00 para pagar. O que ele espera é justamente que você não tenha troco – ou ele o leva todo embora ou, para evitar frustrações, você o deixa levar o objeto de graça. Suas opções são pedir que ele vá trocar o dinheiro ou deixar o troco pronto para essas eventualidades. Lembre-se de que sempre há a possibilidade de uma nota de R$ 100,00 ser falsificada, ao contrário dos R$ 99,00 que ele acabou levar.
  • Prepare-se para mover todas as coisas para uma área coberta em caso de chuva se o bazar acontecer ao ar livre. Você pode cobrir tudo com lona caso não queira movê-los para as caixas novamente.
  • Postes, orelhões e fachadas são considerados lugares ilegais para fazer divulgação, assim como o muro de seus vizinhos. Sempre verifique a permissão para fixar os cartazes, onde quer que seja. Tenha muito cuidado, pois seu endereço estará neles.
  • Lembre-se de que cada cliente visitando sua garagem é um convidado e você tem obrigações legais e financeiras com eles caso se machuquem dentro de sua casa. Elimine essa possibilidade mantendo o local limpo, organizado e tome precauções para prevenir acidentes, especialmente com crianças. Mantenha objetos pontiagudos e afiados longe do alcance delas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 117 277 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade