Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você quer fazer lives das suas jogatinas no Nintendo Switch através de seu canal da Twitch? Fazer o streaming de games em plataformas como Twitch, YouTube e Facebook Live se tornou algo bastante popular, nos dias de hoje. Os consoles modernos, como Xbox e PlayStation, possuem recursos para streaming já integrados; infelizmente, o mesmo não pode se dizer do Switch. No entanto, se você tiver o equipamento certo, será possível compartilhar em tempo real a sua diversão no console da Nintendo. Leia este artigo para aprender a fazer transmissões ao vivo no Nintendo Switch através da plataforma Twitch.
O que você precisa saber
- O Nintendo Switch não possui recursos nativos para fazer lives.
- A melhor maneira de fazer streaming de sua jogatina pelo Switch é através de um PC, com uma placa de captura e usando a plataforma Twitch.
- Outra opção é utilizar um Xbox One como placa de captura.
Passos
-
Compre uma placa de captura. Como o Nintendo Switch não possui a capacidade de fazer streaming, será preciso usar uma placa de captura externa para usá-lo em transmissões na Twitch. A resolução máxima do console é 1080p, portanto, não há necessidade de adquirir uma placa “top de linha” ou com capacidade para resolução 4K. Veja algumas sugestões de compra: [1] X Fonte de pesquisa
- Elgato HD60 S : é uma das placas de captura mais recomendadas para o Nintendo Switch. A versão “S+” é melhor, porém está em falta; a “S”, no entanto, já é mais do que o suficiente para transmitir vídeo em 1080p, a 60 fps, além de ser pequena e portátil, permitindo uma ótima experiência com o Switch.
- Elgato Game Capture HD60 Pro : semelhante à versão HD60 S, porém é interna e precisa ser inserida em uma entrada PCI do computador. Não é recomendada para quem possui Mac ou notebooks.
- Elgato 4K60 S+ : é a versão “top de linha” das placas de captura da Elgato. Consegue fazer o streaming de vídeo em 4K a 60 fps; pode até ser um exagero para o Nintendo Switch, mas se você também quer compartilhar a diversão em um PC, Xbox One ou Playstation 4, ela será uma ótima opção.
- AVerMedia Live Gamer Portable 2 Plus : outra placa de captura portátil. Pode transmitir vídeo em qualidade 4K sem um PC, mas é limitado à resolução 1080p no PC (o que é mais do que suficiente para o Nintendo Switch).
- AVerMedia Live Gamer Duo : é a versão PCI da placa Portable 2 Plus. Difícil de ser encontrada no Brasil, não é recomendada para quem possui Mac ou notebook.
- AVerMedia Live Gamer Mini : é a versão intermediária da AVerMedia Live Gamer Portable 2 Plus. Pode gravar e transmitir em 1080p, o que está de bom tamanho para o Switch.
- EVGA XR1 Lite : placa de captura portátil mais barata, capaz de gravar e transmitir vídeo em 1080p com 60fps. Além disso, possui um modo “pass-through” de vídeo 4K.
- Razer Ripsaw HD : outra placa de captura portátil “plug-and-play”, com capacidade de streaming 1080p a 60fps. Possui áudio, microfone e entrada de fone de ouvido para monitoramento, mas o software não a acompanha.
- Mirabox USB3.0 4K HDMI Video : placa portátil intermediária, que exige apenas a conexão ao computador. Grava e transmite vídeo a 1080p e possui opção para resolução 4K. Disponível no Brasil apenas via importação.
-
Baixe e instale o OBS (Open Broadcaster Software). Um dos aplicativos de transmissão mais populares para transmissão de conteúdo à Twitch, ao YouTube e ao Facebook Live, o OBS, gratuito e de código aberto pode ser obtido no PC, Mac ou Linux. Outra opção é usar o Streamlabs. Siga os passos abaixo para baixar e instalar o OBS:
- Entre no site do OBS através de um navegador de internet.
- Clique no nome do seu sistema operacional.
- O download deve começar imediatamente. Do contrário, clique em “Try Again” (Tentar novamente).
- Abra o arquivo de instalação em seu navegador de internet ou pasta Downloads.
- Siga as instruções para completar a instalação.
-
Vincule o OBS à sua conta da Twitch. Se ainda não o fez, você deverá vincular o OBS à sua conta da Twitch. Siga os passos abaixo para completar a tarefa:
- Abra o OBS.
- Clique em “Arquivo”, na barra de menu no topo da tela.
- Escolha “Configurações”.
- Clique em “Transmissão”, no menu à esquerda.
- Selecione “Twitch” no menu suspenso (ao lado de “Serviço”).
- Clique em “Conectar conta (recomendado)”.
- Insira o nome de usuário e a senha da conta da Twitch.
- Clique em “Entrar”.
-
Conecte a placa de captura ao computador. A maneira certa de fazer isso depende do tipo de placa que você possui; se for externa, basta usar um cabo USB 3.0. Caso seja interna, será preciso abrir o gabinete do PC e instalar a placa em uma entrada PCI disponível.
-
Conecte o Nintendo Switch à placa de captura e a um monitor. O Switch precisa estar no modo dock para isso; conecte um cabo HDMI a partir do console à entrada HDMI da placa de captura; depois, use um cabo HDMI separado para conectar a partir da saída HDMI da placa à entrada HDMI do monitor (ou televisão).
-
Adicione a placa de captura como fonte ao OBS. Além disso, você pode incorporar outras fontes, como uma webcam ou um microfone. Siga as instruções abaixo para adicionar a placa de captura no OBS: [2] X Fonte de pesquisa
- Clique no ícone “+”, na parte inferior do painel “Fontes”, do OBS.
- Selecione “Dispositivo de captura de vídeo”, no menu suspenso.
- Digite um nome para a fonte (“placa de captura”, por exemplo) e clique em “OK”.
- Use o menu suspenso ao lado de “Dispositivo” para escolher a placa de captura de vídeo.
- Clique em “OK”.
-
Ajuste as janelas e fontes para a transmissão. Ligue o Nintendo Switch e veja se é possível ver a captura de tela dele na janela de pré-visualização do OBS; arrume a posição de cada fonte na janela ao clicar e arrastá-las. Você também pode fazer isso com as bordas de cada fonte na janela de pré-visualização, arrumando o tamanho delas.
-
Insira as informações da live. Na janela “Informações da transmissão”, do OBS, você pode inserir todos os dados sobre a stream. Digite o título da transmissão na parte superior e uma notificação personalizada; selecione uma categoria e adicione as tags desejadas. Ao terminar, clique em “Concluído”, na parte inferior.
- Se essa janela de informações não for exibida, clique no menu “Perfil”, na barra superior do OBS, e depois em “Informações da transmissão”.
-
Clique em Iniciar transmissão . Assim que as configurações estiverem corretas e você estiver pronto para iniciar a live, escolha “Iniciar transmissão”, no painel “Controles”. Por padrão, ele deverá estar no canto direito inferior da tela. Também é possível monitorar a transmissão e conversar pelo próprio OBS.Publicidade
-
Baixe e instale o OBS. Um dos mais conhecidos apps de streaming de conteúdo na Twitch, no YouTube e no Facebook Live, esse programa, gratuito e de código aberto, está disponível para PC, Mac e Linux. Você também pode usar o Streamlabs. Siga os passos abaixo para obter e instalar o OBS:
- Entre no site do OBS através de um navegador de internet.
- Clique no nome do seu sistema operacional.
- O download deve começar imediatamente. Do contrário, clique em “Try Again” (Tentar novamente).
- Abra o arquivo de instalação em seu navegador de internet ou pasta Downloads.
- Leia as instruções para completar a instalação.
-
Vincule o OBS à sua conta da Twitch. Se ainda não o fez, você deverá vincular o programa ao seu perfil na Twitch. Veja como isso pode ser realizado:
- Abra o OBS.
- Clique em “Arquivo”, na barra de menus no topo da tela.
- Escolha “Configurações”.
- Clique em “Transmissão”, no menu à esquerda.
- No menu suspenso, ao lado de “Serviço”, opte por “Twitch”.
- Clique em “Conectar conta (recomendado)”.
- Insira o nome de usuário e a senha de seu perfil na Twitch.
- Cliquem em “Entrar”.
-
Conecte o Nintendo Switch ao Xbox One. Você precisará jogar no modo dock. Coloque o Switch na dock e conecte uma ponta do cabo HDMI na entrada do console da Nintendo e a outra na parte de trás do Xbox One.
- Os consoles Xbox Series X e S não possuem uma entrada de HDMI, logo, esse método vale apenas para o Xbox One.
- Recomenda-se verificar a velocidade da sua internet antes de experimentar o método. É preciso ter pelo menos 50 Mbps de velocidade de download e 10 Mbps de upload. Para melhores resultados, conecte o Xbox One e o PC ao modem através de um cabo Ethernet.
-
Abra o aplicativo OneGuide no Xbox One e selecione o Switch. O console da Nintendo precisa estar ligado para ser detectado e escolhido no XBONE. O app OneGuide deverá estar disponível no menu “Meus Jogos e Apps”; após abri-lo, você deverá ver a tela do Switch em seu Xbox One.
- Pode ser necessário fazer um rápido processo de configuração se for a primeira vez que o OneGuide foi aberto.
- Alguns usuários relataram uma mensagem de erro ao tentar fazer streaming ao PC através do OneGuide. Se isso ocorrer com você, será necessário utilizar uma placa de captura .
-
Abra o Xbox Console Companion para Windows. Gratuito, esse app permitirá que você faça a transmissão de conteúdo do Xbox ao computador. Ele é representado pelo ícone do Xbox One e deverá estar no menu “Iniciar”, do Windows. [3] X Fonte de pesquisa
- Caso não tenha o app Xbox Console Companion instalado no PC, baixe-o gratuitamente na Microsoft Store.
-
Clique no ícone Conexão . Ele estará ao lado do ícone de um Xbox One, mais ao fim do menu à esquerda do app Xbox Console Companion.
-
Selecione Transmissão . Essa deve ser uma das opções na parte superior do menu “Conexão” do console. O XBONE será “espelhado” na tela do PC, dentro do aplicativo Xbox Console Companion.
-
Adicione o Xbox Console Companion como fonte no OBS. Além disso, você pode incorporar outras fontes, como uma webcam ou um microfone. Siga as orientações abaixo para adicionar o app Xbox Console Companion como fonte:
- Clique no “+”, no fim do painel “Fontes”, do OBS.
- Escolha “Captura de janela”.
- Dê um nome para a fonte (“app Xbox Companion”, por exemplo) e clique em “Ok”.
- Use o menu suspenso ao lado de “Janela” para escolher o app Xbox Console Companion.
- Clique em “Ok”.
-
Ajuste as janelas e fontes para a live. Você deverá ver a janela do Xbox Console Companion na janela de prévia do OBS e em quaisquer outras fontes que você adicionou; é possível ajustar a posição de cada fonte na janela clicando e arrastando-as. Outra opção é clicar e arrastar as bordas de cada fonte, na janela de pré-visualização, para arrumar o tamanho.
-
Digite as informações da live. Na janela “Informações da transmissão”, no OBS, coloque os dados relacionados à stream, como título, na parte superior, e notificações personalizadas. Depois, selecione uma categoria e as tags que deseja usar; clique em “Concluído”, na parte inferior, para terminar.
- Caso a janela “Informações da transmissão” não apareça, clique em “Perfil”, na barra de menus na parte superior da tela, e depois em “Informações da transmissão”.
-
Clique em Iniciar transmissão . Assim que tudo estiver configurado e você puder iniciar a live, selecione “Iniciar transmissão”, no painel “Controles”; por padrão, essa opção estará no canto direito inferior da tela. Você pode monitorar a stream e o chat através do OBS.Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 3 168 vezes.
Publicidade