Baixe em PDF Baixe em PDF

A ocarina é um instrumento antigo, similar à flauta e usado por diversas culturas ao redor do mundo. [1] Embora ocarinas tradicionais sejam geralmente fabricadas a partir de argila ou vegetais, você pode fazer uma com as próprias mãos. É um desafio dominar a ocarina de mão, mas, ao fazê-lo, você pode ir do assobio básico às músicas e além.

Método 1
Método 1 de 2:

Assobiando com as mãos

Baixe em PDF
  1. Coloque as mãos à frente, com as pontas dos dedos direcionadas para cima e as palmas voltadas uma para a outra. Os polegares devem também estar apontados para cima. Essencialmente, você as posicionará como se estivesse realizando uma prece e as houvesse afastado.
  2. Mova as mãos uma em direção à outra, como ao bater palmas. Nesse movimento, gire a mão esquerda de modo que os dedos estejam apontados para frente (e não para cima). Quando as mãos se tocarem, a base da mão esquerda (região dura abaixo da palma) deve estar tocando a parte polposa do polegar direito.
    • Essas instruções assumem que você é uma pessoa destra. Se você é canhoto, pode ser mais fácil inverter as referências das mãos nesse passo e nos seguintes (girar a mão direita em vez da esquerda etc.).
  3. Agora, dobre os dedos de modo que cada mão esteja segurando a outra. Os dedos da mão direita devem envolver o espaço entre o polegar esquerdo e o dedo indicador. Os dedos da mão esquerda deverão envolver lateralmente o dedo mínimo (mindinho) direito.
  4. Sem separar as mãos, ajuste os polegares até que a parte interna dos nós dos dedos se toquem. As unhas deverão estar alinhadas perto do dedo indicador direito.
    • Agora, haverá um estreito vão entre os polegares de poucos milímetros de largura. Esse é o bocal de som — é onde você soprará ar para dentro da ocarina e também por onde o som sairá. [2]
  5. Separe os lábios levemente (como ao dizer “ó”). Posicione os lábios de modo que o pequeno “o” formado entre eles esteja alinhado logo abaixo dos nós. Em outras palavras, o lábio superior deve repousar contra os nós dos polegares e o lábio inferior deve estar sobre a metade superior da fenda entre os dedos.
  6. Assopre um jato de ar constante para dentro da parte superior do espaço entre os polegares. Em outras palavras, você deve assoprar logo abaixo dos nós dos dedos. Se o fizer corretamente, será possível ouvir um assobio levemente similar ao som produzido por uma coruja ou emitido por um trem de madeira.
    • Não use a voz quando estiver tentando fazer o som de uma ocarina (ex: gritando "ah", ou algo assim). Assopre sem vocalizar, como estivesse tentando fazer uma garrafa fazer barulho.
  7. Pode ser difícil fazer com que a ocarina de mão funcione bem, especialmente se essa for a sua primeira vez. Se obteve apenas um som seco e sem tonalidade do fluxo de ar, é provável que esteja cometendo algum dos seguintes erros: [3]
    • A “vedação” ao redor da ocarina pode não estar justa o suficiente. Experimente ajustar a forma de suas mãos para fechar quaisquer espaços existentes nas bordas. Você não precisa apertá-las com força — basta garantir-se de que nenhum ar esteja saindo.
    • O bocal de som pode não estar na forma adequada. Experimente aproximar os polegares para criar um espaço mais estreito.
    • Você pode não estar assoprando no local certo. Tente mover os lábios levemente para cima e para baixo ou abrir o “o” formado pelos lábios. Lembre-se: você deve assoprar para dentro da metade superior do vão entre os polegares.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Produzindo tons diferentes

Baixe em PDF
  1. Deixar o ar sair da ocarina através de outros pontos além do bocal de som afetará o tom do assobio. Um meio controlado de fazê-lo é levantar e abaixar os quatro dedos de sua mão direita, reproduzindo os movimentos que seriam feitos por um tocador de flauta. Levante um máximo de dois dedos de cada vez — quanto mais formas houver para que o ar escape, mais difícil será obter tons diferentes.
    • Observe que esse é um passo difícil de executar sem fazer com que o assobio se transforme em um indesejável ruído de “ar passando”. Você precisará manter uma boa vedação entre as mãos, levantar os dedos apenas levemente e firmar a nota com bastante ar. Pode ser necessário tanto tempo para executar esse passo quanto você demorou para conseguir o assobio em primeiro lugar.
  2. O tom que você ao produzir o assobio de uma ocarina de mão representa o ar que vibra entre as mãos. Criar um espaço maior ou menor ajustando o formato das mãos permitirá a entrada de mais ou menos ar, afetando o tom. Apenas tome o cuidado de manter uma boa vedação entre as mãos, impedindo o vazamento de ar.
    • Fazer um espaço maior (distanciando as mãos) produzirá um som mais grave.
    • Fazer um espaço menor (aproximando as mãos) produzirá um som mais agudo.
  3. Ajustar o modo como você assopra pode também mudar o tom da nota produzida por sua ocarina. Tente fazer um “o” menor com os lábios para um tom mais agudo ou um “o” maior, para um tom mais grave.
    • Gaitistas profissionais fazem uso de uma técnica chamada de “ draw bend ” para mudar o tom das notas. [4] Você pode conseguir um efeito similar, levando a língua para a parte de trás da boca durante o sopro, para “dobrar” o tom da nota e obter um som mais grave. Isso requer bastante prática!
    Publicidade

Dicas

  • Não se sinta desencorajado se não for possível produzir som na primeira tentativa. Isso é algo que algumas pessoas conseguem fazer depois de minutos e outras, depois de dias ou semanas de prática.
  • Use as mãos limpas e secas. A umidade pode afetar a habilidade do ar reverberar entre as mãos na produção de um tom. Além disso, ela pode afetar a vedação entre as mãos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 171 986 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade