Baixe em PDF Baixe em PDF

Identificar o sexo de uma ave pode ser difícil, e não é diferente com a maioria das raças de papagaios. Em muitas delas, sem discrepâncias visíveis entre machos e fêmeas, o único modo de diferenciá-los é aguardar até que botem ovos. Mas é possível observar certas distinções em algumas raças.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Identificando o sexo dos papagaios

Baixe em PDF
  1. O indício definitivo do sexo de um papagaio é ele botar ovos, o que só é feito pelas fêmeas. Na natureza, as fêmeas só o fazem após a cópula com o macho. Já as criadas em cativeiro podem ou não botar ovos na gaiola. [1]
    • Uma fêmea só botará ovos após atingir a maturidade sexual, o que, em muitas aves, ocorre aproximadamente aos três anos de vida.
    • A produção de ovos pode ter um impacto negativo na saúde da ave. Caso você tenha uma fêmea criada sozinha que está botando ovos, entre em contato com um veterinário.
  2. Muita gente não quer esperar vários anos para identificar o sexo de uma ave. Criadores de papagaios, por exemplo, querem saber se os animais que têm são compatíveis entre si. É possível fazer um exame de DNA em seu papagaio. Os resultados não são absolutos, apesar de geralmente certeiros. [2]
    • Pergunte ao seu veterinário se ele faz exame de DNA.
    • É possível mandar as amostras para o laboratório. Siga as instruções de remessa do material, que é muitas vezes uma pena ou um pedaço de garra.
  3. O procedimento deve ser realizado por um veterinário experiente. Se você não tem experiência em medicina veterinária, não conseguirá encontrar os órgãos que indicam o sexo. Peça ao veterinário para fazer a cirurgia ou recomendar um profissional apto a realizá-la.
    • Esse método é raramente usado desde o surgimento do exame de DNA.
    • A cirurgia de identificação do sexo é realizada em papagaios adultos de histórico desconhecido. Pode danificar o sistema reprodutor de aves menores ou mais jovens.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Identificando o sexo de raças específicas

Baixe em PDF
  1. Ao comprar ou adotar um papagaio, lembre-se de obter informações a respeito da raça dele. O comportamento e a aparência variam de uma raça para a outra. Algumas delas têm indicadores mais óbvios dos sexos. No caso da cocota, a única maneira de se saber o sexo é esperar que ela bote ovos. [3]
    • Algumas cocotas fêmeas só põem ovos após os dez anos de idade. Determinar o sexo de uma cocota pode exigir paciência, portanto.
    • É possível chegar a um "palpite bem fundamentado" baseando-se nos traços comportamentais da ave. Por exemplo, a cocota macho move a cauda rapidamente de um lado a outro durante os períodos de maior atividade hormonal. Fêmeas tendem a mover as caudas para cima e para baixo.
  2. Trata-se de uma espécie em que se manifestam várias características distintivas de sexo. É importante saber, no entanto, que esses traços são genéricos e não levam a uma resposta definitiva. A melhor maneira de se conhecer o sexo de um papagaio-cinzento é esperar que ele ponha ovos ou submetê-lo a um exame de DNA. [4]
    • Machos dessa espécie tendem a ser maiores do que as fêmeas. No mais das vezes, têm 30~35 cm de altura, enquanto as fêmeas ficam abaixo dos 30 cm.
    • O macho do papagaio-cinzento tem manchas amendoadas em torno dos olhos, ao passo que a fêmea tem manchas arredondadas.
    • A fêmea possui penas de um cinza-claro na parte inferior do corpo. Em machos, as penas dessa região são normalmente cinza-escuras.
  3. Essa espécie difere em relação às demais, pois é sexualmente dismórfica. Ou seja: há uma maneira de se distinguirem os dois sexos por características visuais. O periquito-de-colar desenvolve em torno do pescoço um anel negro que é nítido nos machos e mais apagado nas fêmeas. [5]
    • O anel não se desenvolve até o pássaro atingir a maturidade sexual, o que acontece aos três anos de vida, aproximadamente.
    • A fêmea do periquito-de-colar geralmente tem a cara mais arredondada do que a do macho.
  4. Há uma maneira quase certeira de se identificar o sexo dessa ave: na grande maioria das vezes, as penas sob a cauda do macho são amarelas por completo. É muito raro avistar um papagaio-da-guiné macho com alguma pena verde nessa região. [6]
    • Nas fêmeas, as penas dessa área são uma mistura de verde e de amarelo.
    • Esse método não é 100% preciso.
  5. É muito fácil discernir o sexo dessa ave. O macho é geralmente verde com manchas de um vermelho vívido nas articulações das asas e nas laterais do corpo. A fêmea do ecletus tem o corpo majoritariamente vermelho, azul ou roxo.
    • O bico do macho é multicolorido; o da fêmea, quase sempre preto.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando do papagaio

Baixe em PDF
  1. Se você está pensando em comprar ou adotar um papagaio, deve primeiro considerar todas as responsabilidades trazidas com ele. Por exemplo: papagaios têm de passar algum tempo fora da gaiola todos os dias para serem felizes. Tente descobrir se você se sentiria confortável com uma ave assim voando pela casa antes de adquirir uma. [7]
    • Se você tem um cômodo vazio, pode dedicá-lo ao papagaio. Ele gostará de ter seu próprio espaço para voar.
    • Papagaios gostam de mastigar, portanto, esconda dele fios elétricos, velas, odorizadores ou qualquer coisa que possa ser prejudicial a eles.
  2. Papagaios são criaturas inteligentes e muito companheiras. Lembre-se: ele não é uma mera decoração. Tem uma personalidade, preferências, aversões. Reserve um tempo para conhecê-lo melhor. [8]
    • Como é um animal que gosta de interagir com outras pessoas, passe algum tempo com ele todos os dias. Converse com ele ou cante para ele.
    • Considere adotar dois papagaios. Eles gostarão da companhia um do outro.
  3. Se o papagaio passa a maior parte do tempo na gaiola, o espaço tem de ser bem confortável. Compre a maior gaiola que você conseguir acomodar, uma com espaço para vários poleiros e brinquedos. [9]
    • Coloque os poleiros em alturas diferentes a fim de que o pássaro tenha vários lugares para brincar e descansar.
  4. Assim como humanos, papagaios precisam de uma dieta variada, que inclui grãos e vegetais. A ração para papagaio industrializada pode ser a base da dieta, a qual deve ser complementada com alguns alimentos "humanos". [10]
    • Dê ao papagaio vegetais variados, como abobrinha, ervilha e vagem. Sirva-os cortados em pequenos pedaços.
    • Papagaios podem comer quase qualquer tipo de cereal matinal à base de grãos. Sirva o cereal seco todas as manhãs.
    • Alimentos naturais devem compor 20~40% da dieta da ave.
    • Reabasteça a gaiola com água fresca e limpa todos os dias.
    Publicidade

Dicas

  • Peça ao veterinário dicas de como identificar o sexo do seu papagaio.
  • Esteja ciente das responsabilidades que criar qualquer tipo de animal traz.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 188 990 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade