PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O mercado está cheio de versões falsificadas do Apple Watch, já que muitas pessoas têm o sonho de consumo de comprar o smartwatch sem gastar uma fortuna. Felizmente, existem várias formas de identificar uma réplica. Se você desconfia que comprou uma, siga o guia abaixo para descobrir se o Watch é verdadeiro ou se é melhor recorrer.

Melhor forma de descobrir se seu Apple Watch é falsificado

A melhor forma de detectar uma réplica é conferir o número de série, que fica tanto no aplicativo Ajustes quanto na parte traseira da caixa do relógio. Insira o código na página de verificação de cobertura da Apple para confirmar a legitimidade. Se não houver resultados, provavelmente se trata de uma falsificação.

Método 1
Método 1 de 3:

Como descobrir se um Apple Watch é falsificado

PDF download Baixe em PDF
  1. Acesse Ajustes , clique em Sobre e encontre o número de série do seu Apple Watch no rodapé da tela. O código também aparece na parte traseira da caixa do relógio, na borda dos sensores. [1] Em seguida, acesse a página de verificação da cobertura da Apple, insira o número e faça a verificação via captcha. O resultado vai indicar se o relógio é original ou falsificado:
    • Relógio original: vai haver um tique verde e uma confirmação da data de compra válida, além de outros serviços. Compare o número de série listado no menu Ajustes do relógio ao que aparece na parte traseira da caixa dele e veja se as informações batem.
    • Relógio falsificado: a falta de um número de série na parte traseira da caixa do relógio já levanta suspeitas sobre a autenticidade dele. Dispositivos oficiais sempre têm o código. Caso se trate de uma réplica, o site vai indicar que não consegue completar a solicitação — ou não apresentar uma data de compra e outros dados importantes. Isso tudo são sinais de alerta.
  2. A caixa de um Apple Watch original é produzida com materiais premium, o que garante a durabilidade. Nela, você pode ver textos de cores vibrantes e tinta que não risca e nem desbota. [2]
    • Relógio original: as letras raramente desbotam ou riscam. Por isso, compare a embalagem às referências do seu modelo específico de Apple Watch.
    • Relógio falsificado: as caixas de réplicas do Apple Watch podem usar materiais de qualidade inferior e que não têm aquela sensação premium das embalagens originais. Além disso, a impressão costuma ser menos legível e resistente a riscos.
  3. A interface gráfica do usuário (GUI, na sigla em inglês) é a representação visual de um sistema operacional ou aplicativo. A GUI de um Apple Watch original traz recursos bastante específicos. [3]
    • Relógio original: os ícones dos aplicativos têm sombras, formatos e símbolos corretos, além de um layout que reflete a estética da Apple e softwares que oferecem compatibilidade com outros dispositivos da maçã.
    • Relógio falsificado: pode ser que os ícones tenham sombras, formas e símbolos distorcidos, enquanto o layout geral talvez não replique a GUI oficial do Apple Watch. Para piorar, muitas réplicas usam o sistema Android, criando inconsistências visuais.
  4. Réplicas do Apple Watch trazem falhas bem significativas. [4]
    • Relógio original: o Apple Watch original traz botões e controles que funcionam corretamente.
    • Relógio falsificado: o botão lateral e a coroa podem ter um design diferente do relógio original, sendo que alguns nem funcionam. Além disso, muitas réplicas quebram com facilidade, afetando a funcionalidade geral do dispositivo.
  5. Em geral, réplicas do Apple Watch têm um aspecto excessivamente brilhante.
    • Relógio original: a tela do Apple Watch original não é muito reluzente.
    • Relógio falsificado: o excesso de reflexo da luz pode indicar uma qualidade inferior na tela.
  6. No geral, réplicas do Apple Watch não têm pulseiras removíveis — o oposto ao relógio original, que foi criado justamente com a ideia de ela poder ser retirada a qualquer momento. [5]
    • Relógio original: o Apple Watch original sempre tem pulseiras removíveis. Além disso, elas trazem o tamanho escrito diretamente no material, são duráveis (sem apertar a pele) e têm um aspecto vibrante e resistente. [6]
    • Relógio falsificado: pode ser que a pulseira não seja removível.
  7. A parte traseira de todo Apple Watch traz um complexo conjunto de sensores de frequência cardíaca distribuídos na forma de um losango. Quatro deles têm formato de círculo: os sensores esquerdo e direito são brancos, enquanto o superior e o inferior são um pouco mais escuros. [7]
    • Relógio original: fica mais fácil ver os sensores de frequência cardíaca quando eles estão ativados. Basta abrir a tela geral e encontrar o app Coração. Aguarde um momento enquanto a medição começa e, em poucos segundos, os sensores esquerdo e direito vão piscar em verde. [8]
    • Relógio falsificado: réplicas do Apple Watch podem ter sensores distribuídos em pontos diferentes — isso quando os apresentam.
  8. O cabo Lightning para USB da Apple traz alguns escritos, geralmente a cerca de 18 cm do conector USB. Esses escritos incluem algo como “Designed by Apple in California” e “Assembled in China”, “Assembled in Vietnam” ou “Indústria Brasileira”. Além disso, o número de série (12 dígitos) vem no fim desse texto. [9]
    • Relógio original: para descobrir se o cabo ou outro acessório é falsificado, observe a embalagem e o próprio item de perto. Acessórios terceirizados e autorizados trazem o selo MFi (“Made for iPhone/iPad/iPod”) na embalagem.
    • Relógio falsificado: pode ser que o cabo quebre com facilidade ou que o conector se solte, esquente ou não se encaixe bem no relógio. Tudo isso impediria você de sincronizar ou até carregar o dispositivo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

O que fazer se você tiver comprado um Apple Watch falsificado

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você comprou uma réplica, quer dizer que não foi diretamente à Apple ou a revendedores autorizados. Nesse caso, o jeito é entrar em contato com o vendedor pela plataforma e solicitar o reembolso ou iniciar o processo de devolução. Se ele não der resposta, fale diretamente com a equipe do site ou marketplace. Por exemplo: caso você tenha feito a compra pelo Mercado Livre, acione o Atendimento ao Consumidor do site e explique o que houve.
    • Se o marketplace não conseguir ajudar, entre em contato com o banco. Cada instituição é diferente, mas contestar uma compra no seu cartão pode ser um primeiro passo — a menos que você tenha feito PIX, por exemplo, que não costuma ter reembolso.
  2. Se você encontrar anúncios de produtos falsificados da Apple — ou qualquer coisa que infrinja a propriedade intelectual da maçã —, faça uma denúncia na loja da Apple mais próxima ou pelo site. Assim, a empresa pode oferecer apoio e tomar as medidas legais necessárias.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Prós e contras de comprar uma réplica do Apple Watch

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora muitas pessoas comprem réplicas do Apple Watch sem se dar conta, algumas escolhem essas versões por causa do preço mais camarada e dos recursos simples. Veja algumas vantagens:
    • As réplicas costumam custar muito menos que os originais.
    • Fisicamente, muitas delas são quase idênticas aos originais.
    • Aliás, a maioria das réplicas impressiona de tão parecidas.
    • Elas são boas para tarefas simples, como fazer chamadas, receber notificações simplificadas ou monitorar aspectos básicos da saúde.
  2. Apesar do preço atrativo, a maioria das réplicas do Apple Watch tem uma série de desvantagens. Alguns exemplos:
    • Uma tela menos potente ou mais pixelada. [10]
    • Possíveis problemas de funcionalidade.
    • Falta de acesso ao Suporte da Apple.
    • Recursos e notificações limitados.
  3. De modo geral, nenhuma falsificação tem a mesma confiabilidade e funcionalidade — sem contar que produtos autênticos sempre são mais seguros. Por outro lado, se você quer algo simples e que cumpra funções básicas, tudo bem optar pela réplica. Mas por que não escolher uma marca de smartwatch que seja original e caiba no seu bolso?
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 77 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade