PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você acaba de fazer um piercing e não sabe se o que está sentindo é uma parte normal do processo de cicatrização ou pior – uma infecção. Aprenda a reconhecer sinais de que o piercing infeccionou para que seja possível tratá-lo adequadamente, mantendo-o saudável e bonito. Preste atenção à dor, inchaço, vermelhidão, febre local, pus e sintomas mais graves e nunca deixe de seguir as técnicas corretas para evitar infecções sempre que possível.

Método 1
Método 1 de 3:

Reconhecendo sinais de infecção

PDF download Baixe em PDF
  1. É normal que um piercing recém-colocado deixe a região avermelhada, afinal de contas, a pele foi perfurada. No entanto, se houver uma piora na vermelhidão ou se ela se espalhar para uma área maior, esse é um sinal de uma possível infecção. [1] Fique de olho no local e observe se a vermelhidão está passando ou ficando mais intensa em um ou dois dias.
  2. A região em volta do piercing novo provavelmente deve ficar inchada nas primeiras 48 horas, pois o corpo se adapta ao que ele interpreta como uma lesão. Depois desse período, o inchaço deve começar a diminuir. Alguns sintomas de infecção são inchaço intenso, inchaço que surge depois de um tempo de normalidade e inchaço acompanhado de vermelhidão e dor. [2]
    • O inchaço pode causar perda da função. Por exemplo, se a língua ficar inchada, ela não mexe com facilidade. Se a região em volta do piercing estiver muito doída ou inchada a ponto de você não conseguir movê-la, pode se tratar de uma infecção.
  3. A dor é a mensagem que o corpo manda para avisar que há algo errado. A dor original do piercing deve passar dentro de mais ou menos dois dias, no mesmo momento que o inchaço começar a diminuir. É normal que essa dor provoque ardência, queimação ou sensibilidade. Se ela durar mais do que dois dias ou se piorar, pode ser um sinal de infecção. [3]
    • É claro que, se você machucar o local sem querer, provavelmente vai sentir um pouco de dor. A única dor a se observar é a que se intensifica ou que não passa.
  4. A febre local vem junto com a vermelhidão, inchaço e dor. Caso o piercing esteja inflamado ou infeccionado, você pode sentir a região quente ou até mesmo febril. [4] Sempre lave bem as mãos antes de tocar o piercing para verificar a temperatura.
  5. Veja se há secreção ou pus . É muito normal e saudável que haja um fluido transparente ou esbranquiçado no piercing novo que pode solidificar em volta da joia. Esse líquido se trata de linfa e faz parte do processo de cicatrização. Por outro lado, uma secreção grossa esbranquiçada ou de outra cor (amarela, verde) pode ser pus. O pus tem um odor desagradável. [5] Qualquer secreção grossa, leitosa ou amarelada deve ser considerada um sinal provável de infecção.
  6. O desconforto que você sente no dia em que faz o piercing provavelmente não indica infecção, já que os sinais do problema costumam levar um dia ou mais para surgirem. Também é improvável que um piercing antigo que já tenha cicatrizado infeccione. No entanto, a infecção em piercings antigos é possível se houver qualquer tipo de lesão no local, já que qualquer corte ou abertura na pele pode ser uma porta de entrada para bactérias.
  7. Caso ele esteja em uma parte do corpo com mais tendência à infecção, é possível suspeitar do problema com mais rapidez. Pergunte ao profissional que fez o piercing sobre a probabilidade.
    • Piercings no umbigo devem ser muito bem limpos. Como eles estão em um local quente e muitas vezes úmido, há um risco maior de infecção.
    • Piercings na língua trazem um risco maior de infecção por causa da presença de bactérias na boca. Por causa da localização, as infecções na língua podem gerar complicações graves como infecção no cérebro. [6]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Evitando infecções

PDF download Baixe em PDF
  1. Limpe o piercing novo da forma certa. O profissional do estúdio deve fornecer instruções específicas de limpeza do piercing, incluindo sugestões de produtos a se usar. Cada piercing tem exigências de limpeza um tanto específicas, portanto obtenha orientações claras e anote-as. Em geral, siga algumas regras simples: [7]
    • Limpe os piercings na pele com água morna e sabonete antibacteriano sem fragrância.
    • Não use álcool nem água oxigenada no piercing novo. Essas substâncias são muito agressivas e podem danificar ou irritar a pele.
    • Evite usar cremes ou pomadas antibióticas. Eles retêm a sujeira e os resíduos e não deixam o ferimento respirar.
    • Não use sal de cozinha para limpar o piercing. Use um spray com uma solução salina feito para esse propósito ou sal puro sem iodo dissolvido em água morna.
    • Limpe o local com a frequência recomendada pelo profissional, nem mais nem menos. Limpar menos pode fazer com que a sujeira, cascas e pele morta se acumulem na região e limpar em excesso pode irritar e ressecar a pele. Ambas as atitudes prejudicam a cicatrização.
    • Mexa ou gire a joia com cuidado ao limpá-la para permitir que a solução entre no ferimento e fique por toda a joia. Essa medida não deve ser tomada em todos os casos, portanto sempre fale com o profissional antes.
  2. Além de técnicas de limpeza adequadas, o cuidado com o piercing pode ajudar a evitar dores e infecções desnecessárias. Algumas orientações a serem seguidas nos cuidados em geral são: [8]
    • Não durma em cima da joia. O item pode prender nos cobertores, lençóis ou travesseiros, causando irritação e sujando a área. Durma de costas caso você tenha um piercing no umbigo e, se ele for no rosto, use uma almofada de apoio para pescoço e tente encaixar a região com o piercing no “buraco” localizado no meio do item.
    • Lave as mãos antes de tocar o piercing ou a região em volta dele. [9]
    • NÃO tire a joia antes do piercing cicatrizar. [10] Se você fizer isso, o furo provavelmente vai fechar. Se a região estiver infeccionada, a infecção vai ficar presa sob a pele.
    • Tente não deixar que as roupas fiquem em atrito direto com o piercing. Além disso, não gire a joia a não ser que você esteja limpando o local. [11]
    • Fique longe de piscinas, lagos, rios, banheiras e não mergulhe até que o piercing cicatrize. [12]
  3. Cerca de um em cada cinco piercings ficam infeccionados geralmente por causa de falta de esterilização nos procedimentos ou cuidados inadequados. [13] Só faça piercings com um profissional qualificado e em um estúdio com boa reputação e higiênico. Antes de fazer o procedimento, insista para que o profissional mostre como e onde os equipamentos são esterilizados – eles devem ter uma autoclave e limpar todas as superfícies com água sanitária e desinfetante.
    • O profissional sempre deve fazer o piercing com uma agulha nova retirada de um pacote esterilizado e NUNCA com uma agulha reutilizada. Além disso, ele sempre deve usar luvas novas e limpas no procedimento. [14]
    • A pistola para fazer piercings só é apropriada para furos no lóbulo. No caso de qualquer outro piercing, incluindo na cartilagem da orelha, deve-se usar uma agulha.
    • Faça uma pesquisa profunda para descobrir se o estúdio e o profissional são de confiança e se o local tem licença.
    • NÃO faça um piercing em si mesmo nem peça a um amigo para fazer isso.
  4. Embora ter uma reação alérgica à joia não seja a mesma coisa do que ter uma infecção, qualquer fator que irrite o local também aumenta as chances de que o piercing infeccione. Uma alergia grave também pode obrigá-lo a remover a joia nova. Sempre use itens hipoalergênicos para ter as melhores chances de cicatrização.
  5. Saiba quanto tempo leva para o piercing cicatrizar . Há vários locais onde é possível fazer um piercing, embora os tecidos tenham mais ou menos fluxo sanguíneo dependendo da região. Dessa forma, o tempo de cicatrização varia muito. Saiba as informações específicas do seu piercing para tomar mais cuidado com ele (no caso de um local não relacionado abaixo, fale com o profissional): [16]
    • Cartilagem da orelha: 6-12 meses.
    • Narina: 6-12 meses.
    • Bochechas: 6-12 meses.
    • Mamilos: 6-12 meses.
    • Umbigo: 6-12 meses.
    • Microdermal: 6-12 meses.
    • Lóbulo: 6-8 semanas.
    • Sobrancelhas: 6-8 semanas.
    • Septo: 6-8 semanas.
    • Lábios e boca: 6-8 semanas.
    • Genital masculino: 6-8 semanas.
    • Genital feminino: 4-6 semanas.
    • Língua: 4 semanas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Lidando com uma infecção

PDF download Baixe em PDF
  1. Experimente uma solução caseira se você tiver uma infecção leve. Dissolva 1 colher de chá (5 ml) de sal marinho sem iodo ou sulfato de magnésio em 1 xícara (250 ml) de água morna, de preferência em um copo de plástico descartável para cada aplicação. Mergulhe o local ou faça uma compressa usando uma toalha limpa ensopada com água e sal. Repita de duas a três vezes ao dia, em sessões de 15 minutos. [17]
    • Se não houver melhora dentro de dois ou três dias, ou se os sintomas piorarem, entre em contato com o profissional do estúdio ou com um médico.
    • Não deixe de cobrir toda a região do piercing com a solução salina, nos dois lados do furo. Continue a limpar o local regularmente com água morna e com um sabonete antibacteriano suave.
    • Também não tem problema usar uma pequena quantia de pomada antibiótica no ferimento se houver uma infecção.
  2. Se você perceber sinais leves de infecção como um pouco de vermelhidão e inchaço que não cedem, ligue para o profissional e peça conselhos sobre os cuidados. Também é possível entrar em contato com ele se você tiver uma secreção – eles já viram tantos piercings que devem ser capazes de dizer se a secreção é normal ou não.
    • Essa dica só é válida se quem tiver feito o piercing for um profissional. Caso contrário, consulte um médico.
  3. As infecções em piercings costumam ficar restritas ao local. No entanto, se o problema se espalhar ou entrar na corrente sanguínea, você pode ter uma infecção sistêmica grave que pode até colocar a vida em risco. Com infecções graves, é possível ter febre, calafrios, náusea , vômito ou tontura. [18]
    • Se você perceber que a dor, o inchaço e a vermelhidão no local do piercing começarem a se espalhar para uma área maior, vá ao médico imediatamente. Esse pode ser um sinal de que a infecção está piorando e se espalhando para partes maiores do corpo.
    • O médico provavelmente deve receitar antibióticos para evitar algo mais grave. Se a infecção já estiver no sangue, você talvez precise ficar no hospital e tomar antibióticos intravenosos.
    Publicidade

Dicas

  • Preste muita atenção a infecções em piercings faciais ou orais, pois a proximidade com o cérebro os torna mais perigosos.
  • Cascas em volta do piercing nem sempre indicam infecção – na maior parte das vezes, elas fazem parte da cicatrização.
Publicidade

Avisos

  • Vá ao médico imediatamente se você tiver qualquer sintoma que envolva o corpo todo, como náusea, vômitos, calafrios, tontura ou confusão mental. Uma infecção na corrente sanguínea é uma condição muito grave e arriscada. [19]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 817 829 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade