Baixe em PDF
Baixe em PDF
A sensação é horrível: nada está bem, os sons ficam estranhos, seu corpo treme e o cheiro de comida torna-se insuportável. Mas não desanime: há remédios caseiros eficazes tanto para o enjoo leve quanto para o forte. Eles permitirão que você volte à ativa e ao trabalho.
Passos
-
Dê ao seu corpo o descanso de que ele precisa. Se você estiver com fraqueza e tontura, procure não se movimentar muito mesmo que o seu estômago esteja se revirando dentro de você. Só se desloque caso o vômito seja iminente.
- O mais importante na hora de combater a tontura é manter a cabeça parada. [1] X Fonte de pesquisa
- Se estiver deitado e for se levantar, faça isso devagar para evitar vertigens. Mas caso você já esteja se sentindo atordoado, há uma série de cuidados que podem ser tomados para aliviar esse sintoma.
-
Faça uma compressa fria com um pano úmido na testa. [2] X Fonte de pesquisa Embora essa medida não seja uma cura efetiva para a náusea, muita gente acredita que assim pode-se aliviar bastante o desconforto. Para que o pano fique no lugar, experimente deitar-se ou inclinar a cabeça para trás. Umedeça o tecido novamente conforme o necessário e coloque-o em diferentes partes do corpo para testar se a compressa diminui ainda mais o incômodo. Experimente resfriar o pescoço e os ombros, seus braços ou a barriga.
-
Relaxe. A ansiedade é famosa por agravar a sensação de enjoo. Logo, de nada adianta ficar se martirizando pelo fato da náusea estar interferindo nos seus planos. [3] X Fonte de pesquisa Procure dormir o suficiente e tirar cochilos para descansar durante o dia. Não importa se você vai sentir-se melhor ou pior depois de acordar. A ideia aqui é que você não vai sentir o mal-estar enquanto estiver dormindo! Para um enjoo leve, você pode tentar respirar fundo para aliviar o sintoma. Desse modo você consegue mudar o ritmo de movimentos estomacais. [4] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte [5] X Fonte Confiável Harvard Medical School Ir à fonte
- Procure um lugar tranquilo para se sentar.
- Inspire lentamente pelo nariz, inflando o peito e a parte inferior da barriga conforme você enche os pulmões de ar.
- Deixe seu abdômen expandir completamente. Em seguida, solte o ar pela boca bem devagar.
-
Cerque-se de aromas agradáveis. [6] X Fonte de pesquisa Estudos indicam que a inalação do vapor de óleos essenciais, como hortelã-pimenta e gengibre, podem ajudar a aliviar náuseas. Ainda não há um consenso entre os médicos. [7] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte Apesar disso, não custa tentar, pois muitos pacientes relataram uma melhora nos sintomas quando estão cercados de fragrâncias gostosas (sejam elas provenientes do vapor de óleos essenciais ou de uma vela perfumada).
- Livre-se das fontes de mau cheiro no ambiente. Peça a alguém para tirar o lixo ou limpar as necessidades do bichinho de estimação. Outro cuidado a ser tomado é evitar lugares quentes, pois os odores ficam acentuados com as altas temperaturas.
- Faça o ar circular. Abra as janelas da casa ou deixe um ventilador ligado contra o seu rosto ou corpo.
-
Distraia-se. Às vezes, basta dar um passeio e tomar um pouco de ar fresco para se sentir melhor. Quanto mais cedo você fizer isso após o início da náusea, mais fácil será livrar-se do mal-estar. [8] X Fonte de pesquisa Porém, evite atividades que possam piorar o enjoo. Caso qualquer uma delas faça você sentir-se pior, pare imediatamente.
- Tente se divertir um pouco para esquecer a náusea. Vale assistir a um filme, bater papo com um amigo, jogar no computador ou escutar a sua banda preferida!
- "Melhor fora do que dentro". Aceite o fato de que o vômito está iminente. Pense no alívio que você vai sentir depois. Na verdade, o estresse em tentar segurar o vômito é pior do que colocar tudo para fora. Há até mesmo quem prefira induzir o vômito para resolver logo o problema de forma mais rápida e conveniente (por exemplo, vomitando em casa algumas horas antes de ir a um evento importante).
Publicidade
-
Procure fazer as refeições e lanches nos horários normais. Talvez você não queira nem ouvir falar de comida durante o mal-estar. Mas é importante continuar se alimentando para evitar a fome por ficar muito tempo sem comer. Isso só vai piorar a náusea. Vale a pena fazer um esforço para vencer a repulsa inicial e voltar a se alimentar.
- Faça pequenas refeições ao longo do dia ou prepare lanches leves para evitar o mal-estar no estômago. Pare de comer assim que sentir-se satisfeito. Ou seja, cuidado para não comer demais.
- Fique longe de alimentos que contenham temperos fortes, muita gordura ou que sejam altamente industrializados (em outras palavras, cheios de aditivos químicos). Por exemplo, salgadinhos, frituras, pizza, etc. Essas guloseimas são uma delícia mas podem piorar o seu mal-estar. [9] X Fonte de pesquisa
-
Faça uma dieta obstipante. Na lista de itens permitidos estão a banana, a maçã e torradinhas simples. [10] X Fonte Confiável FamilyDoctor.org Ir à fonte Esse regime consiste em alimentos leves e de fácil digestão que ajudam a “prender” o intestino solto. [11] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte A dieta em si não cura o enjoo, mas encurta a duração dos sintomas desagradáveis e evita a piora do mal-estar causado por comidas pesadas.
- Essa dieta não pode ser adotada a longo prazo.
- Você poderá começar a voltar aos seus hábitos alimentares normais depois de vinte e quatro a quarenta e oito horas de dieta.
- Pode-se acrescentar outros itens de fácil digestão à lista, tais como uma canja bem rala, bolacha água e sal, etc.
- Vale ressaltar que, caso você ainda esteja vomitando muito, é melhor ater-se somente a bebidas como água, água de coco e bebidas esportivas. A dieta obstipante é indicada para pacientes que já não passam mal há seis horas.
-
Aposte no gengibre. Estudos mostram que cerca de um grama dessa raiz é capaz de diminuir a náusea de maneira eficaz. [12] X Fonte de pesquisa Consuma um grama desse ingrediente por vez e procure não exceder quatro gramas diários. Se você estiver grávida, consulte o seu médico antes de usar o gengibre como remédio. A dosagem para gestantes pode variar entre seiscentos e cinquenta miligramas a um grama, mas nunca deve exceder um grama. A boa notícia é que dá para incluir essa raiz como tempero nos seus lanches. Listamos a seguir itens que contêm gengibre, mas em quantidades modestas.
- Gengibre cristalizado para beliscar entre as refeições.
- Faça chá de gengibre. Rale a raiz fresca e coloque na água fervente. Deixe em infusão por alguns minutos.
- Compre e beba refrigerante de gengibre.
- O gengibre não funciona para todos. Por motivos ainda desconhecidos, uma parte da população não obtém alívio dos sintomas com o uso dessa raiz.
-
Vá de hortelã. [13] X Fonte de pesquisa Embora não haja um consenso científico sobre a eficácia dessa erva, alguns estudos mostram que ela pode realmente aliviar náuseas. Além disso, essa planta é usada há séculos para tratar problemas digestivos como azia e indigestão. Outro benefício é que ela pode ajudar a diminuir os espasmos no estômago que levam a vômitos. Você pode até aproveitar para saborear balas sabor hortelã, mas modere na quantidade, pois o excesso de açúcar pode piorar o enjoo. Já os chicletes que levam esse sabor e não contêm açúcar podem ajudar, mas o problema é que o ato de mascá-los leva uma grande quantidade de ar para o estômago. Como resultado, o órgão fica inchado, o que acentua o mal-estar. Se você ainda está sendo obrigado a seguir uma dieta líquida, o chá de hortelã é uma ótima opção.
-
Beba bastante líquido. O ideal é tomar de oito a dez copos por dia para manter a saúde geral em ordem, e isso é ainda mais válido quando você está passando mal. Se a sua náusea é acompanhada de vômito, é preciso cuidado redobrado para manter-se hidratado.
- Bebidas esportivas podem ajudar, mas devem ser diluídas. O ato de vomitar faz com que o seu organismo expulse líquidos e eletrólitos como o potássio e o sódio. As bebidas esportivas contêm ambos. Por isso, parecem ser uma excelente escolha para reabastecer os minerais e fluidos perdidos. No entanto, esses produtos são industrializados e sua concentração de ingredientes é mais alta do que o necessário para combater a desidratação. Isso quer dizer que elas trazem muito açúcar e aditivos químicos que não fazem nada bem (corantes artificiais, por exemplo). Tudo para que a mercadoria dure e venda mais, mas sem ter como prioridade o que é melhor para a sua saúde. Para driblar esse problema, veja como “afinar” a bebida:
- Dissolva a bebida esportiva pela metade ou um quarto usando água.
- Ou, para cada parte ingerida da bebida, beba uma parte igual de água. Essa tática é bastante útil para os casos em que a pessoa teima em não tomar água pura, pois a bebida esportiva é doce, saborosa e mais tentadora. [14] X Fonte de pesquisa
-
Refrigerantes sem gás podem ajudar a aliviar o incômodo no estômago. Embora sejam ricos em açúcar, eles são uma opção para diminuir o enjoo e aumentar a ingestão de líquidos. Para tirar o gás, ponha a bebida em um recipiente de plástico com tampa. Agite bem e destampe. Parte do gás vai sair. Repita a operação até que todo o gás tenha ido embora.
- A “cola” (componente derivado da noz-de-cola) tem sido utilizada como um remédio para o enjoo há muito tempo, mesmo antes de passar a fazer parte da receita secreta da Coca-cola e da Pepsi.
- O refrigerante de gengibre, que contém gengibre de verdade, é um elixir e tanto para combater a náusea.
-
Evite bebidas que possam piorar o mal-estar. Apesar da ingestão de líquidos ser importante, deve-se evitar algumas delas. As que contêm álcool, cafeína e as que são carbonadas podem irritar o estômago e acentuar ainda mais o enjoo. [15] X Fonte de pesquisa Se o embrulho no estômago vier acompanhado por diarreia, fique longe do leite e derivados até que você tenha se recuperado. A lactose presente nesses itens é difícil de digerir e vai piorar ou prolongar a dor de barriga. [16] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fontePublicidade
-
Busque alívio no desconforto por meio de remédios que não exijam receita médica. Se você tem certeza de que o enjoo é temporário e que não é sintoma de um problema de saúde, você pode valer-se de uma variedade de fármacos. Mas é preciso identificar primeiro a causa do mal-estar – trata-se de uma azia ou um enjoo de viagem? Isso porque a maioria deles combate um tipo específico de náusea.
- Por exemplo, se a origem do problema for uma azia ou uma gastroenterite, você pode tomar o Pepto-Bismol, Maalox ou Mylanta Plus.
- Mas se o incômodo é gerado pelo deslocamento devido a uma viagem, recomenda-se o uso de Dramin.
-
Às vezes, é necessário consultar um médico para que ele lhe receite medicamentos mais fortes. Alguns procedimentos médicos tais como cirurgias ou tratamentos para o câncer trazem náuseas terríveis como um dos efeitos colaterais. Mas o enjoo pode ser também um sintoma de alguma disfunção como uma doença renal crônica ou uma úlcera. [17] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte Há muitas categorias diferentes de remédios que podem ser usados no tratamento de náuseas. Só um médico será capaz de indicar o fármaco mais adequado para o seu caso. [18] X Fonte Confiável American Academy of Family Physicians Ir à fonte
- Por exemplo, o Zofran (ondansetron) é bastante utilizado para aliviar o enjoo decorrente da quimioterapia e da radioterapia. [19] X Fonte de pesquisa
- Já o Fenergan é receitado para o uso após cirurgias e para tratar o mal-estar típico de viagens (lembramos que esse incômodo também é tratado com a escopolamina). [20] X Fonte de pesquisa [21] X Fonte de pesquisa
- A domperidona (conhecida também pelo nome comercial Motilium) é indicada nos casos de irritações estomacais graves, sendo por vezes receitada como parte de um tratamento para a doença de Parkinson. [22] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
-
Siga as orientações médicas na hora de tomar os medicamentos. Apesar de ser importante ler a bula com cuidado, o médico pode adaptar a dosagem conforme o seu histórico de saúde.
- Esses remédios são fortes, podendo causar sérios efeitos colaterais caso sejam administrados de forma incorreta. Por exemplo, uma overdose de Zofran pode causar cegueira temporária, hipotensão, desmaios e prisão de ventre aguda. [23] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Está tudo bem com a sua saúde? Uma das principais causas da náusea costuma ser uma condição como uma virose, uma disfunção no estômago ou outras doenças.
- Confira se não há febre acompanhando o embrulho no estômago. Embora nem todos os problemas de saúde provoquem uma elevação da temperatura corporal, pode-se eliminar várias possibilidades de diagnóstico caso a febre esteja presente.
- Será que não foi algo que você comeu? A intoxicação alimentar é mais comum do que se pensa. Pergunte a todos que moram ou que comem com você se eles não estão sentindo os mesmos sintomas. Se todos os seus companheiros de quarto estiverem com dor de barriga depois de devorarem o jantar de ontem à noite, é muito provável que a intoxicação seja a causa da náusea.
- Caso você continue passando mal mesmo depois de dois dias, é possível que o seu problema seja mais grave do que uma simples "virose". Há várias causas para o enjoo, variando da mais banal para a mais grave. Pode ser necessário consultar um clínico geral para verificar se está tudo bem com você. Isso porque a náusea aguda e prolongada pode ter origem em algo bastante sério e que exija o atendimento em um pronto-socorro (mais detalhes sobre esse caso ainda neste artigo).
-
Não descarte a possibilidade de você ter alguma intolerância alimentar. Se você sofre frequentemente por causa do embrulho no estômago, experimente anotar em um diário tudo o que você come por algumas semanas. Desse modo você poderá notar um padrão que se repete e descobrir o culpado pelo mal-estar. Caso você suspeite que essa seja a causa do problema ou de outros sintomas, diminua o consumo ou evite de vez o famigerado alimento e consulte um médico para informar-se melhor sobre essa condição.
- A náusea causada pela intolerância à lactose é bastante comum na população mundial. [24] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte Por incrível que pareça, a capacidade de digerir leite depois de adulto é limitada a pessoas de descendência europeia. Mesmo assim, muitas delas apresentam essa intolerância. Para quem não abre mão de um café com leite ou outras bebidas e alimentos que contêm lactose, uma alternativa é tomar suplementos como o Lactaid ou o Lactagem, os quais contêm enzimas chamadas lactase. Outra opção é passar a consumir apenas derivados que sejam versões fermentadas, tais como o iogurte e o queijo.
- O problema pode ter origem também na hipersensibilidade ou alergia a certos tipos de alimentos. Por exemplo, há quem fique com enjoo logo depois de comer morangos. Se esse for o seu caso, esse é um forte indício para a causa da náusea.
- Tanto a hipersensibilidade quanto a intolerância alimentar só podem ser definitivamente diagnosticadas por um médico especialista qualificado.
- Em muitos lugares, virou moda se autodiagnosticar como " intolerante ao glúten" ou a outros alimentos. Isso sem nenhum exame médico. Para se ter uma ideia, há pacientes que sofrem reações terríveis (diarreia, vômito, cólicas, etc) após ingerirem glúten. Por isso, reflita se esse é realmente o seu caso ou se você não está simplesmente seguindo um modismo, uma tendência. Muitas vezes, as pessoas têm a impressão de que se curaram devido a medicamentos que, na verdade, não passam de placebo. Em outras situações, o problema melhora depois de um tempo e a pessoa acha que foi graças à eliminação de determinado ingrediente da dieta quando, de fato, o que aconteceu foi que o organismo já estava em pleno processo de recuperação e ficaria curado mesmo sem essa restrição alimentar.
-
Os medicamentos que você toma podem ser os responsáveis pelo mal-estar. Antes de consumir ainda mais remédios para tratar a náusea, consulte um médico para conferir se aqueles que você já toma não são a fonte do problema. Muitos deles, tais como a codeína ou a hidrocodona, podem causar enjoo e vômito. [25] X Fonte de pesquisa Se você sofre constantemente com esse sintoma, converse como seu médico para avaliar os efeitos colaterais e as possíveis interações medicamentosas dos remédios que você usa. Ele pode indicar um fármaco alternativo ou uma dosagem mais baixa.
-
Você já ouviu falar do enjoo de viagem? [26] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte Algumas pessoas passam mal ao andar de carro, avião, barco ou navio. Para evitar esse mal-estar, experimente escolher os lugares com menos movimento no veículo - o banco da frente de um automóvel ou um assento que fique à janela de um avião.
- Durante a viagem, evite fumar e consumir alimentos com o tempero forte ou que sejam gordurosos. Além disso, procure manter a cabeça o mais imóvel possível para diminuir esse tipo de náusea.
- Anti-histamínicos como o Dramin ou o Avomine são ótimos aliados para diminuir esse tipo de náusea. Eles devem ser administrados cerca de trinta minutos a uma hora antes da viagem, mas podem causar sonolência.
- Para casos mais graves, costuma-se receitar a escopolamina.
-
O enjoo matinal da gravidez é temporário. Ele acomete gestantes no início (e às vezes no final ou, para outras, durante toda a gestação) da gravidez e pode vir a qualquer hora do dia. Mas continue firme e forte, pois na maioria dos casos, o mal-estar vai embora depois do primeiro trimestre. Se você não estiver nesse grupo, o consolo é que, depois do parto, a náusea deixará de ser um tormento. [27] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Para aliviar esse sintoma, experimente consumir bolachas água e sal. Procure evitar comer muito de uma vez só. Prefira fazer pequenos lanches a cada uma ou duas horas.
- Um bom remédio caseiro e comprovado para o enjoo matinal é o chá de gengibre. [28] X Fonte de pesquisa
-
Para aqueles dias de ressaca infernal, mantenha o organismo bem hidratado. Se a bebedeira da noite anterior deixou você com mal-estar, é preciso recuperar os fluidos perdidos para que você comece a sentir-se melhor. Um remédio muito usado pelos fanfarrões de plantão é o Engov, mas você pode experimentar também o Alka Seltzer. Esses medicamentos ajudam a aliviar os sintomas e a acelerar o processo de recuperação.
-
A hidratação é o tratamento indicado para os casos de gastroenterite também. [29] X Fonte de pesquisa Uma dor de barriga ou virose pode acarretar tanto um enjoo leve como vômitos severos, sendo muitas vezes acompanhada por dor de estômago, diarreia e febre. O vômito e a diarreia provocam a perda de fluidos. Por isso, é essencial beber bastante água, água de coco e bebidas esportivas (tipo Gatorade). Caso você não esteja conseguindo nem manter os líquidos que bebe parados no estômago, experimente dar pequenos goles o dia todo em vez de virar um copo de uma só vez.
- Sinais de que o seu corpo está desidratado incluem urina amarelo-escura, tonturas e boca seca.
- Procure atendimento médico caso não consiga beber líquidos (você engole e depois vomita até água).
-
Tome medidas para combater a desidratação. A náusea é um dos sintomas da ingestão precária de líquidos ou da perda deles em situações de calor intenso ou outras circunstâncias que provocam a perda de fluidos.
- Evite beber muita água de uma só vez. O ideal é dar pequenos goles em um intervalo de tempo maior. Outra opção é chupar cubos de gelo para não provocar mais vômito e piorar ainda mais a sua condição.
- A temperatura ideal dos líquidos a serem ingeridos é de fria à temperatura ambiente. Principalmente se o seu corpo está superaquecido, pois a drástica diferença entre quente e gelado pode causar espasmos no estômago e resultar em vômitos.
-
Saiba quando procurar atendimento médico. Muitas doenças graves podem causar náuseas. Dentre elas estão a hepatite, cetoacidose, ferimentos graves na cabeça, intoxicação alimentar, pancreatite, obstrução intestinal e apendicite. Consulte um médico se você apresentar qualquer um dos sintomas abaixo: [30] X Fonte de pesquisa
- Incapacidade de segurar qualquer alimento ou bebida no estômago
- O vômito se repetiu três ou mais vezes em um único dia
- O enjoo já dura mais do que quarenta e oito horas
- Sensação de fraqueza geral
- Febre
- Dor de estômago
- Você não urina há oito horas ou mais
-
Busque atendimento médico de emergência. Na maioria dos casos, a náusea não é motivo para ir a um pronto-socorro. No entanto, se você observar algum dos seguintes sintomas, os cuidados imediatos por profissionais de saúde podem se tornar necessários: [31] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Dor no peito
- Dor aguda ou cólicas fortes no abdômen
- Visão borrada ou desmaios
- Confusão mental
- Febre alta e rigidez no pescoço
- Dor de cabeça intensa
- O vômito contém sangue ou se parece com borra de café
Publicidade
Dicas
- Se você sentir que vai vomitar, não tente segurar. O seu corpo está tentando expulsar algo que não está fazendo bem ao organismo. Além disso, você pode se sentir aliviado depois.
- Para driblar a dificuldade de dormir por causa do enjoo, experimente deitar sobre o seu lado esquerdo com os joelhos dobrados. Você vai ficar em uma posição parecida com a fetal.
- Evite bebidas alcoólicas e o cigarro.
- Caso você sofra de náuseas de viagem, experimente tomar cápsulas de gengibre seco (disponíveis em lojas de produtos naturais). Elas realmente funcionam na hora de aliviar o mal-estar causado pelo deslocamento. O melhor de tudo é que não há efeitos colaterais.
- Se o enjoo for resultado de uma quimioterapia, uma doença ou disfunção com sintomas crônicos, você pode pedir para a Anvisa uma autorização para o uso medicinal da substância canabidiol, encontrada na maconha. Já o componente tetraidrocanabiol (também derivada da planta) continua proibida. Países que permitem o uso terapêutico da erva incluem Estados Unidos, Canadá e Israel. Para mais detalhes, visite o site do Gizmodo Brasil (da UOL) na seção “Saúde”.
- Coloque uma garrafa pet de água quente em seu estômago. Você pode usar também uma bolsa térmica.
- Tome um banho quente.
- Experimente refrescar-se. Às vezes, o mal-estar pode estar sendo causado pelo calor excessivo. Tome bebidas geladas ou ligue um ventilador.
- Masque chiclete sabor menta ou hortelã.
- Pegue um cubo de gelo e esprema um pouco de limão sobre ele. Em seguida, ponha o gelo na boca e chupe como se fosse uma bala. Esse truque pode aliviar a náusea.
- Procure não se estressar à toa com o enjoo. Às vezes, ele tem origem em coisas tão banais quanto o uso de produtos de limpeza com cheiro forte (alvejantes, por exemplo), alimentos de consistência líquida demais, excesso de condimentos, temperos muito fortes ou simplesmente o ato de comer demais. Nessas horas, o ideal é comer algo leve e em pequenas quantidades. E, de repente, se você parar de pensar sobre isso e focar em outra coisa, o mal-estar logo passará.
Publicidade
Avisos
- Se houver a chance de que a causa do enjoo seja uma gravidez, evite qualquer bebida alcoólica. Fique longe também de todos os medicamentos que possam prejudicar o bebê.
- A náusea frequente e prolongada pode ser um sintoma de uma grande variedade de problemas de saúde. Eles incluem desde uma virose e intoxicação alimentar até uma disfunção intestinal e tumores. Se a causa da náusea não é aparente, o melhor é consultar um médico. E, mesmo que você conheça a origem do problema (como um trajeto de carro ou de barco/navio), procure atendimento caso o mal-estar não vá embora mesmo depois de um ou dois dias após o fim da viagem.
- Se a náusea vier acompanhada de febre, vá a um pronto-socorro ou consulte o seu médico, principalmente se você for idoso.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.entnet.org/content/dizziness-and-motion-sickness
- ↑ https://www4.mdanderson.org/pe/index.cfm?pageName=opendoc&docid=98
- ↑ http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/patientinstructions/000122.htm
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10596772
- ↑ http://www.health.harvard.edu/mind-and-mood/relaxation-techniques-breath-control-helps-quell-errant-stress-response
- ↑ http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/patientinstructions/000122.htm
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22784340
- ↑ http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/patientinstructions/000122.htm
- ↑ http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/patientinstructions/000122.htm
- ↑ http://familydoctor.org/familydoctor/en/prevention-wellness/food-nutrition/weight-loss/brat-diet-recovering-from-an-upset-stomach.printerview.html
- ↑ http://www.mayoclinic.org/symptoms/nausea/basics/when-to-see-doctor/sym-20050736
- ↑ https://nccih.nih.gov/health/ginger
- ↑ http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/druginfo/natural/705.html
- ↑ http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/patientinstructions/000122.htm
- ↑ http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/patientinstructions/000122.htm
- ↑ http://www.mayoclinic.org/first-aid/first-aid-gastroenteritis/basics/art-20056595
- ↑ http://www.mayoclinic.org/symptom-checker/nausea-or-vomiting-adult/related-factors/itt-20009075
- ↑ http://www.aafp.org/afp/2004/0301/p1169.html
- ↑ http://www.webmd.com/drugs/2/drug-30/zofran-oral/details
- ↑ http://www.webmd.com/drugs/2/drug-6606/phenergan-oral/details
- ↑ http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/druginfo/meds/a682509.html
- ↑ http://www.mayoclinic.org/drugs-supplements/domperidone-oral-route/description/drg-20063481
- ↑ http://www.rxlist.com/zofran-drug/overdosage-contraindications.htm
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/lactose-intolerance/basics/lifestyle-home-remedies/con-20027906
- ↑ https://provider.ghc.org/open/caringForOurMembers/patientHealthEducation/conditionsDiseases/nauseaMedicine.pdf
- ↑ http://www.mayoclinic.org/first-aid/first-aid-motion-sickness/basics/ART-20056697?p=1
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/morning-sickness/basics/definition/con-20033445
- ↑ http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003119.htm
- ↑ http://www.webmd.com/digestive-disorders/gastroenteritis
- ↑ http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/patientinstructions/000122.htm
- ↑ http://www.mayoclinic.org/symptoms/nausea/basics/when-to-see-doctor/sym-20050736
Publicidade