Também conhecido como pederneira, o sílex é uma rocha sedimentar que pode ser usada para diversas coisas. Antigamente, a pedra era muito usada na fabricação de ferramentas rudimentares, como facas e pontas de lanças. O sílex também é usado em acampamentos mais rústicos para fazer fogo. Basta bater a rocha em um pedaço de aço endurecido para produzir faíscas. Saber como encontrar sílex na natureza pode ser uma mão na roda. Quer você esteja à procura de artefatos antigos ou só precise acender uma fogueira, identificar uma pedra de sílex não é tão difícil quanto parece. Porém, ela só pode ser encontrada em lugares que costumavam ficar debaixo d’água. Os depósitos de giz quase sempre contém sílex. O quartzo é uma rocha metamórfica que pode ser usada como a pederneira para produzir fogo. A ágata também tem as mesmas propriedades.
Passos
-
Escolha uma área próxima para procurar. O sílex pode parecer difícil de encontrar, mas, na maioria das vezes, é só uma questão de saber onde procurar. Em algumas regiões, é possível tropeçar no minério em qualquer área de natureza. Isto ocorre porque o sílex e a pederneira são rochas sólidas e duráveis, tão resistentes às intempéries que podem permanecer intactas mesmo depois que todas as outras já tiverem se desfeito. [1] X Fonte de pesquisa
- Procure nos leitos de rios e lagos. [2] X Fonte de pesquisa O sílex é superdurável e resistente a produtos químicos, logo, ele costuma se acumular nos restos do solo após a erosão das rochas carbonáticas ao redor. [3] X Fonte de pesquisa As rochas como o calcário erodem e são levadas junto com a terra pela correnteza dos rios. Os pedacinhos de sílex e pederneira, porém, ficam acumulados nos leitos.
- Procure em outros lugares com rochas diversas, como canteiros de obras ou estradas de cascalho. O sílex é mineirado e mandado para construções nos mais variados lugares. Talvez você consiga encontrar a rocha até mesmo na esquina da sua casa. [4] X Fonte de pesquisa
-
Estude a história da sua região. Caso viva em uma região que costumava ser habitada por indígenas, é bem possível que você consiga encontrar fragmentos de sílex perdidos por aí.
- O sílex era o material preferido para a fabricação de armas e ferramentas. As lâminas feitas com a rocha são mais afiadas do que as de aço e tem uma pontinha do tamanho de algumas moléculas. [5] X Fonte de pesquisa Caso encontre uma ponta de flecha ou uma pedrinha afiada perto de uma antiga comunidade indígena, pode ter certeza de que é sílex.
-
Procure fragmentos de sílex em rochas maiores. O sílex costuma se acumular, em formato de nódulos, em blocos de giz e calcário. [6] X Fonte de pesquisa Além de procurar pedaços soltos, fique atento a rochas maiores que possam conter fragmentos de sílex. Abra as rochas para ver o que há dentro delas.
- Examine as manchas nos pedaços de calcário. Os nódulos de sílex e pederneira costumam ser um pouquinho mais escuros do que o resto da rocha. [7] X Fonte de pesquisa Quebre o calcário manchado com a ajuda de uma ferramenta para revelar o sílex.
- Abra algumas rochas menores com um martelo de ferro. Caso a rocha brilhe quando entrar em contato com o martelo, é bem possível que ela contenha sílex ou quartzo.
Publicidade
-
Observe a cor da rocha. O sílex costuma ser preto ou cinza-escuro. A cor é a única diferença física entre ele e a pederneira. [8] X Fonte de pesquisa A pederneira não tem nenhuma cor específica. Ela pode ser encontrada em combinações dos mais variados tons, dependendo dos outros minerais presentes, como marrom, bege, amarelo, branco e, em alguns casos, até azul-escuro. Às vezes, as cores formam listras na superfície da rocha.
- Outros tipos de quartzo que podem ser usados no lugar do sílex são a cornalina, a ágata, o heliotrópio, a jade e a calcedônia. [9] X Fonte de pesquisa
- A aparência do sílex pode ser afetada pelas rochas ao redor. Quando enterrado no giz, o sílex pode formar uma pátina ou uma camada branca. [10] X Fonte de pesquisa
-
Procure rochas dos mais variados formados. O sílex pode ser encontrado em nódulos naturais ou em peças moldadas.
- Lisos e arredondados, os nódulos de sílex podem ser encontrados em blocos de giz ou calcário. Caso encontre um fragmento de sílex em um bloco de giz, é possível que a rocha tenha marcas de conchas na superfície. [11] X Fonte de pesquisa
- Procure rochas quebradas como se fossem vidro. O sílex se quebra de maneira diferente dos outros cristais. Os pedacinhos têm aparência de cacos de vidro, curvados e com bordas afiadas. [12] X Fonte de pesquisa
- Além dos nódulos naturais, fique atento a pequenos objetos de sílex. É bem mais fácil controlar a quebra do sílex do que a de outras rochas, mais um motivo pelo qual ela costumava ser usada na fabricação de armas e ferramentas. Às vezes, é possível encontrar pedaços de sílex quebrados ou afiados, usados como ferramentas.
-
Procure rochas com uma superfície brilhante. O sílex costuma ter um brilho natural lustroso parecido com o do grafite. Logo após a quebra, o brilho pode ficar opaco e ceroso. Lixe essa camada para revelar mais do brilho superficial da pedra.
-
Teste a dureza da rocha. Tente arranhar uma garrafa de vidro com a pontinha da pedra. Caso consiga, é porque a rocha tem uma dureza compatível com a do sílex.
- Tome cuidado ao bater com rochas em pedaços de vidro. Proteja as mãos com luvas.
-
Bata com uma faca de aço carbono na rocha. Caso ela solte faíscas após algumas tentativas, é porque você provavelmente encontrou um pedaço de sílex.
- As "faíscas" são, na verdade, fragmentos de ferro se soltando da superfície. A exposição súbita ao ar produz uma oxidação acelerada em que o fragmento não consegue dissipar calor na mesma velocidade em que o produz. A faísca é apenas uma lasquinha brilhante de ferro recém-exposta. [13] X Fonte de pesquisa
- Caso a rocha não seja pontuda, afie-a para fazer o teste das faíscas. Para vê-la por dentro, quebre pedaços da ponta mais fina da rocha com uma rocha maior.
- Só bata com o sílex no metal se ele estiver seco. A rocha não vai produzir faíscas se estiver úmida.
- Outras rochas de nível sete na escala de dureza de Mohs, como o quartzo, também geram faíscas quando atingidas por pedaços de aço carbono. Caso só queira uma pedra para fazer uma fogueira, informe-se sobre outras rochas além do sílex que podem dar conta do recado.
Publicidade
Dicas
- Use uma faca de aço carbono para testar o sílex. O aço inoxidável não vai funcionar.
Avisos
- Saia para procurar sílex com luvas de couro ou de tecido. Do contrário, você pode acabar sujando as mãos de terra e cortando a pele com pedaços de rocha ou vidro.
Referências
- ↑ http://mdc.mo.gov/conmag/1998/02/common-dirt?page=full
- ↑ http://geology.com/rocks/flint.shtml
- ↑ http://www.britannica.com/science/chert
- ↑ http://www.flintknappingtools.com/where_flint.html
- ↑ http://survivaltopics.com/flint-and-steel-what-causes-the-sparks/
- ↑ http://geology.com/rocks/flint.shtml
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=hpN5UGAWfuM
- ↑ http://www.pitt.edu/~cejones/GeoImages/1Minerals/2SedimentaryMineralz/Quartz.html
- ↑ http://www.secretsofsurvival.com/survival/tinder-kindling-start-a-fire.html