PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As sapatilhas são essenciais no guarda-roupa de qualquer menina. Elas podem ser usadas com quase qualquer roupa e deixar o look chique, fofo ou romântico. Infelizmente, pode demorar um pouco para que elas se tornem confortáveis o suficiente. Este artigo irá mostrar algumas maneiras simples de lacear as sapatilhas, deixando-as mais confortáveis.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando sacolas de plástico e gelo

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] Elas precisam ser grandes o suficiente para preencher as sapatilhas. Este método funciona para sapatos que são um pouco apertados na área do dedo do pé.
  2. Empurre-as para a área dos dedos. Para evitar vazamentos de água, coloque o saco dentro de outro antes de colocá-los dentro do sapato.
  3. Caso esteja enojado com a ideia de deixá-las no congelador, coloque-as em sacos de plástico primeiro.
  4. À medida que resfria, ela expande e estica os sapatos.
  5. Caso estas estejam difíceis de tirar, deixe o gelo derreter um pouco. Você também pode tentar quebrar o gelo com um martelo.
  6. Isso ajudará a manter a forma e garantir que elas não encolham enquanto voltam à temperatura ambiente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando meias e secador de cabelo

PDF download Baixe em PDF
  1. [2] Caso não tenha meias grossas, coloque dois pares de meias normais. Elas ajudarão a lacear as sapatilhas.
    • Este método funciona melhor para os sapatos que estão apenas um pouco justos.
    • Tenha cuidado com este método. Se as solas forem coladas, o calor do secador de cabelo pode fazer com que a cola enfraqueça e as solas soltem ou descasquem. [3]
  2. Concentre-se nas partes apertadas, como nos dedos dos pés. O calor ajudará a amolecer o material e deixá-lo mais flexível. [4]
  3. Elas parecerão ainda mais justas do que antes, mas depois de laceá-las, vestirão bem.
  4. Mexa os dedos do pé de vez em quando para ajudar a afrouxá-los ainda mais. À medida que os sapatos esfriarem, eles manterão a forma do seu pé. Isso pode demorar um pouco. Seja paciente e não os tire até que tenham esfriado completamente.
  5. Elas estarão um pouco mais largas do que antes e mais confortáveis de usar. Caso ainda estejam muito apertadas, repita todo o processo novamente. [5]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Laceando com um alargador

PDF download Baixe em PDF
  1. Dependendo do material deles, você precisará umedecer ou aquecê-los. Este método funcionará para a maioria dos materiais, incluindo sintéticos. Tenha em mente, no entanto, que o couro estica mais do que tecidos sintéticos, como vinil e pano. [6]
    • Umedeça as sapatilhas. A água quente funciona melhor, mas pode manchar ou descolorir o couro. Prefira um spray para lacear ou um condicionador de couro.
    • Aqueça as sapatilhas de vinil ou uretano com um secador de cabelo. Tenha em mente que isso pode danificar o material.
  2. Não se preocupe se ele parecer pequeno. Se tiver joanete, laceie esse local no sapato primeiro.
  3. Continue apertando até ver pressão sobre a superfície do sapato. Não estique demais; três ou quatro voltas no botão já terão resultado. Repita o processo se as sapatilhas ainda estiverem justas. [7]
  4. Assim, elas manterão a forma enquanto secam ou esfriam.
  5. Gire os botões no sentido anti-horário até ele voltar ao tamanho original. Em seguida, tire-o do calçado.
  6. Caso ainda estejam muito apertados, repita o processo. Tenha em mente que alguns materiais, principalmente os sintéticos, podem retornar ao seu tamanho original ao longo do tempo. Se isso acontecer, simplesmente laceie-os novamente. [8]
    Publicidade


Método 4
Método 4 de 4:

Usando outros métodos

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria delas laceia por conta própria, principalmente as de couro. Se a sapatilha for só um pouco desconfortável, mas não machucar muito, use-a dentro de casa algumas vezes. Eventualmente, ela afrouxará e ficará mais confortável.
    • Isso apenas laceará o sapato na área do dedo. Não o deixará um tamanho maior.
  2. Passe o álcool no interior das sapatilhas até ficarem bem molhadas. [9] Calce e use-as até secarem. O material molhado se ajustará à forma do seu pé, e manterá essa forma quando secar.
    • Este método é o melhor para lacear os sapatos na área do dedo do pé. Não é bom para alargá-los. [10]
    • Este método funciona melhor em calçados feitos de lona, couro e microfibra.
    • Caso tenha a pele muito sensível, dilua o álcool em um pouco de água primeiro. Você também pode usar somente água para umedecer as sapatilhas.
    • Faça um teste primeiro. Alguns materiais não reagem bem ao álcool isopropílico. [11]
  3. Umedeça todo o sapato com água e preencha o interior das sapatilhas firmemente usando jornal. Deixe-as assim por 24 horas. Molhe-as novamente a cada quatro a oito horas, conforme necessário. Deixe as sapatilhas secarem completamente antes de tirar o jornal e experimentá-las.
    • Caso esteja preocupado com a tinta do jornal que pode manchar o calçado, use sacolas de papel ou papel de pão.
    • Você também pode usar azeite, vaselina ou um amaciante de sapatos, mas saiba que esses produtos podem manchar o sapato. Use o óleo apenas uma vez durante o período de 24 horas.
  4. Um profissional usará suas ferramentas e experiência para lacear as sapatilhas da maneira mais adequada. Normalmente, o alargamento dos sapatos custa entre R$20 e R$35, mas pode variar. Tenha em mente que os sapatos só podem ser esticados cerca de meio tamanho.
    Publicidade


Dicas

  • A maioria dos sapatos laceará com o tempo e com o uso.
  • A sapatilhas geralmente têm a forma menor, pois precisam ficar ajustadas para não saírem do pé. Considere comprar um tamanho maior da próxima vez.
  • Passe um gel protetor de bolhas nos calcanhares e na parte superior dos pés antes de colocar os sapatos.
  • Caso as sapatilhas machuquem demais, use-as com um protetor adesivo de feltro (moleskin) ou micropore. Você também pode suavizar o interior delas usando um cortador de unhas.
Publicidade

Avisos

  • Caso os sapatos machuquem muito, doe-os. Nenhum sapato vale o dano potencial para o pé.
  • O couro é mais fácil de lacear do que os materiais sintéticos. Sapatilhas de vinil, couro sintético, lona, dentre outros, não são tão maleáveis.
  • Não é possível lacear demais um sapato. O máximo é a metade de um tamanho (por exemplo, de 37, passar a ser um 37 ½).
  • Evite cortar o elástico se as sapatilhas vierem com eles. Esse elástico mantém os sapatos nos pés. Caso ele continue machucando os calcanhares, coloque uma tira fina de moleskin ao longo do calcanhar do sapato.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 29 599 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade