PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Abóboras são ingredientes em uma grande variedade de receitas, mas antes de cozinhar uma, é preciso limpá-la bem. Isso também é necessário caso queira esculpir a abóbora para o Halloween. É preciso um pouco de paciência e das ferramentas corretas, mas é bem fácil. Porém, lembre-se que acidentes podem acontecer, por isso é importante fazer tudo com cuidado.

Método 1
Método 1 de 3:

Limpando uma abóbora para cozinhar

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça isso antes de comprar uma abóbora no supermercado e novamente quando chegar em casa. Escolha uma que tenha a mesma cor e textura por toda a casca. Partes mais escuras e moles indicam um processo de apodrecimento. [1]
    • Ao notar partes podres após chegar em casa, corte-as fora antes de cozinhar.
  2. Utilize um pano limpo e áspero caso não tenha uma. Isso ajuda a soltar fragmentos de sujeira e terra, permitindo que você remova quaisquer substâncias nocivas. Não é preciso usar água agora, isso será feito mais tarde. [2]
    • Abóboras podem ser bem grandes, então seja paciente. Lembre-se de escovar toda a casca.
    • Evite escovar com muita força, pois isso pode acabar removendo partes da casca.
  3. Utilize água da torneira, colocando o legume na pia, embaixo da água. Gire o legume para lavar todos os lados. [3]
    • Ao ver que ainda há sujeira na casca, esfregue gentilmente com os dedos ou um pano limpo.
  4. Assim que a superfície estiver limpa, corte a abóbora ao meio usando uma faca bem afiada. Faça isso devagar e mantendo os dedos longe da lâmina para evitar acidentes. [4]
  5. Uma colher ralador, como aquelas utilizadas para raspar cocos, é uma das melhores opções para remover sementes de abóbora. Uma concha de sorvete também serve. Raspe a parte interna de cada metade com a colher e remova todas as sementes. [5]
    • Sem nenhuma semente, a abóbora está pronta para ser cozida.
    • Ao esculpir uma abóbora, é preciso garantir que as paredes internas estejam bem lisas e uniformes. Isso não é necessário se limpá-la para cozinhar. Não se preocupe muito se os lados não estiverem uniformes. Basta remover todas as sementes.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Removendo as sementes para esculpir

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo que ela não seja usada para comer, ainda deve ser examinada antes de ser esculpida. É preciso limpá-la bem. [6]
    • Remova quaisquer partes moles ou mofadas com uma faca.
    • Limpe bem a abóbora com uma escova ou um pano limpo e áspero. Depois, lave com água corrente para remover a sujeira.
  2. Algumas pessoas gostam de guardá-las na geladeira. Deixe-a descansar até atingir a temperatura certa, usando as mãos para testar a temperatura. É mais fácil esculpir assim.
  3. É bem mais fácil e mais seguro fazer um buraco no fundo dela, mas a tradição é fazer um no topo. Ao fazer um furo no fundo, é possível alisar o interior onde depois você colocará uma vela. Isso reduz o risco de a vela virar, o que pode causar um incêndio.
    • Vire a abóbora de lado e use uma faca para traçar um buraco no fundo. Ele deve ser grande o suficiente para que você possa colocar a mão. Utilize uma faca menor para cortar o buraco com cuidado e depois a utilize para remover o fundo.
    • Utilize a faca para retirar o fundo da abóbora. Remova as sementes e fibras presas ao fundo da abóbora, tentando deixar a base bem nivelada. A ideia é fazer uma base segura na qual você colocará uma vela.
  4. Agora é possível acessar o interior da abóbora e remover as sementes. Uma colher, particularmente uma colher ralador, é bem melhor. Kits para esculpir frutas e legumes geralmente vêm com uma colher dessas, mas uma concha de sorvete também serve. Algumas pessoas, no entanto, preferem usar os dedos para remover as sementes.
    • Retire todas as sementes utilizando as mãos ou uma colher. Garanta que nenhuma semente tenha ficado dentro da abóbora quando terminar.
    • Guarde as sementes caso planeje assá-las mais tarde.
  5. Utilize uma ferramenta para modelar argila, que geralmente vem com um kit para esculpir frutas e legumes, para alisar as paredes internas da abóbora. Essa ferramenta também pode ser comprada em uma loja de artesanato. Passe a ferramenta nas paredes internas da abóbora, removendo fibras e deixando a superfície lisa.
    • Após raspar o interior, haverá muita fibra e líquido da abóbora nas laterais. Remova tudo com uma colher.
  6. Assim que tiver limpado a abóbora, coloque o fundo de volta. Não deve ser muito difícil: basta colocar de volta e pressionar um pouco com as mãos. Você pode cortar outro, de tamanho semelhante, no topo, próximo do talo. Agora a abóbora está pronta para ser esculpida para o Halloween.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Adotando medidas de segurança

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao mexer com facas, tenha cuidado. Garanta que o local onde vai esculpir é seguro para evitar ferimentos. [7]
    • Trabalhe em uma área bem iluminada. É preciso boa iluminação para ver o que está fazendo e evitar acidentes.
    • A superfície onde você corta a abóbora deve estar seca. Também garanta que as ferramentas estejam secas.
  2. Não precisa ter pressa ao preparar uma abóbora, seja para cozinhar, seja para esculpir. Cortar rápido demais pode fazer com que a mão deslize e causar lesões. Tenha paciência ao esculpir e sempre trabalhe devagar. Você não quer se machucar. [8]
  3. Mesmo ao tomar todos os cuidados, acidentes acontecem. Aa rápido para prevenir complicações caso se machuque ao cortar uma abóbora. [9]
    • Utilize um pano limpo para aplicar pressão à área ferida. Geralmente, um corte para de sangrar entre 5 ou 10 minutos.
    • Procure um médico imediatamente caso não pare de sangrar ou ao notar outros sinais, como dormência. Você pode precisar de pontos ou outros cuidados médicos.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 044 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade