PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os livros são objetos deveras intrigantes. Eles conectam nosso ser físico à realidade armazenada dentro de suas páginas, funcionando com memórias, lições e muito mais, além de conterem histórias simples, voltadas às crianças, até tramas intrigantes com muita tecnologia, hackeamento, fantasia e diversos temas complexos. Há várias formas de tratar e cuidar dos livros, independentemente de ter uma coleção de obras raras ou apenas por desejar manter os seus em boas condições. Aprender como manusear, cuidar e armazenar seus livros vai ser muito útil para que permaneçam na condição ideal para a preservação de suas memórias, sua importância e sua qualidade.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Manuseando e cuidando dos livros

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso vai evitar danos, acidentes, manchas permanentes e que apenas o mínimo de desgaste ocorra com eles. Lave bem as mãos antes de pegá-los e não deixe nenhum líquido ou alimento por perto ao ler ou arrumá-los para evitar prejuízos.
    • Não use saliva para trocar as páginas, e sim uma esponja úmida. [1]
    • Use luvas de algodão ao manusear livros raros, velhos ou frágeis.
  2. Eles podem fazer com que o encadernamento ou a cola na lombada do livro enfraqueçam, além de estragarem as páginas. Por fim, o risco de rasgar, arrancar ou danificar as páginas durante a leitura será bem menor.
    • Tente usar um pedacinho de barbante ou fita de seda como marcador de páginas, evitando qualquer prejuízo maior às páginas.
    • Quem preferir usar o mesmo marcador de páginas poderá colocá-lo dentro de um envelope estéril e deixá-lo perto do livro, ou dentro do encarte dele. [2]
    • É melhor não dobrar o canto da página para que elas não sofram danos irreversíveis. [3]
  3. Tanto os livros de brochura quanto os de capa dura são encadernados com um agente adesivo, costuras ou uma combinação de ambos; quanto mais você forçar a abertura de um livro, mais desgaste a lombada e a encadernação vão sofrer.
    • Tenha cuidado ao abrir as obras de capa dura, já que a lombada é bem rígida e mais suscetível a se desprender. [4]
  4. Elas sofrem uma deterioração natural com o passar do tempo, podendo ficar bem frágeis e “quebradiças”; seja delicado ao virá-las para não rasgar, dobrar ou “enrugar” páginas ou encadernamentos mais frágeis.
  5. Com isso, evita-se muita pressão sobre as páginas e o encadernamento. Quando for desconfortável lê-lo com as ambas, seja pela fragilidade, peso ou tamanho, coloque o livro na mesa ou use seu colo para dar maior apoio.
    • Não dobre os livros de durante a leitura. É difícil fazer com que voltem ao formato normal e é bem provável que a lombada sofra grandes danos. [5]
    • Você pode ler uma cópia da obra se continuar interessado nela, mas não quiser mais causar um desgaste pior, preservando-a.
  6. Não importa a razão — pode ser a primeira edição de uma publicação ou aquela pelo qual possui valor sentimental —, essa será a melhor opção para conseguir consertar uma obra já danificada.
    • Especialistas em conservar livros possuem diversos recursos para preservar materiais históricos, realizar o encadernamento e consertos gerais. Faça uma pesquisa para saber onde encontrar o serviço em sua cidade; veja essa página e esse link para moradores de São Paulo-SP . [6] [7]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Armazenando livros

PDF download Baixe em PDF
  1. Procure não deixar que fiquem apertados ou apoiados uns nos outros, já que há risco de causar avarias estruturais, empenar os exemplares e causar e outros danos. Todas as obras de tamanho e comprimento igual devem ficar próximas umas às outras na estante para não forçar a lombada.
    • Armazená-los na horizontal também funciona. No entanto, o ideal é que você coloque o mínimo de peso possível sobre eles.
    • Ao remover um livro da estante, segure-o pelo meio da lombada para não causar prejuízos nem à parte superior quanto a inferior dela.
  2. Controlar o local em que são armazenados permitirá que a qualidade seja preservada, já que tanto os raios solares quanto o calor e a umidade são prejudiciais à estrutura e encadernamento do livro, além do bom estado das páginas.
    • A umidade pode fazer com que haja desenvolvimento de bolor nos livros. Quem mora em locais com alto índice de umidade pode perceber o surgimento desses fungos nas obras; basta passar um pano bem seco e deixar o objeto ser banhado pelo sol por 30 a 45 minutos. Lembre-se de não o deixar mais do que esse tempo, ou pode haver um desgaste da capa. [8]
    • É melhor levar o livro a um especialista em conservá-los, principalmente se ele for muito frágil ou raro.
  3. Faça a higienização periódica para evitar o desgaste natural, aumentando a qualidade do armazenamento deles. Tirar o pó diminui o “envelhecimento” permanente da capa e das páginas.
    • Sempre limpe o pó dos exemplares a partir da lombada e na direção das bordas para que a sujeira não acabe ficando acumulado no dorso das obras. [9]
    • Não guarde os livros em sacolas plásticas. Eles precisam “respirar”, e o plástico facilita o desenvolvimento de mofo e o enrugamento das páginas. Recomenda-se comprar uma caixa especializada para armazená-los ou envolvê-los em um pano sem componentes ácidos.
    Publicidade

Dicas

  • Manuseie livros importantes e valiosos com todo o cuidado do mundo.
  • Sempre armazene as obras em um lugar seguro, sem materiais que podem ser perigosos a eles, para mantê-los em máxima qualidade.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 704 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade