PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Correr é uma das melhores formas de ficar em forma, mas não é exatamente um esporte glamouroso e elegante. Todo mundo fica suado, descabelado e desarrumado. Por sorte, você só precisa ler as dicas deste artigo para aprender a correr sem sacrificar a boa aparência física, com equipamentos de qualidade e o devido preparo. Comece a ler para saber o que fazer!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Otimizando a sua técnica de corrida

PDF download Baixe em PDF
  1. Muita gente não percebe, mas começa a correr com os ombros para cima quando está se cansando. Isso não só dificulta o exercício, mas também faz qualquer pessoa parecer tensa e desconfortável. Concentre-se nessa região o tempo todo. [1]
    • Como dito acima, muita gente faz isso com os ombros sem perceber . Fique de olho nos seus movimentos para nunca passar do ponto. Relaxe a região quando você for expirar.
  2. Você vai acabar "arrastando" os pés se não tiver um condicionamento físico muito bom ou começar a ficar cansado. Portanto, tente sempre fazer todo o movimento com os pés para não ficar desleixado na corrida. Não precisa levantar tanto, mas só manter o mesmo nível de energia. [2]
    • Você vai dar a impressão de que tem muita energia e está curtindo a atividade física.
  3. Muita gente fica de cara fechada quando está correndo — o que é compreensível, já que o exercício pode ser difícil. Por outro lado, tente relaxar os músculos do rosto e ficar com uma expressão mais simpática. [3]
    • Respire fundo e em um ritmo consistente, sem perder o controle.
    • Se notar que está ficando com o rosto tenso, é porque você está gastando energia demais. Relaxe a região para ficar ainda mais animado com o exercício.
  4. Você pode até achar que dar passos mais largos é eficaz, mas não adianta tentar "pular" e manter uma boa aparência ao mesmo tempo. Encontre um ponto de equilíbrio, com passos nem muito longos e nem muito curtos, para também não gastar energia à toa. [4]
    • O ideal é tocar o chão com os pés 180 vezes a cada 60 segundos. Se necessário, comece a contar quantas vezes você faz isso em 15 segundos e multiplique esse valor por quatro.
  5. Eis outro erro que muitos corredores cometem: colocar o pé no chão pelo calcanhar, e não pela ponta. Concentre-se em fazer o movimento certo para não parecer desengonçado. Essa não só é a técnica correta, mas também deixa qualquer pessoa mais "arrumada". [5]
    • Você vai dar a impressão de que está relaxado e cheio de energia.
  6. Muitas pessoas mexem os braços de forma desengonçada quando estão correndo, principalmente quando ficam cansadas. O certo é você flexionar os membros pelos cotovelos e fazer movimentos naturais. Além disso, mexa-os só para frente e para trás, e não para os lados, para não gastar energia (e nem parecer louco). [6]
    • Você também pode ficar com uma boa aparência se aprender a conservar energia enquanto corre.
    • Os seus cotovelos não precisam ficar flexionados em um ângulo perfeito de 90°. O importante é que eles fiquem relaxados.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escolhendo bons equipamentos para correr

PDF download Baixe em PDF
  1. Use cores que acentuem o seu tom de pele . A maioria das roupas esportivas ou atléticas é feita de cores bem claras — para que a pessoa fique mais visível nas vias, ainda mais quando está escuro. Essas peças até são legais, mas nem sempre caem bem no corpo de acordo com o tom de pele. Por exemplo: se a sua pele tem tom escuro, use uma peça neon; nesse caso, cores mais escuras podem ficar "invisíveis" no seu corpo. O oposto vale se a sua pele é clara. [7]
    • Por motivos de segurança, use pelo menos uma peça de roupa que chame a atenção (seja pela cor clara ou forte), como branco ou lavanda.
    • A área mais importante para essa combinação é o rosto, já que o tom de pele é menos importante no tronco e nos membros. Você pode usar leggings ou shorts de cores mais chamativas, por exemplo.
  2. Correr com tênis velhos e desgastados é uma experiência desagradável (e não deixa ninguém bem na fita). Como o seu objetivo é praticar a atividade de forma adequada e manter uma boa aparência, invista em um belo par de tênis de corrida. Compre acessórios de cores neutras para não haver conflito com a sua roupa. [8]
    • Você também pode tentar comprar todas as roupas de uma cor só, incluindo os tênis.
    • Não se esqueça das meias de corrida! Toda loja de artigos desportivos tem essas peças, que deixam os pés arejados e confortáveis. Compre meias que cheguem aos tornozelos e não mostrem pele demais em cima do tênis em si.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Tyler Courville

    Maratonista Profissional
    Taylor Courville é embaixador da marca Salomon Running. Participou de 10 ultramaratonas e corridas de montanha nos Estados Unidos e no Nepal e venceu a Crystal Mountain Marathon em 2018.
    Tyler Courville
    Maratonista Profissional

    O conforto dos tênis é muito mais importante que o estilo . O maratonista Tyler Courville afirma: "É importante saber de quanto suporte você precisa e quanto quer . Se o seu pé é cavo, compre tênis com mais suporte. Se ele é chato, use tênis mais baixos e adequados".

  3. Ninguém fica bonito quando corre com bermudas ou calças velhas e rasgadas. Portanto, invista em uma peça de tamanho certo e feita de materiais elásticos. Você vai ficar mais confortável e arejado e menos suado. [9]
    • Se você não curte muito as suas pernas e não gosta de usar roupas muito justas, compre uma calça que seja um pouco mais folgada. Só não exagere, pois é mais difícil (e até feio) correr com a calça voando pelos lados.
    • Você pode comprar uma calça da cor que quiser, mas é mais fácil escolher tons neutros, como preto e cinza, que combinem com praticamente qualquer outra cor de roupa.
    • Se você comprar uma calça cinza, lembre-se de que essa cor mostra os pontos de suor mais do que as outras. Portanto, escolha algo preto para evitar esse problema.
  4. Mais uma vez, não use nada velho e feio para correr. Nesse caso, é melhor comprar uma camiseta ou regata nova. Muitas marcas de artigos desportivos fazem peças bem estilosas e que absorvem o suor, o que é ideal para quem gosta de correr com uma boa aparência. [10]
    • Se você é inseguro em relação ao tamanho do seu corpo, compre peças mais folgadas, que estão ficando cada vez mais populares. Elas não grudam na pele e deixam qualquer pessoa mais tranquila com a própria aparência.
    • Compre camisetas de cores que combinem com o seu tom de pele.
  5. O sutiã esportivo é indispensável, não importa o tamanho dos seus seios. Ele não só deixa o corpo mais confortável, mas também melhora a aparência como um todo. [11]
    • Se você nunca usou um sutiã esportivo, vá a uma loja de artigos desportivos e peça ajuda a alguma vendedora para saber mais sobre os tipos e tamanhos. Isso é ainda mais importante se os seus seios são grandes, já que correr pode ser um pouco desconfortável e até perigoso.
  6. Muitas empresas vendem roupas íntimas feitas especificamente para quem pratica esportes. Essas peças contêm o suor e ajudam a evitar certos tipos de desconforto. Além do mais, há shorts e calças que já têm essas peças integradas. [12]
  7. Ter um bom par de óculos de sol é uma benção. O acessório protege a visão e, assim, você não vai ter que fechar os olhos enquanto corre e acabar ficando com a cara fechada. Como as peças listadas acima, muitas empresas fazem óculos especiais para correr. Experimente vários tipos e formas até encontrar o par ideal. [13]
    • Não use óculos de sol comuns para correr. Muitas vezes, eles ficam escorregando do nariz por causa do suor. Isso é chato e também deixa qualquer pessoa irritada.
  8. Quando você se preparar para correr, dê uma última olhada no espelho. Imagine o que gostaria de ver e se o look está ajudando ou atrapalhando.
    • Não se esqueça de dar essa olhada no espelho. Às vezes, achamos que um conjuntinho ficaria ótimo na nossa cabeça, mas a realidade acaba bem diferente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando da pele e do cabelo

PDF download Baixe em PDF
  1. Você precisa passar um protetor solar com FPS adequado sempre que for sair de casa. Aplique cerca de 60 ml do produto à pele — o bastante para encher um copinho de shot. Passe no rosto, em cima das orelhas e em todas as regiões que vão ficar expostas.
    • Lembre-se de que os raios de sol ainda fazem mal à pele mesmo em dias nublados.
    • Você pode também comprar um hidratante que tenha FPS para se proteger e cuidar da aparência ao mesmo tempo.
    • Acrescente um pouco de pó iluminador ao protetor solar antes de passar na pele para deixar a região reluzente.
    • Não se esqueça do cabelo! Não é ideal passar protetor solar diretamente na área, mas existem produtos feitos especificamente para proteger os fios dos efeitos do sol.
  2. A menos que o seu cabelo seja curto, você tem que encontrar alguma forma de evitar que ele fique pulando no seu rosto. Por exemplo: se você tem franja, prenda-a para trás para ela não grudar na sua testa com o suor. Para isso, use alguns acessórios discretos. [14]
    • Se o seu cabelo é liso e longo, faça um rabo de cavalo para não passar calor na nuca. Você também pode fazer uma trança para controlar melhor os fios.
    • Se o seu cabelo é cacheado, faça um coque e use grampos para prender as mechas mais rebeldes.
    • Você pode até usar tiaras de tecido para conter o suor e o cabelo.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Clare Flanagan

    Ex-Competidora de Corrida
    Clare Flanagan é uma ex-competidora de corrida da Primeira Divisão da NCAA. Pratica o esporte há mais de uma década, vencendo seis Campeonatos Estaduais de Categoria A em Minnesota, batendo o recorde em corridas de 1.600 metros e se classificando para a Nike Cross Country Nationals.
    Clare Flanagan
    Ex-Competidora de Corrida

    A nossa aparência física diz muito sobre o que sentimos em relação ao nosso corpo . Clare Flanagan, ex-maratonista profissional, afirma: "Na minha escola, o time de cross-country tinha um mantra: ' Cuide da sua aparência para se sentir bem e correr bem' . No caso da equipe feminina, umas faziam tranças nos cabelos das outras e todas usavam peças parecidas nos dias de prova. No meu caso em particular, eu fazia as unhas, usava o meu sutiã esportivo favorito e até passava um pouco de maquiagem. Eu me sentia poderosa e pronta para o desafio!"

  3. O ideal é que você consiga ficar com uma boa aparência enquanto corre, mas sem ter que exagerar. Não encha o rosto de maquiagem, ou o seu desespero vai ficar óbvio. Passe um rímel à prova d'água, um hidratante com FPS 20, um protetor labial de cor clara e um delineador também claro e impermeável. [15]
    • Compre um protetor labial com FPS para não queimar a boca.
    • Passe um hidratante com a cor da sua pele. Assim, ela vai ficar natural e protegida ao mesmo tempo.
    • Não passe uma base pesada. Você vai suar enquanto corre e o produto vai acabar escorrendo pela sua pele, deixando marcas óbvias. Além do mais, ele vai entupir os seus poros e causar crises de cravos e espinhas!
    Publicidade

Dicas

  • Use roupas que caiam bem em você. Não adianta correr usando um conjuntinho desconfortável — isso estraga a atividade inteira e fica óbvio até na sua expressão facial. É mais importante ficar confiante e confortável.
  • Não se esqueça de passar desodorante antes de correr! Ninguém merece sentir o mau cheiro dos outros por aí (mesmo que eles estejam arrumados).
  • Use algo que deixe você confortável em todos os sentidos, por fora e por dentro.
Publicidade

Avisos

  • Não sacrifique a sua segurança pela estética. Se você for correr à noite, use roupas de cores claras e, se possível, que reflitam as luzes. Assim, as pessoas a enxergarão melhor na rua.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 543 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade