Baixe em PDF
Baixe em PDF
Por mais ultrapassado que pareça, alguns pais ainda seguem regras bem rígidas quando o assunto é o relacionamento amoroso das crias. E para alguém namorar a filha, essas pessoas exigem que o garoto interessado peça permissão. Não é que eles estejam vivendo no século passado, é apenas uma preocupação normal. O que eles querem mesmo é conhecer o candidato a namorado para avaliar a índole e observar se o cara é mesmo de confiança. Você está passando por uma situação parecida? Dê o seu melhor para causar uma impressão positiva e, educadamente, peça a permissão deles para namorar a garota. Siga todas as regras, mesmo que eles digam “não”.
Passos
-
Converse pessoalmente com os pais da menina. Demonstre respeito fazendo uma visita especial. Antes de ir, veja com a moça se ela acha uma boa ideia você participar de um jantar em família. Essa pré-aprovação vai ajudar a aliviar a tensão. [1] X Fonte de pesquisa
- “Mãe, pai, o Júlio pode vir jantar com a gente na quarta-feira? Ele quer se aproximar mais de vocês e conversar sobre a possibilidade de eu e ele sairmos juntos” é um exemplo do que ela pode falar. Com essa ideia plantada, os genitores vão poder pensar um pouco mais no assunto e você evita pegá-los de surpresa ao pedir permissão para namorá-la. [2] X Fonte de pesquisa Sendo você uma presença familiar e de confiança na casa, eles vão se sentir mais seguros diante do seu interesse em manter uma relação amorosa com a filha deles.
- Chegar de surpresa para jantar pode ser um pouco mais complicado. Por mais gentil e simpático que você seja, ainda assim vai ser um estranho dentro de casa.
-
Invista na boa aparência. Uma roupa conservadora é a melhor escolha. Pense no que você usaria para jantar com sua avó ou para ir à igreja e vista-se de acordo para ir à casa da sua amiga. Tente causar uma boa primeira impressão. [3] X Fonte de pesquisa
- Tome um bom banho antes de ir e se arrume com esmero.
-
Apresente-se. Diga seu nome, sorria com sinceridade e cumprimente-os com um aperto de mão bem firme. Refira-se a eles como “Senhor” e “Senhora”, a menos que eles peçam para deixar as formalidades de lado. Você também pode usar “Seu” e “Dona” antes do primeiro nome, que são formas de tratamento mais informais e comuns, mas igualmente respeitosas.
- Caso já os tenha visto em outras ocasiões, diga “Oi, Seu João e Dona Maria, é um prazer vê-los novamente. Obrigado pelo convite para vir jantar aqui”.
- Se for a primeira vez, diga “Seu João e Dona Maria, muito prazer em conhecê-los. Eu sou o José Guimarães”.
- Ofereça um aperto de mão firme, olhe-os nos olhos e mantenha a postura sempre reta. [4] X Fonte de pesquisa
-
Deixe que eles guiem a conversa. É bem provável que os pais da moça tenham várias perguntas para fazer. Cuidado para não acabar contando muita vantagem durante o papo, apenas deixe fluir naturalmente. Se eles estiverem preocupados ou curiosos em relação a algum assunto específico, com certeza vão perguntar.
- Questionamentos sobre sua família, amigos, objetivos e interesses certamente vão surgir.
- Mencione qualquer coisa que possa mostrar o tipo de pessoa responsável e confiável que você é. Trabalhos voluntários, envolvimento com a igreja, emprego e prática de atividades extracurriculares são coisas que podem atestar sua boa índole.
- Diga algo como “Atualmente eu trabalho como assistente em uma escolinha de futebol e faço parte da equipe de natação da escola. Nas férias vou trabalhar como recreador na colônia de férias de um clube”.
-
Seja educado, mas genuíno. Não encare a situação como uma entrevista formal de emprego. Responda aos questionamentos com um tom de voz tranquilo e amigável, e demonstre interesse neles fazendo algumas perguntas também. Querer saber mais sobre alguém que você está conversando pela primeira vez é uma maneira educada e gentil de causar uma boa primeira impressão. [5] X Fonte de pesquisa
- Alguns exemplos de perguntas a fazer: “Há quanto tempo vocês moram aqui?” ou “Vocês cresceram neste bairro?”. Outra coisa que pode conquistá-los é perguntar algo relacionado a algum interesse: “Seu João, acho que o senhor trabalhou na categoria de base da Chapecoense na mesma época do meu pai, não foi?”.
- Deixe a conversa seguir uma via de mão dupla. O papo não pode ser um monólogo, nem de sua parte nem por parte dos pais da menina.
- Evite se distrair com o telefone. É de uma falta de educação extrema ficar olhando o celular enquanto alguém está falando com você. Coloque o aparelho no silencioso e guardado no bolso. [6] X Fonte de pesquisa
-
Fale sempre a verdade. Se você acha que os pais da garota têm uma imagem negativa sua, converse abertamente com eles sobre isso. Seja sincero, mesmo que isso signifique admitir algo que você fez de errado. É mais fácil conseguir conquistar a confiança de alguém assumindo um erro do que contando uma mentira. [7] X Fonte de pesquisa
- Se eles perguntarem de algum deslize do passado, fale sobre o que aprendeu com esse erro: “É verdade, eu fui um dos alunos que levou uma suspensão por fazer uma brincadeira de mau gosto com os novatos no ano anterior. Não me orgulho do que fiz, até me sinto envergonhado em falar nesse assunto, mas já me desculpei com eles e me ofereci como voluntário nos projetos da escola com a comunidade para tentar me redimir”.
-
Se possível, tente se tornar uma presença familiar e positiva para os pais da garota antes de fazer seu pedido. O ideal é se habituar à família da garota antes mesmo de pensar em pedi-la em namoro. Combine com ela para organizar um encontro entre amigos em casa ou convidar você (e outros colegas) para algum evento em família. Dessa forma, você vai começar a se familiarizar e se tornar um rosto conhecido entre todos. Quando chegar o momento de pedir permissão para namorá-la, a família já vai conhecer você de outras ocasiões.
- A melhor forma de se mostrar como uma influência positiva é ir à casa da sua amiga para estudar. Investir seu tempo e concentrar os esforços nos estudos é uma maneira de provar que você é uma pessoa madura e responsável.
Publicidade
-
Esteja certo de que o interesse é mútuo. Deixe os pais da sua amiga cientes de que ela também está a fim de namorar você, mas que vocês decidiram conversar com eles antes para ter a certeza de que aprovariam.
- Diga “A Lúcia me falou que era importante para ela que vocês me conhecessem antes de a gente começar a sair juntos. Eu a respeito muito, por isso vim aqui conversar e pedir permissão para namorá-la”.
- Mostre que tem consciência de que a decisão é da filha deles também, dizendo algo como “Achei importante pedir para conversar com vocês, mas sei que a decisão cabe a ela”.
-
Exponha os motivos de querer namorar a filha deles. Fale o que você gosta na personalidade da garota e porque está a fim de sair com ela. Mencione as coisas que vocês dois têm em comum e ressalte o valor de um bom relacionamento. [8] X Fonte de pesquisa
- Diga “Eu e a Ana acabamos nos aproximando muito nos ensaios para a abertura dos jogos internos. Ela é uma pessoa muito divertida, e acho que o que nos aproximou mais foi nosso interesse em comum pela cultura geek”.
- Não mencione os atributos físicos da moça, atenha-se apenas à personalidade dela. Dizer que está interessado porque ela é gostosa vai fazer você ser expulso da casa dos pais dela rapidinho!
-
Peça a permissão deles. Depois de se apresentar e expor os motivos para namorar a menina, é hora de fazer a grande pergunta. Mantenha a calma e a boa educação, e não se esqueça de mencionar para onde planeja levá-la no primeiro encontro. [9] X Fonte de pesquisa
- Um exemplo do que você pode dizer é “Eu gostaria muito de conhecer melhor a Emily, e acho que ela sente o mesmo. Temos a permissão de vocês?”.
- Ou “Estava pensando em vir buscar a Bia para ir comigo para a abertura dos jogos do colégio na próxima semana, e depois da cerimônia irmos lanchar em uma confeitaria que acabou de abrir. No máximo às 21:30 já vamos estar de volta. Tudo bem?”.
- Se eles parecerem relutantes para deixar a garota sair sozinha com você, sugira uma saída junto com um grupo de amigos, mencionando algumas pessoas que eles já conhecem. “Eu e uma turma da igreja vamos sair para jantar na próxima semana. Acho que vocês conhecem a Laura e o Joaquim, que também fazem parte do grupo de jovens. Adoraríamos ter a companhia da Jô!”.
-
Aceite as condições impostas. Acolha a decisão que eles tomarem, seja ela qual for. Se não concordarem com o que você tiver proposto, educadamente pergunte os motivos. [10] X Fonte de pesquisa
- Eles podem achar que a menina ainda é muito nova para namorar. Nesse caso, pergunte se eles concordam que ela saia com você e mais um grupo de amigos.
- Uma condição que eles podem impor é que vocês não voltem tarde. Concorde e diga “Sem problemas! Meus pais exigem que eu esteja em casa às 22:00. Esse horário funciona para vocês ou preferem que ela chegue um pouco mais cedo?”.
- Se essa for a primeira vez que você conversa com eles, pode ser que os pais da sua amiga queiram conhecê-lo um pouco melhor. Para busca uma saída, diga “Temos uma prova na próxima semana. O que acham de eu vir aqui no domingo para estudar junto com a Tereza?”.
- Em uma negativa, pergunte se eles estão abertos a conversar sobre o assunto dentro de alguns meses. Aceite que você vai precisar esperar um pouco para conseguir namorar a moça, mas pelo menos vai poder se encontrar com ela como amigo na escola e em outras circunstâncias sociais.
Publicidade
-
Mantenha sua palavra. Mostre que você é digno de confiança seguindo os limites impostos pelos pais da menina e cumprindo as promessas feitas a eles. Com o tempo, ao perceberem que você é uma pessoa responsável, talvez você e sua namorada conquistem um pouco mais de liberdade. [11] X Fonte de pesquisa
- Vá ao lugar combinado. Você a buscou em casa dizendo que ia levá-la ao cinema? Vá ver o filme no horário acordado com eles. Não desvie a rota e nem aproveite para fazer outra programação. Se os pais da garota descobrirem que você anda mentindo, corre o risco de eles exigirem o fim dessa relação.
- Cumpra horários. Leve-a de volta para casa no horário programado. No caso de um imprevisto (muito trânsito, por exemplo), ligue para avisar o motivo do atraso. Em outra oportunidade, saia mais cedo ou prefira levar sua gata a um lugar onde vocês possam ir caminhando.
- Busque alternativas seguras de locomoção. Avise sobre o meio de transporte que vai usar. Se eles acharem que não é seguro você ir dirigindo, por exemplo, dê a sugestão de ir de ônibus ou pegar um táxi, sem argumentos!
-
Forneça suas informações de contato. Além de dar o número do seu telefone, tente atender às ligações e responder mensagens rapidamente. Forneça também seu endereço e o número de telefone dos seus pais, para que eles tenham outras maneiras de entrar em contato com você em uma necessidade. [12] X Fonte de pesquisa
- Peça aos seus pais para conversarem com os genitores da moça. Oriente-os a falarem sobre como você é uma pessoa bacana.
- Caso tenha problemas com seus pais, peça a outro adulto de confiança para ligar para os pais da menina e falar um pouco sobre a sua personalidade.
-
Evite fazer coisas erradas. Respeite os limites impostos, mesmo que não concorde com eles. Se os pais da sua amiga pegarem vocês fazendo alguma bobagem, vai ser muito difícil para você reconquistar a confiança deles e continuar a relação. [13] X Fonte de pesquisa
- É a garota quem está sugerindo alguma façanha? Não entre na onda. Fale sobre a importância de ela manter uma relação honesta com os pais. Diga algo como “Olha, eu gosto muito de você, mas a gente tem que respeitar as regras dos seus pais. Você não acha que é melhor conversar com eles?”.
-
Dedique-se nos estudos. Os pais tendem a confiar mais nos alunos exemplares. Continue se esforçando e tirando boas notas, e incentive a gata a fazer o mesmo. Os limites impostos são mais inflexíveis quando a pessoa vai mal no colégio.
- Ofereça-se para ir à casa dela estudar para as provas. Escolham um cômodo onde os pais da sua amiga possam ficar de olho em vocês.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/surviving-your-childs-adolescence/201402/adolescence-and-gaining-parental-permission
- ↑ http://counselingmn.com/how-to/how-to-get-your-parents-to-say-yes/
- ↑ http://www.primermagazine.com/2013/live/what-to-do-when-meeting-her-parents
- ↑ http://www.forbes.com/sites/yec/2011/11/02/5-ways-to-make-a-killer-first-impression/#3ba7914910ce
- ↑ http://www.forbes.com/sites/yec/2011/11/02/5-ways-to-make-a-killer-first-impression/# 3ba7914910ce
- ↑ http://www.primermagazine.com/2013/live/what-to-do-when-meeting-her-parents
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/happiness-in-world/201402/why-be-honest
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/surviving-your-childs-adolescence/201402/adolescence-and-gaining-parental-permission
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/surviving-your-childs-adolescence/201402/adolescence-and-gaining-parental-permission
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/surviving-your-childs-adolescence/201402/adolescence-and-gaining-parental-permission
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/surviving-your-childs-adolescence/201402/adolescence-and-gaining-parental-permission
- ↑ http://counselingmn.com/how-to/how-to-get-your-parents-to-say-yes/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/happiness-in-world/201402/why-be-honest
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 149 121 vezes.
Publicidade