PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Podar uma árvore é importante não apenas para ajustar o formato dela, mas também para cuidar da saúde geral deste majestoso símbolo da natureza. Quando se trata de laranjeiras, o mais recomendado é fazer esse processo anualmente. Você tem que escolher a época ideal — de preferência, o começo da primavera — para não expor ou danificar o tronco, as folhas ou os frutos. Aproveite a oportunidade para remover os galhos que estão mortos, quase mortos ou que cresceram em excesso; para isso, use uma tesoura de poda afiada e esterilizada (sem passar de 20% do total deles). Com os devidos cuidados, a laranjeira ficará saudável e produzirá bons frutos todos os anos!

O que você precisa saber

  • A melhor época para podar laranjeiras costuma ser o início da primavera, entre setembro e outubro. Elas não precisam de tanta manutenção em outros momentos do ano .
  • Comece a poda removendo os galhos que estão mortos ou morrendo. Depois, tire os que estão em excesso — mas sem passar de 20% do total .
  • Deixe de 2,5 a 5 cm da base de cada galho que você remover da laranjeira.
  • Se você quiser aumentar a produção de laranjas da árvore, concentre a poda nos galhos que ficam no topo dela. Quanto mais livre estiver a área, maior é a chance de a laranjeira gerar frutos .
Método 1
Método 1 de 3:

Acertando na época da poda

PDF download Baixe em PDF
  1. As laranjeiras costumam amadurecer depois de dois ou três anos. Neste momento, elas começam a produzir frutos e ser mais ou menos autossuficientes. Marque uma data específica no calendário e faça a manutenção da árvore nesta mesma época anualmente. De modo geral, plantas mais jovens precisam de cuidados com mais frequência. [1]
    • Se a laranjeira for jovem, dê uma olhada nela de vez em quando em busca de brotos verticais e galhos em excesso. Espere entre dois e quatro meses enquanto a árvore se recupera de uma poda mais completa.
    • Pode a laranjeira uma segunda vez se ela estiver doente ou danificada de alguma forma. Tente dar mais espaço para os galhos saudáveis crescerem, mas tome cuidado para não exagerar na remoção!
  2. A época ideal para podar laranjeiras em lugares de clima temperado ou tropical é o início da primavera, antes que elas comecem a dar frutos. No Brasil, por exemplo, programe-se para fazer isso entre setembro e outubro. Alguns agricultores preferem deixar o processo para o verão ou o começo do outono, depois que as folhas caem das laranjas. Se for o seu caso, calcule os meses ideais. [2]
    • O clima é considerado temperado quando a temperatura média fica em torno de 10 °C e tropical quando fica em torno de 20 °C, embora os valores específicos possam variar. Boa parte do Brasil é tropical.
    • Quem vive nessas regiões tem muito mais flexibilidade em termos de tratamento das laranjeiras. Certas temperaturas até alteram a frequência com que as árvores produzem novos frutos!
  3. Temperaturas muito baixas podem afetar bastante o crescimento e a poda das laranjeiras (e de inúmeras outras árvores). Se você vive em uma região onde os termômetros chegam a ficar abaixo de zero, programe-se para fazer os ajustes entre novembro e dezembro. As folhas e os galhos velhos vão criar uma espécie de camada isolante na planta até a primavera seguinte. [3]
    • Pode a laranjeira quando a temperatura estiver acima de 4 °C. Por sorte, quase nenhuma região do Brasil costuma chegar a níveis tão baixos! Mesmo assim, se morar no sul, é bom ficar de olho na temperatura.
  4. O ideal é fazer aquela poda mais elaborada, que remove o excesso de galhos, uma vez por ano — na primavera ou no outono. Por outro lado, é possível fazer a manutenção básica da árvore em praticamente qualquer época do ano.
    • A laranjeira provavelmente não vai precisar de tanta manutenção se você for minucioso durante a poda. Mesmo assim, isso ajuda a corrigir o formato da árvore.
    • Retire todos os galhos que você encontrar mortos ou morrendo em qualquer época do ano, mas não corte os que estão saudáveis fora do período certo.
  5. Quando a laranjeira tem menos de dez anos de idade, a poda serve para ajudá-la a crescer mais saudável. Neste caso, remova os brotos verticais do caule uma vez por ano. Em seguida, corte os galhos mais fracos que você achar para que os saudáveis tenham mais espaço para crescer. [4]
    • Corte os galhos na primavera, antes que a laranjeira comece a dar flores. E corte as flores também se a árvore tiver menos de dois ou três anos de idade.
    • No resto do ano, você pode fazer uma manutenção mais leve na laranjeira. Apare as extremidades da copa para ajustar a forma da árvore, mas não tire os galhos saudáveis.
  6. Árvores com mais de dez anos de idade dão muito mais trabalho do que as mais jovens. Mais uma vez, você precisa retirar os galhos mortos e deixar a copa bem exposta à luz do sol. Tire os galhos baixos ou cruzados e ajuste a forma da árvore como um todo. Assim ela vai dar laranjas mais saborosas! [5]
    • Laranjeiras mais maduras não precisam de tanta manutenção constante. Não exagere na hora da poda, e evite remover galhos saudáveis em outras épocas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Podando a laranjeira de leve

PDF download Baixe em PDF
  1. O ideal é que você use uma tesoura de poda com cabos mais longos se os galhos da sua laranjeira têm pelo menos 5 cm de diâmetro. Caso eles sejam menores que isso, dá para usar um podador de mão. Essas duas ferramentas devem bastar, principalmente para quem tem a disciplina necessária para fazer a manutenção da árvore. [6]
    • Dá para remover a maioria dos galhos menores com as mãos.
    • Use a tesoura, o podador ou um arco de serra para remover galhos mais grossos.
  2. Existem inúmeras bactérias capazes de proliferar doenças em laranjeiras e outras árvores. Sendo assim, crie o hábito de lavar as suas ferramentas de poda usando água pura e uma escova com cerdas de metal depois de cada uso. Na vez seguinte, comece passando um pano saturado de álcool isopropílico ou etanol no material. [7]
    • Crie o costume de esterilizar as suas ferramentas após cada poda. Além disso, você pode ainda alternar entre ferramentas diferentes. Por mais que essa não seja a opção mais prática, ela pelo menos ajuda a evitar parte do problema.
  3. Você precisa colocar luvas sempre que for podar a laranjeira. Também é bom usar óculos para proteger o seu rosto de lascas e galhos afiados. Por fim, lembre-se de vestir uma camisa de manga longa e uma calça. [8]
    • Caso você opte por podar ou cortar a árvore usando uma motosserra, coloque um capacete de segurança e abafadores de som nos ouvidos.
    • Não tente podar ou cortar os galhos que ficam acima da sua cabeça. O ideal é remover somente os que chegam à altura dos seus ombros.
  4. Remova todas as flores que você encontrar nos galhos. Isto não causa nenhum problema, visto que laranjeiras jovens não produzem laranjas. Pelo contrário: o processo prepara melhor a planta para gerar bons frutos no futuro. [9]
    • As laranjeiras começam a amadurecer por volta dos dois ou três anos de idade. Nesse ponto, as flores se transformam em frutos por conta própria.
    • Fazer a poda regular de árvores mais velhas acaba eliminando alguns brotos. Por sorte, pode ser que os que restarem deem origem a laranjas ainda maiores!
  5. As laranjeiras não precisam de tanta manutenção. No entanto, tente dar uma boa olhada na árvore de longe e ver se algum ponto dela se destaca do resto da copa. Se acontecer, apare esses galhos para controlar a forma da árvore como um todo. [10]
    • Caso o espaço em volta seja limitado, pode a copa da laranjeira todos os anos para controlar o tamanho dela.
    • Esse tipo de poda não é indispensável, mas ajuda a deixar a laranjeira mais bonita. Remover os galhos mortos e extras é mais importante em termos de saúde.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Terminando a poda mais elaborada

PDF download Baixe em PDF
  1. Dê uma olhada no ponto onde os galhos se conectam ao tronco da laranjeira. Todos eles têm uma área mais grossa perto da base. Faça o corte antes dela para preservar a saúde da árvore em longo prazo. Só tome cuidado para não remover a parte mais espessa em si. [11]
    • Preservar essa parte dos galhos ajuda a acelerar a cicatrização na casca da laranjeira, reduzindo o risco de doenças e outros problemas.
    • No caso dos galhos bifurcados, encontre o ponto onde eles se encontram e faça um corte que preserve pelo menos um deles.
  2. Galhos saudáveis de laranjeiras costumam ter tons de marrom, enquanto os doentes mudam de cor e começam a rachar e apodrecer — gerando riscos de doenças e outros problemas. Tome cuidado imediato dessas partes da árvore, bem como dos galhos que já estão mortos. [12]
    • Espalhe bem os galhos mais expostos da laranjeira para ter uma ideia melhor do que está mais próximo ao tronco. Veja se você encontra algum rachado, descolorido ou quebrado.
    • Certos tipos de descoloração não são fatais para a laranjeira! Pesquise bem antes de tomar decisões mais radicais em termos de poda. Dá para tratar problemas causados por fungos e insetos usando produtos específicos, por exemplo.
  3. Algumas árvores, como a tangerineira, criam de camada de galhos que envolve toda a base e geram certos problemas quando não recebem o devido tratamento. Pode toda a região até não restar nenhum galho a menos de 60 cm do chão. Isto vai evitar possíveis acidentes ou efeitos adversos na planta. [13]
    • Frutas e galhos que encostam no chão acumulam contaminantes, os quais podem levar a doenças. Eles também facilitam a escalada de formigas e outros insetos parasitários.
    • Algumas pessoas preferem cortar todos os galhos baixos de uma vez. A laranjeira pode até ficar mais bonita, mas existe uma desvantagem: muitas das melhores laranjas crescem nessa parte; sem os galhos, elas acabam sendo eliminadas.
  4. Certos tipos de broto costumam surgir em meio aos galhos e ao tronco da laranjeira. Muitos são grossos e verdes, têm folhas grandes e crescem na vertical a partir da base da árvore. Como eles não têm utilidade, é melhor você podar tudo bem na origem. [14]
    • Não deixe esses brotos se desenvolverem, pois eles podem interferir no crescimento dos galhos horizontais (que são muito mais saudáveis).
    • Embora alguns brotos possam produzir laranjas, elas não costumam ser tão saborosas quanto as que saem dos galhos horizontais.
  5. Sem a devida manutenção, os galhos da sua laranjeira vão crescer e começar a interferir uns nos outros. Portanto, busque áreas onde eles estejam se cruzando e apare parte do material. Tente sempre deixar tubo bem espaçado, o que se reflete na produção de frutos melhores. [15]
    • Qualquer árvore está sujeita a desenvolver mais galhos do que consegue suportar. Sendo assim, remover o excesso deles ajuda a deixar a planta e os frutos mais saudáveis.
    • Esse problema é comum entre árvores mais velhas, que se aproximam dos dez anos. A sua laranjeira não vai ter nada do tipo se ela é jovem.
  6. Lembre-se de que a laranjeira não precisa de tanta manutenção — e que qualquer excesso de cuidado pode fazer mal. Siga a regra do ⅓, mas tente não podar mais de 20% dos galhos a cada ano. Caso cuide direitinho da árvore, ela certamente crescerá saudável e dará bons frutos. Do contrário, pode ser até que ela não cresça após a poda. [16]
    • Se a situação da laranjeira estiver complicada, o que você pode fazer é remover os galhos mortos ou doentes e afinar a copa sem deixar o tronco exposto.
    • Árvores com poucos galhos ficam expostas aos raios do sol e acabam queimadas (como acontece na pele humana). Não exagere na poda!
    Publicidade

Dicas

  • Pinte o tronco da laranjeira recém-podada para proteger a casca dela do contato em excesso com os raios do sol! Misture tinta látex branca e água na mesma proporção ou compre uma lata de tinta especializada em uma loja de jardinagem local.
  • Deixe os galhos da laranjeira bem espaçados. Assim, eles vão crescer e produzir laranjas maiores sem qualquer competição.
  • As técnicas usadas para podar laranjeiras também valem para outras árvores cítricas, como limoeiros.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Tesoura de poda.
  • Pano limpo.
  • Água.
  • Álcool isopropílico.
  • Escada.
  • Óculos de proteção.
  • Abafadores de som ou protetores de ouvido (opcionais).
  • Capacete de segurança (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 50 556 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade