PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os ácaros-aranha (classe Arachnida) são pequenas pragas que sugam a seiva de plantas. Eles atacam a parte de baixo das folhas e sugam toda a energia da planta; quando há infestação, podem até matar a planta. Assim que identificar uma infestação, tome as providências necessárias e livre-se dela! Veja como.

Método 1
Método 1 de 3:

Identificando a praga

PDF download Baixe em PDF
  1. Se a planta estiver mesmo infestada de ácaros-aranha, as folhas terão manchas amarelas. Quando bater luz direta nas folhas, você verá um brilho prateado ou algumas listras cor de bronze ou prata.
    • Embora os ácaros geralmente ataquem a parte debaixo das folhas, eles se empolgam e, muitas vezes, comem a parte de cima das folhas e flores também. Em alguns casos, os ácaros fazem buracos nas folhas e essa se torna a evidência mais óbvia de que há uma infestação.
    • Mesmo que não encontre buracos, é possível que haja ácaros nas folhas. Fique atento e procure identificar outros sinais de infestação.
    • Outros sinais de que estão presentes: folhas torcidas, deformadas, murchas, com manchas, encolhidas e sem cor. Nos casos graves, as folhas acabam caindo.
  2. Esse é um dos sinais mais óbvios de alguns ácaros-aranha. As teias normalmente ficam agrupadas em volta da área onde os ácaros estão se alimentando. Mas nem todas as espécies de ácaro-aranha produzem teias.
  3. Os ácaros-aranha são tão pequenos que são difíceis de enxergar. Uma das maneiras de ter certeza de que estão lá, é usar um pedaço de papel branco, colocá-lo embaixo da planta suspeita e sacudir uma das folhas pelo caule.
    • Alguns ácaros-aranha cairão no papel. É mais fácil enxergá-los com uma lente de aumento.
    • Existem ácaros-aranha de cores variadas, incluindo vermelho, verde, amarelo e marrom. Eles têm oito pernas e se movimentas bem devagar.
    • Procure por ácaros-aranha com manchas nas costas. Eles são conhecidos como ácaros-aranha de duas manchas e são especialmente difíceis de eliminar. [1]
  4. Algumas plantas são preferidas pelos ácaros-aranha.
    • Dê atenção especial a possíveis infestações em mini-rosas, árvores frutíferas, bananas, begônias, grãos, hortelã, erva daninha de folhagem larga, morangos, frangipani (pluméria) e plantas de interior.
    • O ácaro-aranha de duas manchas é conhecido por infestar mais de 100 espécies diferentes de plantas.
  5. Nessas condições de tempo os ácaros-aranha podem provocar mais danos, pois estão com sede e procuram a umidade das folhas das plantas. Eles também gostam muito de plantas que ficam atrás de vidros, inclusive as cultivadas nos batentes das janelas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Utilizando um tratamento natural

PDF download Baixe em PDF
  1. Cate as folhas caídas e remova da planta as folhas muito danificadas para evitar que os ácaros passem para outras plantas. Jogue essas partes no lixo e dê um nó no saco, ou então queime-as
    • Se toda a planta estiver infectada, remova-a completamente para que as outras tenham chances de sobreviver.
    • Molhe somente por cima as plantas infectadas e continue removendo as partes ruins assim que identificá-las.
  2. É uma maneira fácil e, para a dona de casa, talvez a maneira mais eficiente de se livrar dos ácaros sem usar produtos tóxicos.
    • Você pode usar água pura ou um combinado de água morna com sabão (use um sabão ou detergente bem suave). [2] Qualquer tipo de sabão serve, mas o sabão de castela é o mais eficiente.
    • Use uma esponja encharcada com água e limpe as folhas uma por uma; ou use borrifadores para espirrar água na parte debaixo das folhas.
    • Se a infestação continuar, aplique novamente a mistura após seis dias. Algumas espécies de planta são muito sensíveis ao sabão, por isso, faça um teste aplicando a mistura em apenas um parte antes de borrifar a solução por toda a planta.
  3. Há vários tipos de acaricidas no mercado que usam ingredientes naturais; eles matam os ácaros-aranha mas não prejudicam as plantas e outros insetos. Os mais populares são:
    • O piretroide é um pesticida feito com plantas da família dos crisântemos. É o melhor pesticida contra os ácaros-aranha, mas algumas espécies de ácaros-aranha se tornaram resistentes ao piretroide; fique de olho nas plantas após espirrar o pesticida.
    • A cinamita é um pesticida seguro derivado do óleo de de canela. Apesar de seguro e eficiente para matar ácaros, ele não destruirá os ovos. Por consequência, você terá de usá-lo a cada três dias por duas semanas para que todos os ácaros sejam eliminados.
    • O óleo de Nim é um acaricida feito com a noz de uma árvore chamada Nim. É ótimo para acabar com infestações mas também funciona bem como repelente contra ácaros e tratamento para oídio. [3]
    • O óleo de alecrim também é um pesticida orgânico eficiente. Tente borrifar uma mistura de óleo de alecrim e água nas folhas da planta infestada. O óleo matará os ácaros, mas deixará as espécies benéficas e predatórias em paz. [1]
  4. Coloque um bico borrifador na mangueira de jardim e use-a para molhar as plantas que estão infestadas. Coloque a água em alta pressão e aponte a mangueira para molhar a parte debaixo das folhas. Isso vai ajudar a eliminar os ácaros.
  5. Se quiser fazer seu próprio acaricida em casa, faça um chá medicinal com uma colher de sopa de canela em pó, uma colher de sopa de cravo em pó, duas colheres de sopa de tempero italiano (vende-se pronto) e um litro d'água.
    • Ferva a água e desligue o fogo assim que ferver. Quando a água esfriar um pouco, adicione duas colheres de alho fresco amassado. Deixe descansar até que a água esfrie completamente; em seguida coe em um filtro de café.
    • Adicione um jato de detergente ao chá e coloque o líquido em uma garrafa borrifadora. Borrife o chá por baixo das folhas infestadas a cada três dias durante um período de duas semanas. Essa solução deverá acabar com os ácaros.
  6. Ácidos graxos e sais de potássio são abrasivos para os corpos dos ácaros. Aplique no fim da tarde para que a planta fique molhada pelo maior tempo possível e, assim, molhe os ácaros.
    • No fim da tarde, umedeça com água as plantas sensíveis para que o ambiente fique fresco e úmido. Esse método funciona bem com os ácaros-aranha rajados, que preferem ambientes secos e quentes.
  7. Não deixe que cresça ervas-daninhas ao redor das plantas. Não dê aos ácaros um lugar a mais para se esconderem e depois atacarem as plantas do seu jardim.
    • Remova especialmente as ervas-daninhas de folhas largas.
    • Remova todos os detritos que ficarem depois da colheita, incluindo tocos, folhas caídas e qualquer outro pedaço de planta.
  8. Insetos predadores como os crisopídeos, tisanópteros e joaninhas podem acabar com populações inteiras de ácaros-aranha se tiverem bons motivos para ficarem no seu jardim. No entanto, uma das principais causas do crescimento da população de ácaros-aranha é o uso de pesticidas que acaba com seus predadores naturais. Por isso, evite usar pesticidas que contenham carbaril, malation e imidaclopride. [4]
    • Informe-se se é possível conseguir tais insetos na sua cidade. Algumas ervas como o amaranto e a borragem são boas para atrair joaninhas.
    • Os insetos serão menos eficientes em áreas de plantio misto.
    • Podem-se usar também os ácaros predadores para acabar com ácaros-aranha. Procure por Phytoseiulus persimilis ou outros ácaros predadores e veja se há como consegui-los em sua cidade.
    • Nas condições corretas, os ácaros predadores podem acabar com toda a população de ácaros-aranha. Não se preocupe, as joaninhas pretas não comem os ácaros predadores!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando produtos químicos

PDF download Baixe em PDF
  1. Limpando as folhas com água e usando o sabão inseticida, você vai acabar com os surtos mais graves.
  2. Existem borrifadores e outros produtos que podem ser comprados em lojas de jardinagem. Sempre utilize o produto seguindo as instruções do fabricante.
    • Os óleos leves para horticultura podem ser usados no verão. Se for borrifar produtos químicos, recomenda-se não usar o mesmo produto mais de três vezes em cada período de cultivo. Dessa forma, evita-se que os ácaros fiquem resistentes aos produtos químicos.
  3. Você pode usar tanto o enxofre em pó quanto o líquido. Não os utilize em clima quente e siga sempre as instruções do fabricante. [5]
    Publicidade

Dicas

  • Os ácaros-aranha podem ser vermelhos ou de outra cor. Os jardineiros geralmente os tratam da mesma forma independente de sua cor, pois os estragos que causam são parecidos.
  • Há várias famílias de ácaros-aranha. São parentes dos aracnídeos de oito patas e podem espalhar fios de seda ao redor do local onde se alimentam, tanto para melhor movimentação quanto para proteção. Os da família Tetranychidae são, provavelmente, os mais nocivos para as plantas. São ácaros que picam células individuais das plantas e sugam todo o seu fluído, deixando-as cheias de ar. O ácaro rajado é o que mais comumente infesta os jardins, as estufas e as casas.
  • Alguns ácaros-aranha podem ser vistos a olho nu, enquanto outros são minúsculos demais para serem vistos a olho nu. Utilize lentes de aumento se quiser ver a maioria.
Publicidade

Avisos

  • Acabar com ácaros-aranha pode se tornar um grande desafio. Não desista! Antes de tudo, tente não reproduzir condições favoráveis aos ácaros (calor, abrigo, um pouco de umidade para a maioria deles e muito seco para alguns).
  • O controle biológico dos ácaros é uma solução melhor que os pesticida, pois eles costumam rapidamente criar resistência aos produtos químicos.
  • Alguns vírus de plantas são transmitidos pelos ácaros. Outro bom motivo para você acabar com eles.
  • O uso de pesticidas pode acabar com insetos predadores que poderiam sozinhos controlar a infestação e normalizar a situação. Aja com precaução.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 188 954 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade