Baixe em PDF
Baixe em PDF
Pregar botões é muito fácil depois que você pega o jeito. Esta é uma habilidade muito útil de se possuir, já que os botões sempre caem.
Passos
-
Escolha o botão e a linha. Selecione um botão adequado e uma linha que combine com o botão, a roupa e qualquer linha usada para pregar os demais botões. Se desejar, você pode dobrar a linha ao meio para agilizar as coisas.
-
Passe a linha na agulha. Basta puxar a linha pela agulha até que ambas as pontas estejam do mesmo comprimento [1] X Fonte de pesquisa .
-
Dê um nó na ponta da linha. Uma maneira de dar um nó é envolver a linha em torno do seu dedo como mostrado, rolar o fio entre os dedos e puxá-la firmemente [2] X Fonte de pesquisa . Se você tiver dobrado a linha, amarre as pontas juntas. Deixe um longo pedaço de linha, seja com apenas um fio ou dois.
-
Posicione o botão sobre o tecido. Alinhe o botão com os outros botões da peça. Verifique o caseado. Aproxime o lado caseado do tecido e certifique-se de que o botão esteja alinhado com sua casa.
-
Empurre a agulha com a linha pelo tecido e através de um dos furos do botão [3] X Fonte de pesquisa . Puxe a linha completamente.
-
Prenda um alfinete. Coloque um alfinete embaixo do botão, entre o ponto que você fez e o lugar onde vai o próximo, prevenindo que o ponto fique muito apertado. Depois empurre a agulha através do próximo furo e através do tecido. Puxe a linha inteira pelo furo. É melhor segurar o botão para que ele não saia do lugar.
-
Repita o processo. Passe a agulha pelo primeiro orifício e puxe a linha completamente pelo tecido.
-
Fixe o botão. Repita o processo quantas vezes forem necessárias, até que o botão esteja firmemente preso no lugar.
-
No último ponto, empurre a agulha através do material, mas não através do furo no botão.
-
Remova o alfinete.
-
Enrole a linha. Faça isso seis vezes em torno da linha entre o botão e o tecido para reforçar o ponto que você fez.
-
Puxe a agulha para baixo, através do tecido.
-
Faça três ou quatro arremates para prender a linha. Faça alguns pontos abaixo do botão, indo para frente e para trás para fortificá-los. Dê um ponto final.
-
Corte o excesso.Publicidade
-
Escolha o que vai usar. Selecione um botão adequado e uma linha que combine com o botão, a roupa e qualquer linha usada para pregar os demais botões.
-
Passe a linha na agulha. Basta puxar a linha pela agulha até que ambas as pontas estejam do mesmo comprimento.
-
Dê um nó na ponta da linha. Uma maneira de dar um nó é envolver a linha em torno do seu dedo, como mostrado, rolar o fio entre os dedos e puxá-la firmemente. Se você tiver dobrado a linha, amarre as pontas juntas. Deixe um longo pedaço de linha, seja com apenas um fio ou dois.
-
Posicione o botão sobre o tecido. Alinhe o botão com os outros botões da peça. Verifique o caseado. Aproxime o lado caseado do tecido e alinhe o botão à respectiva casa.
-
Empurre a agulha com linha, passando pelo tecido e um dos furos do botão. Puxe a linha completamente a cada ponto.
-
Prenda um alfinete. Coloque um alfinete embaixo do botão, entre o ponto que você fez e o lugar onde vai o próximo, prevenindo que o ponto fique muito apertado.
-
Empurre a agulha pelo furo diagonal oposto e pelo tecido. Puxe a linha completamente.
-
Repita a ação duas vezes por esses furos, depois passe para os outros dois.
-
Vá trocando pelos pares opostos até que o botão esteja firmemente preso.
-
No último ponto, empurre a agulha através do material, mas não através do furo no botão.
-
Remova o alfinete.
-
Enrole a linha. Faça isso seis vezes em torno da linha entre o botão e o tecido para reforçar o ponto que você fez.
-
Puxe a agulha para baixo, através do tecido.
-
Faça três ou quatro arremates para prender a linha. Faça alguns pontos abaixo do botão, indo para frente e para trás para fortifica-los. Dê um ponto final.
-
Corte o excesso.
-
Pronto!Publicidade
Dicas
- Dobre a linha ao meio se você quiser reduzir a quantidade de vezes que precisará passá-la pelos furos para prender o botão.
- Mantenha a traseira do botão tão alinhada quanto a frente, verificando se você não está criando um amontoado de linha. Faça a linha entrar e sair pela mesma área.
- Para botões que serão muito utilizados, tente enrolar firmemente a parte longa da linha da agulha ao redor da linha que segura o botão por 4 ou 5 vezes, depois force a agulha e a linha através do montinho de linha que você criou. Tente empurrar a agulha paralelamente ao furo do botão, evitando resistência. Use um dedal ao empurrar a agulha (a razão para isso é simples: a linha exposta fará o botão cair logo, a menos que você enrole as linhas expostas com alguma proteção.) Uma vez atravessada a agulha, empurre de volta para a roupa e amarre com a linha mais longa que você deixou no nó inicial. Quando você enrola as linhas, o botão fica mais seguro, e a linha que o segura no lugar dura mais tempo.
- Se estiver recolocando um botão de quatro furos, observe para ver como os outros botões foram presos ao tecido. Use o mesmo padrão nos pontos (cruzados ou paralelos) dos outros botões.
- Também pode ser uma boa ideia tentar igualar a cor da linha usada nos demais botões [4] X Fonte de pesquisa . Algumas lojas são especializadas em botões e, se não tiverem o exato botão que perdeu, devem ter alguma coisa muito próxima a ele. Se não quiser usar algo que seja parecido, considere trocar todos os botões, assim sua roupa ficará muito melhor.
- Você pode usar dois pedaços de linha na agulha dobrando-as e, assim, usar quatro fios ao mesmo tempo, o que realmente acelera o processo.
- Use pelo menos 13 cm de linha.
- Algumas pessoas preferem prender o botão na roupa com poucos pontos antes de começarem a pregar o botão realmente.
- Linha comum é boa, mas existe uma coisa chamada linha para botão. É mais grossa e mais forte que a comum. Se os botão que está costurando precisam de um reforço, como um casaco por exemplo, tente a linha para botão.
- Outra forma de dar um nó na linha no fim é dar um pequeno ponto por trás, puxar até que a volta quase encoste no tecido e depois passar a agulha pelo laço antes de puxar definitivamente. Se fizer isso duas vezes no mesmo lugar, terá feito um nó duplo. Para finalizar, corte a linha próxima ao nó.
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado para não se espetar com a agulha. Se você estiver trabalhando com um tecido pesado, use um dedal ao empurrá-la.
Publicidade
Referências
Publicidade