Baixe em PDF
Baixe em PDF
Comprar calças jeans rasgadas legais pode sair caro, mas dá para fazer isso em casa! Com um pouco de paciência, os materiais certos e seguindo o passo a passo logo abaixo, você verá como é simples e fácil.
Passos
-
Escolha o jeans a ser trabalhado. Como os rasgos serão os mesmos independentemente da peça, o importante é que ela caia bem no seu corpo. Outra dica é rasgar um item usado comprado em um brechó ou que já seja velho. Assim, você estará mais calmo ao praticar com uma roupa que não seja nova e que custou caro. O melhor de tudo é que, fazendo os cortes certos, pode-se deixar uma calça já bem surrada com cara de nova.
- Outra vantagem de apostar em um jeans usado é que ele é mais fácil de ser trabalhado. Mas nada impede que você compre uma calça nova especialmente para este projeto.
- Jeans de cores mais claras dão um resultado mais natural com rasgos por parecerem estar desbotadas e gastas de verdade. Cores mais escuras podem ficar com cara de roupa nova rasgada, sem aquele visual mais “realista.”
-
Junte os materiais necessários. Basicamente, você precisará de um instrumento afiado. Ele vai variar de acordo com o estilo do rasgo desejado:
- Buracos pedem uma tesoura, uma navalha ou uma faca afiada. Outras opções incluem facas tipo X-acto (conhecidas também como facas de pena de gume) ou estiletes. [1] X Fonte de pesquisa
- Para dar a impressão de jeans gasto , use palha de aço, papel-lixa (à venda em qualquer loja de material de construção) ou uma pedra-pomes (usada para tirar calos dos pés). [2] X Fonte de pesquisa
-
Decida onde você quer os rasgos. Coloque o jeans sobre uma mesa, como se fosse passá-lo. Com um lápis, marque os lugares que deseja para as fendas. Se quiser, você pode usar uma régua para determinar as medidas da largura e do comprimento de cada buraco.
- Geralmente, a maioria das pessoas só rasga na região dos joelhos. Mas isso não é uma regra. Você pode deixar vãos em quaisquer pontos das pernas da calça.
- Procure marcar o risco para o corte em uma altura um pouco acima dos joelhos. Esse cuidado evitará que os rasgos fiquem grandes demais e que aumentem toda vez que você dobrar as pernas.
- Por outro lado, se você rasgar em um ponto alto demais, sua calcinha ou cueca pode ficar aparecendo.
-
Ponha a calça sobre uma superfície plana. Um truque inteligente para evitar que você acabe cortando o outro lado da roupa na hora de fazer o rasgo é usar um bloco de madeira dentro da perna da calça.
- Uma alternativa é fazer as rasgaduras sobre uma tábua de cortar, um livro ou revista velhos ou qualquer outro objeto que possa ser danificado. Ao usar uma ferramenta afiada, evite fazer as fendas sobre a mesa sem algo que sirva de proteção, senão você pode deixá-la marcada com os cortes.
-
Prepare o tecido do local para receber os cortes. Lixe a região a ser trabalhada usando uma lixa ou palha de aço. Desse modo, o jeans ficará mais fino e desgastado. Como resultado, as fibras do tecido se soltam mais, facilitando bastante o processo de criar os rasgos. [3] X Fonte de pesquisa
- Quanto mais ferramentas diferentes, melhor. Procure alternar o lixamento do tecido usando lixa, palha de aço e pedra-pomes. O processo pode ser um pouco demorado dependendo da espessura do jeans.
- Mas se você preferir cortar sem antes lixar a roupa, ótimo! Esse passo é opcional e indicado para quem faz questão de um jeans com cara de gasto.
-
Solte as fibras do tecido para fazer mais buracos. Se você deseja áreas desgastadas e pontos desfiados, use uma tesoura ou faca para puxar o local já lixado. Dessa forma, é possível criar fendas discretas que permitem mostrar um pouco da sua pele ao vestir a peça. Puxe todas as fibras brancas que se sobressaírem do jeans para aperfeiçoar esse estilo.
-
Faça furos com uma faca ou tesoura. Escolha o local a ser cortado e use a ferramenta para criar a fenda. Quanto menor, melhor. Isso porque sempre dá para aumentar o buraco. Mas, se ele ficar grande demais, você pode até mesmo estragar a calça. Procure fazer cortes de no máximo 2 cm.
- Evite fazer um rasgo acima do outro. Fendas alinhadas podem deixar o visual artificial.
-
Aumente um pouco os buracos puxando os mesmos com as mãos. Ao puxar as fibras do tecido à mão, o resultado fica bem mais natural
- Evite fazer um corte muito grande com a tesoura, pois assim o corte vai ficar certinho demais e com um ar artificial.
- Se preferir, você também pode simplesmente cortar uma pequena fenda e deixá-la aumentar à medida em que você usa o jeans. O visual vai ficar mais natural assim.
-
Reforce o jeans. Para evitar que o rasgo continue aumentando com o uso e as repetidas lavagens, faça emendas ao redor dele. Use uma linha branca ou azul para costurar à mão ou na máquina.
- Se você não se importa com o aumento do tamanho do buraco conforme o tempo passa, esse cuidado não é necessário. Se quiser aprender mais sobre a costura de jeans, clique aqui .
-
Use seus Jeans!Publicidade
Dicas
- Lavar o jeans logo depois de fazer os rasgos faz com que as fibras se soltem mais. O resultado é um visual ainda mais gasto.
- Evite rasgar áreas muito próximas das costuras, pois elas podem acabar se desfazendo.
- Caso queira deixar seu jeans com cara de mais surrado ainda, espirre um pouco de alvejante nele e depois lave separadamente.
- Para rasgos mais precisos, use uma agulha de costura para desfazer os pontos um a um.
- Evite cortar em uma altura muito próxima da virilha. Caso contrário, sua cueca ou calcinha (e a pele ao redor da área) ficará aparecendo.
- Use um tijolo em vez de um pedaço de madeira para colocar dentro da perna da calça. Isso agilizará o trabalho.
Publicidade
Avisos
- Nunca faça os cortes e nem desgaste o jeans enquanto estiver usando a peça no corpo.
- Não faça rasgos grandes logo de cara. Lembre-se que eles podem aumentar mais ainda durante as lavagens.
- Tome cuidado ao usar materiais afiados.
Publicidade
Referências
Publicidade