Baixe em PDF
Baixe em PDF
O estilo emo existe há muitos anos e pode ser encontrado em qualquer lugar do mundo. Por mais que os adolescentes emos estejam por todos os cantos, os mais velhos e mainstream ainda não entendem bem o estilo. O que é emo? O que é ser emo ? O movimento surgiu nos anos 80, nos Estados Unidos, com raiz no estilo indie, mas se expandiu para os mais diversos nichos. Trata-se de um estilo bastante rico e que veio para ficar. Se quer saber mais, veio ao lugar certo! Vamos lá?
Passos
-
Arrume o cabelo . Acredite se quiser, mas no início do movimento, o único corte emo era o famigerado tigelinha. Hoje em dia, o termo "penteado emo" normalmente se refere aos cortes em camadas com franjas compridas penteadas para o lado com gel ou pomada. A cor normalmente é mantida no original, mas alguns emos gostam de pintar o cabelo de preto e deixar algumas mechas coloridas ou platinadas.
- Para fazer um penteado moderno, deixe a franja crescer, mas continue aparando o resto do cabelo. Penteie a franja de lado, cobrindo a sobrancelha.
-
2Vista-se como um Emo . Comece mudando seu guarda-roupa para incluir mais peças relacionadas à subcultura emo. No começo, não existia exatamente um estilo emo, mas os delineadores e os jeans skinny começaram a se popularizar assim que o gênero se tornou mainstream. Comece a investir em:
- Camisetas retrô e flanelas: camisas em flanela combinam bem com camisetas de banda, especialmente aquelas pretas com estampas brancas. Use camisetas de bandas emo com Rites of Spring Rites of Spring, Moss Icon, Sunny Day Real Estate ou Thursday por baixo da camisa de flanela.
- Óculos com aro grosso são opcionais, mas ficaram em alta entre o movimento emocore original.
- Bolsas carteiro para carregar seus cadernos e diários por aí; afinal, nunca se sabe quando a inspiração vai bater. O estilo emo envolve muita criatividade, então não hesite em carregar um caderno de desenhos e lápis também.
- Tênis de cano baixo como os da Converse ou da Vans: qualquer sapato slip-on de lona também serve e é fácil de encontrar em qualquer bazar. Você não precisa comprar coisas novas.
- Acessórios: fique de olho em cachecóis, meias listradas, munhequeiras/bandanas, cintos com spikes, insígnias/bottons e luvas sem dedos. Fique longe de qualquer coisa de rede ou com desenhos escuros. O emo não é para ser sombrio.
- Skinny jeans: compre pares e mais pares de skinny jeans pretos e azuis, e até mesmo as boot cut. Tudo que trouxer conforto a você serve.
- Fazer a bainha dos jeans é comum entre emos e punks. É uma tradição que se popularizou nesses estilos entre o fim dos anos 70 até o começo dos 80. Se quiser ter um visual emo, faça já a baina de suas calças. Simplesmente pegue a parte mais baixa da perna da sua calça e dobre-a para cima uma ou duas vezes. Para que a bainha permaneça firme, puxe ambas as pernas da calça para cima após dobrar.
-
Encontre um moletom com capuz. Praticamente todos os estilos emo conversam em pelo menos uma coisa: o moletom com capuz. Dê preferência para uma blusa preta, com alguns detalhes brancos ou o símbolo de uma banda. Trata-se de uma peça curinga que funciona em qualquer ocasião.
- Faça furos para os dedos nas mangas do moletom. Use a blusa com os dedões para fora!
-
Não tenha medo da androginia. O estilo emo é bastante unissex, principalmente no que tange os cortes de cabelo, roupas e uso de maquiagem, o que acaba criando um visual levemente andrógino.
- Se vai usar delineador, faça uma linha fina contornando os olhos. No geral, pegue leve na maquiagem!
Publicidade
-
Conheça o estilo. O termo emo foi utilizado pela primeira vez na revista americana Flipsize [1] X Fonte de pesquisa para descrever bandas da região de Washington que escreviam letras questionadoras e confessionais [2] X Fonte de pesquisa . Ele significa "emotive hardcore punk", sendo um subgênero do hardcore punk [3] X Fonte de pesquisa e do post-hardcore. [4] X Fonte de pesquisa Bandas como Rites of Spring e Beefeater foram as primeiras a serem categorizadas como "emotional hardcore" e "emo", sendo influenciadas por bandas pioneiras do hardcore como Minor Threat e Black Flag. Na época, o termo era um insulto para as bandas e para os fãs, criando uma rixa entre os movimentos punk e emo.
- Conheça mais sobre as origens do emo:
- Tudo começou em 1985, quando bandas como Gray Matter, Beefeater, Dag Nasty e Soulside tentaram acabar com as limitações do estilo hardcore punk para abrir mais espaço para a criatividade nas composições. [5] X Fonte de pesquisa Blush, Steven (2001). American Hardcore: A Tribal History. New York City: Feral House. p. 157. ISBN 0-922915-71-7
- Nos anos 90, bandas como Jawbreaker e Sunny Day Real Estate começaram a espalhar ainda mais a bandeira emo, mas o som delas era bem diferente daquele de pioneiros como Rites of Spring e Beefeater, pois elas eram influenciadas pelo pop punk e o indie rock californiano. As letras tinham ganchos chicletes e letras bastante pessoais, carregadas no melodrama.
- O mundo emo ganhou popularidade mundial nos anos 2000, com bandas como Jimmy Eat World, Taking Back Sunday, Thursday e The Used, reafirmando o estilo "screamo" que retomou um pouco as raízes hardcore dos emos.
-
Conheça os subgêneros do emo para descobrir quais as músicas que mais o agradam. Se gosta de um estilo, experimente os outros também!
- Emocore: abreviação de emotive hardcore , trata-se de um subgênero do hardcore punk dos anos 80 que começou em Washington, com bandas como Rites of Spring e Embrace, que misturavam o punk com a emotividade.
- Indie emo: movimento que começou nos anos 90, quando o emo deixou de se limitar ao punk. Bandas como Dashboard Confessional [6] X Fonte de pesquisa , Further Seems Forever, Sunny Day Real Estate e Mineral podem ser consideradas emo, mas puxam mais para o lado indie do que para o punk.
- Emo pop: movimento que se iniciou durante a expansão emo dos anos 90, misturando a emotividade lírica com o estilo pop punk, com bandas como The Get Up Kids, Fall Out Boy, Jimmy Eat World, Paramore e The Starting Line. Para muitas pessoas, o emo pop é simplesmente chamado de emo, mas essa não é uma generalização legal, pois tratam-se de dois gêneros diferentes.
- Screamo: um subgênero do emocore que envolve muitos gritos, músicas rápidas e estruturas musicais diferenciadas. [7] X Fonte de pesquisa O primeiro álbum a ser considerado screamo foi Tin Cans with Strings to You , da banda Far. Ainda assim, as bandas também tocavam algumas músicas mais tradicionais e melódicas, motivo pelo qual é importante não confundir o screamo com o metal. [8] X Fonte de pesquisa
-
Curta as músicas emo . Não importa com qual dos estilos se identifique, é muito provável que você tenha um interesse bastante forte no mundo musical. Conheça diferentes bandas para descobrir do que gosta e continue explorando subgêneros para conhecer novos artistas da cena musical. Se não gostar de nenhum dos estilos, tudo bem também! Você ainda pode seguir o visual emo sem o menor problema. Abaixo, você encontrará uma lista incompleta e imperfeita com algumas bandas e estilos para conhecer.
- Emocore:
- Rites of Spring.
- Embrace.
- Dag Nasty.
- One Last Wish.
- Drive Like Jehu.
- Braid.
- Jets to Brazil.
- Beefeater.
- Gray Matter.
- Fire Party.
- I Hate Myself.
- Soulside.
- Indian Summer.
- Screamo:
[9]
X
Fonte de pesquisa
- City of Caterpillar.
- Circle Takes The Square.
- Pg.99.
- Orchid.
- Pianos Become The Teeth.
- Mohinder.
- Funeral Diner.
- Heroin.
- Antioch Arrow.
- Indie emo:
[10]
X
Fonte de pesquisa
[11]
X
Fonte de pesquisa
- Sunny Day Real Estate.
- Mineral.
- Cap'n Jazz.
- Christie Front Drive.
- Knapsack.
- Texas is the Reason.
- Hoover.
- Policy of 3.
- The Promise Ring.
- Jawbreaker.
- Jimmy Eat World. [12] X Fonte de pesquisa
- Emo pop punk:
- The Get Up Kids. [13] X Fonte de pesquisa
- My Chemical Romance (o primeiro disco era mais punk, mas os seguintes puxavam bastante para o estilo emo pop punk).
- Paramore (apenas os primeiros álbuns).
- Fall Out Boy (apenas os primeiros álbuns).
- Panic! at the Disco.
- Taking Back Sunday.
- Dashboard Confessional.
- Saves The Day.
- Nacionais:
- NX Zero.
- Fresno.
- Forfun.
- Strike.
- Emoponto.
- Fake Number.
- Emocore:
-
Aprenda a diferenciar o emo de outras subculturas. Os estilos scene e gótico costumam ser confundidos com o emo por pessoas menos entendidas do assunto.
- A subcultura emo gira em torno da música e lida com emoções, expressão e exploração pessoal. Ser emo significa entender suas raízes, ouvir as músicas e participar da comunidade.
- A subcultura scene surgiu na Inglaterra através de experimentações no mundo da moda. [14] X Fonte de pesquisa Trata-se de uma combinação de diferentes estilos, incluindo emo, indie pop, rave e punk. O pessoal scene costuma vestir roupas mais coloridas, com o cabelo penteado para trás e ouvindo gêneros como metalcore, deathcore e crunk core [15] X Fonte de pesquisa .
- Os góticos surgiram no fim do anos 70, influenciados pela cena pós-punk britânica. Eles ouvem, principalmente, os gêneros goth rock, cold wave, deathrock e darkwave. Acredita-se que a música Bela Lugosi's Dead , lançada em 1979, tenha sido a origem do gênero musical. [16] X Fonte de pesquisa Venters, J, (2009), <i>Gothic Charm School: An Essential Guide For Goths and Those Who Love Them</i>, Am I a Goth?, p.9 ISBN 978-0061669163 A boate britância Batcave, aberta em 1982 [17] X Fonte de pesquisa Roberts, C, Livingstone, H and Baxter-Wright, E, (2016), <i>Goth: The Design, Art and Fashion of a Dark Subculture</i>, Music, p.134 ISBN 978-1780978864 , é considerada o berço da subcultura gótica moderna.
-
Curta diferentes estilos. No geral, todas as músicas emo têm alguns pontos em comum: letras confessionais ou explicitamente pessoais, normalmente sobre solidão e corações partidos, além de solos melodramáticos de guitarra, que podem ser agressivos e pesados ou acústicos e mais suaves. Fora isso, não há muito que conecte as bandas. Death Cab for Cutie não tem muito a ver com Fresno, tem? Ainda assim, as duas são bandas emo famosas. Ouça o que gosta e não se force a ouvir o que não quer.
- Você não precisa se limitar ao estilo emo. Se quiser carregar seu celular com sertanejo e funk, tudo bem! Você não será menos emo por isso! O importante é curtir o estilo e as músicas!
- Por mais que um cara que se veste todo de preto e usa uma camisa do Dashboard Confessional enquanto passeia na Galeria do Rock seja considerado emo por muitas pessoas, um surfista que ouve Dashboard Confessional também pode ser considerado emo. Aproveite a oportunidade para curtir a música que quiser!
-
Procure as bandas para saber mais. Se quer entender melhor o estilo, é uma boa ideia tentar conversar ou ver entrevistas das bandas para descobrir quais as influências dos músicos e aprender direto da fonte.Publicidade
-
Vá aos shows. No começo, a cena emo era bastante pequena e localizada. Por mais que o movimento hoje seja global, é possível retomar o contato com as raízes dele frequentando shows pequenos de bandas locais que estão no começo de carreira. Acredite, a experiência será única!
- Ofereça-se para ajudar na produção de shows de bandas pequenas e sem verbas. Entregue folhetos, fique amigo das bandas, participe dos shows e confira zines .
-
Seja uma pessoa criativa, afinal, a subcultura emo valoriza a arte. Pintar, compor e se expressar criativamente é muito importante para ser emo. Dedique o tempo livre para aperfeiçoar suas artes, seja escrevendo poemas , seja compondo músicas emo. Outra opção interessante é criar um blog musical.
-
Aprenda a tocar um instrumento. Não importa se vai participar de uma banda ou tocar no tempo livre, trata-se de um excelente modo de se participar da cena emo mais diretamente. Escreva suas músicas e participe ativamente da cultura criativa!
-
Faça suas próprias roupas . Se o emo é punk, o negócio é fazer as coisas por conta própria também. A maioria das bandas emo originais durou pouquíssimo tempo e mal conseguiram gravar suas músicas oficialmente, quanto mais criar camisetas. E é aí que está a oportunidade perfeita de você criar camisetas, bottons, adesivos, bolsas e outras coisas que representem suas bandas emo prediletas.
- Decore seu Converse. Personalize seu tênis com logos ou rabiscos sobre a banda. Mostre sua criatividade, mas tome cuidado com o que vai escrever para não cometer erros (canetas permanentes, afinal, dificilmente poderão ser removidas dos seus tênis).
- Costure bottons e adesivos na sua bolsa carteiro. Esta é a chance perfeita para você mostrar quais são suas bandas emo prediletas! Use adesivos ou colas fortes na bolsa caso tenha medo de que seus acessórios irão cair.
- Encontre um bom website para criar sua própria camiseta, mas tome cuidado para não ter problemas com a justiça. Confira todos os termos e condições antes de tentar fazer uma camiseta com qualquer tipo de logo que possa ter direitos autorais.
Publicidade
Dicas
- Não se torne emo a menos que realmente queira isso. O mais importante é ser feliz consigo mesmo, seguindo o seu próprio estilo.
- Você não precisa vestir apenas preto. Os emos costumam usar roupas de todas as cores.
- Você pode ser emo independentemente da sua religião.
- A sociedade costuma criticar o estilo emo. Ignore os julgamentos, mesmo que eles venham de seus amigos.
- Se vai passar delineador, lembre-se de pintar a borda das pálpebras e a linha dos cílios inferior.
- Não se sinta obrigado a mudar de amigos por ser emo. Seja você mesmo, sem temer o que os outros pensam!
- Não é preciso se cortar ou se machucar para ser emo ou gótico. A automutilação não é uma boa ideia e você pode acabar se machucando seriamente e magoando aqueles ao redor.
- Não negue suas origens. Alguns emos sentem vergonha de admitir que fazem parte do movimento. Orgulhe-se de quem você é.
- Obviamente, não é preciso sair anunciando para o mundo que é emo. Isso é coisa de poser!
- Na hora de se maquiar, lembre-se de pintar a parte de dentro das pálpebras. Capriche no rímel!
- Você pode usar maquiagem mesmo sendo homem! Se quer um visual mais gótico, capriche na maquiagem preta e no rímel.
Publicidade
Avisos
- O estilo emo não tem a ver com a automutilação, a raiva ou a depressão. A subcultura tem como principal característica a expressão pessoal. Se você ou alguém que ama estiver passando por uma crise, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida pelo site ou pelo telefone 141.
- Saiba que algumas pessoas vão assediá-lo por conta do seu estilo, principalmente na internet. Não ceda às provocações!
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.fourfa.com/history.htm
- ↑ http://www.fourfa.com/history.htm
- ↑ http://www.allmusic.com/style/emo-ma0000004447
- ↑ https://www.thoughtco.com/post-hardcore-a-definition-2803470
- ↑ Blush, Steven (2001). American Hardcore: A Tribal History. New York City: Feral House. p. 157. ISBN 0-922915-71-7
- ↑ http://www.npr.org/blogs/therecord/2013/11/18/245954581/a-rational-conversation-is-emo-back
- ↑ http://www.allmusic.com/style/screamo-ma0000004448
- ↑ http://www.sandiegoreader.com/news/2006/nov/22/screamo-san-diegos-baby/#
- ↑ http://sophiesfloorboard.blogspot.co.uk/search/label/screamo
- ↑ http://www.fourfa.com/styles/index.htm
- ↑ https://rateyourmusic.com/genre/Midwest+Emo/
- ↑ https://web.archive.org/web/20110903200539/http://www.allmusic.com:80/explore/style/emo-pop-d13770
- ↑ http://exclaim.ca/music/article/get_up_kids_prep_vinyl_reissues_of_eudora_on_wire
- ↑ http://www.yorkshireeveningpost.co.uk/news/finding-emos-and-goths-moshers-and-scene-kids-1-2088198
- ↑ https://www.theguardian.com/music/2010/feb/25/emo-pop-tribes-mods-punks
- ↑ Venters, J, (2009), Gothic Charm School: An Essential Guide For Goths and Those Who Love Them , Am I a Goth?, p.9 ISBN 978-0061669163
- ↑ Roberts, C, Livingstone, H and Baxter-Wright, E, (2016), Goth: The Design, Art and Fashion of a Dark Subculture , Music, p.134 ISBN 978-1780978864
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 388 438 vezes.
Publicidade