Baixe em PDF
Baixe em PDF
Descobrir que o parceiro é casado é uma experiência devastadora, principalmente para quem mergulhou de cabeça no relacionamento. Ao descobrir que a pessoa que você ama é legalmente comprometida com outra, é possível que se sinta traído, decepcionado ou simplesmente com raiva. Talvez você sequer saiba direito como reagir e precise fazer força para controlar as suas emoções. Caso não saiba o que fazer ao descobrir que o seu parceiro é casado, tente conversar com ele sobre os seus sentimentos. Em seguida, decida se você deve ou não terminar o relacionamento. Também pode ser uma boa ideia pedir conselhos para pessoas próximas.
Passos
-
Encontre um lugar isolado para conversar. Caso decida conversar com o seu parceiro sobre a questão, marque de encontrá-lo em um local vazio e silencioso. Opte por um local neutro, como uma praça ou uma cafeteria, ou convide-o para ir à sua casa quando você estiver sozinho para uma conversa cara a cara.
- De preferência, espere um tempinho antes de chamar o seu parceiro para conversar. Após descobrir a verdade, a primeira coisa que você deve fazer é pensar bem e entender os seus sentimentos.
- Tente conversar pessoalmente com o seu parceiro em vez de por telefone ou mensagem. Assim, você poderá expressar os seus sentimentos de maneira clara e sincera cara a cara.
- Diga algo como: “Precisamos conversar sobre o fato de você ser casado” ou “Precisamos falar sobre o seu casamento e a nossa relação”.
-
Diga para o seu parceiro que sabe que ele é casado. Comece contando para o seu parceiro que sabe que ele é casado. Explique como você descobriu. Talvez você tenha falado com o cônjuge dele ou tenha sido avisado por um amigo em comum. Coloque todas as cartas na mesa para começar a conversa da maneira mais honesta possível.
- Diga, por exemplo: “Eu sei que você é casado” ou “Eu descobri que você é casado”.
- Mesmo que tenha vergonha da forma como descobriu que o seu parceiro é casado, seja sincero. Assim, mesmo que você tenha a sensação de ter feito algo errado (como, por exemplo, ler o e-mail do seu parceiro), a dinâmica da relação começará a mudar, tornando-se mais honesta e verdadeira.
-
Explique como se sente na primeira pessoa. Quando estiverem a sós, explique para o seu parceiro como você está se sentindo. Use frases na primeira pessoa para que o seu companheiro entenda como você se sente e escute o que você tenha dizer. Fale de maneira clara e calma, sem aumentar o tom de voz, para que a conversa seja produtiva. [1] X Fonte de pesquisa
- Diga, por exemplo: “Eu fiquei triste ao saber do seu casamento. Eu não sei o que isso significa para a nossa relação” ou “Eu estou com raiva por você não ter me contado que era casado quando começamos a sair. Acho que você não foi sincero comigo, o que faz com que eu me sinta traído”.
-
Peça um tempinho se ficar muito mal. Pode ser que você tenha dificuldade para manter a calma durante a conversa. Isso é perfeitamente normal. Talvez você precise de uns cinco minutinhos (ou mais) para recuperar a compostura e se acalmar. Nesse caso, diga para o seu parceiro: “Eu preciso parar um pouquinho” ou “Preciso de um tempo sozinho para processar isso. Vamos conversar outra hora”. [2] X Fonte de pesquisa
- Pode ser que você só precise de alguns minutinhos para recuperar a compostura. Ou pode ser que você precise de vários dias. Diga para o seu parceiro que ele deve respeitar as suas necessidades e dar a você o tempo necessário para entender o que está acontecendo. Volte a procurá-lo quando estiver pronto para conversar.
- Também é possível que você precise de várias conversas para entender como você se sente e descobrir o que fazer.
-
Pense nos próximos passos junto com o seu parceiro. A conversa deve terminar com você e o seu parceiro discutindo o que fazer a seguir. Pense bem no que você quer do relacionamento e converse com o seu companheiro com sinceridade. Em seguida, pense junto com ele em um plano de ação para que ninguém mais se sinta enganado. [3] X Fonte de pesquisa
- Diga para o seu parceiro, por exemplo: “Eu não me sinto confortável em sair com alguém casado. Você estaria disposto a se separar?” ou “Será que nós podemos ser sinceros um com o outro daqui em diante? Não espero que você deixe o seu cônjuge, mas preciso que não haja mais segredos entre nós”.
- Caso não consigam concordar a respeito do que fazer, talvez seja hora de colocar um ponto final na relação. Algumas pessoas escolhem ir contra os próprios valores em nome de um relacionamento, mas o melhor é seguir sempre a sua intuição. Do contrário, você vai acabar se arrependendo no futuro.
Publicidade
-
Converse com o seu parceiro sobre os seus sentimentos. Pode ser que você não se sinta mais disposto a continuar com o seu parceiro se descobrir que ele é casado. Seja sincero a respeito dos seus sentimentos e reconheça o peso da situação. Talvez você não seja mais capaz de confiar no seu parceiro e nem tenha o preparo emocional necessário para ter um relacionamento com uma pessoa casada. Fale abertamente sobre os seus sentimentos com o seu companheiro para que ele saiba o que está se passando na sua cabeça. Dê preferência para frases na primeira pessoa.
- Diga, por exemplo: “Eu não consigo ficar com alguém casado” ou “Eu sinto que não há mais confiança entre nós”.
-
Deixe claro que está terminando a relação. Não deixe dúvidas para o seu parceiro de que você não estão mais juntos. Tente ser gentil e firme para não iludi-lo. Caso o seu parceiro tente convencê-lo a ficar com ele, explique como você se sente e o que espera de um relacionamento. Deixe bem claro que não quer se relacionar com uma pessoa casada. [4] X Fonte de pesquisa
- Diga, por exemplo: “Não quero me relacionar com uma pessoa casada. Acho que precisamos terminar” ou “Não me sinto mais confortável nessa relação. Acho que precisamos terminar”.
- Para ser justo, deixe que o seu parceiro explique porque ele acha que vocês devem continuar juntos, mas não permita que ele o enrole. Depois que ele disser tudo que tem para dizer, dê o assunto por encerrado, mesmo que ele o pressione.
-
Distancie-se do seu parceiro. Diga para o seu companheiro que você precisa de um tempo longe dele. Deixe bem claro que o que você quer é distância. Explique que é você quem vai decidir se e quando vocês voltarão a se falar.
- Você pode dizer, por exemplo: “Nós precisamos de espaço. Quando estiver pronto para falar com você, eu te procuro. Por enquanto, preciso de um tempo longe para mim”.
-
Mantenha distância do seu parceiro. Depois da separação, é essencial que você mantenha distâcia do seu ex-companheiro. Combine com ele de vocês não se procurarem. O ideal é que vocês se deem espaço. Apague o seu parceiro das suas redes sociais e não atenda nem responda quando ele ligar ou mandar mensagem. [5] X Fonte de pesquisa
- Caso veja a outra pessoa com frequência na escola ou no trabalho, combine com o seu parceiro de evitar interações sempre que possível. Assim, vocês terão o tempo e o espaço necessários para se recuperar do término.
- Fazer a transição de um relacionamento amoroso para uma amizade sem etapas intermediárias é praticamente impossível. Embora você até possa se tornar amigo do seu ex, é essencial que vocês mantenham distância um do outro e não se procurem, por enquanto. Ambos precisam de tempo para se recuperar e lidar com os próprios sentimentos. Assim, quem sabe vocês não conseguem se tornar amigos no futuro?
- Também é possível que você se sinta tentado a se jogar de cabeça em um relacionamento novo para esquecer o seu ex. Não faça isso. Dê-se tempo para se recuperar.
Publicidade
-
Converse com amigos e familiares. Caso não saiba o que fazer ao descobrir que o seu parceiro é casado, procure amigos ou familiares próximos para conversar. Escolha pessoas em quem você confie e que sejam capazes de ouvir sem julgar.
- Você pode, por exemplo, dizer para um amigo próximo: “Eu descobri que o meu parceiro é casado. Posso desabafar com você sem julgamentos?” ou “O meu parceiro é casado. Preciso falar sobre isso. Você pode me escutar?”.
- Caso a outra pessoa faça você se sentir mal ou envergonhado, encerre o assunto e procure alguém mais receptivo. Diga algo como: “Obrigado por me ouvir. Acho que não quero falar mais disso”.
-
Converse com um terapeuta. Caso não se sinta confortável conversando com alguém que você conheça pessoalmente, que tal procurar um terapeuta? Essa é uma ótima forma de falar sobre os seus sentimentos sem ser julgado ou receber um sermão. Um bom terapeuta escuta os pacientes e oferece ajuda ou apoio quando necessário. [6] X Fonte de pesquisa
- Procure um terapeuta próximo de você pela internet ou peça recomendações para os seus amigos ou até mesmo para o seu clínico geral.
-
Procure pessoas com vivências semelhantes à sua. É possível que você se sinta mais confortável conversando com pessoas que tenham passado pelo mesmo que você, ou seja, que tenham descoberto que tinham um parceiro casado. Você pode, por exemplo, procurar um amigo ou um familiar que tenha passado por algo assim e lidado bem com a situação. Alguém com uma experiência parecida com a sua pode se identificar melhor com você e oferecer a ajuda e o apoio necessários.
- Você pode, por exemplo, procurar um amigo e dizer: “Eu sei que você descobriu que o seu parceiro era casado, ano passado. Estou passando pela mesma coisa, agora. Como você reagiu?” ou “Eu lembro que você teve um parceiro que só depois você descobriu que era casado. O que você fez?”.
-
Pratique o autocuidado . Olhe para dentro de si e pratique o autocuidado para lidar com a descoberta da melhor maneira possível. Separe uma horinha por dia para fazer algo relaxante, como meditar ou fazer ioga, ou se dê de presente uma massagem ou um bom banho de espuma. Dedicar-se a hobbies que você aprecie, como pintar, desenhar ou tocar música, também é uma forma de autocuidado.
- O autocuidado também pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade causados pela situação. Procure distrações saudáveis, como atividades divertidas ou um dia de princesa, para tirar o seu parceiro casado da cabeça.
Publicidade
Referências
- ↑ http://psychcentral.com/lib/marriage-communication-3-common-mistakes-and-how-to-fix-them/
- ↑ http://psychcentral.com/lib/marriage-communication-3-common-mistakes-and-how-to-fix-them/
- ↑ https://pairedlife.com/relationships/How-to-Handle-Loving-and-Dating-a-Married-Boyfriend
- ↑ http://www.today.com/health/surviving-betrayal-11-ways-get-over-affair-t78146
- ↑ http://www.today.com/health/surviving-betrayal-11-ways-get-over-affair-t78146
- ↑ https://pairedlife.com/relationships/How-to-Handle-Loving-and-Dating-a-Married-Boyfriend
Publicidade