PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Apesar da melhor opção ser uma visita a um médico ou outro profissional de saúde para remover os pontos, talvez você tenha deixado passar uma consulta e agora a ferida já fechou e os pontos estão prontos para serem tirados. O artigo a seguir mostra como fazer isso com segurança.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparativos

PDF download Baixe em PDF
  1. Se os pontos foram colocados depois de um procedimento cirúrgico ou se o tempo recomendado para cicatrização (normalmente de 10 a 14 dias) ainda não tiver passado, retirar os pontos por conta própria pode fazer com que você corra um risco muito grande de contrair infecções e, na melhor das hipóteses, retardar o processo de cicatrização. [1]
    • Vale lembrar que muitos médicos colocam adesivos para manter a pele no lugar depois da remoção dos pontos. Isso facilita a cicatrização.
    • Por segurança, ligue para o seu médico. Ele vai poder dizer se não há problema em você tirar por conta própria.
    • Se o seu corte estiver avermelhado ou mais dolorido, não tire os pontos: vá ao médico. Você pode ter contraído uma infecção.
    • Vale lembrar que, em muitos casos, você não precisa marcar uma consulta padrão para retirar os pontos. É só ligar e conversar com o seu médico para pedir um encaixe entre uma consulta e outra.
  2. Se possível, uma tesoura cirúrgica. [2] Uma tesoura simples também serve, desde que esteja bem afiada. Evite qualquer instrumento que não esteja afiado. Não use faca: ela escorrega muito fácil na mão.
  3. Mergulhe-os em água fervente e deixe por alguns minutos. [3] Deixe-os secar completamente sobre uma folha de papel-toalha limpa. Em seguida, passe um cotonete umedecido com álcool nos instrumentos. Dessa forma, você se protege de contrair infecções por eles.
    • Use pinças esterilizadas para remover os utensílios da panela. Assim, você não queima as mãos e nem contamina as ferramentas.
  4. Talvez você precise, também, de gazes esterilizadas e de uma pomada antibiótica em caso de sangramento. Esses itens geralmente não são necessários, já que seu ferimento provavelmente já está completamente curado. Mesmo assim, é bom tê-los em mãos.
  5. 5
    Lave as mãos com água e sabonete. Antes de tocar a ferida, lave bem as mãos. Remova anéis e outros acessórios que estiver usando. Lave as palmas das mãos e as costas delas. Limpe bem o espaço entre os dedos. Ao terminar, seque com papel toalha. [4]
    • Se suas mãos não estiverem visivelmente sujas, você pode limpá-las com álcool-gel. Passe o álcool sobre toda a mão, limpando-a por 30 segundos. Deixe-as secarem ao ar livre.
  6. Use água com sabonete e seque completamente com uma toalha limpa. Use uma bola de algodão umedecida com álcool para limpar a área ao redor dos pontos. Confira se a região está completamente limpa antes de ir em frente.
    • Lavar e esterilizar o ferimento evitará infecções. A limpeza também ajuda a remover sangue seco ou fluidos ressecados ao redor do ferimento, facilitando a remoção dos pontos. [5]
    Publicidade


Método 2
Método 2 de 3:

Tirando os pontos

PDF download Baixe em PDF
  1. É preciso ver cada ponto perfeitamente para fazer o processo corretamente. Se o local estiver com uma iluminação fraca, você pode acabar se machucando. [6]
    • Se não houver bastante luz natural por perto, sente-se próximo de uma lâmpada para conseguir ver o que está fazendo.
  2. Use a pinça para levantar suavemente o nó do primeiro ponto. Use sua mão não-dominante para levantar o nó. [7]
  3. Segure o nó para que ele fique acima da pele. Com a outra mão, corte a sutura perto do nó usando uma tesoura. [8]
  4. Continue segurando o nó com a pinça e puxe suavemente a linha para fora. [9] Você sentirá um pouco de pressão, mas se tudo estiver certo, não se deve sentir dor nessa hora.
    • Tome cuidado para não puxar o nó através do buraco da pele. Isso causará sangramento.
    • Caso a sua pele comece a sangrar depois que você tirar um ponto, é sinal de que os pontos ainda não estão prontos. Se isso acontecer, pare o que está fazendo e vá ao pronto-socorro para que um profissional tire o resto dos pontos.
  5. Use a pinça para levantar os nós e a tesoura para cortar a linha. Puxe a linha para fora e descarte-a. Continue até que todos os pontos tenham sido removidos. [10]
  6. Confira se ela está livre de qualquer resíduo. Se preferir, você pode colocar uma gaze esterilizada sobre a área para facilitar a cicatrização. [11]
    • Para diminuir as chances de uma cicatriz aparecer, aplique um hidratante neutro, como vaselina, sobre o ferimento.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidados depois de tirar os pontos

PDF download Baixe em PDF
  1. Se a área ficar aberta novamente, será preciso dar pontos de novo. É muito importante consultar um médico se isso acontecer. Ficar colocando gaze no corte aberto e esperar que ele cicatrize sozinho não vai funcionar. [12]
  2. A pele se recupera lentamente — ao tirar os pontos, a pele tem apenas 10% da sua força normal. Por isso, evite sobrecarregar o local que levou pontos. [13]
    • Se for o caso, só volte a levantar pesos muito grandes quando seu médico permitir. Do contrário, o ferimento pode abrir novamente.
  3. A luz ultravioleta é prejudicial até para a pele saudável. Imagine para a pele que ainda está em recuperação. Use filtro solar se o corte for ficar exposto ao sol ou a câmeras de bronzeamento. [14]
    • Até mesmo roupas compridas podem ajudar a proteger os ferimentos. O importante é que seu ferimento não pegue luz solar diretamente.
    Publicidade

Dicas

  • Deixe os pontos no lugar por todo o período recomendado pelo médico.
  • Mantenha o ferimento limpo.
  • Use cortadores de pontos descartáveis. Eles são mais afiados e mais planos, puxando menos o ponto durante os cortes.
Publicidade

Avisos

  • Remover pontos de uma cirurgia séria não é recomendado. Este artigo foi feito para a remoção de pontos pequenos, em locais não críticos e em pouca quantidade.
  • Não tente remover em casa pontos feitos com um tipo de grampeador cirúrgico . Os médicos usam ferramentas especializadas para a extração, sendo que métodos caseiros podem resultar em lesões graves e muita dor.
  • Não molhe cortes fechados com pontos caso o médico tenha recomendado esse cuidado. Não os lave com sabão.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Tesouras cirúrgicas, tesouras de unhas, bisturi ou estilete (esterilizados).
  • Fórceps ou tesouras (esterilizados).
  • Água oxigenada ou álcool.
  • Lupa, preferencialmente uma que contenha iluminação interna.
  • Pomada antibiótica.
  • Curativos esterilizados.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 440 131 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade