Baixe em PDF Baixe em PDF

Neste artigo, você saberá como escanear e exterminar malwares de um pendrive através de um computador com Windows. Além disso, será possível se informar sobre os melhores antivírus para o MacOS — ainda que programas maliciosos sejam raríssimos em dispositivos USB, no computador da Apple. Quando infectados por vírus de atalho, os pendrives “escondem” os arquivos, substituindo-os por atalhos idênticos, mas basta executar alguns comandos para removê-los. Já outros aplicativos nocivos terão que ser combatidos com antivírus de confiança, como o “Segurança do Windows” (já incluído gratuitamente no Windows 10), o Norton, o Kaspersky, o AVG AntiVirus ou o McAfee. Caso não tenha nenhum antivírus, baixe uma ferramenta prática da Microsoft, que realizará a análise e excluirá os malwares.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando o Segurança do Windows (Windows 10)

Baixe em PDF
  1. Feche a janela de execução automática, se ela oferecer as opções de visualizar os arquivos ou alterar as preferências USB.
    • Em 2011, a Microsoft fez alterações no Windows, de forma que o conteúdo em qualquer aparelho USB não possa ser executado ao menos que o usuário de fato acesse-o e clique no nome do arquivo. [1] Com isso, os vírus de execução automática foram praticamente erradicados em pendrives.
    • Se possuir um antivírus de terceiros instalado, como o Norton, o McAfee ou o Kaspersky, ele poderá ser usado para escanear e remover os vírus do USB. Às vezes, tais softwares são executados assim que o pendrive é conectado ao computador, dando a opção de realizar uma varredura. [2]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Luigi Oppido

    Técnico de Informática
    Luigi Oppido é Proprietário e Operador da Pleasure Point Computers, em Santa Cruz, Califórnia. Possui mais de 25 anos de experiência em conserto de computadores, recuperação de dados, remoção de vírus e atualizações. Há mais de dois anos, apresenta o Computer Man Show!, transmitido pela KSQD para toda a região central da Califórnia.
    Luigi Oppido
    Técnico de Informática

    Nosso Especialista Concorda: ao conectar o dispositivo USB em uma máquina com um antivírus ativo, esse aplicativo dará a opção para que o usuário clique com o botão direito no aparelho externo e inicie o escaneamento. Caso ele encontre algum malware, você conseguirá removê-lo em alguns passos.

  2. Seu ícone é de uma seta apontada para outra.
  3. É a opção acompanhada do ícone de um escudo no painel à esquerda.
  4. Procure a seção na parte superior do painel à direita.
  5. Clique em Vírus e proteção contra ameaças .
  6. O Windows procurará se há alguma nova definição no banco de dados da Microsoft, baixando as atualizações que encontrar.
  7. Encontre o botão em “Ameaças atuais”, na parte superior do painel à direita.
    • Usuários que possuírem outro antivírus poderão encontrar, aqui, a opção de inicializar esse programa. Abra-o e execute um escaneamento no pendrive.
  8. Esse botão estará no fim do painel à direita.
  9. Ele deve estar na seção “Este Computador” ou “Meu Computador”, mais ao fim da tela. Pode ser necessário clicar na pequena seta ao lado dessas opções para que os drives conectados sejam mostrados.
  10. O Windows iniciará a varredura no pendrive, buscando malwares.
    • O procedimento poderá demorar um pouco se houver muitos arquivos no dispositivo.
  11. Uma janela será aberta, indicando se houve algum programa nocivo encontrado. A Segurança do Windows orientará o usuário durante todo o processo de exclusão dos malwares.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Utilizando o Microsoft Safety Scanner (Windows 8.1 e versões anteriores)

Baixe em PDF
  1. Caso uma janela abra automaticamente, perguntando se deseja alterar as preferências USB ou verificar os arquivos, apenas feche-a.
  2. Acesse esta página para baixar a ferramenta (também conhecida como Verificador de Segurança da Microsoft). Ela é atualizada com frequência e servirá para o Windows 8.1 e versões anteriores, funcionando como uma maneira rápida de detectar e eliminar os vírus do pendrive.
    • A ferramenta é portátil, ou seja, não precisa ser instalada ou desinstalada. [3]
    • Quem possui um antivírus de terceiros instalado, como Norton, McAfee ou Avast, poderá utilizá-lo para escanear o USB. Às vezes, assim que o pendrive for conectado, o software poderá fornecer a opção de escaneamento; caso nada apareça, mas você possui um antivírus, abra-o e indique que deseja realizar a varredura no dispositivo externo.
  3. Há duas versões disponíveis; uma para os sistemas de 32 bits e outra para os de 64 bits; opte pelo instalador que corresponda à versão do seu PC, seguindo as instruções para download.
    • Para saber os bits no Windows 8, acesse o “Painel de Controle” e selecione “Sistema”.
    • Já no Windows 7, abra o menu “Iniciar”, clique com o botão direito em “Meu Computador” e escolha “Propriedades”.
  4. Para isso, clique duas vezes no instalador — que deve ter o nome “MSERT.exe” —, na localização padrão de download (geralmente a pasta “Downloads”.
    • Assim que ele inicializar, clique em “Sim” para executá-lo, ou insira sua senha.
  5. Depois de ler os termos, clique na caixa de seleção ao lado para marcá-la, sinalizando que compreendeu as regras impostas pela Microsoft.
  6. Você acessará o navegador de arquivos do PC.
  7. A ferramenta buscará malwares no dispositivo externo, mas também fará uma rápida varredura no disco rígido do computador, detectando qualquer anormalidade. Ao término do processo, os resultados serão exibidos.
    • Mais uma vez, é normal que o escaneamento demore, em especial se existirem muitos arquivos no pendrive.
  8. Ao término do processo, uma janela mostrará todos os vírus encontrados, com orientações sobre os passos necessários para retirá-los do sistema.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Removendo um vírus de atalho

Baixe em PDF
  1. Ele coloca todo o conteúdo do pendrive em uma pasta oculta, substituindo-os com atalhos que terão o mesmo nome dos arquivos originais; é fácil notar que o USB foi contaminado por esse tipo de malware ao notar que há pequenas setas sobre os ícones de arquivos e pastas. Ao clicar duas vezes em qualquer um desses atalhos, o vírus será ativado e infectará também o computador. [4] .
  2. Feche a janela que abre automaticamente, se surgir.
    • Primeiro, é necessário saber qual é a letra do pendrive (“F:” ou “D:”, por exemplo) para realizar a remoção dos arquivos. Se estiver em dúvida, pressione as teclas “Windows” e “E” ao mesmo tempo para abrir o Explorador de Arquivos. Desça a tela, no painel à esquerda, até encontrar o USB e a letra correspondente ao lado. Talvez seja necessário clicar no sinal “+” ou em uma seta ao lado de “Meu Computador” para achar o dispositivo.
  3. Uma lista de resultados será exibida.
  4. Um menu pop-up surgirá.
  5. O prompt de comando, com permissões administrativas, será exibido.
    • Pode ser necessário confirmar a senha da conta para acessá-lo.
  6. Não esqueça de colocar dois pontos (:) logo após a letra.
    • Por exemplo: se a letra que representa o dispositivo é “F”, digite F: e aperte “Enter”.
  7. Digite del *.lnk e pressione “Enter”.
  8. Você deverá inserir attrib -s -r -h /s /d *.* e teclar “Enter”; se o pendrive foi infectado por um vírus de atalho, os itens deverão ser restaurados, em segurança, às localizações originais, livres de qualquer perigo.
    • Para consultar a lista de arquivos no USB, digite dir /s e aperte “Enter” outra vez.
  9. Agora que o vírus foi eliminado, recomenda-se que o usuário formate o dispositivo para recomeçar “do zero”. Para não perder seus arquivos, copie-os para o computador. Analise todos eles, no USB, e exclua todas as pastas e itens que não reconhecer. [5] Depois, leia este artigo para saber com detalhes como formatar o pendrive.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Escaneando um dispositivo USB no Mac

Baixe em PDF
  1. 1
    Insira o pendrive no Mac. Não há como um software malicioso se transferir dele para o Mac e se instalar, ou seja, não é necessário fazer um escaneamento. [6] No entanto, se quiser realizar a análise de qualquer jeito, use o antivírus instalado para fazer a varredura nos dispositivos externos.
  2. 2
    Se você ainda não possui um antivírus instalado, adicione um agora. Ele fará o escaneamento e encontrará qualquer malware em pendrives e dispositivos USB. Uma boa opção é o AVG AntiVirus, que é gratuito — ainda que haja uma opção de assinatura, que fornece maior proteção — e será ótimo para encontrar e eliminar possíveis programas maliciosos. [7] Para instalá-lo, siga os passos abaixo:
    • Acesse este endereço .
    • Clique no botão verde “Download Grátis”, no canto direito inferior da tela. A transferência ao Mac deverá começar; do contrário, selecione “clique aqui”, no meio da página.
    • Assim que o processo terminar, uma seta flutuante será exibida na página do AVG, com a mensagem “Abrir o arquivo baixado”. Clique na localização indicada pela seta para iniciar a instalação.
    • Leia as instruções para instalar o AVG.
  3. 3
    Abra o antivírus. Clique duas vezes no nome dele, no Launchpad, ou na pasta “Aplicativos”, do Finder.
    • Caso tenha optado pelo AVG, você pode clicar no ícone de um escudo, na barra de menu no canto direito superior da tela, e selecionar “Abrir AVG Antivírus”. [8]
  4. 4
    Atualize as definições de vírus. Esses arquivos precisam ser baixados, regularmente, para que o programa continue eficaz e com a proteção otimizada. Portanto, apenas clique em “Atualizar definições de vírus” (ou algo semelhante); no AVG, escolha o ícone de duas setas curvadas, no canto direito inferior, para executar a atualização. [9]
  5. 5
    Configure para que o antivírus escaneie drives externos. O local exato para fazer isso varia em cada aplicativo, mas é possível que esteja no menu “Preferências”; abaixo, veja o passo a passo no AVG AntiVirus:
    • Clique em “AVG AntiVirus”, o menu no canto esquerdo superior da tela, e selecione “Preferências”.
    • Entre na guia “Escaneamento”.
    • Marque a opção ao lado de “Escanear unidades externas e pastas compartilhadas".
    • Clique no círculo vermelho, no canto esquerdo superior da janela, para fechá-la.
  6. 6
    Escolha Escanear para que o processo seja iniciado. Dependendo do antivírus, poderá haver outras preferências, como “Escaneamento Profundo” ou “Escaneamento Rápido”. A primeira será bastante minuciosa, mas demorará muito tempo; recomenda-se fazer o “rápido”, primeiro, e então realizar o “profundo”, se julgar necessário. Assim que o processo terminar, você verá uma lista de ameaças, se alguma for localizada pelo software.
  7. 7
    Siga as instruções para excluir os arquivos problemáticos. No AVG AntiVirus, por exemplo, clique em “Solucionar”, ao lado de qualquer malware, para que eles sejam colocados em quarentena. Isso fará com que não tenham mais capacidade de causar danos ao pendrive ou ao computador.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre escaneie o computador após realizar esses procedimentos. O vírus poderá migrar do pendrive para o disco rígido da máquina.
  • Atualize o PC com frequência para manter-se protegido contra brechas na segurança, como os vírus.
  • Escaneie todos os arquivos que deseja copiar do USB para o computador. É importante fazer isso para confirmar que estão livres de infecção; se uma foto que adora estiver contaminada, imprima-a antes de apagá-la. Depois, apenas a escaneie de volta ao computador. Você verá que vale a pena.
Publicidade

Avisos

  • Todos os arquivos que você copiar podem estar infectados. Imprima imagens e documentos antes de removê-los, e depois que erradicar todos os traços de malware, basta escaneá-los ao sistema.
  • Se encontrar um pendrive na rua ou conectado a um PC público, não tente acessar o conteúdo dele em seu computador. Muitos hackers “plantam” os dispositivos para que consigam acessá-los a partir de seus próprios computadores, invadindo outras máquinas. [10]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 18 320 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade