PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Emo e scene são duas subculturas muito confundidas uma com a outra. A grosso modo, o emo é uma tribo urbana cujas origens remontam a um gênero musical (punk e post-hardcore), ao passo que as raízes do scene têm a ver com moda e estilo. Mas a confusão tem razão de ser: os dois têm características comuns no que diz respeito a indumentária e penteados. Distinguir um do outro tem os seus desafios, mas basta saber que detalhes procurar para conseguir reconhecê-los de imediato.

Método 1
Método 1 de 3:

Identificando a moda

PDF download Baixe em PDF
  1. O scene enfatiza a porção berrante, e até néon, do espectro de cores. Já no emo, a cor mais popular é o preto. [1] À parte das cores, os trajes das duas tribos são muito similares — e é graças a tais similaridades que os jovens scene são muitas vezes chamados de "emos néon". [2]
    • O principal objetivo do estilo scene é chamar a atenção para quem o veste, daí a preferência por cores néon.
    • A animação japonesa é uma forte influência do estilo, o que só alimenta o senso estético exagerado e colorido.
    • Blusas de moletom escuras são um item indispensável da moda emo. A peça pode ser tanto lisa como estampada com ícones desta subcultura: corações partidos ou sangrando, caveiras, ossos das costelas, estrelas.
    • A blusa de moletom também figura no scene, mas é usada em conjunto com uma calça skinny néon. [3]
  2. O amor do scene pelo néon também se manifesta na cor do cabelo, embora os penteados sejam semelhantes nas duas tribos: em ambas há a icônica franja penteada para um dos lados da cabeça, cobrindo um ou os dois olhos. [4]
    • O cabelo emo é muito liso e comumente tingido de preto, ou em listras pretas e louras intercaladas.
    • A silhueta do penteado é lisa, esguia e suave, mas ocasionalmente assimétrica e com ângulos pontudos. Muitas vezes, o cabelo é comprido na frente e curto atrás.
    • Os penteados scene são versões exageradas do emo: tingidos de inúmeras cores néons e desfiados para criar volume e textura. [5]
    • Também são muito comuns, sobretudo entre as garotas scene, apliques de cores berrantes e estampas de animais. [6]
  3. [7] Essa cultura possui uma vertente "nerd", cujo emblema são os óculos de aro grosso, usados por emos dos dois sexos, mas especialmente por homens.
    • O aspecto nerd é inexistente na cultura scene.
    • No universo scene, são muito populares óculos de sol de armações largas e coloridas, também conhecidos como "óculos de festa". [8]
  4. Ambas subculturas estão relacionadas à música, mas o emo tem ligações muito mais estreitas com ela que a outra tribo. Na verdade, ele nasceu de um movimento musical derivado do punk e do post-hardcore.
    • O scene, por outro lado, é mais encarado como um estilo ou uma tendência da moda.
    • Devido a essa conexão com a música, camisetas justas e estampadas com logotipos de bandas são um item predominante da moda emo.
  5. Os acessórios estão presentes nas duas tribos, mas são bem mais recorrentes entre os adeptos do scene, que normalmente usam vários piercings na face e submetem-se a procedimentos mais drásticos de modificação corporal, como alargamento dos lóbulos das orelhas.
    • As tatuagens são mais populares nos círculos emo, onde os piercings têm um papel coadjuvante.
    • Tatuagens de estrela são consideradas ícones emo, bem como as tatuagens de "manga" (que cobrem todo o antebraço, até os pulsos).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Identificando a música

PDF download Baixe em PDF
  1. O scene tem uma propensão para a "música de festa": dançante, quase sempre eletrônica, mais próxima do pop que do rock, e ótima trilha sonora para a diversão e para a interação social. O emo, por sua vez, não é nem um pouco dançante e é mais próximo do rock.
    • O emo é tipicamente dramático, emotivo. Suas músicas têm uma progressão dinâmica, alternando entre passagens delicadas e agressivas. Tende a enfatizar o emocional em detrimento da diversão e da vida social.
    • Guitarras rápidas, muito distorcidas e reminiscentes do punk são o elemento mais comum do emo. [9]
  2. No emo, ele é mais dramático e pode até incluir gritos, gemidos, ganidos. O tema das letras é mais introspectivo, focado em questões emocionais: tristeza, confusão, amor, revolta e dor. [10]
    • O emo tardio é mais suave, tem maior apelo popular, embora as letras tenham conservado sua natureza angustiada e contemplativa.
    • Na música scene, as letras não têm uma posição de destaque, tampouco são dotadas do caráter introvertido e meditativo que é tão próprio do emo.
  3. Reconhecer e ouvir as bandas certas é uma peça-chave da cultura emo. A importância da música na outra subcultura é muito menor, embora existam algumas bandas consideradas "scene".
    • Os estandartes, tanto passados como contemporâneos, do emo são: Rites of Spring, Embrace, Moss Icon, Drive Like Jehu, Fugazi, Jawbreaker, Sunny Day Real Estate, Dashboard Confessional, Jimmy Eat World, Get Up Kids, The Promise Ring, Brand New, My Chemical Romance e Fall Out Boy. [11]
    • Os nomes de maior destaque no círculo scene são Blood on the Dancefloor, Owl City, Dot Dot Curve, Brokencyd, Scene Kidz, Millionaires, Jeffree Star e Hollywood Undead.
    • A cultura scene também acomoda diversas vertentes da música eletrônica (electro, dance, house, techno e dubstep), representadas por nomes como Skrillex, Knife Party e deadmau5, e a música pop, em especial Katy Perry e Nicki Minaj.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Identificando o estilo de vida

PDF download Baixe em PDF
  1. O uso de redes sociais, mensageiros eletrônicos e demais serviços de comunicação digital é comum entre jovens scene, hábito que surgiu no MySpace e permance hoje em todas as plataformas. Quem é dessa subcultura tem muitos amigos e seguidores nas redes, usa imagens estilizadas como avatar e costuma compartilhar, às vezes exaustivamente, detalhes da vida cotidiana em textos e imagens.
    • O emo, em contrapartida, é introvertido: tem uma presença normal em redes sociais, sem detalhes abundantes a respeito da vida privada. Amigos e seguidores são conquistados por um interesse comum em música ou bandas específicas.
    • O adepto do emo é mais focado em fóruns e comunidades, onde ele se conecta a outros jovens da mesma subcultura. [12]
    • Postagens emo são crípticas, têm um teor emotivo. [13] Muitas vezes, o autor cita letras de música para expressar como se sente.
  2. Muito influenciada por ícones do glam rock setentista como David Bowie, a cultura scene acolhe a androginia e a ambiguidade sexual. Explorar a própria sexualidade é muito comum entre esses jovens, que gostam de nublar a fronteira entre os gêneros. Preferem a feminilidade ou a androginia em detrimento da masculinidade.
    • Ainda que a androginia não seja condenada pelo emo, ela não ocupa nele uma posição de destaque. Na verdade, o emo já sofreu críticas por ser predominantemente masculino.
    • Tal crítica é controversa, como todas dirigidas a essa subcultura, mas é fato que as bandas emo são, em sua maioria, formadas por homens.
    • Nem por isso existe a predominância de um gênero sobre outro entre os fãs da música emo, que parece ser apreciada igualmente por todos os sexos.
  3. Apesar de exagerada, há um fundo de verdade na opinião do público a respeito do jovem emo, que é tímido, sensível, emotivo, introvertido, retraído e até mesmo revoltado — estereótipo decorrente da música emo, que trata de emoções assim com muita frequência. [14] É devido à posição privilegiada que a música ocupa nessa cultura que seus adeptos têm uma inclinação para tais características. Logo, é mais provável ver um sorriso no rosto de alguém scene do que no de alguém emo.
    • A cultura scene tem um enfoque na moda e na vida social, inspirando em seus adeptos um temperamento que é, de modo geral, mais extrovertido e amigável.
    • Além do que, essa cultura valoriza menos as emoções do que sua contraparte. [15]
    • Já o emo é criticado por incentivar a automutilação, o suicídio e a morte. Essas acusações são exageradas e, em alguns casos, equivocadas.
    • A natureza sentimental do emo é muitas vezes interpretada de modo negativo por quem está de fora dessa subcultura.
  4. Adeptos do emo o fazem por meio de poesia, música e arte. Os do scene, por meio da moda e do estilo de vida. [16]
    • Os membros desse último grupo buscam a expressão e a inovação pelo âmbito visual, estético.
    • No emo, a expressão se dá pela música e, em menor proporção, por outros tipos de arte.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 42 418 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade