PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É angustiante não ter certeza se alguém está a fim de você. Há quem prefira uma abordagem mais direta, mas a maioria das pessoas, a fim de se preservar, apenas dá vagas insinuações a respeito de seus sentimentos — e decifrá-las pode ser muito complicado. No que diz respeito à azaração, algumas pessoas são mais difíceis de se interpretar que outras, mas, com observação paciente, você poderá se aproximar de uma conclusão.

Método 1
Método 1 de 3:

Observando a linguagem corporal

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] Este é o recurso mais poderoso da linguagem corporal. Caso a pessoa retribua seu olhar mais demoradamente que o normal, há uma boa chance de ela gostar de você.
    • Tente flagrá-la olhando para você. [2] Fixar os olhos em quem se gosta é perfeitamente natural, especialmente quando achamos que ninguém está vendo. Quando vocês estiverem num mesmo ambiente sem falar um com o outro, olhe na direção do suspeito, na intenção de saber se ele estava olhando para você. Se ele é tímido, provavelmente desviará o olhar, mas continuará encarando-o se for ousado.
  2. Assim como o contato visual, um sorriso diz muito, mesmo sem nenhuma palavra. Ao passo que contato visual sugere interesse, o sorriso demonstra carinho, afeição. Comece a observar se a pessoa sorri quando vocês estão juntos.
    • Ou você pode instigar um sorriso: faça contato visual com o pretendente; se ele sorrir de volta, há uma boa chance de estar interessado em você.
    • Mas alguém tímido acharia constrangedor demais sorrir para outra pessoa — sobretudo aquela por quem se nutre pretensões românticas.
  3. [3] Certos tipos de toque são uma forma óbvia de flerte. Isso inclui toques nos braços, na cintura, e até mesmo abraços demorados. É normal haver contato físico entre amigos, mas, quando há algum sentimento romântico envolvido, esse contato torna-se um pouco mais tímido e desajeitado.
    • Você também poderia tocar de leve sua paixonite e ver como ela reage — se ela gostar ou ficar constrangida, provavelmente tem uma quedinha por você.
  4. [4] O corpo expressa a atração por alguém inconscientemente por meio da linguagem corporal. Deliberadamente ou não, as pessoas assumem uma postura compatível com como elas se sentem. Quando se deparar com sua paixonite por acidente, veja se a linguagem corporal dela muda de maneira brusca. Isso demonstra um interesse por você.
    • Homens e mulheres empregam recursos diferentes da linguagem corporal para demonstrar atenção. Os primeiros normalmente tentam parecer grandes e confiantes, o que inclui, entre outras coisas, estufar o peito e envolver a cintura da pretendente com o braço. [5]
    • E mulheres tendem a ser mais sensuais: sorrir, mexer no cabelo e deixar aflorar a timidez são algumas das atitudes que elas tomam quando o rapaz de quem elas gostam está por perto.
  5. [6] Quando se ama uma pessoa, é natural sentir o impulso de estar com ela pelo maior tempo possível. Alguém atraído por você aproveitará toda chance que puder para estar ao seu lado, seja na escola, no trabalho ou em outra circunstância mais casual.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Conversando com sua paixonite

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você convive com o objeto das suas suspeitas, uma conversa informal pode ajudá-lo a entender como ele se sente a seu respeito. Duas pessoas interessadas uma na outra geralmente têm conversas mais intensas — ou pelo menos um pouco mais acaloradas que um papo casual. Detalhes pessoais, medos secretos e experiências dolorosas são alguns dos assuntos que surgem nesse tipo de interação, então tente entrar em algum desses temas e veja como seu interlocutor reage. Se ele não se opuser a uma conversa mais íntima, provavelmente está a fim de você.
  2. Paquere . [7] Se você está interessado por alguém que ainda não deu nenhum sinal de que o interesse é mútuo, flerte com ele. O flerte é todo tipo de comportamento cujo objetivo é manifestar atração — tudo aquilo que você provavelmente já vem fazendo de maneira inconsciente: sorrir para a pessoa, manter (ou evitar) contato visual, rir sem motivo, elogios e provocações sutis: tudo isso pode ser entendido como flerte.
    • Ter a azaração retribuída pelo seu paquera é um sinal de que ele está interessado em você.
    • Por óbvio, o fato de ele flertar antes de você tomar qualquer iniciativa é um sinal ainda mais claro de atração. Fique atento a provocações e elogios dispensados a você, especialmente se eles estiverem relacionados a aspectos que envolvem atração física: charme, aparência etc.
  3. [8] Expressar interesse romântico através do riso e do bom humor é muito comum. Logo, o modo como a pessoa reage às suas piadas — se você é de fazer piadas — é um bom termômetro do que ela sente por você: quanto maior a afeição dela, mais inclinada estará a rir. Além do quê, o humor é uma qualidade atraente, então fazê-la rir é um incentivo para que ela veja em você algum potencial romântico, mesmo que não esteja interessada em você ainda.
    • Se a pessoa não rir, talvez não queira nada com você. [9] Tenha cuidado especial com quem sequer chega a esboçar um sorriso.
  4. Na era da comunicação online, interações via internet revelam muito sobre os sentimentos de alguém a seu respeito. Ao conversar com o paquera por redes sociais ou mensageiros eletrônicos, basta notar com que rapidez ele responde ao que você escreve. Se for relativamente rápido, provavelmente quer algo mais que amizade. Lembre-se, entretanto, de que ele pode estar ocupado ao computador, o que prolongaria o tempo de resposta. Dependendo da frequência com que ele se mostra ativo nas redes sociais, você poderá deduzir se ele está desocupado.
  5. Depois de esgotadas todas as alternativas sutis, resta ainda a abordagem direta: perguntar à pessoa qual a natureza dos sentimentos dela por você. Na maioria dos casos, garotas e rapazes acabam expressando o que sentem de outra maneira, tornando desnecessário fazer uma pergunta direta. Mas se você está cansado de esperar e quer uma confirmação, essa é uma ótima solução.
    • Não precisa ser nada muito elaborado. Apenas faça uma pergunta simples: "Tenho a impressão de que você está atraído por mim. Tenho razão em achar isso?".
    • Se estiver lidando com alguém tímido ou desajeitado, será difícil extrair logo de cara uma resposta certeira. Portanto, é preferível lançar o questionamento no meio de uma conversa que está fluindo bem a perguntar à pessoa abruptamente.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Descobrindo por meio de amigos

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora seja normal investir em vários prospectos românticos ao mesmo tempo quando se é solteiro, descobrir se o seu pretendente gosta de alguém é um bom indicativo da disponibilidade emocional dele. Pergunte aos amigos dele ou observe como ele se comporta ao interagir com as pessoas do sexo oposto.
  2. Todo mundo, intencionalmente ou não, observa como se comportam as pessoas do seu convívio. Pergunte a um amigo se ele captou algum sinal de que seu paquera também está atraído por você. Mesmo que você seja muito observador, uma terceira pessoa enxerga a situação desde um ponto de vista neutro, e talvez acrescente algo que a você passou despercebido.
    • Se for difícil decifrar as intenções de seu pretendente em relação a você, um amigo mútuo pode ser de grande ajuda. Além do mais, ele poderia dizer se vocês dois formariam um bom casal.
  3. [10] Quando uma pessoa gosta de outra, é grande a chance de o assunto surgir numa conversa entre amigos. Se você tem medo de pedir esclarecimentos ao seu paquera, tente descobrir algo com os amigos dele, que, caso tenham informações suficientes, podem relatar o que ele disse a seu respeito palavra por palavra, ou, do contrário, pelo menos estimar os sentimentos dele por você. De qualquer modo, isso o deixará mais próximo de alguma conclusão.
    • É provável que suas indagações cheguem aos ouvidos do seu paquera. Se você quer manter sua curiosidade em segredo, isso pode ser um risco.
    • De maneira geral, garotas têm uma propensão maior a se abrir com amigas do que garotos. No entanto, o mesmo método serve para os dois gêneros.
  4. [11] Alguns grupos de amigos têm uma mentalidade de enxame — o sentimento do seu paquera em relação a você influencia o sentimento do grupo. Em outras palavras, se você é querido por todos daquele círculo de amigos, certamente também o é pela pessoa por quem está interessado. O mesmo se aplica caso eles não se importem com você.
    • Perguntar diretamente o que alguém acha de você não é aconselhável, pois muita gente prefere mentir a criar uma situação desconfortável. Em vez disso, tente estimar o que o grupo acha de você pelo modo como reage à sua presença. Eles dão abertura para você participar da conversa? Ouvem o que você está a dizer? Parecem genuinamente interessados em você? É difícil saber como alguém que você acaba de conhecer pensa, mas você terá uma noção mais clara se observar o comportamento do seu círculo de amigos.
  5. É claro que existem amizades entre gêneros diferentes, mas o tratamento que você receberia em público de uma pessoa que o encara como amigo é diferente do que receberia de uma que tem uma queda por você. Se ela parece muito interessada em apresentá-lo aos seus amigos, talvez veja em você muito potencial para um relacionamento amoroso.
    • Ser ignorado quando a pessoa está com seus amigos não é bom sinal. Há quem não goste de revelar seus interesses românticos para amigos, é verdade, mas pelo menos algum respeito deve existir.
    • Por outro lado, se ela se esforça para que você participe das conversas e atividades do grupo e demonstra afeto diante dos amigos, talvez tenha sentimentos amorosos por você.
    Publicidade

Dicas

  • Considere a personalidade da pessoa que é objeto de seu interesse. Alguém tímido, por exemplo, demonstra afeição com mais sutileza do que alguém desinibido.
  • Homens e mulheres expressam emoções de maneiras diferentes. Portanto, a maneira de descobrir se alguém está atraído por você varia de acordo com o gênero. [12]
Publicidade

Avisos

  • Conte com a possibilidade de rejeição. Mesmo com muitos sinais de interesse, será impossível chegar a uma resposta definitiva. No fim das contas, o único modo de ter certeza é com alguma prova.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 265 735 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade