Baixe em PDF
Baixe em PDF
As verrugas são pequenos tumores benignos na pele causados por vírus. As verrugas que nascem na sola do pé, também conhecidas como verrugas plantares e olho de peixe, podem ser bastante incômodas, passando a sensação de que há uma pedra no sapato. Elas normalmente surgem no fundo da pele das áreas mais pressionadas dos pés. Na maioria dos casos, não é necessária a intervenção de um profissional: siga os Passos abaixo para tratar as verrugas e prevenir que elas apareçam novamente.
Passos
-
Reconheça os limites dos tratamentos caseiros. Por mais que sejam eficazes, tais tratamentos normalmente levam de semanas há meses para obter resultados. Se deseja se livrar das verrugas mais rapidamente, procure um médico.
- Muitas verrugas desaparecem por conta própria sem deixar cicatrizes, mas até que isso ocorra, você sofrerá por meses. [1] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
-
Prepare a verruga antes do tratamento. Deixe o pé de molho em água quente por alguns minutos e retire o excesso de pele acima da verruga com uma pedra pomes ou uma lixa. Não utilize a pedra ou a lixa em outras partes do pé ou do corpo.
- A remoção da camada de pele morta permitirá que o tratamento vá mais fundo na verruga.
-
Experimente um tratamento com ácido salicílico. Existem diversos produtos de uso tópico e venda livre para o tratamento de verrugas plantares com ácido salicílico. [2] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte Os mais comuns são comercializados em versões líquidas, géis ou adesivos. Siga as instruções da embalagem.
- O tratamento com ácido salicílico não é doloroso, mas pode levar diversas semanas para apresentar resultados.
-
Experimente um tratamento com fita adesiva. [3] X Fonte de pesquisa Corte um pedaço de fita adesiva do tamanho da verruga e deixe-o sobre ela por até uma semana para ressecar a área. No sétimo dia, retire a fita, deixe o pé de molho em água morna por cinco minutos e utilize uma pedra pomes ou lixa para remover a camada superior da verruga. Coloque outro pedaço de fita sobre a verruga por mais uma semana.
- Não utilize a pedra pomes ou a lixa para qualquer outro propósito.
- O processo pode levar diversas semanas para exibir resultados.
-
Informe-se sobre compostos de tratamento criogênico caseiro. [4] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte O processo de congelamento corta o fornecimento de sangue da verruga. Existem diversos medicamentos de venda livre que podem ser utilizados para congelar a verruga: sempre leia as instruções dos produtos antes de utilizá-los.
- O processo pode ser desconfortável ou até mesmo doloroso. Considere realizá-lo em um consultório para que o médico aplique anestesia e congele a verruga mais profundamente.
-
Saiba identificar a hora de realizar um tratamento profissional. Por mais que seja possível tratar as verrugas em casa, em alguns casos, o cuidado médico pode ser necessário. [5] X Fonte de pesquisa Consulte um médico caso:
- A verruga não suma após o tratamento ou retorne após pouco tempo.
- A verruga comece a crescer ou se espalhar. Nesse caso, você pode estar com uma verruga em mosaico.
- Você apresente dores ou sangramentos após o tratamento.
- A área fique inchada, vermelha ou com pus, o que pode indicar uma infecção.
- Você sofra de diabetes, doença vascular periférica ou doença na artéria coronária. Um podólogo deve realizar o tratamento enquanto monitora o fornecimento vascular periférico ao pé. Essas doenças aumentam os riscos de infecção ou morte de tecidos por conta de problemas no fornecimento de sangue.
Publicidade
-
Discuta um tratamento com peelings ácidos fortes com o médico. O ácido salicílico encontrado nas farmácias é um agente de peeling utilizado na redução do tamanho da verruga. Quando os tratamentos caseiros não funcionam, o médico pode utilizar métodos mais fortes que incluem os ácidos bicloroacético ou tricloroacético. [6] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Para tais tratamentos, você precisa realizar diversas sessões com o médico, que provavelmente pedirá que você aplique ácido salicílico na verruga entre as sessões.
-
Discuta a crioterapia com o médico. [7] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte Parecida com o tratamento de congelamento caseiro, a crioterapia utiliza nitrogênio líquido para congelar a verruga, formando uma bolha. Logo a ferida cicatrizará e cairá, deixando o pé livre da verruga.
- Este tratamento é doloroso e não é recomendado para crianças pequenas. Dependendo da área a ser tratada, o médico pode aplicar anestesia local.
- Para uma maior eficácia, diversas sessões são necessárias.
-
Discuta um tratamento a laser com o médico. [8] X Fonte de pesquisa Existem dois tratamentos com laser para a remoção de verrugas. No primeiro, o laser corta o corpo da verruga; no segundo, o laser cauteriza os vasos sanguíneos que alimentam a verruga, matando-a.
- A cirurgia a laser pode ser dolorosa e necessitar de um período de recuperação mais longo. Ela não requer internação e utiliza anestesia local.
-
Discuta o uso de imunoterapia com o médico. [9] X Fonte Confiável American Academy of Family Physicians Ir à fonte Nesse tratamento, o médico aplicará uma injeção intralesional com antígenos dentro da verruga. Em outras palavras, ele injetará toxinas que estimularão o sistema imunológico a combater o vírus causador da verruga.
- O tratamento de imunoterapia é utilizado em verrugas resistentes aos outros tratamentos.
-
Discuta uma opção cirúrgica com o médico caso a verruga não tenha respondido a nenhum dos outros tratamentos. [10] X Fonte de pesquisa Em casos difíceis, pode ser necessário cortar a verruga com um bisturi elétrico que mata o tecido ao redor da verruga, removendo-a completamente. O processo pode ser doloroso e deixar uma cicatriz, mas é bastante eficaz no longo prazo.
- Nunca tente cortar uma verruga em casa. Você pode causar um sangramento e uma infecção.
Publicidade
-
Descubra se você está em um grupo de risco. A verruga surge em decorrência da exposição ao vírus do papiloma humano (HPV). Existem cerca de 120 tipos de HPV, sendo que apenas cinco ou seis são responsáveis pelas verrugas plantares. [11] X Fonte Confiável Centers for Disease Control and Prevention Ir à fonte Você pode ser contaminado através da exposição da pele ao vírus. [12] X Fonte de pesquisa
- Os atletas que tomam banho em banheiros comuns correm mais riscos devido ao número de pessoas que utilizam a área com os pés desprotegidos. Os nadadores, por exemplo, correm muitos riscos ao utilizar chuveiros comuns e áreas azulejadas ao redor das piscinas. Todos os indivíduos que utilizam vestiários e hidromassagens descalços também correm riscos.
- Rachaduras ou feridas nos pés são portas de entrada para o vírus. Além disso, pés que ficam suados no decorrer do dia correm muitos riscos, pois a pele se parte e aumenta a chance de entrada do vírus no corpo.
- Quem já teve verrugas plantares uma vez na vida corre mais riscos. [13] X Fonte de pesquisa Caso você mexa na verruga com as mãos e nãos a higienize, é possível que você espalhe o vírus para outras partes do corpo.
- Quem apresenta problemas no sistema imunológico, decorrentes de doenças como a mononucleose, o vírus Esptein-Bar, câncer ou HIV. [14] X Fonte de pesquisa
-
Observe a região em que suspeita ter uma verruga plantar. A verruga é pequena, plana e rígida, com limites bem definidos, diferenciando-se de um calo pela origem na infecção. As verrugas plantares podem ser solitárias ou em mosaico (aglomeradas). [15] X Fonte de pesquisa
- Uma verruga solitária costuma aumentar de tamanho ou se multiplicar em diversas verrugas adjacentes.
- As verrugas em mosaico são aglomerados de verrugas reunidas sem a presença de pele entre elas. Elas não são adjacentes, crescendo juntas e aparentando ser uma única verruga enorme. Seu tratamento é mais complicado.
-
Analise os sintomas secundários: a área está dolorida? Por mais que sejam parecidas com calos, as verrugas causam dor quando você anda ou as espreme. [16] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
- Procure por pontinhos pretos dentro da pele. Conhecidos como "sementes" da verruga, tratam-se de pequenos vasos sanguíneos coagulados. [17] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
-
Fique de olho na difusão da verruga. As verrugas são contagiosas e podem se multiplicar, dificultando o tratamento.
- Quanto mais cedo você localizar a verruga e iniciar o tratamento, maiores são as chances de sucesso.
-
Previna futuras infecções. Após livrar-se das verrugas, você corre mais risco de sofrer outra infecção de HPV, portanto, previna-se. Utilize chinelos em áreas públicas como chuveiros, vestiários e piscinas e mantenha os pés secos e limpos. Troque de meia diariamente e utilize um talco caso seus pés costumem transpirar bastante.
- Aplique óleo de coco nos pés antes de dormir para prevenir rachaduras na pele. Utilize meias limpas após aplicar um pouco do óleo em cada pé.
-
Não espalhe a verruga. Não coce ou mexa na verruga, ou você pode acabar passando-a para outras partes do corpo ou para os outros.
- Não toque nas verrugas dos outros e não utilize meias ou sapatos de outras pessoas.
- Vista chinelos ao tomar banho para evitar transmitir a verruga para outras pessoas da casa.
- Não deixe roupas e toalhas no chão de banheiros ou vestiários públicos.
Publicidade
Dicas
- Troque de meia todos os dias e mantenha os pés limpos e secos para prevenir o retorno das verrugas.
- Utilize chinelos em locais públicos como piscinas, vestiários, saunas, etc.
Publicidade
Avisos
- Nunca tente cortar uma verruga em casa. Você provavelmente causará um sangramento e uma infecção.
- Não é possível "contrair" verrugas por tocar em sapos. [18] X Fonte de pesquisa
- Se você sofre de diabetes, doença da artéria coronária ou doença vascular periférica, trate as verrugas com um podólogo. [19] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ http://my.clevelandclinic.org/health/diseases_conditions/warts/hic_Plantar_Warts
- ↑ http://my.clevelandclinic.org/health/diseases_conditions/warts/hic_Plantar_Warts
- ↑ http://www.drugs.com/cg/plantar-wart.html
- ↑ http://my.clevelandclinic.org/health/diseases_conditions/warts/hic_Plantar_Warts
- ↑ http://www.drugs.com/cg/plantar-wart.html
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/plantar-warts/basics/treatment/con-20025706
- ↑ http://my.clevelandclinic.org/health/diseases_conditions/warts/hic_Plantar_Warts
- ↑ http://www.acfaom.org/information-for-patients/common-conditions/plantar-warts
- ↑ http://www.aafp.org/afp/2005/0815/p647.html
- ↑ http://www.acfaom.org/information-for-patients/common-conditions/plantar-warts
- ↑ http://www.cdc.gov/vaccines/pubs/pinkbook/downloads/hpv.pdf
- ↑ http://www.bad.org.uk/library-media/documents/Plantar%20Warts%20Update%20Apr%202012%20-%20lay%20reviewed%20Apr%202012(2).pdf
- ↑ http://www.drugs.com/cg/plantar-wart.html
- ↑ http://www.drugs.com/cg/plantar-wart.html
- ↑ http://www.foothealthfacts.org/footankleinfo/Plantar_Wart.htm
- ↑ http://my.clevelandclinic.org/health/diseases_conditions/warts/hic_Plantar_Warts
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/plantar-warts/basics/symptoms/con-20025706
- ↑ https://www.aofas.org/footcaremd/conditions/ailments-of-the-big-toe/Pages/Plantar-Warts.aspx
- ↑ http://www.mayoclinic.com/health/plantar-warts/DS00509/DSECTION=treatments-and-drugs
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 205 412 vezes.
Publicidade