Embora dar de ombros para as ocasionais notas vermelhas do ensino médio possa ter sido fácil para você, uma ou várias notas baixas na faculdade podem influenciar negativamente sua futura carreira. No entanto, não se desespere. Não importa se você apenas recebeu algumas notas um pouco mais baixas do que o esperado ou se tirou um zero bem redondo em uma prova ou trabalho: em vez de entrar em pânico, faça um retiro mental para aceitar o ocorrido, encontrar paz interior e seguir em frente. Tornar-se uma pessoa zen não tem apenas a ver com tranquilidade, mas sim com um comprometimento real em melhorar no futuro. Compreenda os motivos responsáveis pela nota, o que você pode fazer para melhorar e como deve seguir em frente e parar de tirar notas baixas.
Passos
-
Assuma a responsabilidade pela nota. Embora talvez seja um grande golpe no seu orgulho, compreenda que você é responsável pela nota que recebeu. Os conflitos com professores acontecem, e outros fatores externos também podem influenciar uma avaliação, mas, na maioria dos casos, é importante perceber que precisaremos tomar uma atitude se quisermos melhorar.
-
Coloque a situação em perspectiva. Compreenda que, infelizmente, as coisas ruins fazem parte da vida. Embora uma nota baixa possa deixá-lo completamente desesperado, é importante colocar tudo em perspectiva para atingir uma mentalidade zen. Você está saudável? Tem uma família amorosa e amigos que adoram sua companhia? Conte todas as suas bênçãos e lembre-se de que, embora as notas sejam importantes, eles não são a única coisa que importa na vida.
-
Converse com uma pessoa de confiança. Não há nada de errado em sentir vontade de desabafar com um amigo ou familiar quando se está chateado, portanto, não ache que precisa guardar tudo para si mesmo. É normal se sentir preocupado e com medo de decepcionar seus pais, arruinar sua média final ou passar uma má impressão para o professor, mas saiba que você pode superar tudo isso com o devido apoio dos entes queridos.
- Você poderia até mesmo marcar uma consulta com o conselheiro da faculdade — esses profissionais são confiáveis e foram treinados para ajudar estudantes universitários estressados ou deprimidos.
- Não compartilhe suas reclamações na internet, já que elas poderão ser vistas por outros alunos, funcionários ou professores da faculdade, criando muitas consequências negativas. Tenha uma conversa particular com um amigo ou conselheiro.
-
Dê-se uma pausa. Embora a situação seja estressante, este não é o momento de ignorar seu bem-estar. Tome um sorvete com um amigo, assista a um filme ou relaxe com um banho de espuma. Faça uma atividade relaxante. O objetivo aqui não é fugir do problema, mas adotar uma mentalidade que lhe permita lidar com a situação. Volte a refletir sobre a nota quando estiver mais relaxado.
-
Lembre-se de que as notas não determinam seu valor, você é muito mais do que isso. As notas altas são ótimas para a autoestima, mas não se sinta inútil quando se sair mal em uma prova ou trabalho. Uma nota vermelha não significa que você seja burro ou incapaz de se formar. Todos nós temos grandes talentos, qualidades e características que não podem ser medidas através de uma avaliação acadêmica. [1] X Fonte de pesquisa
-
Medite. Sozinho em seu quarto, passe alguns minutos com os olhos fechados, inspirando e expirando profundamente, concentrando-se sempre na respiração. Permita que os pensamentos se dissipem. Não pense em nada e afaste a ansiedade sempre que ela surgir. Tente ouvir uma melodia suave se precisar de ajuda extra para se acalmar, e procure meditar por 15 a 30 minutos.
- A yoga é outra forma incrível de manter a calma e adotar uma mentalidade zen. Muitas universidades oferecem aulas de yoga, portanto, verifique se você pode se inscrever em uma.
-
Use técnicas de relaxamento para se acalmar durante os ataques de pânico. Às vezes, não temos tempo para meditar quando nos sentimos muito ansiosos ou entramos em pânico. Nesse caso, implemente técnicas breves de relaxamento para acalmar os ânimos. Pare tudo o que estiver fazendo, feche os olhos e conte até dez. Imagine um lugar calmo e feliz, como uma praia ou um riacho borbulhante. Essas técnicas ajudarão o corpo a relaxar e a liberar a ansiedade. [2] X Fonte de pesquisa
- Experimente flexionar os músculos e soltá-los lentamente enquanto conta até dez, ou aperte firmemente um bolinha antiestresse, relaxando os dedos logo em seguida. [3] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Tente envolver os outros sentidos enquanto visualiza o local feliz. No caso de uma praia, imagine o vento tocando o rosto, o gosto salgado do ar e a sensação da areia entre os dedos dos pés. Dessa forma, a visualização será mais eficaz.
- Lembre-se de respirar profundamente. Inspire e expire, sempre seguindo a contagem de um a dez.
-
Evite o consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Algumas pessoas ficam tão angustiadas com as notas baixas que começam a sair mais para esquecer os problemas, entrando em um círculo vicioso. Portanto, evite beber quando estiver estressado por causa de uma nota vermelha. [4] X Fonte de pesquisa us.reachout.com/facts/factsheet/coping-with-bad-gradesPublicidade
-
Calcule o quanto você estudou. Antes de se desesperar, pense nos possíveis motivos da nota ruim. Você estudou e se esforçou bastante? Será que acabou relaxando demais nos estudos e pulou alguns testes? A compreensão dos seus hábitos de estudo vai ajudá-lo a entender em quais áreas precisa melhorar. [5] X Fonte de pesquisa
- Talvez você tenha dado tudo de si. Embora não haja nada mais frustrante do que estudar feito louco e acabar tirando uma nota baixa, é importante lembrar que você fez tudo o que estava ao seu alcance. Que tal rever alguns conceitos para se sair melhor da próxima vez?
- Talvez você tenha relaxado e deixado de estudar. Nesse caso, a lição que fica é a de que os dias em que podia contar apenas com seu talento de improvisação durante as provas chegaram ao fim. Aprenda com o erro e, na próxima vezes, estude e esforce-se bastante para conseguir uma nota melhor.
-
Pense nas matérias estudadas. Releia notas, textos e exercícios. Quais assuntos ou tarefas não foram bem assimilados? O que o programa do curso diz sobre certas provas e tópicos? Veja se houve algum mal-entendido em relação ao que você deveria saber ou fazer.
- Talvez você só tenha estudado assuntos que julgou interessantes. Se um tópico era muito difícil ou desinteressante, você pode ter dado atenção às partes mais divertidas da lição de casa e ignorado os assuntos mais chatos ou complicados. Concentre-se mais nessas partes na próxima vez.
- Talvez você tenha lido apenas o mínimo necessário. Nesse caso, tente adicionar mais horas de leitura aos estudos e, se não conseguir entender algum texto, vá à biblioteca, peça ajuda a um tutor ou pesquise a explicação na internet.
-
Considere sua frequência nas aulas. Alguns professores descontam pontos dos alunos que faltam demais, ou talvez você tenha perdido alguma informação importante quando deixou de ir à faculdade. Analise suas faltas e veja quantas aulas perdeu.
- As faltas foram justificadas? Você tem um atestado médico? Informou a coordenação do falecimento de um ente querido? Caso tenha respondido não a alguma das perguntas anteriores, esse pode ser o motivo para que as faltas tenham sido contabilizadas, afetando sua nota.
-
Identifique quaisquer influências externas. Quando não estamos bem ou não temos dinheiro para suprir as necessidades básicas, tais dificuldades podem afetar nosso desempenho acadêmico. Nesse caso, converse com um médico ou conselheiro educacional para aprender a lidar com a situação de forma eficiente, e até mesmo para decidir se precisa de uma pausa para melhorar suas circunstâncias pessoais. A menos que o semestre já esteja quase no fim, trancar um ou dois cursos poderá ajudá-lo a lidar melhor com tudo. Os problemas externos mais comuns incluem:
- Um falecimento na família;
- Um emprego integral ou de meio-período;
- Filhos pequenos;
- Problemas de saúde mental.
- Alguns professores podem negociar as notas de uma matéria se você apresentar situações de vida atenuantes, e a maioria das faculdades permite que a matéria seja cursada novamente.
-
Reflita sobre a sua vida social. Quando os eventos importantes da vida pessoal começam a exigir tempo demais, às vezes é difícil manter o ritmo. Talvez seu novo namorado tome todo o seu tempo livre, ou talvez você faça parte de uma organização estudantil que sempre organiza festas. Embora uma vida social saudável seja muito importante, sua média final poderá ser arruinada se você passa muito tempo na balada e pouco tempo estudando. Assuma o compromisso de se empenhar mais e socializar menos. Encare os eventos sociais como a recompensa por um longo período de estudos, em vez de uma atividade diária.
-
Converse com os professores. Mostrar que você se importa pode representar uma grande diferença para os professores, que perceberão que suas dificuldades e valorizarão seu esforço para melhorar. Conversar com o professor vai ajudá-lo a compreender melhor a matéria e os materiais estudados, e também a descobrir como melhorar seu desempenho acadêmico no futuro. [6] X Fonte de pesquisa
- Visite a sala dos professores ou envie um e-mail para marcar uma hora. Conversar pessoalmente é quase sempre a melhor opção.
- Embora possa ser difícil, aborde o assunto de forma calma e sincera. Diga algo como: "Fiquei muito decepcionado com minha nota no último trabalho e queria saber o que poderia ter feito para conseguir uma nota melhor. Na próxima vez, como devo realizar um trabalho parecido com esse?".
- Não espere até o final do semestre para conversar, ou você não terá mais tempo para mudar a média final.
Publicidade
-
Avalie o impacto total. Para se sentir em paz com as próprias notas, determine o tamanho do impacto de uma nota ruim sobre seu desempenho acadêmico geral. Em alguns casos, uma nota baixa em uma só prova não destrói a média final. No entanto, talvez você tenha tirado notas vermelhas em várias matérias diferentes, afetando sua média final. Nesse caso, em vez de ficar chateado, respire fundo e tente enxergar as coisas a partir de um contexto mais amplo, fazendo planos concretos para corrigir os pontos que podem ser corrigidos. [7] X Fonte de pesquisa
- Um aluno no primeiro semestre da faculdade pode se recuperar facilmente de uma fase ruim. [8] X Fonte de pesquisa
- Calcule quais notas precisará tirar a partir de agora para manter uma boa média final, dessa forma, você terá uma boa ideia de como deve agir no futuro.
-
Identifique as áreas em que pode melhorar. Talvez você já tenha decidido que não sabe estudar direito, que suas notas são desorganizadas ou que sempre esquece os prazos de entrega dos trabalhos. Quando identificar tais problemas, esforce-se para corrigi-los e assuma o compromisso de mudar.
- Compre uma agenda, anote todas as datas importantes e configure alarmes no celular se você é muito esquecido.
- Caso tenha problemas para gerenciar o próprio tempo, crie uma programação diária e recompense-se de alguma forma sempre que finalizar as tarefas do dia.
-
Defina novas metas. Pense na posição que deseja ocupar depois da graduação. Você pretende seguir uma carreira específica? Quer receber um determinado salário? Tem a intenção de cursar um mestrado? Crie uma lista de metas realistas. Depois de decidir alguns objetivos, liste os passos práticos que vão ajudá-lo a atingi-los.
- Por exemplo, caso queira fazer uma determinada especialização em medicina, crie uma lista de todos os cursos necessários, qual a média mínima de corte e quais atividades extracurriculares vão ajudá-lo a ser aceito no curso. A lista de passos práticos poderia incluir "Estudar para a prova de admissão" ou "Pesquisar boas universidades".
-
Perceba que pode melhorar. Parte desse processo é perceber que, embora ninguém tenha o poder de mudar o passado, todos podemos mudar o futuro. Tranquilize-se, tendo em mente que os problemas podem ser corrigidos. Quando souber o que fez de errado, comece a pensar em passos para melhorar.Publicidade
-
Marque uma consulta com o conselheiro da faculdade. Caso tenha medo de que a nota (ou notas) atrapalhe seu futuro acadêmico, converse com um profissional do centro de apoio ao aluno para criar um plano. Talvez você deva concentrar-se mais nas aulas mais difíceis, ou considerar especializações diferentes. Elabore um plano para voltar aos trilhos com a ajuda do conselheiro (e, quem sabe, dos seus pais, tutores ou outros mentores).
-
Desenvolva um plano para melhorar seu desempenho. Crie um passo a passo específico para as próximas provas e trabalhos. A sensação de controle sobre a situação vai deixá-lo mais tranquilo e ajudá-lo a definir metas futuras para saber exatamente como agir. [9] X Fonte de pesquisa
- O planejamento deve incluir quantas horas por dia você vai estudar, quais notas deseja receber em cada aula, como lidará com quaisquer problemas médicos, quantas horas por semana vai socializar, trabalhar, etc.
-
Analise a programação completa. Se o último semestre esteve abarrotado de cursos extremamente difíceis, aí está um possível motivo para as notas baixas. Até mesmo a pessoa mais inteligente do mundo precisa de uma pausa de vez em quando. Se sua faculdade permitir, tranque algumas aulas e tente combinar algumas matérias mais fáceis com outras mais difíceis, criando uma programação equilibrada.
-
Mantenha-se em dia com os estudos. O segredo para permanecer tranquilo é ficar em dia com os estudos, aprendendo no ritmo adequado. A organização, comprometimento e persistência vai ajudá-lo a manter a calma durante toda a duração da faculdade. No entanto, talvez você precise considerar mudanças mais sérias na carreira desejada se as notas não melhorarem mesmo com todas as medidas sugeridas neste artigo. Desperdiçar tempo e energia em algo que não está funcionando só vai piorar a situação.
-
Estude de forma mais inteligente, e não por mais horas. Ninguém quer passar 16 horas por dia estudando sem aprender nada, isso só vai deixá-lo esgotado. Encontre métodos de estudo que funcionem para você. Aqui estão algumas táticas que poderão ajudá-lo a melhorar a memória e a capacidade de compreensão:
- Reescreva suas anotações depois da aula, todos os dias. Assim, você memorizará os detalhes e terá certeza de que as notas estão legíveis.
- Crie dez cartões de estudo (também conhecidos como "flashcards") por dia. Memorize esses dez cartões antes de criar mais dez no dia seguinte. O estudo de pequenos grupos de elementos vai ajudá-lo a reter a informação.
- Tome notas enquanto lê. Quando terminar de ler um texto, escreva um resumo para compreender melhor o conteúdo.
- Use letras de forma quando tomar notas à mão. O hábito será adquirido rapidamente e, dessa forma, as anotações serão mais legíveis. Metade da utilidade das anotações está baseada no fato de que o ato de escrever faz com que o cérebro armazene o conteúdo na memória de longo prazo.
- Teste-se após cada tópico estudado. Solucione equações matemáticas que o ajudem a aplicar os princípios recém-aprendidos. Responda a perguntas referentes a datas históricas. Tais exercícios vão ajudá-lo a se preparar para a prova de verdade. [10] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- Se possível, peça respeitosamente que o professor reveja a prova ou trabalho para ter certeza de que a nota está correta. Em algumas (raras) ocasiões, ele poderá ter cometido um erro durante a avaliação.
- Caso as coisas estejam indo mal logo no começo do semestre, analise a possibilidade de trancar algumas aulas para diminuir a pressão.
- Tenha em mente que o abandono de uma matéria é apenas um último recurso e pode trazer diversas consequências. Esforçar-se mais e insistir no seu sucesso é sempre a melhor opção. Desistir reforça a mentalidade de fuga, em vez de ajudá-lo a ser alguém mais persistente e determinado.
Avisos
- Nunca faça nada destrutivo (para si mesmo ou para outra pessoa) como forma de reação às notas baixas. Lembre-se, isso também vai passar.
- Não sofra em silêncio caso esteja enfrentando problemas físicos ou mentais que afetem seu desempenho acadêmico. A maioria das universidades conta com centros de aconselhamento psicológico para ajudá-lo a ser bem-sucedido nos estudos. As pessoas que trabalham nesses centros podem fazer quaisquer ajustes necessários diretamente com os professores ou com a instituição de ensino, permitindo que você lide melhor com o problema. Tentar permanecer forte frente aos desafios da vida é louvável, mas também poderá levá-lo a perder um ano na faculdade, portanto, procure ajuda.
- A mudança dos maus hábitos, como socializar demais ou não estudar direito, é baseada em erros e acertos. Em vez de adotar uma mentalidade "ou tudo ou nada" e desistir assim que fracassar uma vez, defina passos e metas graduais.
- Os estudos podem ser afetados significativamente quando não dormimos o bastante ou nos alimentamos de forma inadequada, e a deterioração do nosso desempenho é gradual. Procure a ajuda de alguém se o problema for causado por questões financeiras.
Materiais Necessários
- Agenda ou tabela de horários.
- Reuniões com professores e conselheiros para analisar seu progresso.
- Acesso adequado aos livros didáticos, materiais on-line, etc. (caso não tenha, tente conseguir ajuda financeira ou tomar qualquer outra providência necessária).
- Folhas avulsas ou caderno para anotações. Caderno de estenografia se você domina essa técnica de anotação.
Referências
- ↑ http://it.stlawu.edu/~lrediehs/grading_files/interp.htm
- ↑ http://www.learnpsychology.org/student-stress-anxiety-guide/
- ↑ http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/relaxation-technique/art-20045368?pg=2
- ↑ us.reachout.com/facts/factsheet/coping-with-bad-grades
- ↑ http://it.stlawu.edu/~lrediehs/grading_files/interp.htm
- ↑ http://www.collegemagazine.com/first-bad-grade-what-do-i-do-next/
- ↑ http://www.hercampus.com/high-school/3-easy-steps-deal-bad-grade
- ↑ https://www.washingtonpost.com/news/parenting/wp/2014/11/18/college-freshman-first-term-grades-should-parents-flip-out-or-chill-out/
- ↑ http://learningcenter.unc.edu/studying-101-study-smarter-not-harder/#intense