Baixe em PDF
Baixe em PDF
O charme é a arte de ter uma personalidade atraente. Algumas pessoas encantam as outras assim que entram no ambiente, enquanto que outras ficam conhecidas como charmosas após um período de tempo. Ainda que todos nasçam com diferentes quantidades de charme natural, muito pode ser adquirido e cultivado através da prática. Continue lendo para aprender a usar sua atitude e sua linguagem corporal para ser charmoso.
Passos
-
Seja genuinamente interessado pelas pessoas. Você não precisa amar todo mundo, mas deve sentir curiosidade ou fascínio pelas pessoas. Pessoas charmosas entram num lugar cheio de gente preparadas para passar um tempo conversando: elas não ficam paradas contra uma parede esperando pelo momento certo para escapar. O que lhe interessa nas outras pessoas? Se você for empático, talvez se interesse pelos sentimentos dos outros. Talvez você se interesse pelo que irrita as pessoas, ou pelo conhecimento delas. Tenha seu interesse como base para começar a conhecer as pessoas.
- Aprenda a fazer perguntas de acordo com seus interesses enquanto mantém a fineza . Os outros acabarão se achando interessantes.
- Continue fazendo perguntas para demonstrar seu interesse: a pessoa com quem você conversa jamais sentirá qualquer intenção de encerrar logo o papo.
-
Lembre-se do nome das pessoas quando conhecê-las. Isso pode exigir uma quantidade ridícula de esforço por parte de alguns, mas é um processo totalmente válido caso você deseje ser charmoso. Quando se apresentar, repita o nome da pessoa para decorá-lo melhor. Por exemplo: “Olá José, meu nome é Vanessa”. Prossiga conversando um pouco e use o nome da pessoa durante a conversa. Repita-o mais uma vez quando for se despedir.
- Repetir o nome de alguém não serve apenas para ajudá-lo a se lembrar da pessoa. Quanto mais regularmente você disser o nome de alguém, mais a pessoa sentirá que você gosta dela e maior será a chance de ela lhe admirar.
- Se alguém mais aparecer em meio à conversa, apresente as duas pessoas pelo nome.
-
Assuma relacionamentos. Isso simplesmente significa conversar com um estranho ou com alguém recentemente conhecido de maneira muito amigável, como se a pessoa fosse um amigo de longa data ou um parente. Isso ajuda a quebrar o gelo inicialmente e acelera a estabilização geral de bem-estar entre pessoas que acabaram de se conhecer. Logo, as pessoas se sentirão mais bem-vindas e confortáveis perto de você.
- A gentileza, combinada com o respeito, faz com que o outro se sinta amado e importante. Essa é uma poderosa ferramenta durante a interação.
-
Converse sobre assuntos que interessem as pessoas com quem você está. Se você estiver entre pessoas que gostem de esportes, converse sobre o jogo da noite passada ou sobre a ascensão meteórica de um novo time. Caso esteja num grupo com determinados hobbies, converse sobre tais hobbies e faça comentários pertinentes relacionados à pesca , ao tricô, às escaladas, ao cinema, e daí por diante.
- Ninguém espera que você seja um expert. Algumas vezes, você pode construir relacionamentos apenas fazendo perguntas, sem se importar em parecer um tanto tolo. Há pessoas que gostam de falar sobre seus interesses e explicá-los, e eles gostarão do fato de você se importar.
- Exercite uma mente aberta . Permita que os outros deem explicações. Se alguém erroneamente pensar que sabe mais que você sobre o assunto, seja verdadeiro e simplesmente afirme que seu próprio conhecimento é limitado. Em seguida, diga que você deseja apenas aprender mais sobre o tema.
-
Compartilhe informações sobre si mesmo. Ser quieto quanto a si mesmo faz com que você não se destaque. Compartilhar muito sobre sua própria vida enquanto descobre mais das vivências dos outros é uma maneira de criar confiança. A pessoa se sentirá especial por você desejar conversar sobre sua própria vida com ela. Antes de notar, você e o interlocutor já terão se tornado amigos.Publicidade
-
Faça contato visual. Olhar as pessoas diretamente nos olhos dela faz com que você as atraia de certo modo. O olhar projeta confiança de sua parte enquanto faz com que o interlocutor se sinta interessante o suficiente para ser admirado. Mantenha o contato visual através da conversa. Independentemente do assunto conversado, encarar a pessoa nos olhos fará com que você pareça mais charmoso.
-
Sorria com os olhos . Cientistas apontaram que há mais de 50 tipos de sorriso, e pesquisas sugerem que o mais sincero de todos é o “Sorriso de Duchenne” – um sorriso que envolve os olhos. [1] X Fonte de pesquisa Ele é mais genuíno pelo fato de os músculos necessários para sorrir com os olhos serem involuntários: eles só são acionados no sorriso autêntico, e não no cortês. [2] X Fonte de pesquisa Aliás, se você olhar para alguém e sorrir, isso instantaneamente encantará tal pessoa.
-
Dê apertos de mão firmes. Apertar a mão de alguém durante o primeiro encontro é um jeito educado de demonstrar à pessoa que você deseja falar com ela. Use uma pegada firme, mas não aplique muita força – você não quer machucar a mão do interlocutor. Após um bom aperto de mãos, solte a mão da pessoa.
- Em regiões onde apertar mãos não é costumeiro, use um gesto físico diferente apropriado para demonstrar seu interesse. Um beijo em ambas as bochechas, uma reverência ou um outro gesto físico faz com que a conversa tenha um bom começo.
-
Use linguagem corporal charmosa. Encare a pessoa com quem você está conversando para não parecer estar esperando ansiosamente pelo fim da conversa. Durante o curso da conversa, pode ser apropriado usar toques leves para mantê-la funcionando. Você pode tocar suavemente o ombro da pessoa para enfatizar um ponto, por exemplo. No final da conversa, decida se é apropriado dar um rápido abraço ou outro aperto de mão.
-
Controle seu tom de voz. Sua voz deve ser gentil e pacífica, ainda que direta. Articule suas palavras claramente e projete sua voz. Pratique seus elogios com a ajuda de um gravador. Sua voz parece sincera?Publicidade
-
Use um palavreado incrível. Seja maduro e exiba traços de linguagem sábia e educada. Você não acha que pessoas que dizem “Olá” são muito mais charmosas que aquelas que murmuram “E aí?”? Eis outro exemplo: Troque “Ele não tem nada a ver com isso” com “Isso não deveria preocupá-lo”. É claro, não exagere. Tente ser educado e transforme todo ponto negativo em positivo.
-
Distribua elogios generosamente . Elogios aumentam a autoestima dos outros e fazem com que as pessoas lhe tratem com mais carinho. Se você gostar de alguém, encontre um jeito criativo de afirmá-lo e faça-o imediatamente. Se esperar demais, você pode ser visto como pouco sincero e extremamente atrasado, especialmente se outros tiverem sido mais ágeis.
- Elogie a pessoa caso você note que ela está se esforçando muito por algo. Faça-o mesmo quando você sentir que não há espaço para melhorias.
- Se você notar que a pessoa mudou algo em si mesma (corte de cabelo, maneira de se vestir, etc.) note isso e aponte algo que lhe interessou nesse novo trejeito. Se a pessoa lhe fizer uma pergunta direta, seja charmoso e anule a pergunta com um elogio muito geral.
-
Seja gracioso ao aceitar elogios . Livre-se do hábito de achar que todo elogio está sendo dado sem intenções verdadeiras. Mesmo quando alguém elogiar sem vontade, há sempre um germe de verdade invejosa escondido no coração da pessoa. Seja efusivo na hora de aceitar o elogio.
- Vá além do mero “Obrigado” e prefira afirmar “Que bom que você gostou”, ou “É tão gentil de sua parte notar isso”. Tais afirmações são, praticamente, elogios.
- Evite detonar o elogio. Não há nada pior para a pessoa elogiando que receber a resposta: “Nossa, eu queria ser tão bom em _____ quanto você nessa situação”. Isso é o mesmo que dizer: “Não, eu não sou o que você está dizendo: seu julgamento está errado”.
-
Elogie os outros em vez de fofocar . Se você estiver conversando com alguém ou se estiver conversando em um grupo, e surgir repentinamente, como tema, os aspectos positivos e negativos da vida de alguém, busque mencionar algo de bom sobre o ser comentado . Elogios gentis constituem a ferramenta mais poderosa no ganho de charme, pois os mesmos são vistos como 100% sinceros. Isso também acaba fazendo com que as pessoas confiem em você . A ideia que se espalhará é que você nunca tem algo de mal a dizer sobre os outros. Todos saberão que as próprias reputações estão seguras com você.
-
Seja um bom ouvinte. O charme nem sempre é uma expressão externa, pois também é interna. Faça com que a pessoa fale mais sobre ela mesma, sobre as coisas que ela gosta, sobre aquilo que desperta a paixão dela. Isso faz com que a outra pessoa se sinta mais confortável em se expressar.Publicidade
Dicas
- Sorria para as pessoas que você conhecer.
- Não evite o contato visual. Olhe nos olhos da pessoa com quem você está conversando.
- Quando cumprimentar alguém, faça com que a pessoa se sinta muito importante. A pessoa responderá graciosamente e sempre manterá em mente o grande ser que você é.
- Coloque um pouco de humor nas coisas que você diz. A maioria das pessoas ama quem consegue fazê-las rir.
- Sempre seja você mesmo. Se as pessoas gostarem de uma versão falsa de você, sua vida ficará presa a uma rede de mentiras. Quando essa rede cair, você terá a sua volta apenas pessoas irritadas e odientas.
- Melhore sua postura
. Jogue os ombros para trás e faça com que eles relaxem. Quando caminhar, imagine-se cruzando uma linha de chegada; a primeira parte do corpo a criar a linha deve ser seu torso, e não sua cabeça. Se você tiver uma péssima postura, sua cabeça permanecerá jogada para frente, o que lhe dá um aspecto tímido e inseguro. Se você for uma mulher, jogue os seios para frente. Parece estranho, mas isso lhe ajudará a aprender a postura certa.
- Se forçar a boa postura não parecer bom, fortaleça seus músculos. Você deve incluir a parte superior das costas, os ombros e o peito. Seu pescoço irá permanecer no lugar certo e sua postura irá se aperfeiçoar naturalmente.
- Seja gentil e carinhoso; e não brigão e rude.
- A empatia é o núcleo do charme. Se você puder indicar o que faz com que os outros fiquem felizes ou infelizes, será possível determinar se seu diálogo pende para o lado positivo ou negativo.
- O grau de charme que você possui depende da criatividade de seus elogios. Diga algo que não seja imediatamente óbvio e fale de maneira poética. É bom ter alguns elogios e frases prontos, mas as pessoas mais charmosas conseguem inventar seus cumprimentos a qualquer momento. Dessa maneira, você pode garantir que nenhum elogio esteja sendo repetido. Se não conseguir pensar em nada a dizer, comente sobre um interessante evento atual.
- Praguejar é algo que você deve evitar fazer: isso desaponta muitas pessoas, e fará com que você não pareça uma pessoa muito charmosa.
Publicidade
Avisos
- Não confunda ser charmoso com ser um capacho .
- Ocasionalmente, você não terá escolha além de expressar uma opinião que poucos compartilham. Isso é aceitável. Considere expressá-la de maneira humorística. O humor é a colher de açúcar que ajuda o remédio a descer.
Publicidade
Referências
Publicidade