Baixe em PDF Baixe em PDF

Você sempre admirou aquela garota doce da escola; ela é gentil, educada, prestativa e querida por praticamente todo mundo. Você quer ser como ela, mas não sabe por onde começar. Felizmente, há muitas maneiras de mostrar sua doçura: sendo gentil e educada, tendo consideração pelos outros e não sendo grosseira ou maldosa. Este artigo traz dicas e conselhos sobre como desenvolver o comportamento dócil que você tanto admira.

Método 1
Método 1 de 3:

Agindo de acordo com esse objetivo

Baixe em PDF
  1. Parte de ser doce é se importar com os outros. Isso pode ser feito se você demonstrar interesse pela vida das pessoas, ou fazendo coisas legais por elas. Por exemplo:
    • Em vez de falar sobre si mesmo, você pode perguntar como foi o dia do seu amigo. Isso mostrará que você tem interesse no bem-estar dele; se ele disser que o dia está sendo péssimo, você pode mostrar sua doçura comprando um sorvete para ele.
    • É aniversário de seu amigo. Infelizmente, a data coincide com a semana de provas finais e entrega de trabalhos, assim todo mundo se esquece dele. Você pode surpreendê-lo com um bolinho, ou com um balão na escola.
  2. Ser doce também é se preocupar com as pessoas e você deve demonstrar isso. Por exemplo, se você nota que alguém está chateado, pergunte o que há de errado e se você pode fazer algo para ajudar. Isso mostrará que você se importa, mesmo que a pessoa não queira ou não precise de ajuda.
  3. Outro aspecto da doçura é ter educação e cortesia, mesmo com quem não se gosta. Isso significa dizer coisas como "por favor", "com licença", "obrigado" e "me desculpe". Por exemplo:
    • Quando alguém fizer um elogio, sorria e diga "obrigado!"
    • Quando estiver comendo em um balcão e o saleiro estiver longe, não enfie o braço na cara da pessoa ao lado para alcançá-lo – peça: "Por gentileza, você pode passar o sal?".
    • Quando estiver com pressa e precisar passar por uma multidão, não empurre as pessoas para abrir passagem. Em vez disso, diga "Com licença, por favor" ou "Desculpe-me, preciso passar".
  4. Isso não quer dizer que você deva doar todas as suas roupas para a caridade e ceder às exigências de todo mundo; há um limite na generosidade para que as pessoas não queiram tirar vantagem de você. Por exemplo:
    • Seu amigo esqueceu o lanche em casa e não tem dinheiro para comprar na cantina. Você pode dividir seu lanche com ele, ou emprestar dinheiro.
    • Quando algum colega esquecer o lápis ou caneta em casa, empreste os seus.
    • Caso você suspeite que alguém está abusando de sua boa vontade, você pode confrontar a pessoa em um tom gentil e não acusatório. Por exemplo, se aquele seu amigo pede dinheiro para o lanche todos os dias, diga "Tá bom, eu vou emprestar só mais essa vez. Eu não tenho grana para bancar seu lanche todos os dias. Que tal não esquecer o lanche em casa amanhã?"
  5. Isso não só aumenta a autoestima das pessoas e as faz sentir bem, também faz com que você pareça doce e gentil. Por exemplo:
    • Quando uma amiga cortar o cabelo, diga que ficou bonito. Ela pode estar insegura ou encanada com a mudança. Seu elogio será aquele empurrãozinho que a confiança dela precisa.
    • O garoto que senta perto de você na classe desenha o tempo todo. Em vez de dizer que ele desenha muito bem, mencione algum detalhe, como o olho ou cabelo do personagem. Diga algo como "Uau, como você desenha bem! Adorei o jeito como você fez os olhos!".
    • Não exagere nos elogios, sob o risco de ser irritante e parecer falso ou esquisito. Seus elogios devem ser genuínos e merecidos (ou dar essa impressão).
  6. Pessoas gentis são as que oferecem ajuda primeiro, mesmo que não seja necessário. Existem muitos meios de ajudar os outros e, na maioria das vezes, são gestos pequenos e simples, como abrir a porta. Você pode mostrar sua docilidade oferecendo ajuda em muitas situações, como:
    • Uma garota derruba os cadernos e livros no corredor da escola. Em vez de passar por ela dando risada (algo que uma pessoa legal jamais faria), vá até ela e ajude-a a recolher tudo.
    • Um garoto está ajudando na "Campanha do Agasalho" na escola, mas assumiu mais responsabilidades do que podia. Ele passa por você com caixas demais e algumas caem pelo caminho. Vá até ele e ofereça-se para levar algumas.
    • Um cadeirante idoso está saindo da lanchonete, mas a porta está fechada; você pode mostrar toda sua gentileza segurando a porta para ele e não se esqueça de sorrir e dizer "Imagine!" se ele agradecer.
  7. A doçura está associada à suavidade e gentileza, portanto, tente afiná-la e aveludá-la. Abaixe o tom e soará mais doce.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Evitando o mau-comportamento

Baixe em PDF
  1. Ser doce envolve ter boas maneiras, o que inclui evitar palavrões e xingamentos. Quando ficar zangado ou aborrecido (ou chutar uma quina com o dedinho do pé), morda a língua e tente não xingar.
    • Quando realmente precisar xingar, fale coisas comuns como "que droga!" ou "caramba!". Você pode até inventar palavras engraçadas, como "tarópia!" ou "calafetonha!"
  2. Pessoas doces são gentis e costumam gostar de todo mundo – ou agem assim. Tente evitar insultos, fofocas e nunca, nunca seja cruel. Isso não é só um comportamento negativo, mas também mostrará para as pessoas que você não pensa coisas tão boas assim sobre elas, o que acaba fazendo de você uma pessoa não confiável: "se você fala assim dos outros, deve falar de mim também".
  3. Em vez disso, ignore a pessoa e finja que não escutou. Os bullies querem atenção e revidar é exatamente o que eles esperam que você faça.
  4. Ser acessível é parte fundamental de ser doce e isso é feito com uma postura aberta e receptiva – sente-se com as costas eretas, cabeça erguida e ombros para trás (mas não tanto que fique desconfortável). Má postura, mãos nos bolsos e braços cruzados farão você parecer antissocial, desinteressado ou aborrecido; isso não chega nem perto de ser doce.
  5. Drogas são prejudiciais à saúde e vandalismo pode criar problemas com a polícia. Pessoas doces sabem comportar-se, assim não entram em confusões; evite participar de atos de vandalismo, invasão e destruição de propriedade (pública ou privada), ou uso de drogas. Algumas drogas alucinógenas levam a um comportamento destrutivo, [1] enquanto outras podem deteriorar ou danificar permanentemente a saúde. [2]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Acerte o visual

Baixe em PDF
  1. Qualquer um pode ser doce, isso independe da aparência ou das roupas, mas algumas imagens e estilos tendem a ser associados a alguns tipos de personalidade. [3] A mudança pode ser simples como sorrir gentilmente mais vezes, ou complexa como uma transformação radical, incluindo um novo corte de cabelo, maquiagem e estilo de roupas.
  2. A doçura é associada à jovialidade, portanto, evite roupas muito reveladoras e sensuais. Escolha modelos mais simples.
    • Caso seja uma garota, use: uma camisa com gola em coração e saia até os joelhos, ou calça jeans e blusa camponesa, ou um vestido de verão. Não use nada com muito decote, nem mostre a barriga. É possível ser feminina com uma roupa mais discreta.
    • Caso seja um garoto, use: calças e camisas sociais em cores neutras, ou simples jeans e camiseta. Tente não usar estampas impróprias, camisetas regata, ou roupas de tamanho muito maior. Sua imagem deve ser sóbria e apropriada.
  3. Novamente, qualquer um pode ser doce, não importa o visual, mas algumas formas são associadas à agressividade; muitos rebites e spikes podem fazer você parecer intimidante e indisponível. Pessoas doces costumam ter uma aparência mais suave e aberta.
  4. Tons pastéis, rosa, lilás, azul-bebê e branco são comumente associados à gentileza, pureza e inocência. [4] Vestir-se com essas cores pode ajudar as pessoas a notarem essas qualidades em você.
  5. A docilidade é associada à jovialidade, [5] isso é conquistado com pouca ou nenhuma maquiagem. Use uma sombra clara, um pouco de rímel e batom claro ou gloss. Sua maquiagem deve ser leve e inocente, portanto, afaste-se dos estilos mais glamourosos, como sombra esfumaçada e batom vermelho.
    • Maquie seus olhos para que eles pareçam maiores, traço tipicamente juvenil e inocente.
  6. Pessoas doces são joviais e algo muito jovial é ter saúde. Você pode ter uma aparência salutar cuidando bem de si mesmo; isso significa tomar banho, lavar o rosto e escovar os dentes diariamente, assim como pentear os cabelos e passar desodorante.
  7. Isso mostrará às pessoas que você se cuida, o que gera uma impressão mais positiva. Cuide de si mesmo, de suas roupas e coisas; penteie seus cabelos, costure rasgos e aberturas em suas roupas, lave-as quando estiverem sujas – isso se aplica a tudo, mantenha suas coisas limpas e conservadas. Por exemplo:
    • Você pode encapar seu material escolar com papel-contact e guardá-lo com cuidado para não formar "orelhas" nas capas e páginas.
    • Deixe seus lápis bonitos, não os mordisque na ponta e mantenha-os apontados.
  8. Um bom sorriso não aparenta só gentileza, mas também felicidade e isso mostra que você é receptivo.
    Publicidade

Dicas

  • Se alguém for maldoso com você, segure a agressividade. Você pode defender-se sem atacar.
  • Coma algo doce! Estudos revelaram que comer doces pode ajudar as pessoas a desenvolverem um comportamento mais gentil. [6]
  • Sorria. Você parecerá mais legal e feliz.
  • Compreenda os sentimentos dos outros para simpatizar mais com eles.
Publicidade

Avisos

  • As pessoas podem tentar tirar vantagem de sua gentileza e generosidade. Ser doce não quer dizer ser um capacho; é perfeitamente possível expressar suas opiniões, contanto que o faça apropriada e construtivamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 99 752 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade