Baixe em PDF Baixe em PDF

É desconfortável e até dolorido quando um cílio cai dentro do olho. Isso pode acontecer ao esfregá-lo, após chorar ou simplesmente devido ao vento. Os olhos são uma parte sensível e importante do corpo, portanto, é necessário tratá-los cuidadosamente.

Método 1
Método 1 de 5:

Enxaguando com um líquido

Baixe em PDF
  1. [1] Essa é a maneira mais fácil e rápida de retirar um cílio; jogar água nos olhos pode fazer com que ele seja desalojado. O ideal é usar água mineral, de garrafa, já que é mais estéril que a de torneira; ainda assim, se não houver nenhum tipo mineral por perto, use a da torneira.
    • Faça uma concha com as mãos, colete um pouco água com elas e jogue nos olhos abertos. Não há problema em piscar quando ela tocar em seus olhos; repita várias vezes, se necessário, até que o cílio saia.
  2. É uma maneira que oferece menos chance de machucar os órgãos; use água mineral ou de garrafa, se possível.
    • Despeje-a em um recipiente grande, como uma bacia. Lentamente, abaixe a cabeça, com olhos abertos, até que a água entre em contato com eles; se houver vontade de piscar, pisque. O importante é que o líquido chegue até o olho;
    • O cílio deve sair na água da bacia. Repita várias vezes, se necessário, até que o cílio seja desalojado.
  3. Essa solução salina, assim como a água mineral, é mais estéril que a água da torneira, portanto, mais segura para os olhos.
    • Pegue um conta-gotas e encha-o com a solução salina. Ao mesmo tempo que deixa os olhos abertos, despeje algumas gotas no olho afetado; o cílio deve sair. Repita, se necessário.
    • Várias soluções salinas são vendidas em pequenas garrafinhas “squeeze” HEAD. Se esse for o caso, não é preciso usar um conta-gotas; basta levantar a garrafinha e despejar algumas gotas no olho. Pisque e, se necessário, repita várias vezes até que o cílio saia.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Usando um cotonete ou os dedos

Baixe em PDF
  1. Para esse método de remoção, é preciso encontrar o cílio e lavar as mãos.
    • Use um espelho para saber em que parte do olho o cílio está. Use os dedos ou um cotonete para removê-lo apenas se estiver na parte branca do olho, não na colorida, que é muito sensível. Nesse caso, vá a um oftalmologista. [2]
    • Lave as mãos usando sabão e seque-as. As bactérias não podem entrar nos olhos.
  2. Fique na frente do espelho e, enquanto isso, mantenha os olhos abertos para ver o que está fazendo. Não empurre-o até encostar no canto, apenas até que chegue ao centro (a pupila) do olho.
  3. A ponta com o algodão não pode estar solta, já que nenhuma partícula pode entrar no olho. Ao tentar isso mais do que uma vez, troque de cotonete, já que ele poderá ser contaminado, o que o levará apenas a reintroduzir os microrganismos no olho.
    • Umedeça o cotonete colocando a ponta na solução salina. [3] Esse líquido não machucará o seu olho; para molhar o cotonete, você pode tirar a tampa da garrafinha ou derramar um pouco em uma tigela, mergulhando o olho nela.
    • Com o cotonete, toque cuidadosamente no cílio. Mantenha o olho aberto enquanto isso; é uma boa ideia segurá-los abertos com os dedos de uma mão ao mesmo tempo que segura o cotonete com a outra.
    • Retire o cílio; ele precisa grudar no cotonete para ser desalojado de forma segura e rápida. Puxe o cotonete para trás, levando o cílio junto.
  4. Nesse método, será preciso puxá-lo ou deslizar os dedos sobre o cílio. É importantíssimo que as mãos estejam limpas e que você mantenha os olhos abertos.
    • Passe um dedo sobre o cílio, segurando as pálpebras do olho com os dedos da outra mão. Um dedo deve ser passado cuidadosamente sobre o cílio, deslizando-o (tente não piscar); devido ao movimento, o cílio deverá ser desalojado do olho.
    • Puxe o cílio com dois dedos. Se o método anterior não funcionar, tente “pinçá-lo” com dois dedos; eles devem repousar sobre os olhos sem exercer pressão, à medida que tenta pegar o cílio. Assim que conseguir “pinçá-lo”, puxe-o cuidadosamente para fora.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Usando as pálpebras

Baixe em PDF
  1. Antes, é preciso saber exatamente onde está o cílio; isso funciona melhor se ele estiver preso na parte superior do olho.
  2. [4] Puxe-a cuidadosamente, sem muita força, fazendo com que os cílios superiores e inferiores se toquem. Pisque uma ou duas vezes com o olho fechado para ajudar a desalojar o cílio do local em que está preso.
  3. Aqui, o movimento da pálpebra contra o globo ocular deve desalojar o cílio. A pálpebra poderá grudar nos cílios, não no olho, facilitando a retirada do cílio ao abrir o olho (ele até poderá cair sozinho).
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Dormindo com o cílio dentro do olho

Baixe em PDF
  1. Os olhos removem sujeiras e substâncias de dentro deles durante o sono; as crostas em volta dos olhos e cílios, que aparecem após dormir, são resultado do processo de limpeza que os órgãos realizam.
  2. Isso poderá irritá-los e até arranhar a córnea. [5] Faça o possível para ignorar o desconforto.
  3. O cílio deverá ter “desaparecido”, já que o olho o removerá naturalmente; do contrário, é provável que ele esteja em uma parte do olho mais acessível. Remova-o utilizando outros métodos.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Consultando um médico

Baixe em PDF
  1. O médico não demorará mais do que cinco minutos para remover o cisco. É uma boa ideia informar qual é o problema para a secretária, já que ela poderá encaixá-lo em um horário no mesmo dia.
  2. A primeira opção é um optometrista, que se concentra no tratamento de problemas de visão, mas também pode solucionar transtornos oftalmológicos e outras condições. [6]
  3. Esse especialista trata diversos tipos de transtornos oftalmológicos, e removerá o cílio de forma rápida e segura, evitando qualquer contaminação.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 154 976 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade