Baixe em PDF Baixe em PDF

Ser simpático com as pessoas pode ser uma boa maneira de se dar bem com os outros e de ser admirado. No entanto, para que isso aconteça, você terá de fazer mais do que simplesmente “interpretar o papel”. Pense no modo como interage com seus conhecidos e tente consertar os maus comportamentos mudando a sua personalidade. Quando fizer isso, falar e agir como alguém agradável será algo natural.

Método 1
Método 1 de 3:

Pense

Baixe em PDF
  1. Não importa o quanto as ações de alguém sejam frustrantes e estranhas, todos agem sob certas circunstâncias. Considere-as e pense na perspectiva dos outros.
    • Por exemplo, se você estiver brincando com alguém que nunca participou de uma atividade assim antes, não tire sarro da pessoa caso ela não entenda as regras do jogo. A experiência pode ser frustrante ou vergonhosa para tal indivíduo, então você será muito mais útil se ajudar em vez de zombar.
    • Do mesmo modo, se você tropeçar em alguém por acidente e essa pessoa gritar com você, pause e diga a si mesmo que ela tem os seus motivos para estar irritada, mas que você os desconhece. Em vez de gritar também, uma opção melhor é pedir desculpas com educação.
  2. O ideal é que você tente ver a vida com uma atitude otimista e confiante. As pessoas tendem a reagir melhor àqueles que gostam de si mesmos e do mundo à sua volta.
    • Pode parecer um clichê, mas evite pensar nos aspectos negativos da sua vida.
    • Embora a autoconfiança seja uma boa característica, você deve evitar parecer arrogante. Uma autoimagem positiva envolve se sentir bem consigo mesmo. Ser arrogante significa que você se vê como melhor ou mais importante do que aqueles que o cercam.
    • Seja positivo quando as pessoas precisarem que você as encoraje. Em vez de pensar no que poderia dar errado, tente mostrar à pessoa em questão o que poderia dar certo.
  3. Há vezes em que os seus atos gentis e simpáticos podem não ser reconhecidos. Aprenda a aceitar essas reações sem se importar tanto.
    • É natural querer crédito pelos seus bons atos. No entanto, se você estiver fazendo algo positivo somente pelo reconhecimento, a sua motivação está errada. Fazer o “bem pelo bem” é o correto.
    • Mesmo assim, tudo tem limite. Não deixe que os outros abusem de você ou o maltratem. Se você não se impuser, pode acabar parecendo “fraco” em vez de “forte”.
  4. Assim, você melhorará a sua atitude e evitará reações negativas. [1]
    • Identifique alguns exemplos positivos para seguir. Quando você vir alguém fazendo algo positivo por outra pessoa, tente repetir aquele comportamento no futuro.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fale

Baixe em PDF
  1. Fale e aja de modo animado quando encontrar alguém — seja uma pessoa conhecida ou não.
    • Cumprimente as pessoas falando os seus nomes sempre que possível. Até um “Olá!” entusiasmado fica feio se comparado a um “Olá, João!” ou “Olá, Ana!”.
    • Use frases que expressem o seu entusiasmo. Quando cumprimentar alguém que você já conhece, tente falar algo como “Muito bom ver você de novo”. Ao cumprimentar um desconhecido, que tal: “Fico muito feliz por conhecê-lo”.
    • Junte a comunicação não verbal às suas palavras. Sorrisos são sempre bem-vindos. Um abraço apertado também é ótimo quando você encontra uma pessoa próxima, assim como um aperto de mão amigável funciona para conhecidos menos “chegados”.
  2. Dê à pessoa com quem você está falando várias oportunidades de expressar os seus pensamentos e opiniões. No entanto, não basta só ouvir. Você também terá de responder e falar o que pensa.
    • Pode ser tentador deixar que a pessoa tome o controle da conversa, mas isso iria prejudicá-lo. Ao responder às opiniões das pessoas e acrescentar o que pensa, você demonstra que está totalmente envolvido no diálogo. Não interrompa quem fala.
  3. As pessoas gostam disso. Quando alguém diz algo positivo a seu respeito, isso provavelmente eleva a sua autoestima e confiança. Elogiar alguém fará o mesmo.
    • No geral, elogios são importantes. No entanto, também é importante manter certo nível de sinceridade. Qualquer adulação que não seja genuína pode parecer sarcástica — o que nunca é agradável.
  4. Tentar conversar com alguém relativamente desconhecido pode ser difícil; a maneira mais fácil de deixar uma boa impressão em uma pessoa assim é falar sobre um assunto de que ambos gostem. [2]
    • Conversar sobre interesses em comum manterá ambos os participantes interessados; assim, vocês sentirão coisas positivas sobre si mesmos e a conversa como um todo.
    • É mais fácil fazer isso com conhecidos, já que você poderá saber quais conexões vocês têm. Ao lidar com alguém novo, você terá de buscar “pistas” sobre o que há em comum. Por exemplo, se alguém falar sobre um jantar delicioso que fez em um fim de semana, isso pode indicar que essa pessoa gosta de cozinhar. Se você também gosta, foque nesse assunto.
  5. A primeira coisa que vem à mente não precisa necessariamente ser a primeira coisa dita. Para evitar desentendimentos ou confusões, você deve pausar antes de expressar a sua opinião. Se você acha que isso soará amigável e apropriado após alguns segundos de análise, arrisque-se.
    • De modo geral, você deve evitar fazer apontamentos insensíveis ou dar respostas ásperas ou maldosas. Isso pode ser difícil — principalmente se a outra pessoa não colaborar — mas você deve permanecer calmo e continuar sendo gentil. A pessoa que estiver tentando discutir com você também pode gostar dessa reação. Após se acalmarem, vocês provavelmente se sentirão melhores com o desenrolar de tudo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aja

Baixe em PDF
  1. Quando você conhecer alguém, as experiências do passado com essa pessoa deverão ajudar a antecipar os seus sentimentos, suas vontades e necessidades. Antecipe com calma a reação de tal pessoa em determinada situação e aja de modo que leve em consideração a idade dela.
    • Por exemplo, se você souber que trabalhar até mais tarde deixa o seu cônjuge estressado, quando ocorrer, tente não reclamar na hora sobre a demora ou ausência dele.
  2. Em qualquer situação, você deve mostrar o mesmo respeito que gostaria de receber. Isso vale até para quando alguém o trata mal.
    • Ser respeitoso com alguém não exige muito esforço. Por exemplo, você pode segurar uma porta aberta para alguém cujas mãos estejam ocupadas — ou “manter a boca fechada” em vez de descontar a sua frustração em outra pessoa.
  3. Não tenha favoritos, mesmo que você realmente prefira uma pessoa “x” a uma pessoa “y”. Comportar-se de modo justo em todas as circunstâncias reduzirá o risco de criar situações desagradáveis. [3]
    • Quando duas ou mais pessoas esperarem que você faça a mediação em um desacordo, pense uma solução boa para todos.
    • Por exemplo, se você for sair para jantar com dois amigos e eles não concordarem sobre um local, pode ser melhor escolher um lugar que ninguém tenha frequentado muito — mesmo que os gostos da pessoa em questão sejam diferentes do seu. Se o local da primeira escolha dessa pessoa for especializado em um tipo de comida ao qual o outro amigo é alérgico, você também pode sugerir que o amigo “sorteado” escolha outro restaurante.
  4. Ajudar pode ser inconveniente. No entanto, se você só oferecer auxílio quando for fácil e simples, não estará fazendo algo muito bom. Uma pessoa simpática ajuda os outros mesmo quando isso é desagradável ou complicado.
    • Busque maneiras de ajudar as pessoas mesmo que elas não peçam. Isso pode incluir: ceder o seu assento a uma pessoa mais velha em um ônibus lotado ou deixar a pessoa atrás de você em uma fila de supermercado passar na sua frente quando tiver poucos produtos na mão.
  5. Ao interagir com as pessoas, sorria para elas. Ria de suas piadas e comporte-se de modo amigável.
    • Sorrir e rir agrada as pessoas e passa a mensagem de que você é agradável e amigável.
    • Obviamente, você precisa prestar atenção ao “clima”. Se você estiver sendo apresentado a alguém durante um velório ou outra ocasião triste, sorrir e rir podem ser ações insensíveis.
  6. A paciência pode ser uma característica difícil, mas o esforço costuma ser recompensado. As pessoas que têm esse traço e passam por situações estressantes costumam ser vistas como agradáveis e de boa índole.
    • Quando você sentir que está ficando impaciente, tente recuperar a calma o mais rápido possível. Por exemplo, se estiver esperando há muito tempo na fila de um restaurante, você pode ficar irritado ao ver um funcionário do local cometer algum erro ou ter de esperar atrás de alguém lento. Lembre-se de que perder a paciência não fará com que a fila seja mais rápida. Quando a sua vez chegar, cumprimente o atendente com um sorriso e seja gentil enquanto faz o pedido. Se a espera for muito estressante ou inconveniente, deixe o local em silêncio e vá para outro restaurante de modo discreto.
  7. Limpe as bagunças que faz — figurativas ou literais. As pessoas que não se responsabilizam e esperam que os outros “limpem” por elas são vistas como mal-educadas e descuidadas. Em contraste, aceitar a responsabilidade pelo seu próprio espaço e pela sua vida pode fazê-lo parecer mais gentil.
    • De modo literal, “limpar as suas bagunças” significa ser responsável pelos espaços e pelas ferramentas que usa. Jogue o seu lixo no local adequado em vez de deixá-lo “desamparado” e, ademais, limpe as sujeiras em vez de esperar que façam isso por você.
    • De modo figurativo, isso significa que você deve encarar e resolver os seus problemas em vez de esperar que façam isso em seu lugar. Quando discutir com alguém, tome iniciativa e peça desculpas antes. Converse e se resolva com os seus desafetos em vez de esperar que uma terceira pessoa faça isso por você.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 171 288 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade