PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O pingue-pongue costuma ter uma má reputação. Para algumas pessoas, ele pode ser uma maneira de se distrair por cinco minutos em casa. Para outras, trata-se de um esporte que paga milhões aos seus melhores praticantes. [1] Se quer transformar esse hobby em uma habilidade autêntica, pegue a raquete e vamos começar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Começando

PDF download Baixe em PDF
  1. Você precisará de um acessório com uma cabeça que permita uma boa empunhadura. Se você for principiante, escolha uma raquete adequada – daquelas que atingem velocidades menores e fazem com que as bolas girem menos quando as jogadas são difíceis. Caso esteja pronto para algo um pouco mais avançado, escolha uma raquete média ou rápida para um melhor controle e uma maior ênfase nas técnicas.
    • Se você pegar a raquete com a empunhadura europeia clássica, compre o acessório correto -- e não o estilo caneteiro, que possui uma empunhadura mais forte.
    • Ao escolher a primeira raquete, não compre uma que gire facilmente ou seja muito forte, por mais que seja tentador fazê-lo. Conheça seu nível de habilidade ou o equipamento o prejudicará quando começar a jogar.
  2. O seu corpo deve estar equilibrado, relaxado e pronto para se movimentar em qualquer direção. Além disso, você deve tentar retomar essa postura após cada movimento. Certifique-se também de que o seu braço que segura a raquete está pronto para acertar a bola.
    • Se você tiver um "forehand" melhor, fique um pouco mais à esquerda (ou vice-versa, se você tiver um "backhand" mais forte).
    • Se você for destro, fique alinhado mais à esquerda, com o pé direito um pouco mais à frente. Se for canhoto, fique alinhado mais à direita, com o pé esquerdo mais à frente.
  3. A bola pode ir em qualquer direção, dependendo de como for jogada e curvada. Caso você se mantenha na posição básica, você terá mais velocidade física de prontidão. Use-a! Costuma ser difícil derrotar oponentes velozes.
    • Mantenha-se em relativa boa forma. Corra e faça alongamentos dinâmicos antes de jogar para aquecer o seu corpo e melhorar os seus reflexos.
  4. Se conseguir fazer com que a bola vá em direção a um desses cantos, será quase impossível para o seu oponente acertá-la -- mesmo se ele for experiente. No entanto, se você não for capaz de mirar um ponto específico para a bola, não arrisque; você pode perder um ponto se ela deixar a mesa.
    • Esse pode ser um bom movimento estratégico se aliado a uma alta velocidade. Em um minuto, você estará lançando uma bola rapidamente ao canto mais distante da mesa; no outro, você a estará lançando em direção ao canto direito da rede. Esses cantos são ainda mais perigosos quando o seu oponente não sabe o que esperar.
  5. Lembre-se desta regra: quanto menor o espaço, menor será o ângulo. Quanto mais baixo você enviar a bola por cima da rede, mais difícil será para o oponente jogá-la de volta a você em um ângulo ruim. Também será difícil para ele acertar o objeto com uma força significativa.
    • No entanto, há uma exceção a essa regra: os "lobs". Nesse caso, envie a bola em um ângulo muito alto por cima da rede, em direção à ponta extrema da mesa -- aumentando as chances de o seu oponente errar.
  6. Há várias faltas e outras coisas que podem dar pontos à equipe adversária. Por exemplo: se você deixar que a bola quique duas vezes antes de lançá-la por cima da rede, perderá um ponto. Também durante o saque, é obrigatório lançar o objeto a 15 cm acima da sua mão -- ou será uma falta.
    • Se não conhecer bem as faltas do pingue-pongue, você provavelmente perderá a partida – assim como quando você joga bilhar e encaçapa as bolas do adversário. Familiarize-se com as regras básicas do esporte antes de entrar em partidas competitivas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Desenvolvendo uma técnica

PDF download Baixe em PDF
  1. Curvá-la pode ser difícil; no entanto, quando você dominar esse movimento, ele poderá salvar partidas. Eis algumas coisas que você deve ter em mente: [2]
    • Observe o ângulo da raquete do oponente. Se ela estiver indo de baixo para cima, espere um lance de "topspin" (quando a bola é lançada para cima girando). Se estiver indo de cima para baixo, espere o "backspin" (com a bola girando para baixo). Se estiver indo da esquerda para a direita, "sidespin" direito; da direita para a esquerda, "sidespin" esquerdo.
    • Você pode compensar o giro com o ângulo da raquete. Se estiver de frente a uma bola em "topspin", angule a raquete para baixo e acerte o projétil acima do centro dele. Se estiver de frente a uma bola em "backspin", angule a raquete para cima e acerte o projétil abaixo do centro dele. Se o objeto estiver em "sidespin" direito, angule a raquete para a direita e acerte a bola na esquerda. Se estiver em "sidespin" esquerdo, angule a raquete para a esquerda e acerte o objeto pela direita.
    • Domine também a arte do "sidespin". Essa técnica poderá limitar bastante as opções do oponente no que diz respeito a lançar a bola de volta. Experimente acertar o projétil pela direita ou pela esquerda e atrai-lo ao centro -- criando o "sidespin". Na maioria dos casos, a bola não seguirá na direção que o oponente espera.
  2. O corpo é o que dá força – não apenas o braço ou pulso. Você terá de ser ágil e usar os quadris e ombros.
    • Para usar o "forehand", gire os quadris e ombros para trás durante o "backswing". Depois, avance para frente para completar o movimento. Essa transferência de peso dará mais força e potência à jogada, deixando-a mais consistente.
  3. Mesmo sem dominar a técnica completamente, se jogar sem controle aparente ou consistência, você incomodará o oponente. Estique o corpo para os lados, acerte a bola em pontos diferentes, concentre-se em ser veloz, etc. Deixe a competição em estado de alerta.
    • Para facilitar essa estratégia, mantenha-se na posição básica. Esteja preparado para transferir o seu peso a qualquer momento, mas especialmente após os saques e entre as jogadas. Prepare-se também para atacar quando necessário.
  4. Lembre-se de que a bola quase não tem peso e gira o tempo todo. Se acertá-la com uma empunhadura forte e uma força muito rígida, você acabará com o movimento do objeto no ar. Antes de iniciar uma partida, relaxe o corpo e a mão que segura a raquete. O projétil só precisa de um toque leve -- se ele vier da sua direção ou se você tiver de ir atrás dele. [3]
    • Também relaxe a mente. Se você perder o controle, será como se entregasse a partida de bandeja. Se perder vários lances em sequência, não fique irritado – fique quite com o seu oponente. Nunca desista até que o jogo termine. No pingue-pongue, a maré pode virar em um segundo. [4]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Melhorando cada vez mais

PDF download Baixe em PDF
  1. Cada acessório é único. Todos têm empunhaduras e características diferentes. Se você quiser relaxar e jogar da melhor maneira possível, use o seu equipamento pessoal. Você saberá como usá-lo e o que esperar dele -- como nenhum outro. Se você usar a raquete de outra pessoa, o seu desempenho não será consistente.
    • Já que essa raquete será como o seu braço direito, cuide bem dela. Guarde-a em um estojo quando não a estiver usando. Lave-a com água morna e sabão caso ela tenha uma superfície lisa (de borracha invertida). Outra opção é usar um produto para limpar raquetes para deixar o acessório em perfeito estado.
  2. Se precisa melhorar até seus lances ficarem consistentes, experimente treinar sozinho de frente para uma parede. Pratique cada tipo de lance e melhore o seu giro, a extensão do seu movimento e a sua velocidade. Isso também ajudará você a sentir melhor a raquete e a saber exatamente de qual nuance cada movimento precisa.
    • Você também pode usar o chão para praticar o giro. Treine lançar a bola para baixo e fazer com que ela quique de volta. Depois, passe a jogar com ângulos diferentes. [5]
  3. A prática pode não levar à perfeição, mas cria um hábito. Se treinar com frequência, você aprenderá o que esperar até de si mesmo. Suas jogadas serão consistentes e você poderá mirar a trajetória que quer que a bola siga. Assim, faça-o -- se estiver treinando sozinho, com um amigo ou até com um adversário.
    • No entanto, no início, limite-se a treinar -- e não a competir. É fácil ficar frustrado com algo que parece tão simples, embora não o seja. Há um motivo para que o pingue-pongue seja um esporte competitivo em várias partes do mundo.
  4. Quando começar a praticar um esporte ou a desenvolver uma habilidade, você concentrará toda a sua energia mental nessa atividade. Para relaxar e realmente se deixar desenvolver a sua técnica, você terá de passar por esse estágio. Continue jogando até que os seus movimentos fiquem automáticos e você não tenha mais de pensar sobre o que está fazendo com a bola e aonde ela está indo.
    • Pense em jogar pingue-pongue como pensa em dirigir: no início, você ficava nervoso, reagindo a todos os estímulos ao redor. Agora, você pode dirigir a determinado local sem mesmo pensar em como chegar lá. O pingue-pongue funciona da mesma forma. Basta relaxar e deixar que ele aconteça.
  5. Se os únicos jogadores que conhece forem o seu tio e o seu vizinho de oito anos, suas habilidades nunca melhorarão. Entre em uma liga, um clube ou em algo parecido para encontrar pessoas que compartilhem dos seus interesses e possam desafiar você. Não importa quão bom você seja – a maioria dessas organizações aceitará novos jogadores de todos os tipos, desde iniciantes a aqueles que são praticamente profissionais.
    • Você pode pesquisar na internet por associações e organizações destinadas à prática do pingue-pongue. Esses grupos costumam possuir técnicos capazes de ajudar você a melhorar os seus pontos fracos e aprimorar os seus pontos fortes.
    Publicidade

Dicas

  • Experimente tipos diferentes de saques. Afaste-se da mesa e jogue a partir de outras distâncias.
Publicidade

Avisos

  • Não ponha muita força na empunhadura da raquete; você poderá machucar os dedos ou não ser capaz de fazer a bola girar de modo eficaz!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 52 865 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade