PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Como o grande Bill Gates já disse: "Seja gentil com os nerds, pois é bem provável que você acabe trabalhando para um deles". [1] De certo modo, ele está certo, afinal, os nerds são responsáveis por grande parte do funcionamento do mundo. É difícil defini-los, entretanto, pois tratam-se de indivíduos únicos: um nerd pode ser uma pessoa doida por gramática, pois sabe que a linguagem é essencial para a comunicação, ou uma garota tão apaixonada por matemática e computadores que não sabe como sair com um cara em um encontro. Ainda assim, existem alguns traços em comum entre os nerds que são bastante vantajosos na vida pessoal e profissional. Não importa qual a sua definição do termo, continue lendo para encontrar algumas dicas de como pensar, agir e se vestir como nerd!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Pensando como um nerd

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Aprenda a diferenciar os tipos de nerds. Por mais que todos tenham algo em comum, os nerds realmente se importam com as distinções mais sutis que existem!
    • O nerd CDF é um indivíduo extremamente inteligente com uma paixão focada em atividades acadêmicas. Eles normalmente são pessoas pouco sociais, bastante envoltas no próprio intelecto.
    • O geek é um indivíduo com interesse em uma atividade de nicho, mas que nem sempre é voltado para o mundo acadêmico ou tem os problemas sociais dos nerds.
    • O nerd desajeitado é um indivíduo um pouco mais jovial e com problemas sociais, mas que nem sempre tem interesse em atividades de nicho ou acadêmicas.
  2. Os nerds são conhecidos pelas excentricidades, pois são indivíduos singulares. Viva a sua vida como bem entender, afinal, você é que manda nela! Se precisar de inspiração, leia sobre alguns nerds famosos da história que faziam o que bem entendiam e deixaram uma marca no mundo:
    • Thomas Edison era o nerd supremo. Ele passava 18 horas por dia mexendo em instrumentos eletrônicos em uma época na qual eles eram pouco conhecidos. É o inventor da lâmpada, do fonógrafo, da pilha alcalina e do trem elétrico, além de outras patentes, em uma época na qual tais invenções eram consideradas misteriosas e "de outro mundo". [2] [3]
    • Isaac Newton foi outro grande nerd, responsável por descobertas como o telescópio, o cálculo integral e diferencial, as leis da gravidade e do movimento, além das cores da luz. Ele não era muito de papo e dormia cerca de três horas por noite.
    • Alan Turing é um nerd famoso por ser um herói de guerra e também um bode expiatório. Ele é creditado por ter ajudado a decifrar os códigos nazistas no fim da Segunda Guerra Mundial, além de ter sido importante na criação do primeiro computador. [4] Ainda assim, foi condenado pelo governo britânico por ser homossexual, sendo forçado a tomar injeções de estrogênio para "neutralizar a libido". Ele se matou pouco depois do julgamento. [5]
  3. Não é preciso focar em ciências matemáticas caso esse assunto não o agrade. Aprenda o máximo que puder sobre os temas do seu interesse, e use esse conhecimento no futuro! Um fato interessante: estudos recentes têm demonstrado que cada vez mais indivíduos autistas (que normalmente se enquadram no estilo nerd) são atraídos para áreas de ciências, tecnologias, engenharia e matemática. [6]
  4. 4
    Questione sempre! Muitos nerds são conhecidos pelo hábito de questionar todas as informações recebidas, até conseguirem encontrar a lógica por trás do pensamento. Para ser um nerd, você precisa buscar conhecimento constantemente, sempre questionando a qualidade, as fontes e a utilidade das informações que receber.
    • Não confie em uma informação só por ela vir de uma autoridade. Os nerds entendem bem que as figuras de autoridade costumam se safar com informações falsificadas por conta do poder que exercem sobre os outros. Diferentemente da massa, que aceita as informações divulgadas na mídia cegamente, o papel do nerd é checar todos os dados para não cair em pegadinhas!
    • Pesquise as coisas a fundo. Os nerds precisam entender o processo de raciocínio por trás dos exercícios, compreendendo os conceitos, não memorizando informações. Se um nerd perguntar "Por que o céu é azul?" e receber a resposta "Porque as moléculas no ar espalham mais luz azul do que vermelha do sol" [7] , ele provavelmente seguirá com uma nova pergunta: "Por que as moléculas no ar espalham mais luz azul do que vermelha?". O processo deve continuar até que a resposta se relacione a algo que ele já compreenda completamente.
  5. Um nerd sempre prefere detalhes concretos a fatos generalizados, pois é possível conferir a procedência dos detalhes. Eles normalmente preferem estar certos a parecerem inteligentes, por mais que a sociedade acredite no contrário.
    • Por conta disso, não é de se surpreender que sejam fascinados pelas tecnologias e pela matemática, áreas da ciência que lidam com fatos e sistemas observáveis por natureza. O oposto vale para disciplinas mais subjetivas, que não seguem tanto o esquema objetivo e de checagem de fatos.
  6. Os nerds são capazes de encontrar um meio termo onde o restante da população vê apenas preto e branco, pois são excelentes na hora de analisar prós e contras, comparar e contrastar! A ideia é focar nos fatos quantificáveis e sempre analisar os dois lados da moeda, discutindo internamente. Por mais que os outros possam ver a incerteza nos seus olhos e tentem atacá-lo com opiniões pré-formadas durante uma discussão, você certamente poderá rebater com fatos e argumentos!
    • Existem algumas teorias científicas e filosóficas bastante conhecidas no mundo dos nerds que ajudam a reforçar a ideia de um mundo cinza, não preto e branco. Alguns exemplos:
      • A mudança de paradigma de Thomas Kuhn: todos os períodos de "ciência normal" são interrompidos por períodos de "ciência revolucionária" movidos por mudanças nas concepções básicas dominantes no momento. É preciso encontrar novos métodos de pensamento científico para comprovar os novos paradigmas e estabelecê-los como a nova norma dominante. [8]
      • Os teoremas da incompletude de Kurt Gödel: é impossível estabelecer consistência e completude dentro de sistemas lógicos formais. Em outras palavras, todas as formulações axiomáticas consistentes das teorias numéricas incluem propostas e presunções impossíveis de serem tomadas como fatos. [9]
  7. 7
    Converse com os especialistas. Se conhece uma pessoa experiente em um determinado campo, faça perguntas, ouça atentamente as respostas e fale quando não entender ou discordar de um ponto de vista.
    • Lembre-se de que o conhecimento pode vir de todos os lados. Todos somos bons em algo, portanto, seja humilde e converse com os outros, estando sempre disposto a aprender.
  8. 8
    Abandone a ilusão de geniosidade e talento. É preciso aceitar que você não sabe tudo, mas que quer continuar aprendendo. Acostume-se a fazer perguntas e a cometer erros quando não souber a resposta certa. Em vez de focar no que sabe, foque no que pode aprender.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Agindo como um nerd

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Entre de cabeça nas suas paixões. Os nerds são famosos por estarem sempre no mundo da lua, pensando em teorias científicas e correlações complexas. Se você é assim por natureza, não há motivo para se controlar: entregue-se às áreas intelectuais que o fazem feliz e o ajudam a se sentir conectado ao mundo, mesmo que os outros o vejam como alguém "aéreo".
    • A sua paixão pode ser qualquer coisa! Estude filosofia, mitologia nórdica, cervejaria ou cardiologia, tanto faz! Entre de cabeça nos estudos!
    • Defina objetivos de longo e curto prazo para poder conquistá-los. Se quiser, defina os objetivos com parâmetros constantes e variáveis, colocando a ciência em prática. Não pense apenas no futuro, mas cobre-se conquistas de curto prazo para criar a sensação de realização que nos move sempre.
  2. Pense diferente e não tenha medo de ter ideias impopulares e de fazer atividades consideradas estranhas.
    • Se descobrir que colocar papel-alumínio na antena do carro aumenta a recepção do rádio AM, vá fundo nisso! Você não deve se importar com a aparência, desde que o som esteja bom.
    • Se decidir que codificar durante a madrugada enquanto come sanduíche de geleia é o que faz o seu cérebro funcionar, não hesite! Um nerd não se importa com o que pensam da sua falta de sono ou alimentação.
    • Se descobriu um novo anticorpo ainda não divulgado por cientistas e quiser levar essa descoberta para a frente, dê a cara a tapa. Um nerd não se importa com os olhares duvidosos do resto do mundo!
    • Estuda vírus de computador e quer explicar para todos os seus amigos como funciona um cavalo de troia? Manda bala! Muitos nerds gostam de aprender coisas que parecem pouco importantes para os outros.
  3. 3
    Seja educado, sempre. É muito importante saber pedir "por favor" e agradecer quando fizerem algo para você. Saiba também pedir desculpas ao magoar alguém ou fazer algo de errado. Trate todos com cordialidade, não importa quem seja!
    • Às vezes, corrigir os outros faz mais mal do que bem. Se a pessoa for sensível ou estiver de mau humor, deixe a questão para lá. Se sabe que ela prefere ser corrigida quando está errada, faça-o de modo discreto.
    • Apoie os outros nerds! Ajude-os a se defender do bullying e apoie-os, em vez de colocá-los para baixo! A união faz a força!
  4. 4
    Mantenha a sua busca pelo conhecimento o tempo inteiro. Um nerd nem sempre se importa se a informação recebida é realmente útil. O fato de ela ser simples, profunda ou contra intuitiva é suficiente para torná-la interessante.
  5. Os nerds costumam ser bons com as palavras, pois normalmente leem mais do que a média da população e se importam em parecer sempre certos. [10] Obviamente, não caia na tentação de usar palavras chiques e ultracomplicadas só para parecer inteligente. A real força do nerd é usar a palavra certa na hora certa, explicando conceitos complexos com termos básicos.
    • Torne-se o melhor amigo do dicionário, consultando-o sempre que encontrar uma palavra desconhecida. Quando acreditar que há uma palavra melhor para expressar uma ideia, consulte um dicionário de ideias.
  6. Leia tudo o que encontrar sobre as suas áreas de interesse, incluindo livros de referência e enciclopédias. Leia notícias diariamente para se informar das novidades do país, mas leia também livros de ficção para fortalecer o vocabulário e a ortografia. Se possível, leia coisas que não sejam apropriadas para a sua idade, pois elas o ajudarão a amadurecer: se você é jovem e seus pais dizem que Harry Potter é leitura para adultos, pois contém temas sombrios e de horror, desafie-os e leia!
    • Estude outros idiomas por curiosidade. Talvez você tenha interesse em um assunto acadêmico cujas referências estão todas em francês, por exemplo; aproveite a oportunidade para aprender uma nova língua! Experimente um pouco aprendendo sozinho, com a ajuda de tradutores automáticos e cursos virtuais, ou matricule-se em um curso de idiomas.
      • Se quer ir além, estude idiomas mortos ou fictícios, como cumano, eyak, élfico ou klingon. [11] [12]
    • Mantenha as suas estantes sempre cheias. Se possível, foque mais em livros de não ficção, mas não se prenda a isso.
    • A leitura informativa não precisa se limitar aos livros didáticos e acadêmicos chatos. Você também pode se divertir aprendendo física! Existem livros de física voltados para o público em geral, com linguagem simplificada, como A física do dia-a-dia , de Rómulo de Carvalho, e livros de ficção histórica, como Eu, Claudio , cujo herói sobrevive a um período bastante brutal do Império Romano.
    • Por mais que a não ficção seja mais informativa, a ficção também traz fatos reais. Até mesmo a literatura infanto-juvenil pode ter conteúdos interessantes para leitores adultos, como é o caso de A Culpa é das Estrelas , que lida com o câncer. Jane Eyre (um romance de Charlotte Brontë, mas com linguagem bastante difícil por conta da época em que foi escrito) e Mulherzinhas (apesar de antigo e com algumas visões de mundo bastante diferentes, ainda tem uma trama bastante interessante) são dois livros clássicos que você deveria ler.
  7. Sente-se em um local com boa visão do professor e preste atenção em tudo que for ensinado. Faça anotações, estude para as provas e foque bastante, tentando tirar as melhores notas possíveis. Vá para a escola para a aprender e coloque os estudos em primeiro lugar, deixando todo o drama e as fofocas dos outros alunos de lado. Obviamente, não se isole, mas priorize!
    • Faça algumas atividades extracurriculares, mas tome cuidado para que elas não atrapalhem os seus estudos.
    • Faça muitas perguntas e não se intimide: não existem perguntas ruins!
    • Pesquise além do que é ensinado em aula. Existem canais no YouTube que ensinam conceitos interessantes de todas as matérias de modo didático e divertido. Assista aos vídeos que julgar interessantes para poder aprender em casa!
  8. 8
    Canalize a raiva e a decepção em paixões. Aprenda a lidar com os seus problemas de modo produtivo, transformando a mágoa em arte e conhecimento! Não se deixe abalar pelo que os outros dizem, nunca! Não preste atenção e redirecione seus esforços para coisas produtivas.
  9. 9
    Divirta-se de modo saudável. Os nerds não precisam depender do perigo para se divertir! Faça uma LAN Party, assista Star Wars com seus amigos ou construa um foguete. Se quiser se divertir sozinho, tudo bem também!
    • Jogar RPG e fazer cosplay são atividades mais voltadas para os geeks do que para os nerds, mas isso não significa que você não pode realizá-las!
  10. 10
    Encontre amigos com interesses parecidos com os seus. Apesar dos nerds terem o costume de se agruparem — algo menos comum no caso dos geeks, que se misturam aos outros grupos sociais com mais facilidade —, saiba que você não precisa ser amigo apenas de nerds . É uma boa ideia tentar encontrar uma pessoa oposta a você para que as suas ideias se complementem! [13]
    • Se não conhece outros nerds com interesses parecidos com os seus, procure por uma comunidade virtual ou tente apresentar seus amigos à nerdice. A internet tem se tornado cada vez mais um ambiente importante para a comunidade nerd, principalmente por conta da livre expressão.
    • Se costuma sofrer bullying, tente fazer amizade com pessoas que possam ajudá-lo a se defender. Se quiser, faça um acordo com um valentão, oferecendo ajuda com a lição de casa em troca de proteção!
  11. 11
    Foque no lado positivo da coisa. Você é um nerd, portanto, não há motivo para se repreender. Mesmo que pareça que o mundo não o entenda, aproveite as suas amizades e seja feliz!
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Vestindo-se como um nerd

PDF download Baixe em PDF
  1. O aspecto mais importante do estilo nerd é não se importar com a aparência. Foque em roupas eficientes e confortáveis! Se gosta daquela calça de moletom com mil bolsos, use-a sem vergonha e medo! Aceite quem você é!
  2. 2
    Pense na praticidade. Tire o cabelo da frente do rosto e use roupas confortáveis que sejam boas para caminhar, sentar e correr. O conforto vem antes da aparência, portanto, nunca vista roupas desconfortáveis.
    • Só utilize saltos altos de conseguir andar de modo confortável e confiante. Se quer parecer mais alta, prefira os saltos estilo plataforma para não se machucar.
  3. Estampas de personagens de videogame e super-heróis, com piadas e referências são ótimas opções. Camisetas com piadas matemáticas e assuntos nerds também funcionam bem.
  4. Agradeça aos hipsters por terem trazido os óculos grandes e chamativos de volta à moda: agora não é preciso mais ter vergonha de usar óculos, pois eles são descolados!
    • Como os nerds não ligam muito para a moda, não é comum vê-los utilizando óculos falsos; use-os apenas se precisar.
  5. Os nerds são conhecidos no mundo da moda por vestirem roupas que não valorizam o próprio corpo, principalmente por não escolherem muito o que usar no dia a dia. Se quer caprichar no visual nerd, escolha o que vestir aleatoriamente, sem pensar em combinações.
  6. Camisa polo, colete e sapato social é o visual clássico do nerd mauricinho propagado pelos filmes dos anos 80. Se quer se parecer com um nerd estereotipado, esse é o caminho a se seguir!
    Publicidade

Dicas

  • Algumas sugestões sobre alguns estilos nerds. Não se prenda aos estereótipos e siga as dicas que quiser:
    • Gamer — um estilo cada vez mais comum e popular, sempre visto em competições de jogos e se comunicando com a linguagem da internet. Trata-se de uma subcategoria do nerd de informática.
    • Nerd literário — especializado na ficção, sempre lendo ou escrevendo ensaios pós-modernos. Normalmente tem uma época literária preferida, sobre a qual estuda bastante.
    • Nerd político-social — costuma estudar campos como psicologia, sociologia, antropologia e ciências políticas. Esse nerd é o mestre dos jargões e das articulações, sempre soltando epifanias bombásticas sobre o comportamento humano.
  • Se cometer um erro em uma prova ou trabalho, discuta a questão com o professor para que os problemas não se repitam. Se quiser, dê uma choradinha pela nota!
  • Os livros de não ficção, principalmente sobre assuntos científicos, são muito nerds. Leia mais sobre o seu assunto preferido e sempre procure manuais e revistas científicas sobre os mais diversos temas.
  • Experimente aprender linguagens de programação!
  • Assista filmes e seriados clássicos de nerds como A Princesa Prometida , Firefly , Doctor Who , Star Wars , Battlestar Galactica , Tron , Além da Imaginação , Star Trek e A Quinta Dimensão . Se quiser, faça algumas pesquisas na internet para encontrar seriados antigos que nunca passaram no Brasil, como Red Dwarf , Robotech , Space 1999 , Fantastic Voyage e Blake's Seven . Esbanje conhecimento de ficção científica!
  • Sempre preste atenção na escola ou no trabalho, para assimilar conceitos e poder ensinar os outros. Participe de discussões e sempre auxilie os seus superiores, simplificando ou resumindo o que julgar necessário para ensinar conceitos mais complexos.
  • Ficção científica e fantasia são bons gêneros literários, mas todo bom nerd é exigente, focando mais na qualidade do que no fator de escapismo. Alguns clássicos nerds incluem: a série Fundação , Duna , Neuromancer , O Guia do Mochileiro das Galáxias e a trilogia Marte .
  • Se quiser passar um tempo, experimente jogos comuns entre os nerds: Portal , DragonFable , Counter Strike , World of Warcraft , Joint Operations: Typhoon Rising , Dungeons & Dragons Online e Ragnarök Online .
Publicidade

Avisos

  • Não se torne obcecado pelo estilo nerd a ponto de perder a noção da realidade. É importante encontrar um equilíbrio na vida, reconhecendo o valor das outras conquistas e áreas de aprendizado. Especializar-se demais não é o caminho.
  • Se quer ser um nerd focado em computadores, comece trocando o seu navegador de internet. O Google Chrome e o Firefox são boas opções para substituir o Opera ou o Internet Explorer que já vêm instalados com o sistema operacional. Assim, você não fará feio nas aulas de informática!
  • Nem todo mundo vai gostar da sua "nerdice". Na verdade, muitas pessoas o provocarão e tentarão fazer com que você pareça errado. Não se renda: seja fiel à verdade e à precisão. Ouça novas ideias e descubra se elas são merecedoras do seu tempo ou não.
  • Se costuma zombar de pessoas menos inteligentes, saiba que o jogo pode virar para o seu lado, pois os nerds também costumam sofrer com o bullying.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 293 226 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade