Baixe em PDF Baixe em PDF

Fadas são criaturas cercadas de magia e misticismo. Distinguem-se pela beleza inigualável e a natureza travessa, porém generosa. Cada uma é única, dotada de uma personalidade, talentos e estilo únicos, ainda que haja certas características comuns a todas — o amor pela natureza, a conexão com os animais e o desejo de ajudar quem precise. Leia este artigo para aprender a se apresentar, portar e sentir como uma verdadeira fada, e quem sabe adentrar o mundo delas!

Parte 1
Parte 1 de 4:

Encontrando a própria identidade

Baixe em PDF
  1. Elas dividem-se em muitos tipos, cada um dotado de personalidades, talentos e estilos únicos. É impossível tornar-se uma sem antes contemplar essas questões. Escolha uma categoria de personalidade similar à sua própria, o que facilitará o processo de transição. Faça uma pesquisa, procure questionários sobre o assunto na internet, e veja com qual você se identifica mais.
    • Será você uma fada da terra , amante das árvores, flores, plantas e as criaturas dos bosques? Que usa roupas cor de terra e vive nos jardins?
    • Ou será uma fada da água , que, íntima do mundo aquático, vive próxima a rios, lagos, riachos — se possível, sempre com os pés n'água?
    • Será que é uma fada de fogo , fascinada por calor e luz, defensora obstinada de todas as causas que lhe pareçam corretas, não importa quão grandiosas ou irrelevantes sejam?
    • Uma fada do ar , sempre desejosa de estar ao ar livre e com os cabelos ao vento? Dona de uma personalidade vaporosa que permite que ela voe ao sabor dos acontecimentos?
    • Quem sabe uma fada onírica ? Alguém em contato com o seu lado místico, capaz de inspirar bons sonhos em amigos e pessoas queridas?
    • Ou uma fada musical , sempre capaz de encontrar ritmo e melodia nos lugares mais inusitados — o canto dos pássaros empoleirados nas árvores, a brisa que faz tilintar o sino dos ventos?
    • Talvez uma fada da luz , que, apaixonada pelo sol, possui um brilho interior mais intenso que o de dez mil estrelas?
    • Ou ainda uma fada sombria , um indivíduo misterioso que prefere vagar à noite e debruçar-se sobre as esferas mais sombrias da feitiçaria?
  2. Por exemplo: Luz Áurea, Vitória-régia, Dríade, Zéfira. O nome de uma fada normalmente reflete a sua personalidade e os seus talentos. Por exemplo, uma fada da terra se chamará Gaia ou Magnólia; uma de fogo, Ígnea ou Fênix; uma de água, Marina ou Safira.
    • Você pode escolher o nome ou usar um dos inúmeros geradores de nomes de fada disponíveis internet afora.
    • Depois de escolhido o nome, convém guardar segredo a respeito dele ou revelá-lo apenas a gente de confiança. Diz a lenda que o verdadeiro nome de uma fada pode ser usado para controlá-la ou obrigá-la a usar magia contra a própria vontade. Mantenha a discrição quanto ao seu novo nome.
  3. O que seria de uma fada sem a sua poeira cintilante? O aspecto do pó da fada, assim como o nome, deve ser único e refletir a sua personalidade e habilidades. Compre um pouco de purpurina para fazer a base e, para que ele seja mágico de verdade, incorpore a ele alguns outros ingredientes. Tenha-o sempre consigo para deixar claro o quanto ele é necessário e especial para você.
    • Compre purpurina fina, não grosseira, que em nada reflete a leveza das fadas. Escolha uma cor bem alinhada ao seu elemento. Por exemplo: verde vai bem com uma fada da terra; azul, com uma da água; preta, com uma sombria; roxa, com uma fada onírica; rosa, com uma musical; amarela, com uma da luz; branca, com uma do ar; e vermelho ou laranja, com uma do fogo. Incorpore uma gotinha de uma essência — não exagere para não coagular a purpurina — que tenha um cheirinho agradável.
    • Em seguida, faça adições compatíveis com o seu elemento. Para o elemento terra, flores e folhas secas. Para a água, conchinhas e areia. Para o fogo, sílex, madeira ou carvão. Para o ar, algodão pequenas penas; para a música, sininhos.
    • Agite para misturar todos os ingredientes e coloque o pó de fada num pequeno frasco que você possa usar como pingente. Assim, você o terá em mãos sempre que precisar. Ou despeje-o num pote (que você pode decorar como quiser) e guarde-o em algum lugar seguro, como o seu quarto, para quando quiser deixar rastros ou trilhas.
  4. A natureza dessa assinatura é bem diversa daquela que usamos para cuidar de assuntos humanos. É um objeto real que representa as peculiaridades de cada um desses seres.
    • Por exemplo, se o seu talento é a jardinagem, a sua assinatura pode ser uma pequena violeta desidratada. Se você tem um gosto pela água, pode ser pérolas e conchas. Se é uma fada aérea, uma pena. Está entendendo? Um pequeno objeto para representar a sua personalidade e, ao mesmo tempo, o seu elemento.
    • Deixe a sua assinatura sempre que conquistar ou completar algo. Se você terminou de cuidar do jardim, deixe a sua assinatura (a pequena violeta, segundo o nosso exemplo), perto dele. Ou, quando você assar uma fornada de biscoitos, deixe o seu objeto emblemático perto dela para que todos saibam quem a fez.
    • Embeleze as assinaturas polvilhando-as com o seu pó de fada.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Criando um visual digno de uma fada

Baixe em PDF
  1. Um guia breve: A vestimenta de uma fada aquática lembra as ondulações de lagos e oceanos, uma fada de fogo tende a usar peças justas. Fadas do ar são conhecidas pelas peças longas, transparentes, esvoaçantes. As da terra usam peças em jeans e outros tecidos pesados, camisetas, peças robustas para se sujar ao ar livre.
    • Quem quiser confeccionar a própria fantasia pode ir a uma loja de aviamentos e escolher tecidos com estampas relacionadas ao mundo místico. O tipo do tecido também pode variar grandemente: veludo, tule, microtule, panos iridescentes e holográficos etc. Visite brechós à procura de peças que você possa personalizar.
    • Providencie roupas longas e esvoaçantes, que trazem à mente as asas translúcidas dessas criaturas mágicas.
    • Para fazer uma saia, providencie uma faixa de tecido ou um elástico da medida da sua cintura. Costure-o a um ou vários retalhos de tule ou microtule (cujo comprimento dependerá do tamanho das suas pernas). Faça várias camadas de tecido a fim de que a peça não fique transparente.
    • Para vestir a saia, amarre a tira de tecido ou, se você usou elástico, costure um fecho de velcro ou de botão na parte de trás. Personalize-a costurando à camada externa de tule pétalas de flores, estrelas ou outros temas feitos de tecido.
    • Quem entende de costura pode confeccionar as próprias blusinhas. De outro modo, compre uma bata renascentista (que você pode tingir, se quiser) ou uma blusinha de tecido leve, esvoaçante.
  2. Todo mundo associa as fadas a cabelos compridos e fabulosos que revoluteiam a cada movimento, sendo os cuidados capilares uma prioridade. A cor não importa — seja você mesma! O importante é que os cabelos estejam em bom estado: mantenha-os hidratados usando condicionador, bebendo muita água e tratando-o periodicamente com uma máscara capilar caseira.
    • O estilo não varia tanto. Muitas fadas usam cabelo longo, o mais próximo possível da cintura, e solto, para que ele possa fluir livremente nas costas. No entanto, você pode divergir disso o quanto quiser e usar um corte joãozinho, por exemplo.
    • Encaracole ou crie discretas ondulações no cabelo para emoldurar o seu rosto. Isso pode ser feito com babyliss, chapinha, bobes ou grampos. Para um visual mais espontâneo, amasse o cabelo.
    • Mas ter um cabelo totalmente assentado e impecável não deve ser uma preocupação para a fada, que tem assuntos mais importantes a tratar! Por sinal, é comum avistá-las com o cabelo cheio de gravetos e folhas secas que elas conseguiram em aventuras ao ar livre!
  3. A pele de uma fada é perfeita e brilhante — lembre-se de cuidar também da sua. Lave o rosto não mais e nem menos que duas vezes ao dia. Use um hidratante iluminador. Compre um creme dermatológico de venda livre para tratar as espinhas e manchas. Coma frutas e vegetais, e beba de seis a oito copos d'água por dia. É nesse quesito, também, que os seus poderes mágicos virão a calhar! A meditação ajudará a sua pele a transparecer a luminosidade da sua alma.
    • Quanto à maquiagem, use uma base ou um pó iluminadores, que dão à pele um brilho saudável. Faça o contorno das maçãs do rosto e sob o osso das sobrancelhas com um iluminador. E se você quiser brilhar, passe um pouco de sombra com purpurina nas bochechas!
    • Ressalte os seus atributos com um leve brilho labial cor-de-rosa, um pouco de rímel (apenas nos cílios superiores) e uma sombra de olho cuja cor combine com as suas roupas e o seu elemento.
  4. Já que para as fadas, como mencionamos, a aparência é secundária, não convém exagerar. Isso não quer dizer que você não possa dar um toque aqui e ali para arrematar o visual e se sentir como uma genuína fada!
    • Todos sabem que fadas voam com asas delicadas como as de uma borboleta. Compre numa loja de fantasias ou faça você mesma o seu par de asas usando arame e meias-calças coloridas. Leia este artigo para saber como confeccioná-las em casa. Não as use o tempo todo — as asas muitas vezes ficam escondidas quando quando a fada usa a sua forma "crescida" para não chamar a atenção entre humanos normais. Estar sem as suas asas não será problema.
    • Fazer um diadema de fada, caso você deseje um, é simples: cole algumas borboletas de plástico ou flores artificiais a uma faixa de cabelo. Ou faça um penteado bonito e ponha no cabelo grampos ou presilhas decorados com folhas artificiais. Outra opção, se você quer apostar num visual mais simples e conectado à natureza, é usar uma coroa de flores.
    • Nem toda fada usa uma vara de condão, mas esse é o principal meio pelo qual elas canalizam a sua magia, sobretudo as fadas oníricas e as sombrias. Você pode comprar ou fazer a sua varinha — para tanto, use um graveto seco que encontrar no jardim ou uma haste fina e comprida de plástico. Decore a ponta dela com uma faixa ou outros objetos que achar interessantes. Use a imaginação!
    • A maioria das fadas tem centenas de anos de idade, pois o passar do tempo é diferente para criaturas mágicas. Desse modo, as joias que usam são, também, muito velhas. Procure joias e bijuterias em brechós e antiquários, principalmente braceletes e medalhões. Qualquer peça com pedras enormes, preferencialmente em cores alusivas ao seu elemento, também cai muito bem. Por exemplo: fadas oníricas usam pedras-da-lua; aquáticas, pérolas; fadas do fogo, rubis; as da terra, jade; assim por diante.
  5. Cada fada deixa no ar um aroma característico e que evoca o seu elemento regente. Você pode simplesmente comprar um perfume com essas características, mas o ideal é produzi-lo por si mesma.
    • A primeira alternativa é comprar um kit de perfumaria, que contém várias essências que podem ser combinadas para criar um perfume único como você. A segunda é misturar, dentro de um borrifador, água e óleos essenciais , vendidos em mercados de alimentos saudáveis. Acrescente à fragrância um pouco de purpurina para torná-la ligeiramente cintilante.
    • Os aromas que mais remetem às fadas são os florais (em especial jasmim, lavanda, camomila, rosa e gerânio), frutados (limão, toranja e tangerina), ardentes (canela, noz-moscada, cardamomo e cravo-da-índia) e terrosos (vetiver, cedro e eucalipto).
    • Não custa reforçar: o cheiro precisa ser compatível com o seu elemento. Se você é uma fada da terra, dê prioridade a cheiros florais, herbais e frutados. Se é aquática, àqueles que remetam à praia e à chuva. A aromas ardentes ou de especiarias, se é de fogo; ou aos algodoados, aéreos ou montanhosos, se é do ar.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Cultivando os hábitos de uma fada

Baixe em PDF
  1. Sorria bastante. Criaturas alegres e vivazes, fadas têm faces iluminadas por uma expressão lépida. Procure sorrir sempre — pode ser um sorriso generoso, uma risada travessa ou apenas uma expressão agradável, de quem está perdida em sonhos.
    • Não é preciso andar por aí sorrindo à toa, mas procure, pelo menos ao interagir com outros humanos, sorrir ao mesmo tempo em que transmite um ar sábio, misterioso.
  2. Faça boas ações. O gosto por pregar peças e fazer travessuras não as impede de ter um coração de ouro e pronto a ajudar quem precise. Você pode encher o seu dia a dia de boas ações de várias maneiras: lavando a louça de casa, voluntariando-se para fazer companhia a idosos em asilos, etc.
    • As boas ações das fadas, é importante lembrar, são realizadas anonimamente — tendo como objetivo o bem do próximo, não o reconhecimento. A sua recompensa será saber que você abrilhantou o dia de alguém.
  3. Toda fada, não importa se de fogo, água, sonho ou trevas, tem uma forte conexão com a Terra e as forças da natureza. Desse modo, ficam ao ar livre o máximo que podem, a sentir a grama sob os pés e o vento nos cabelos.
    • Você, como a fada que é, também deve partilhar dessa conexão e passar horas intermináveis brincando na natureza, apreciando as vistas, sons e cheiros da terra. Entre em sintonia com ela colhendo flores selvagens, subindo em árvores e imitando os pássaros.
  4. Toda fada (acima de tudo as musicais) tem um instinto para a música e para a dança. A música, para ela, faz-se presente em todos os lugares: no piar de um pássaro, no jorrar de uma nascente, no sopro do vento entre as árvores, no crepitar das chamas. Com a voz doce e aguda, ela entoa cantos e mantras ancestrais; com os pés delicados, dança ao ritmo de tambores inaudíveis aos humanos.
    • Flautas de metal ou de madeira, harpa, pandeireta, sinos e tamborim irlandês são os instrumentos musicais mais comumente associados às fadas. Aprenda-os para tornar-se uma.
  5. A conexão com a natureza anda de mãos dadas com o amor pelas criaturas da floresta e dos prados, com quem a fada tem um entendimento tão profundo que pode compreender as suas emoções com uma clareza muito além das capacidades humanas. Pássaros, cervos, coelhos, sapos, esquilos e ratos são amigos das fadas — proteja-os o melhor que puder!
    • Deixe uma cenoura ou uma folha de alface nos campos para ajudar as lebres ou algum pássaro machucado que precise recobrar a energia. Faça o que estiver ao seu alcance para demonstrar a preocupação pela natureza.
    • Por outro lado, fadas não são tão afeitas aos gatos, que tendem a persegui-las e caçá-las quando elas estão na sua minúscula forma natural. Isso explica-se, obviamente, por os gatos serem leais a bruxas, não às fadas.
  6. Esses seres tiram o sustento da natureza e apreciam tudo o que se origine nela, o que se reflete nas escolhas alimentares: preferem frutas, bagas, vegetais crus e oleaginosas às comidas dos humanos. Devido à conexão que sentem com os animais, abstêm-se de carne e são, com bastante frequência, vegetarianas.
    • Apesar da dieta saudável e natural, têm uma fraqueza por confeitaria caseira, e adoram devorar biscoitos, pães e bolos — ainda mais os que levam baunilha, noz-moscada ou canela. Nham!
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Compondo um ambiente propício a uma fada

Baixe em PDF
  1. Comece pelo quarto a transformação da sua casa numa legítima habitação de fada. Decore-o com as cores do seu elemento. Instale nele apanhadores de sonhos e sinos dos ventos ; disponha estátuas de fadas na escrivaninha, no criado-mundo e no beiral da janela. Coloque um dossel na cama para ficar protegida durante o sono. Armazene o seu pó de fada com segurança numa prateleira alta ou numa gaveta trancada.
  2. Algumas apetecem mais às fadas do que outras, e tê-las por perto transformaria o seu jardim num verdadeiro santuário.
    • Plantas comestíveis (como alecrim, hortelã, alcaçuz), arbustos aromáticos (lavanda e eucalipto) e flores de cores vivas que atraiam borboletas e beija-flores (madressilva, calêndula, boca-de-leão, petúnia, girassol e dedaleira) podem fazer do seu jardim um lugar mágico.
  3. Todos sabem que as fadas adoram a companhia umas das outras. Uma vez que você tenha adotado o estilo de vida delas, chame outras para visitá-la!
    • Plantar as flores supracitadas, encher a casa com o aroma de pães e biscoitos caseiros no forno, soprar bolhas de sabão (que as fadas amam) e instalar casinhas e abrigos de fadas no quintal são algumas maneiras de atrair a presença das suas irmãs.
    • O mais importante, todavia, é portar-se feito uma verdadeira fada na vida cotidiana — sendo generosa, conectando-se com a natureza e abrindo o coração. Faça isso, e outras fadas, sentindo a presença de um espírito doce, não demorarão a dar as caras.
    Publicidade

Dicas

  • Não poder voar não faz de você menos mística e mágica. Quem se sente verdadeiramente como uma fada é capaz de pressentir, quando está no mundo dos humanos normais, fenômenos estranhos — aquele frio que por vezes nos sobe a espinha. Esse sentimento indica que algo a está vigiando. Do mesmo modo, as fadas são capazes de ouvir o riso e a música das criaturas benignas que animam os ventos.
  • Toda fada deve espalhar paz e amor. Tenha a cabeça no lugar. Não se deixe desanimar por atitudes alheias. Seja feliz sempre!
  • Você pode ser qualquer tipo de fada que quiser — seja criativa e componha o seu próprio estilo. Não se deixe limitar por noções pré-concebidas.
  • Você pode escolher vários elementos regentes. Se não se identifica com nenhum dos apresentados aqui, crie o seu próprio e invente um estilo compatível com ele.
  • Não se aborreça por não poder voar. Nem toda fada é capaz de fazê-lo — há todo tipo de fada, cada uma dotada de uma habilidade diferente.
  • Há mais tipos de fadas do que os listados aqui. Se você quiser ser um amálgama de vários elementos diferentes, como uma combinação de terra e água, nada a impedirá. O único limite é o fervor da sua imaginação!
  • É possível escolher habilidades incomuns ao seu elemento natural, mas não exagere.
  • A vida pode ser moldada de acordo com os desejos da fada, então use os seus feitiços com sabedoria.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 250 920 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade