Baixe em PDF
Baixe em PDF
O som suave de um sino dos ventos bem construído é calmante e animador. Esse instrumento só precisa de uma brisa para produzir sons. Mas os sinos dos ventos comerciais podem ser caros. Construir o seu é uma tarefa simples, mas que permite que você se expresse personalizando os sons e as decorações do objeto. Junte alguns materiais comuns, aprenda a dar alguns nós e você poderá fazer seu próprio sino dos ventos.
Passos
-
Reúna os materiais para o sino. O som que o sino fará vai depender de vários fatores, como o material das peças, o comprimento e a espessura delas. Os materiais mais comuns para a construção de sinos dos ventos são tubos, canos e varetas de metal, que podem ser comprados em lojas de artigos para construção, lojas de produtos para artesanato ou em ferros-velhos, ou ainda coletados de materiais que seriam descartados. Para que o som seja uniforme, procure escolher canos com a mesma espessura em toda a circunferência. [1] X Fonte de pesquisa
- Os canos e os tubos têm a mesma função nos sinos dos ventos. As varetas não são ocas e sustentam as notas por mais tempo.
- Metais duros, como o aço e o alumínio, produzem sons mais fortes. Já os metais macios, como o cobre, produzem tons mais suaves.
- Os objetos de metal são bons para produzir vibrações, por isso, sinos não metálicos, como os de vidro, têm um som mais oco.
- Para testar os sons de sinos de metais diferentes, como os de cobre ou alumínio, vá a uma loja que venda esses itens ou bata nos canos com algo que produza vibração, como um pedaço de madeira.
- Você também pode tentar vários outros materiais para fazer os sinos, como conchas ou vidro.
-
Compre cordas para a suspensão. Essas cordas, feitas de correntinhas, cordões sintéticos ou outro material resistente, ligam a base na qual os sinos ficam pendurados ao suporte do sino. Materiais como o nylon resistente são bons para suportar o peso do instrumento e também podem ser usados para conectar os sinos em si e o pêndulo.
- O material de suspensão não interfere muito no som. O que determina o som é a forma como você pendura os sinos, por isso, escolha algo resistente.
- Para pendurar o sino dos ventos em um gancho ou em uma árvore, compre um anel de metal para ser amarrado às linhas da parte superior do instrumento.
-
Escolha um pêndulo. O pêndulo é a peça que fica entre os sinos e bate neles para criar as vibrações que geram o som. Algumas escolhas para essa peça incluem discos de madeira.
- Os pêndulos costumam ser circulares para atingir todos os sinos por igual. Eles também podem ter o formato de uma estrela. Estes atingem todos os sinos ao mesmo tempo, mas com menos força.
- O peso e o material do pêndulo, combinados às propriedades dos sinos, vão produzir um som exclusivo.
-
Compre uma plataforma de suspensão. A plataforma segura os sinos e permite que eles fiquem pendurados ao redor do pêndulo. Compre uma peça grande o suficiente para seu projeto. A plataforma precisa ser maior que o pêndulo.
- Essas plataformas de suspensão costumam ser feitas de madeira, metal ou plástico.
- Escolha uma que possa sustentar de cinco a oito sinos de mesmo comprimento.
-
Escolha uma rabiola ou vela. Essa é a parte que fica pendurada no pêndulo. O comprimento dela é maior que o de todos os sinos e ela é pega pelo vento, obrigando o pêndulo a se mover e atingir os sinos. Essa peça geralmente é retangular ou arredondada e feita de um material que possa ser movimentado por um vento considerável. Você pode usar um bloco de madeira. [2] X Fonte de pesquisa
- A vela pode ser esculpida na madeira para formar vários formatos, como animais, mas talvez seja mais fácil escolher um bloco simples que possa ser perfurado e pendurado no pêndulo com uma linha de suspensão.
- Velas mais curtas duram menos, mas as maiores precisam de mais vento para saírem do lugar.
Publicidade
-
Faça marcas na base. Escolha de cinco a oito pontos para pendurar os sinos e use uma caneta para indicar esses pontos. É neles que você vai perfurar, portanto, as marcas precisam deixar os sinos à mesma distância do centro da plataforma, e separados um do outro pela mesma distância. Não se esqueça de fazer o furo para pendurar o pêndulo.
- Marque também o outro lado da base para indicar onde você vai fazer os furos para sustentar o sino dos ventos no ponto de suspensão, se necessário.
-
Faça os furos. Eles devem ser pequenos, pois o objetivo é passar a linha escolhida por eles. Fure o centro da plataforma, entre os furos dos sinos, e faça um furo no centro do pêndulo e em um dos cantos da vela.
-
Passe a linha na vela e no pêndulo. Corte uma linha de tamanho apropriado. Esse tamanho vai depender da altura desejada para essas peças. Para uma linha de 1,5 m, por exemplo, dobre o material ao meio e passe-o pela vela. Em seguida, dê um nó nele. Faça um segundo nó no ponto onde ficará o pêndulo, a cerca de 40,5 cm ou menos da vela, e passe a linha pelo pêndulo.
- Procure manter a vela perto da extremidade do sino mais longo. Quanto mais longa a linha de suporte da vela, mais forte precisará ser o vento para movimentar essa peça e o peso extra.
- Lembre-se de que, quanto mais alto o ponto onde você pendurar o sino dos ventos, maior a velocidade do vento. Portanto, um sino próximo demais do solo também não vai produzir muito som. [3] X Fonte de pesquisa
-
Prenda o pêndulo na plataforma. Pegue a linha que sair por cima do pêndulo e passe-a pelo furo feito no centro da plataforma. Dê um nó bem firme na linha que passou pelo furo. Se você deixar essa linha longa o bastante, ela poderá ser usada para pendurar todo o sino dos ventos. Você também pode usar outros itens para suspender, como ganchos.Publicidade
-
Decida como cortar o metal. Se você quiser um conjunto de sons específico, é hora de medir. Caso contrário, corte os sinos na altura que quiser, lembrando que os mais curtos produzirão sons mais agudos.
- Muitos sinos comerciais produzem sons em uma escala pentatônica, ou seja, de cinco notas. A forma de atingir as notas corretas depende do tipo de cano que você usa. [4] X Fonte de pesquisa
-
Corte os sinos. Meça o comprimento desejado no material dos sinos e comece a cortá-lo. Para tanto, você precisará de um cortador de canos, um serrote ou uma serra de arco. No caso das serras de arco, escolha uma lâmina feita para o tipo de metal que será cortado.
- A loja de artigos para reforma local pode cortar os canos para você.
- Se tiver um piano e quiser afiar os sinos, toque uma nota e compare com o som produzido quando você bate no sino. Corte mais metal conforme a necessidade.
-
Lixe as extremidades. Embrulhe os canos em toalhas para protegê-los e use uma lixa ou lima para desgastar as bordas afiadas das pontas. Se não tiver cortado o suficiente dos canos, você também pode lixar para remover o excesso. O som do sino não vai mudar a não ser que você remova uma grande parte do material, o que deixará o tom mais agudo.
-
Faça furos nos canos. A maneira de fazer os furos depende do material escolhido e de como você quer pendurar os sinos. Nos de cobre, por exemplo, é possível perfurar as laterais da área onde você pretende colocar a linha e passar a linha mais tarde.
-
Corte a linha. Pegue as linhas para pendurar que você escolheu e meça o comprimento desejado. O melhor é manter os sinos o mais perto possível da plataforma, de modo que eles não balancem muito e o trabalho seja do pêndulo.
- Se a linha de suspensão do pêndulo não for pensada de modo a compensar o comprimento dessa linha, o alinhamento do pêndulo com os sinos vai mudar e o pêndulo pode não alcançar alguns sinos.
- Os sinos muito baixos ficam mais suscetíveis ao vento e se movimentam mais, o que deixa o instrumento desafinado, já que o pêndulo não atinge os sinos de maneira uniforme. [5] X Fonte de pesquisa
-
Passe a linha nos sinos. A forma de passar a linha depende do tipo de furo que foi feito. Em sinos com dois furos, por exemplo, passe a linha pelos furos para poder dar um nó. Também existem outros métodos mais complicados, como preencher os buracos com um parafuso e dar o nó nele ou furar tampas de canos e dar o nó dentro delas antes de colocá-las nos sinos. [6] X Fonte de pesquisa
-
Pendure os sinos na plataforma de suspensão. Para tanto, passe-os pelos furos feitos na plataforma e dê o nó do outro lado. Agora, quando você levantar a plataforma, os sinos ficarão suspensos, com o pêndulo entre eles e a vela logo abaixo.
- Para equilibrar a plataforma, procure distribuir o peso dos sinos da forma mais balanceada possível. Pendure os sinos longos em lados opostos.
Publicidade
-
Teste o instrumento. Segure o sino dos ventos ou pendure de maneira improvisada, como em uma corda. Faça o vento ou bata nos sinos para ver se eles produzem o som desejado. Veja se todas as partes estão penduradas de maneira uniforme e segura.
-
Mude a zona de choque. É provável que a parte de cima dos sinos esteja alinhada. Isso significa que todos os sinos estarão pendurados na plataforma de modo que o pêndulo atinja uma área um pouco abaixo da metade do sino mais longo. Para produzir sons diferentes, você pode mudar o comprimento das cordas dos sinos. [7] X Fonte de pesquisa
- É possível alinhar a ponta de todos os sinos. A corda que os sustenta terá comprimentos diferentes, e o pêndulo vai atingir um ponto um pouco abaixo do centro do sino mais curto.
- No alinhamento central, o pêndulo fica alinhado com o centro de todos os sinos. O comprimento de cada corda é diferente, e os sinos não se alinham nem em cima, nem embaixo.
-
Instale um gancho de metal. Se não tiver passado uma linha pela parte de cima da plataforma de suspensão, você pode colocar um gancho nela. Talvez seja preciso usar um alicate para dobrar esse gancho, de modo que ele fique preso à corrente de metal usada para pendurar o sino dos ventos.
- Outras opções incluem passar uma ou mais linhas dos sinos e a linha do pêndulo pela plataforma ou fazer um triângulo de ganchos e amarrá-los um ao outro para pendurar o instrumento.
-
Encontre um local onde pendurar o sino. Prenda o objeto a um galho de árvore, pendure em um gancho ou anel de metal ou em qualquer outro lugar desejado. Encontre um ponto que receba uma boa quantidade de vento e deixe o sino longe do chão para conseguir o som que você quer.Publicidade
Dicas
- Não tenha medo de testar materiais que possam ser usados como sinos.
- Decore o instrumento da forma que quiser. Você pode, por exemplo, colocar miçangas nos ganchos de suspensão ou transformar a plataforma em uma série de blocos de madeira colados um no outro.
- Teste o sino com frequência durante a montagem para atingir a aparência e o som desejados.
Publicidade
Avisos
- Corte o material somente com as lâminas e o equipamento de proteção adequados.
Publicidade
Materiais Necessários
- Canos, tubos e varetas de metal;
- Plataforma de madeira;
- Pêndulo de madeira circular e pequeno;
- Pedaço de madeira retangular para a vela;
- Ganchos pequenos;
- Linha adequada;
- Tesoura;
- Régua para medir;
- Ferramentas para cortar metal e madeira, se você fizer a base e os sinos.
Referências
- ↑ http://www.phy.mtu.edu/~suits/windchime.html
- ↑ http://leehite.org/Chimes.htm#Wind_Catcher
- ↑ http://www.chimes.com/t-hangchime.aspx
- ↑ http://www.popularmechanics.com/home/how-to-plans/how-to/a7426/how-to-make-your-own-wind-chimes/
- ↑ http://www.metalwebnews.com/howto/wchime/wchime.html
- ↑ http://www.curbly.com/10427-how-to-make-a-winsome-wind-chime
- ↑ http://leehite.org/Chimes.htm#The Striker:
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 71 160 vezes.
Publicidade