Baixe em PDF Baixe em PDF

Você odeia agulhas? Como certeza, não é o único; infelizmente, trata-se um medo que precisa ser enfrentado para se manter saudável. De início, combata o medo e aprenda algumas técnicas para lidar com ele. Ao chegar em um consultório ou posto de saúde, no qual você certamente precisará enfrentar o medo, siga as dicas abaixo.

Método 1
Método 1 de 4:

Combatendo o medo

Baixe em PDF
  1. Normalmente, a melhor maneira de superar qualquer receio é tentar alterar a maneira com que pensa sobre aquilo. Por exemplo, pensar “não há nada pior do que agulhas” ou “fico assustadíssimo com agulhas” apenas enfatiza ainda mais esse fato. [1]
    • Em vez disso, diga algo como: “Mesmo que a agulha seja desconfortável, ela só fará bem à minha saúde".
  2. Para algumas pessoas, apenas ver uma foto ou imagem de uma agulha é o suficiente para dar calafrios. Anote as situações que o deixam desconfortável, como ver uma simples imagem de uma agulha, a aplicação de uma injeção na TV, ver um conhecido sendo injetado e, é claro, observar a agulha se aproximando de você.
    • Algumas outras situações podem incluir: ouvir alguém falar sobre tomar uma injeção, ocasiões onde será necessário manusear agulhas ou tocar em uma; [2]
    • Ordene a lista, começando primeiro pelas situações menos assustadores, até as que mais causam medo.
  3. Se forem as fotos de agulhas, procure por elas na internet. Deixe que a ansiedade se acumule e não pare até sentir que ela está sumindo, o que acontecerá aos poucos.
    • Depois de terminar, dê a si próprio uma chance de relaxar.
  4. Assim que conseguir superar uma situação, vá para a próxima, que pode ser ver alguém tomar uma injeção na TV, por exemplo. Assista um vídeo ou série sobre médicos para que uma cena do tipo apareça e treine a mesma técnica anterior, deixando a ansiedade subir e cair naturalmente. [3]
  5. Aos poucos, submeta-se às situações que causam mais medo até que esteja pronto para uma injeção. Primeiro, imagine tudo que envolve a ocasião, deixando a ansiedade subir. Em seguida, acalme-se e, quando estiver pronto, vá para o lugar onde tomará a injeção. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Aprendendo técnicas de relaxamento e de enfrentamento

Baixe em PDF
  1. Uma das maneiras de lidar com a ansiedade é aprender técnicas de respiração para usar enquanto estiverem tirando sangue ou aplicando uma injeção. Tente fechar os olhos e respirar pelo nariz, inspirando profundamente, segurando e expirando lentamente através da boca. Repita por mais quatro vezes.
    • Treine a técnica várias vezes por dia para se acostumar a utilizá-la. Assim, quando for necessário “enfrentar” a agulha, empregue-a para se acalmar.
  2. 2
    Deite-se ao tirar sangue ou tomar uma injeção. Deixe as pernas elevadas para evitar a sensação de tontura; fale à enfermeira que as agulhas fazem com que você passe mal e que prefere essa posição, se não for um empecilho. [5]
    • Erguer as pernas também ajuda a manter a pressão sanguínea estável.
  3. A meditação também pode ser útil para acalmá-lo; visualizar a situação o ajudará a se distrair na hora que a agulha for injetada. Para usar essa técnica, primeiro é necessário escolher um lugar que o deixa contente, sem qualquer estresse, como um parque, praia ou o cômodo preferido de sua casa. [6]
    • Feche os olhos e se imagine no lugar. Utilize todos os sentidos e veja o que está mentalizando, qual o cheiro, o que está sentindo, ouvindo e o sabor em sua boca. “Construa” o mundo com muitos detalhes;
    • Por exemplo: se estiver imaginando uma praia, pense em como são as ondas azuis, o cheiro do mar, a sensação da areia quente sob seus pés e o calor do sol nos ombros. Sinta o gosto de sal no ar e ouça o som das ondas quebrando na praia;
    • Quanto melhor conseguir imaginar o lugar, mais fácil será se distrair.
  4. Algumas pessoas têm medo de agulhas porque se sentem mal, a ponto de desmaiar; se for o seu caso, experimente um método para a aumentar a pressão sanguínea de antemão. Com isso, as chances de desfalecer diminuem.
    • Fique confortável no lugar em que está sentado. Comece tensionando todos os músculos das pernas, braços e parte superior do corpo, mantendo a posição por cerca de 15 segundos. Aos poucos, você deverá começar a sentir o rosto esquentar; nesse momento, relaxe os músculos;
    • Descanse por cerca de 30 segundos e tente novamente;
    • Treine a técnica várias vezes por dia para se sentir tranquilo e com melhor controle sobre a pressão sanguínea.
  5. Se estiver com dificuldade em descobrir formas de enfrentar a fobia de agulhas, um psicólogo ou terapeuta pode ajudar. Tais profissionais ensinarão técnicas e formas de superar o medo, já que são especialistas e treinados exatamente para auxiliar pacientes com problemas do tipo.
    • Procure por um terapeuta que combata, especificamente, o enfrentamento e a superação das fobias.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Comunicando-se com os profissionais da saúde

Baixe em PDF
  1. Não segure a aflição para dentro, e fale sobre ela com o indivíduo que vai retirar o seu sangue ou dar a injeção; isso é útil para distrair ou deixá-lo o mais confortável possível.
    • Comunique que deseja que o profissional o peça para desviar o olhar antes de pegar a agulha ou para contar até três antes da aplicação, por exemplo.
  2. Se receberá uma injeção em vez de retirar sangue, pode haver um método diferente para fazer isso, sem o uso de agulhas. Por exemplo: a administração de um medicamento presente nas vacinas da gripe através das cavidades nasais, em vez de injeção.
  3. A menos que seja necessário retirar uma quantidade muito grande de sangue, será possível realizar o procedimento com uma agulha menor (a borboleta, na maioria dos casos). Pergunte ao enfermeiro se é possível utilizá-la em seu caso, e peça que ele explique o porquê.
  4. Indivíduos com medo de agulhas nunca vão gostar que alguém fique cutucando o braço com elas várias e várias vezes. Diga à enfermeira que ela precisa tirar o sangue todo em uma só agulhada.
    • Caso o procedimento necessite de várias injeções de agulha, pergunte se é possível voltar outro dia para completar a retirada do sangue ou injeção, permitindo que você descanse um pouco.
  5. Se estiver preocupado e achar que alguém pode não realizar o procedimento corretamente, requisite que uma enfermeira ou técnico experiente façam isso, em especial se estiver em um hospital ou clínica grande. Provavelmente, os funcionários compreenderão quando o pedido vir de alguém que possui medo de agulhas.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Enfrentando o medo em consultórios médicos

Baixe em PDF
  1. Mesmo se existir a fobia de agulhas, é importante lembrar-se, a todo momento, de que o desconforto dura apenas alguns segundos, dizendo “pode até doer, mas isso passará em cinco segundinhos. Eu aguento".
  2. Esse produto deixa dormente a área que sofrerá a injeção; ele não deve interferir na eficácia do tratamento. Se você tiver que aplicá-lo antes de ir para a consulta, pergunte em que lugar ele deverá se passado.
  3. Ao se distrair, você conseguirá “suportar” melhor a sensação de ser cutucado com a agulha; tente ouvir música ou até jogar algo em seu smartphone. Traga um livro e leia-o para não precisar prestar atenção ao que está acontecendo. [7]
  4. Diga aos funcionários o que fará e use uma das formas para lidar com a injeção; tanto os exercícios de mentalização quanto de respiração podem ser utilizados ao ser “picado”, mas espere até que a enfermeira termine para fazer o exercício de tensionar os músculos.
    Publicidade

Dicas

  • Quando for tomar uma injeção, pense no alfabeto de trás para frente; o cérebro ficará tão distraído que não terá tempo para pensar em se sentir mal e desmaiar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 154 131 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade