PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se tem alguns pelinhos no seu rosto que incomodam você, tire-os com uma pinça para resolver o problema de uma forma simples e barata. Se quiser deixar o processo ainda mais eficaz e indolor, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro, prepare a pele; segundo, compre uma pinça boa e use as técnicas certas; terceiro, cuide da pele para evitar inflamações, dor e vermelhidão. Se quiser economizar e arrancar os pelos em casa, confira nossas dicas!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando a pele

PDF download Baixe em PDF
  1. É muito importante começar com o rosto limpo, já que a sujeira e as bactérias podem acabar entrando nos poros após a remoção dos pelos, causando erupções na pele. Além disso, também é bom lavar as mãos, já que você tocará no rosto com elas.
    • Use um sabonete facial suave e água corrente morna. Comece passando água no rosto e aplicando uma gotinha de sabão, do tamanho de uma moeda. Com os dedos, massageie o produto na pele, fazendo movimentos circulares. Quando terminar, enxague com água morna e corrente.
    • Se não tiver tempo para lavar bem o rosto, você pode passar um tonificante ou água micelar com uma bola de algodão, removendo a sujeira e as bactérias.
    • Não se esqueça de lavar bem as mãos com água e sabão antes de encostar no rosto.
  2. Depois de lavá-lo, os poros já estarão menos fechados. Mas, para tirar os pelos, é bom que estejam bem abertos, para deixar o processo ainda mais fácil.
    • Se acabou de tomar banho, pule esse passo, pois seus poros já foram abertos pelo vapor.
    • É importante que a toalha não esteja quente demais. A ideia é abrir os poros, não se queimar.
  3. Fica bem mais difícil pegar os pelinhos quando não estão molhados, então é bom deixar o rosto bem sequinho antes de começar. Para isso, use uma toalha limpa.
    • Evite esfregar a pele na hora de secar, pois isso causa irritação e vermelhidão.
  4. É legal aplicá-lo no local que deseja tirar os pelos, para remover o excesso de oleosidade, além de facilitar na hora de achar os pelinhos.
    • Basta passar um pouquinho de talco na pele com os próprios dedos. Você deve esfregá-lo, mas não até que suma. A ideia é apenas que grude na pele.
    • Você pode usar qualquer tipo de talco, até os de bebê, mesmo. Se não tiver em casa, pode substitui-lo por amido de milho ou um pouquinho de pó compacto, mesmo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Arrancando os pelos

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez você não saiba, mas existem três tipos diferentes de pinça. As diagonais, que têm a ponta achatada, mas com um leve recorte na diagonal, são perfeitas para tirar os pelinhos, principalmente quando estão bem rentes à pele. [1]
    • Fora essa, também tem a pinça de ponta fina e uma versão mista das duas anteriores. Essas são ótimas para alguns casos específicos, mas a diagonal acaba sendo útil em mais casos, então é a melhor para se ter em casa.
    • Para ser ainda mais cuidadoso, sempre limpe a pinça com álcool antes de usá-la.
  2. Se a ideia é tirar todos os pelos de um lugar específico, como o queixo o buço, por exemplo, não é preciso fazer isso. Mas, se quiser fazer as sobrancelhas ou as costeletas, essa técnica facilita bastante.
    • Existem vários jeitos de se fazer isso. Para arrumar as sobrancelhas dá, por exemplo, para contorná-las com um lápis de maquiagem, fazendo o formato que quer que elas fiquem. Depois, arranque os pelos que ficaram para fora da linha.
    • Também dá para usar um lápis que contraste com a sua pele. Se quiser definir as costeletas, por exemplo, contorne-as com um lápis escuro, fazendo o formato que deseja. Depois, basta tirar os pelos que ficaram de fora.
  3. Quando estiver pronto para removê-lo, tente pegá-lo o mais próximo da raiz, usando as pontas da pinça. Feito isso, arranque-o com apenas um puxão, seguindo o sentido de crescimento dele. Dessa forma, ela sairá sem nenhum problema.
    • Puxar os pelos na direção contrária ao crescimento apenas causará mais dor, já que é mais difícil tirá-lo dessa maneira.
    • Faça o possível para pegar o pelo da raiz, mas sem beliscar a pele. Isso torna o processo menos dolorido e você ainda evita quebrar o pelo, deixando a pontinha dele na pele.
    • Segure a pele com um dedo, para não a puxar quando tirar o pelo. Assim, ela fica bem esticada, minimizando desconfortos.
  4. Você pode até achar que usar um espelho de aumento seja a melhor das ideias, mas está enganado! Nesse caso, ele pode acabar levando você a se empolgar e tirar pelos demais. O melhor é usar um espelho comum, mas num local com boa iluminação. [2]
    • Se nem você está conseguindo ver os pelos direito em um espelho bem iluminado, então ninguém conseguirá.
  5. Se estiver tirando os pelos com o rosto bem próximo a um espelho, você corre o risco de acabar exagerando. É bom levar isso em consideração principalmente se você estiver tirando a sobrancelha.
    • Tire uns pelinhos e pare, para dar uma olhada no resultado. Quando se trata de fazer as sobrancelhas e costeletas, menos é sempre mais. É bom ir com calma, arrancando os pelos aos poucos para não ter nenhuma surpresa desagradável.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Acalmando a pele

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso ajuda a suavizar a pele, reduzindo a vermelhidão e a inflamação. Não é preciso usar sabão de novo, bastando uma lavadinha com água pura, mesmo.
    • Se não quiser secar a pele com uma toalha, deixe secar naturalmente.
  2. Ela é conhecida no tratamento de queimaduras de sol, mas também serve para muitas outras coisas. Se tiver algum produto com essa planta na composição, passe um pouquinho da pele para acabar com a dor e a vermelhidão. [3]
    • Se tiver uma planta de aloe em casa, corte a pontinha e passe o gel transparente que sair da folha. Essa é a substância que vendem nas farmácias, mas livre de produtos químicos.
  3. Se sentir muita dor depois de tirar os pelinhos, coloque uma compressa fria no local, ajudando também a tratar possíveis inflamações.
    • Se usar compressas frias ou cubos de gelo, enrole-os em uma toalha. Aplicá-los diretamente na pele pode causar queimaduras tão doloridas e perigosas, quanto as causadas pelo calor. [4]
  4. Se quiser evitar inchaços, passe uma pomadinha anti-inflamatória na região. [5]
    • Cuidado ao aplicá-la perto dos olhos, pois pode causar irritação se cair dentro deles.
    Publicidade

Dicas

  • A pele fica ainda mais sensível um pouco antes e durante a menstruação, então é bom evitar tirar os pelos nessas épocas. [6]
  • Nunca se esqueça de lavar o rosto antes de tirar os pelinhos, para evitar a entrada de sujeira e bactérias nos poros, causando o aparecimento de espinhas. Além disso, troque a toalha de rosto diariamente.
Publicidade

Avisos

  • Se estiver fazendo as sobrancelhas, cuidado para não tirar demais! A menos que queira que fiquem bem fininhas, é legal deixá-las mais naturais. Se não souber bem como fazê-las, é melhor ir a um salão de beleza. Assim, eles fazem o trabalho uma vez e você pode apenas manter, depois.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 50 150 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade