PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você quer experimentar o Bard, o novo chatbot de IA do Google? Após a mais recente atualização, a lista de espera foi removida; quem possui mais de 18 anos e tiver uma conta do Google poderá acessá-lo instantaneamente em 180 países. O Brasil não é um deles, mas para contornar isso, basta usar uma VPN . Agora que o Bard se aproveita do modelo de linguagem PaLM2 AI, ele se tornou mais preciso, possui suporte a mais idiomas e pode fazer coisas que o ChatGPT e o ChatGPT Plus não conseguem! Leia este artigo para aprender a usar essa Inteligência Artificial, como desfrutar ao máximo dela e saiba quais as principais diferenças entre o Bard e o ChatGPT, de modo que possa redigir os melhores prompts possível para geração de conteúdo.

O que você precisa saber

  • Há cerca de 180 países que já têm acesso ao Bard . O Brasil não é um deles, mas ainda é possível acessá-lo através de uma VPN .
  • Use o Bard para gerar conteúdo, escrever código, fazer pesquisas, obter receitas, criar planos, aumentar sua produtividade e muito mais.
  • No mundo da Inteligência Artificial, as coisas mudam rapidamente, então atualizações futuras provavelmente trarão novos recursos muito interessantes, e quem sabe, o suporte ao idioma português.
Método 1
Método 1 de 5:

O que é o Bard?

PDF download Baixe em PDF
  1. Ele se utiliza de linguagem natural para responder perguntas, gerar conteúdo, realizar tarefas, escrever e-mails, ajudar com a lição de casa e manter conversas como se fosse um ser humano qualquer. Ao contrário do ChatGPT, que utiliza o modelo de linguagem GPT-3.5 (ou o GPT-4 para o ChatGPT Plus, o Bard usa o PaLM2; [1] é um LLM (large language model ou grande modelo de linguagem) que torna o Bard mais preciso e útil do que nunca.
    • Por enquanto, ele está disponível nos idiomas inglês, japonês e coreano e disponibilizado em 180 países, como Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Paquistão e Nigéria. Ainda não há uma previsão de quando o português e o Brasil serão incluídos. [2]
    • O Bard ainda está separado da Pesquisa do Google, mas a empresa planeja integrar os produtos em breve. [3] Isso pode fazer com que uma nova experiência de busca seja criada no site.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Como acessar o Bard

PDF download Baixe em PDF
  1. Para usar o Bard, entre nesta página e clique em Try Bard (Experimentar o Bard). Não existe mais uma lista de espera, logo, se a opção estiver disponível, o Bard poderá ser utilizado imediatamente; basta ter 18 anos ou mais e possuir uma conta do Google que não é controlada por um parente, guardião ou administrador do Google Workspace. Ele pode ser acessado em qualquer navegador de um computador, smartphone ou Tablet, e após fazer o login, o layout de chat da IA será exibido.
    • Ao fazer o login pela primeira vez, leia os termos de serviço e clique em “I Agree” (Eu concordo).
Método 3
Método 3 de 5:

Como usar o Bard

PDF download Baixe em PDF
  1. Na parte inferior do Bard, há um campo de digitação para inserir perguntas e outros prompts; caso não saiba bem o que escrever, a própria IA dará algumas ideias. Após enviar o prompt, o Bard responderá de imediato na janela do chat.
    • Ao contrário do ChatGPT, o Bard também permite que você envie um prompt por voz. Clique no ícone de um microfone no espaço "Enter a prompt here" (Insira um prompt aqui) para falar através do microfone do seu computador, Tablet ou smartphone.
    • Você pode editar o prompt clicando no ícone de um lápis no canto direito superior da tela. A resposta da AI será reformulada após a alteração.
  2. Assim que ele reagir à sua pergunta ou prompt, a resposta aparecerá na janela de chat no painel à direita.
    • Na verdade, o Bard gera três respostas por vez. Se não gostar da primeira, você pode ver o “rascunho” das outras selecionando “View other drafts” (Ver outros rascunhos) no canto direito superior da primeira. Também é possível gerar três respostas novas clicando na flecha curvada.
    • A mais recente atualização permite que você exporte a resposta a um documento do Google ou a um novo rascunho no Gmail. É algo bastante útil para quem recorre à IA para redigir um artigo ou escrever um e-mail. Para exportar, clique no ícone de uma flecha embaixo da resposta e opte por “Export to Docs” (Exportar ao Google Docs) ou “Draft in Gmail” (Abrir como rascunho no Gmail).
    • Para copiar uma resposta do Bard à Área de Transferência, clique nos três pontos no canto direito inferior da resposta e escolha “Copiar”.
  3. Como o Bard é um chatbot, ou seja, um robô de conversa, qualquer conteúdo a mais refinará suas respostas. Ele pode até reformular um texto, dar mais opções ou reescrever conteúdo gerado de pontos de vista distintos.
    • Ainda não conseguiu a resposta que procurava? Tente reformular sua pergunta ou clique em “Google it” (Dar um Google) para mudar a uma página de busca mais tradicional do Google.
    • O Bard ainda é uma IA experimental, logo, suas respostas nem sempre serão muito precisas. Para melhorá-lo, clique nos ícones de um polegar para cima ou para baixo sob as respostas.
  4. A conversa atual será apagada para que possa recomeçar “do zero”.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

O que o Bard pode fazer?

PDF download Baixe em PDF
  1. O Bard pode responder perguntas e explicar conceitos através de termos de fácil entendimento. [4] Ao contrário de “fazer uma pergunta” à busca tradicional do Google, que exibe uma lista de sites em que poderá realizar sua própria pesquisa, o Bard vai respondê-las em uma conversa. Veja alguns exemplos:
    • “Qual é a diferença entre o El Niño e La Niña?"
    • “Entrei na faculdade e preciso comprar um notebook. É melhor um Windows ou um Mac?"
    • “Que truques simples eu posso ensinar para meu cachorro?"
  2. Você pode usar o Bard para criar rascunhos de redações, poesias, letras de músicas, roteiro de filmes, posts de blogs e muito mais. Lembre-se, apenas, de que apesar de ser ótimo como apoio em projetos criativos, é melhor usar a IA como um “empurrãozinho” e desenvolver sua ideia a partir das sugestões que forem dadas. Você pode até colar seu texto e pedir para ele melhorar, reescrever ou conclui-lo. Veja alguns exemplos de prompts:
    • “Escreva para mim uma carta de apresentação para o cargo de Desenvolvedor Júnior Full Stack. Acabei de terminar o bootcamp de codificação e tenho experiência com Python, JavaScript e HTML. Já fui chef de cozinha, mas quis mudar o rumo da minha carreira."
    • “Escreva uma redação de duas páginas sobre os benefícios do maior controle de venda de armas no Brasil.”
    • "Me ajude a terminar uma poesia lírica que compara um relacionamento romântico ao oceano."
  3. Não importa se você é novo nisso ou quer melhorar sua produtividade; é possível usar a AI para simplificar fazer o “debug” (depuração) e escrever código em Python, Java, C++, Go e dezenas de outras linguagens de programação. [5] Veja alguns prompts de exemplo:
    • “Consertar o Reference Error neste código do JavaScript.”
    • “Escrever um programa do Python que compara duas listas."
    • “Explique como este código funciona."
    • Sempre teste os códigos gerados pelo Bard. Apesar de ser uma ótima “parceira” para escrever código, a IA nem sempre vai fazer tudo certo, portanto, verifique se eles estão funcionando e se há vulnerabilidades. [6]
  4. Use o Google Bard para auxiliá-lo na hora de fazer refeições, montar menus, criar um itinerário de viagem, organizar a agenda de reuniões e definir as linhas do tempo de um projeto. Basta informar o que deseja, fornecer os detalhes que já possui e o chatbot vai transformar suas ideias em realidade. Veja alguns exemplos de prompts com ótimos resultados:
    • “O que posso cozinhar com arroz, frango, tomates cozidos, cebola, espinafre baby e vinho branco?”
    • “Vou viajar para Salvador e ficarei uma semana. Qual hotel você recomendaria para passar esse período e não gastar mais de R$ 1.000 com acomodações?”
    • “Escreva um plano de alimentação vegano por uma semana usando os preceitos da dieta mediterrânea.”
    • O Bard pode acessar a internet, o que ajuda bastante ao planejar uma viagem. A IA poderá auxiliá-lo a encontrar preços de passagens aéreas, condições climáticas, agências de turismo e outros dados convenientes para o momento.
  5. Quem nunca teve um “branco” quando precisava ser criativo? Peça para que o Bard gere ideias para sua próxima postagem, para o nome do seu novo negócio, para o assunto que abordará em um artigo ou sugira que tipo de projeto de arte você deverá fazer. O importante é fornecer o máximo de conteúdo possível ao Bard, possibilitando que ele gere as ideias para você. Veja alguns exemplos:
    • “Faça uma lista de 10 nomes para uma banda punk de mulheres."
    • “Me dê 10 ideias para um trabalho escolar sobre o meio ambiente."
    • “Escreva uma lista de nomes criativos para cães relacionados à comida."
  6. O Bard pode fazer com que você otimize seu trabalho e tenha um rendimento melhor. Peça para a IA verificar se há erros de ortografia e de digitação em seu texto, para planejar apresentações, criar cronogramas, rascunhar e-mails, resumir relatórios e analisar dados. Abaixo, leia alguns prompts:
    • “Escreva um e-mail para meus funcionários dizendo que eles atingiram a meta de vendas do mês. Ressalte que agradeço muito pelo esforço deles e que, como recompensa, oferecerei um jantar de comemoração amanhã, na churrascaria Fogo de Chão, às 19hs.”
    • “Verifique se há erros de ortografia e de digitação nesta carta. Se considerar que alguma frase ficou mal formulada, reescreva-a para mim.”
    • “Planeje uma apresentação do PowerPoint sobre como os professores podem utilizar a IA Google Bard nas salas de aula.”
    • Tome cuidado, apenas, para não compartilhar dados sensíveis com o Bard, já que eles podem ser utilizados para treinar o modelo de linguagem da AI.
  7. O Bard pode proporcionar entretenimento na forma de jogos criativos, desde 20 Perguntas até RPGs como “Dungeons and Dragons”. Você também pode pedir para ele fazer um quiz, contar piadas, informar fatos curiosos ou até mesmo ser um “parceiro” para bater um papo e jogar conversa fora. Alguns prompts divertidos são:
    • “Faça um quiz me perguntando o nome dos personagens principais de Cavaleiros do Zodíaco.”
    • “Adivinhe qual celebridade eu sou fazendo 10 perguntas. Qual é a primeira?"
    • “Vamos jogar uma aventura em texto. Você começa."
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Bard X ChatGPT: qual é a diferença?

PDF download Baixe em PDF
  1. O ChatGPT usa a GPT-3.5 (ou GPT-4, no ChatGPT Plus e alguns usuários da sua API), desenvolvida pela OpenAI, enquanto o Bard emprega o modelo multilíngue do Google, o PaLM2. São modelos de linguagem criados através de dados distintos, o que faz com que cada chatbot de IA seja único. [7] A recente atualização do PaLM2 faz com que o modelo se torne um ótimo competidor ao GPT-4, ou seja, ele está mais ao nível da versão paga do ChatGPT do que a versão gratuita, transformando o Bard em uma opção melhor do que assinar o ChatGPT Plus.
    • Com a atualização mais recente do Bard, o chatbot do Google atingiu um nível mais avançado do que o ChatGPT Plus (que é baseado no modelo GPT-4) em setores como matemática, precisão de tradução e raciocínio. [8]
  2. O Google Bard está conectado à internet e possui acesso irrestrito ao Google, permitindo que ele seja usado logo que necessita de uma informação. O ChatGPT (tanto gratuito quanto pago) possui acesso à internet, porém mais limitado; da mesma maneira, os modelos GPT-3.5 e GPT-4 têm conhecimento limitado dos eventos atuais, já que não possuem dados além de 2021. [9]
  3. Quando o assunto é gerar ou avaliar conteúdos longos, o ChatGPT pode se sair melhor do que o Bard, desde que não precise e muitas informações pós-2021. O Bard é melhor em conversas curtas e fornecimento de dados atuais, enquanto o ChatGPT se destaca pela escrita e pelo trabalho eficiente com textos grandes. Ainda assim, após o lançamento do PaLM2, o Bard pode, em breve, ultrapassar o ChatGPT também na interação com conteúdo longo.
  4. Tanto o ChatGPT quanto o Bard possuem um layout parecido, com algumas pequenas diferenças:
    • Ao contrário do ChatGPT, em que é possível ver uma lista de conversas anteriores, o Bard não salva as respostas que dá aos seus prompts. No entanto, é possível ver os prompts clicando em “Bard Activity” (Atividade do Bard), no painel à esquerda. Você também pode ativar ou desativar o registro das suas atividades clicando em “Bard Activity” no topo da página “Your Bard Activity” (Sua atividade no Bard), ou apagar tudo.
    • Nenhum dos chatbots lista suas fontes, mas o Bard possui o botão “Google it” (Dar um Google) embaixo de cada pergunta. Isso permite que você confirme as fontes que foram empregadas; você pode até pedir as fontes do ChatGPT, mas ele raramente dá respostas precisas ou links que funcionem.
    • O Bard gera três rascunhos de respostas de uma só vez e permite que o usuário veja cada um separadamente. É possível “regenerar” as respostas do ChatGPT, mas você receberá apenas uma por vez.
    • Quem usa o ChatGPT reclama de problemas de login, erros devido ao grande número de acessos e diversos outros contratempos, enquanto o Bard praticamente está sempre acessível e quase não apresenta erros.
    Publicidade

Dicas

  • O Bard, como todas as IAs, nem sempre fornecerá informações certas. Se você receber uma resposta que sabe ser incorreta, diga ao Bard que ela está errada para ver se o chatbot a corrige. Caso isso não aconteça, clique no botão do polegar para baixo, sob o campo de digitação, para relatar a resposta errada ao Google.
  • Caso não receba as informações desejadas, faça mais perguntas ou forneça mais detalhes ao Bard.
  • Nunca peça orientações legais, financeiras ou médicas ao Bard. A IA é experimental e pode não fornecer dados precisos. [10]
  • O Bard logo será conectado a aplicativos de terceiros, como o Kayak, o OpenTable, o ZipRecruiter, o Instacart, o Wolfram e o Khan Academy. [11]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 696 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade