Baixe em PDF
Baixe em PDF
Seja porque sua filha de cinco anos se trancou no banheiro ou porque você saiu da garagem e descobriu que deixou as chaves lá dentro, provavelmente você se verá do lado errado da porta em algum momento de sua vida. Antes de chamar um chaveiro para uma visita cara, saiba que a maioria das fechaduras pode ser aberta com objetos comuns de uma casa. Este guia ensinará você a abrir fechaduras de privacidade, geralmente usadas em portas de banheiros e quartos, ou fechaduras que usem chaves, tudo isso com objetos domésticos.
Passos
-
Identifique o tipo de fechadura que você quer abrir. A maioria das fechaduras de privacidade tem um botão ou um mecanismo de girar para destravar dentro da maçaneta. O lado de fora tem um buraquinho no centro para abertura em caso de emergência. [1] X Fonte de pesquisa
- Se possível, descubra que tipo de mecanismo (se é de botão ou de girar) você está tentando abrir.
- Se a maçaneta tiver uma entrada para chave em vez de um buraquinho, você terá de prosseguir ao método de abertura de fechadura com chave.
-
Encontre um objeto que possa ser usado para abrir a fechadura. Você precisará de um objeto longo, fino e pequeno o suficiente para caber no buraco e rígido o suficiente para pressionar o mecanismo de tranca. Os melhores são chaves-de-fenda pequenas, chaves allen, um grampo de cabelo ou clips de papel grande. Você pode até usar um espeto de bambu usado na cozinha, ou um cotonete sem o algodão.
- Se usar um grampo de cabelo, primeiro abra-o para ter uma haste longa de metal.
- Se não conseguir achar um objeto similar, seja criativo. Abra uma caneta esferográfica e use o cano de tinta, ou procure por palitos de dente perdidos em algum lugar da casa. Objetos similares são fáceis de encontrar.
-
Use-o para abrir a fechadura. Se o mecanismo da maçaneta for com botão, insira o objeto dentro do buraco até sentir resistência e empurre. Você deverá escutar um clique imediatamente, o que indica que a fechadura foi aberta. Se o mecanismo for de girar, você deverá inserir o objeto e girá-lo até que sinta a resistência e pressionar. Você escutará um clique, o que quer dizer que a porta destrancou.
- Ao abrir uma fechadura com mecanismo de girar, você pode precisar girar o objeto tanto em sentido horário quanto anti-horário até que ela destranque.
-
Remova a maçaneta. Se você não consegue destrancar a porta com o método acima, a maioria das fechaduras de privacidade é fixada à porta com dois parafusos visíveis. Encontre uma chave de fenda compatível com os parafusos e tire-os. Em alguns minutos, os dois lados da maçaneta sairão. Tire o restante do mecanismo e abra a porta. [2] X Fonte de pesquisa
- Talvez tenha que alternar entre os dois parafusos durante o processo.
- Pode ser que você precise usar força para soltar os parafusos.
- Em alguns casos, os parafusos ficam embaixo de um espelho decorativo. Se for o caso, o espelho deverá ser retirado primeiro com uma pequena chave de fenda para desparafusá-lo ou para forçá-la por baixo, como uma alavanca.
Publicidade
-
Você deve ter permissão para abrir a fechadura. Se a porta em questão não fica em sua casa, peça para o proprietário antes de prosseguir. Arrombamento e invasão de propriedade são crimes e você poderá ser preso.
-
Encontre um cartão. O cartão ideal deve ser de plástico rígido e um pouco flexível. Evite usar o seu cartão de crédito ou débito, pois ele pode ser danificado no processo. Um cartão de fidelidade de um supermercado, ou cartão de transporte público são escolhas ideais. Até um cartão de visitas que seja rígido o suficiente funciona para algumas fechaduras. [3] X Fonte de pesquisa
-
Use o cartão para abrir a fechadura. Segure o cartão e passe-o pela fresta entre a porta e o batente. Comece um pouco acima da maçaneta e passe o cartão para baixo e para dentro. Você pode ter que remexê-lo um pouco, mas se tiver sorte, ele pressionará o trinco e permitirá que você abra a porta. [4] X Fonte de pesquisa
- Essa técnica só funciona em portas comuns; você não conseguirá abrir um ferrolho com um cartão.
- Algumas portas abrem quase instantaneamente com esse método enquanto outras, exigem mais esforço. Tente cartões e ângulos diferentes.
- Lembre-se que essa técnica somente engana a fechadura, ela não abre realmente. Se você deixar a porta se fechar, ela trancará novamente.
Publicidade
-
Antes de tudo, você deve ter permissão para fazer o processo. Se a porta em questão não estiver em sua casa, peça permissão para o proprietário antes de continuar. Invasão de propriedade é crime.
-
Improvise um grampo com objetos domésticos. Grampos de cabelo funcionam melhor, mas você pode usar clips de papel grandes ou outro arame. Dobre os últimos 3 milímetros em um ângulo de 20 graus. [5] X Fonte de pesquisa
- Se você utilizar um grampo de cabelo com pontas de plástico, terá de tirar a ponta para que a parte de metal entre; você pode utilizar uma pinça, raspá-lo no chão ou até seus dentes para puxar.
-
Faça uma alavanca. Use outro grampo de cabelo ou abra um clips de papel grande e dobre na metade para que fique em L. A alavanca deverá ser bem resistente. Você também poderá usar uma chave de fenda pequena ou algo do gênero, que caiba dentro da parte de baixo da fechadura. [6] X Fonte de pesquisa
-
Abra a fechadura com seus objetos. Primeiro, insira a alavanca na parte de baixo da fechadura e gire-a na direção em que você giraria a chave, para que faça pressão. Mantenha essa pressão durante o processo. Depois, vagarosamente force o arame ou grampo de cima para cima e para baixo; você deverá ouvir uma série de cliques à medida em que os pinos são movidos lá dentro. Quando você conseguir levantar todos eles, a alavanca girará livremente e destrancará a porta.
- É possível abrir a maior parte das fechaduras em segundos, mas é necessário ter alguma prática. Se você se frustrar, respire fundo e comece de novo.
- Essa técnica também funciona em muitos ferrolhos e cadeados.
- Abrir uma fechadura desse jeito é extremamente suspeito e pode ser que os seus vizinhos chamem a polícia caso eles não conheçam você. Se você é uma criança, chame seus pais e avise o que está acontecendo antes de começar e prepare-se para provar para a polícia que você está abrindo sua própria casa.
Publicidade
Dicas
- Se as portas internas da sua casa têm fechadura de privacidade, é uma boa ideia ter objetos apropriados para abri-las de prontidão em um lugar de fácil acesso a todos, para que em uma emergência ninguém precise se afobar procurando por algo parecido.
Publicidade
Avisos
- Banheiros têm muitos perigos potencialmente letais. Se uma criança pequena se trancar lá dentro, isso é uma emergência e deve ser tratado como tal. Se você não conseguir abrir a porta imediatamente, chame os bombeiros (193). Eles resolvem esse tipo de coisa o tempo todo e é melhor prevenir do que remediar.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=xDTeypWLeXM
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=dFuX5VWk-Ho
- ↑ http://pt.wikihow.com/Abrir-uma-Porta-com-um-Cart%C3%A3o-de-Cr%C3%A9dito
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=y9_4n9_4R38
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=cjuT_63Ioig
- ↑ http://pt.wikihow.com/Abrir-uma-Fechadura-com-um-Grampo-para-Cabelo
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 540 083 vezes.
Publicidade