PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A pior notícia para uma pessoa não é ficar sabendo que o seu gato tem doença renal, é descobrir a respeito das exigências e responsabilidades que ela deve assumir para manter seu animalzinho saudável. Este artigo descreve uma maneira muito simples de administrar esses fluidos em seu amado felino.

  1. Esta não é, de forma alguma, uma compra frívola: se a doença renal for detectada precocemente, é possível que você precise administrar fluidos em seu gato durante os próximos 3 anos. Este equipamento pode ser encontrado no Mercado Livre a partir de R$ 150,00. Se não quiser gastar muito dinheiro, pendure um cabide na porta e anexe o saco de fluidos nele. A coisa mais importante é fazer com que o saco fique bem acima do gato para que os fluidos desçam mais rápido.
  2. Deve haver um atraso no almoço dele de 1 a 3 horas. Não esconda o que você estiver fazendo. Você pode até dizer: "Nós temos que administrar fluidos agora!" No entanto, não pegue-o até que tudo esteja no lugar e pronto para começar.
  3. Isto é para ajudar a mantê-lo calmo, o que também acalmará o felino. Acaricie-o e fale em voz baixa para que ele não se agite quando você tocá-lo.
  4. Pegue o saco de soro e sinta a temperatura. Deve estar morno para quente. Pendure-o quando estiver com a temperatura agradável.
  5. Pegue o tubo e encontre a ponta, que está cercada por uma tampa de plástico transparente. Remova a tampa e insira a extremidade pontiaguda na parte inferior do saco. Tenha cuidado para não perfurar os lados do tubo interior do saco.
  6. Certifique-se de que tudo está exatamente onde você quer e seja possível alcançar sem precisar se deslocar mais do que o alcance do seu braço.
  7. Pegue uma lata de comida de gato e coloque cerca de 2 colheres de sopa do alimento diretamente no balcão, onde você quiser que o rosto do gato fique. Amasse bem e coloque 2 colheres de chá de água sobre a comida para deixá-la mais mole.
  8. Há uma boa possibilidade de que mesmo que seu gatinho perceba o que vem a seguir, ele permita que você o pegue, pois sabe que haverá comida.
  9. É possível que ele tente fugir, mas não desista. Se ele estiver suficientemente faminto, voltará.
  10. Quando ele tiver começado a comer, segure-o no lugar o mais suavemente possível e encontre um bom lugar entre os omoplatas com bastante pele solta.
  11. Empurre o seu dedo indicador entre eles, criando uma "tenda" de pele.
  12. Mantenha o buraco da agulha virado para cima; assim é menos doloroso para os gatos com pele mais rígida, já que a agulha desliza com menos resistência. A agulha não precisa ser inserida completamente, apenas o suficiente para não cair.
  13. O suporte deve estar perto o suficiente para que você possa verificá-lo frequentemente e garantir que tudo está funcionando como deveria. Dessa forma, você também saberá quando fechar os fluidos.
  14. É claro que você não deve deixá-lo ir, mas apenas manter as mãos sobre ele deve ser suficiente. Ele pode até mesmo dar um passo para comer algum pedaço da comida que está mais distante.
  15. Após o gato ter absorvido o suficiente de fluídos (ou apenas tenha terminado de comer – o felino perderá a paciência assim que a comida terminar; portanto, coloque bastante comida! ), retire a agulha, coloque-a na pia e deixe que o gato vá embora. Depois que o animal tiver saído da bancada, desligue o fluído e limpe todo o material.
  16. Diga algo como “você foi muito corajoso!” ou “ótimo trabalho!"
  17. Pelo menos no início, isso será muito mais desagradável para você do que para o gato!
    Publicidade

Dicas

  • Algumas pessoas conseguem administrar muito bem os fluidos enquanto estão sentadas em uma poltrona. Elas apenas mantêm o suporte ao lado da cadeira e seguram o gato no colo. Se isso funcionar para você, vá em frente!
  • Esterilize tudo! Não toque na agulha além do ponto de inserção. Não toque no final da linha ou na linha que é conectada ao saco. Jamais use a mesma agulha duas vezes; sempre utilize uma agulha nova em cada inserção.
  • Permaneça calmo! Se você não estiver calmo, o seu gato também não ficará. Isto estressará vocês dois.
  • Se o fluxo diminuir:
    • Tente levantar e ajustar a pele sob a agulha.
    • Tente mover ligeiramente a agulha.
    • Eleve um pouco mais o saco de fluídos.
  • O processo não é tão assustador quanto parece. Depois de ter feito isso algumas vezes, você vai pegar o jeito.
  • Não é tão importante que o gato coma enquanto estiver recebendo os fluidos, por isso, se ele não quiser comer, não force.
  • Se o gato não quiser comer e continua tentando fugir, tente colocá-lo em uma caixa de papelão com uma certa profundidade, com um cobertor macio ou toalha no fundo. Isto ajuda a acalmar alguns gatos.
  • Seu gato deve ficar o mais imóvel possível. Aceite que você terá que limpar a bancada da cozinha antes do tratamento e depois.
Publicidade

Avisos

  • Não faça isso sem a recomendação de um veterinário!
  • Seu gato pode vazar líquidos após a agulha ser removida; se tiver sido uma experiência particularmente traumática, é possível que o local da aplicação sangre um pouco. Aplique pressão na área durante um minuto ou mais, se possível.
  • Alguns gatos gostam de lamber a agulha depois que ela é retirada. Cuidado com isso!
  • Alguns gatos agem de forma agressiva e podem morder/arranhar o manipulador depois de ser picado com uma agulha. Saiba como restringir o seu gato corretamente para o caso de ele se estressar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 540 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade