PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Alimentar gansos é uma ótima forma de passar o tempo. Em parques ecológicos e lagoas, gansos são um dos animais mais reconhecíveis. No entanto, esta prática exige algumas considerações. Alguns tipos de alimento não devem ser oferecidos aos gansos. Além disso, é necessário tomar alguns cuidados em relação à forma de alimentá-los. De uma maneira geral, alimentar gansos é uma prática não recomendada (pois torna os gansos mais dependentes dos seres humanos), mas com um pouco de planejamento, é possível alimentá-los de uma maneira que seja segura tanto para você quanto para eles.

Método 1
Método 1 de 3:

Alimentando gansos cuidadosamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Gansos atacam qualquer coisa - ou pessoa - que irrite-os ou invada o espaço pessoal deles. Eles também são agressivos contra criaturas que demonstrem medo, incluindo crianças pequenas. [1] Não deixe que bebês ou crianças pequenas se aproximem dos gansos. Se a criança invadir o território dos gansos por curiosidade, corre o risco de irritá-los. Na melhor das hipóteses, tal encontro resultaria em uma bicada dolorosa. Porém, o acidente pode ser bem mais grave.
    • É provável que crianças de 10 anos ou mais compreendam os hábitos e comportamento dos gansos, assim como a lógica por trás dos cuidados necessários para alimentá-los. Crianças nessa faixa etária podem tentar alimentar os gansos caso demonstrem interesse, contanto que sejam supervisionadas.
    • Crianças no Ensino Médio já são grandes o suficiente para tentarem alimentar gansos por conta própria. Procure supervisioná-las nas primeiras vezes. Após algum tempo elas entenderão o processo, demonstrando respeito pelos gansos. A partir desse ponto já podem alimentar os gansos sozinhas.
    • Embora crianças pequenas possam assistir, não deixe que elas andem livremente ao redor dos gansos.
  2. Se for o caso, eles andarão pela grama de forma pacífica. Procure por gansos com uma aparência relaxada, que estejam apenas vagueando casualmente. Se aparentarem estar ativos e alertas, pode ser que se interessem por um "lanche". Alimente gansos que se aproximem de forma amigável e demonstrem interesse em sua presença.
    • Se os gansos estiverem irritados, assustados ou cautelosos e não se aproximarem de você, talvez a área em que se encontra seja de um predador. Nesse caso, tente mover-se para mais perto do bando dos gansos para que possa alimentá-los de maneira segura.
  3. Gansos irritadiços estenderão o pescoço e cabeça em direção àquilo que considerem uma ameaça. Eles abrirão o bico, emitindo um som hostil. Também pode ser que soltem um grasnido alto, batam as asas para parecerem maiores, ou corram atrás de você. Não aproxime-se de gansos que apresentem sinais de hostilidade ou que estejam cuidando de ovos ou filhotes.
  4. Não atraia os gansos e tente alimentá-los diretamente a partir da sua mão, pois pode acabar sendo mordido. Se vários gansos estiverem presentes querendo comer da sua mão, pode ser que comecem a atacar uns aos outros, brigando pelo alimento e deixando-o no centro do conflito. Evite tal tipo de problema e, quando os gansos estiverem se alimentando, observe-os de uma certa distância.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Oferecendo o tipo certo de comida aos gansos

PDF download Baixe em PDF
  1. A dieta natural dos gansos consiste principalmente em grama macia e plantas. [2] Geralmente nos meses de inverno, a vegetação necessária para a dieta dos gansos é rara. Ofereça espinafre, alface, brotos de alfafa e acelga para mantê-los satisfeitos e saudáveis. Gansos também podem se interessar por outros vegetais, como cenouras, feijões-de-corda e aipo.
    • Gansos também gostam de vegetais, como brócolis. Pode ser necessário cozinhá-los e oferecê-los mornos (não quentes) para que os gansos possam digeri-los devidamente. [3]
  2. Gansos também gostam de pão integral, aveia, lentilhas, arroz integral, sementes pequenas e ervilhas. Outros possíveis aperitivos são pipocas não processadas (sem aditivos, sal e manteiga) e pequenas sementes, como sementes de girassol. [4] Você também pode alimentá-los com comidas que fazem parte do ambiente natural deles, como peixes pequenos, moluscos e crustáceos. Restos de frutas e vegetais variados também são bem recebidos.
    • Gansos não gostam de alfafa e não podem comer casca de batata crua.
  3. Alimentos processados não são recomendáveis aos seres humanos e muito menos aos gansos. Gansos não devem comer comidas como pão branco, doces, alimentos sem valor nutricional, fast food, batatas chips e qualquer outra coisa com altos níveis de sal, açúcar e gordura. [5]
    • Ao comerem comidas com um alto teor de proteína e carboidratos regularmente, gansos jovens (com menos de 6 semanas de idade) correm o risco de desenvolver "asas de anjo", uma condição médica na qual as asas do pássaro se desenvolvem de maneira anormal, impossibilitando que ele voe.
  4. Evite oferecer leite, iogurte ou alimentos assados que contenham leite. Gansos são intolerantes a lactose. O consumo de laticínios pelos gansos causa diarreia e desidratação, podendo até mesmo ser fatal. [6]
  5. [7] Não ofereça comida em porções grandes demais para eles engolirem. A garganta dos gansos é muito menor do que a nossa e eles não possuem dentes para mastigar, portanto, é importante que a comida oferecida esteja em pequenos pedaços e tenha não mais que 6 a 12 centímetros quadrados.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Garantindo a segurança dos gansos durante a alimentação

PDF download Baixe em PDF
  1. Pedaços grandes de pipoca ou pão integral podem ser jogados na água, pois vão flutuar. A breve imersão amolecerá a comida, tornando a digestão mais fácil para os gansos. [8] No entanto, o mais recomendável é jogar a comida no solo, a um metro ou mais à frente dos gansos.
    • Não jogue quantidades excessivas de comida. Se perceber que o consumo pelos gansos está se tornando mais lento, para de alimentá-los.
  2. Coloque alguns punhados pequenos de milho, aveia ou vegetais verdes no território do bando. Deixe as pilhas de comida a uma distância de três a quatro metros umas das outras. Verifique se há comida e espaço suficiente entre cada pilha para que todos os gansos consigam comer em paz. [9] Colocar toda a comida em um único local geralmente causa comoção entre os gansos, pois eles podem acabar brigando para alcançar o alimento.
  3. Gansos selvagens podem se tornar dependentes de humanos, caso sejam alimentados por eles diariamente. Verifique se há placas no local informando que é proibido alimentar os pássaros.
  4. [10] Ao se reunirem perto de estradas, trilhos ou estacionamentos, a chance dos gansos serem atropelados é muito mais alta. Além disso, se os gansos se acostumarem a receber comida neste tipo de local, vão passar a se reunir no mesmo local, esperando para serem alimentados. Sempre alimente gansos pelo menos a 50 metros de distância de estradas, trilhos e carros.
  5. [11] Se perceber que os gansos não estão comendo, recolha o alimento antes de sair do local. Deixar comida no local pode atrair ratos e causar um acúmulo de algas azuis esverdeadas na água. Além disso, a comida estragada pode ser comida pelos gansos mais tarde, possivelmente infectando-os com um fungo pulmonar mortal. [12]
    Publicidade

Dicas

  • Se encontrar um ninho, não mexa nele, nem tente examiná-lo ou retirar os ovos.
  • Esteja ciente dos riscos ao alimentar gansos.
  • Não toque os gansos.
  • Não faça movimentos bruscos perto dos gansos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 45 749 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade