Baixe em PDF
Baixe em PDF
Leia este artigo para saber como aumentar ou diminuir o tamanho dos itens na tela do Android (como os apps) ao alterar o DPI (“dots per inch”, ou “pontos por polegada”), que é uma opção padrão no menu “Configurações” de qualquer Android com Nougat (Android 7.0) ou mais recentes. No entanto, também há uma forma de mudar a DPI dos sistemas com a versão Marshmallow (6.0) e mais antigas através de um computador e do Android Studio Developer Kit (Kit de Desenvolvimento do Android). Lembre-se de que a resolução verdadeira do sistema, que é determinada pela própria tela, não pode ser mudada.
Passos
Método 1
Método 1 de 2:
Alterando a resolução no Android Nougat e versões mais recentes
-
Abra o app “Configurações” . Toque em seu ícone, de uma engrenagem colorida.
- Você também pode passar o dedo a partir da borda superior da tela e tocar no ícone de engrenagem no menu suspenso.
-
Role a tela para baixo e escolha Sobre o telefone . Provavelmente, será a última opção.
- Nos modelos Samsung Galaxy, selecione “Exibição”.
-
Desça até a seção “Número da versão” ou “Informações do Software”, no fim do menu.
- Nos modelos Samsung Galaxy, toque em “Resolução da tela”, no menu “Exibição”.
-
Pressione “Número da versão” sete vezes para desbloquear o menu “Opções do desenvolvedor”. Ele será utilizado para mudar a resolução do Android.
- A mensagem “Você é um desenvolvedor!” deverá aparecer assim que esse modo for ativado.
- No Samsung Galaxy, você poderá definir a resolução da tela tocando e arrastando o cursor deslizante para esquerda (diminuir) ou direita (aumentar). [1] X Fonte de pesquisa
-
Toque em “Voltar” para retornar à página “Configurações”.
- No Samsung Galaxy, selecione “Aplicar”, no canto direito superior da tela. A resolução deverá ser aplicada imediatamente.
-
Escolha Opções do desenvolvedor , que deve estar perto da opção “Sobre o telefone”.
- Em alguns Androids, pode ser necessário rolar a tela para cima ou para baixo para encontrá-la.
-
Desça a tela e escolha Menor largura . A opção deve estar mais ao fim da tela; uma janela pop-up abrirá. [2] X Fonte de pesquisa
- Como o menu “Opções do Desenvolvedor” é bem extenso, talvez seja necessário rolar a tela bem para baixo para encontrar a configuração.
-
Insira a nova largura. Toque no campo de texto no meio da janela pop-up e digite o valor desejado.
- Quanto maior o número, menores serão os objetos da tela (ícones, texto e outros).
- As resoluções do Android podem ir de 120 a 640.
-
Toque em OK , no fim da janela pop-up. A resolução do dispositivo será ajustada de acordo com o novo valor.Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:
Alternado a resolução no Android Marshmallow e versões anteriores
-
Baixe e instale o Android Studio Developer Kit (SDK). Ele adicionará o “Android Debugging Bridge”, que permitirá que o usuário execute comandos no sistema. Acesse esse endereço , clique no botão verde “DOWNLOAD ANDROID STUDIO” e faça o seguinte:
- Windows : marque “Li e concordo com todos os termos e condições acima”, clique no botão azul “DOWNLOAD” e clique duas vezes no EXE que será baixado. Siga as instruções de instalação, abra o Android SDK e siga as informações de configuração.
- Mac : marque a caixa de seleção “Li e concordo com todos os termos e condições acima”, clique no botão azul “DOWNLOAD” e clique duas vezes no DMG que será baixado. Verifique o programa se for necessário, siga as instruções de instalação, abra o Android SDK e leia as orientações de configuração.
-
Habilite o modo “USB debugging” no Android. Com ele, você poderá realizar alterações ao dispositivo a partir da linha de comando do seu computador.
- Caso ele já esteja ativado, pule esse passo.
-
3Ligue o Android ao computador. Pegue o cabo utilizado para carregar o aparelho e insira uma ponta na entrada USB do computador, e a outra no próprio Android (na entrada usada para carregá-lo).
- Normalmente, a porta para carregar o dispositivo estará na parte inferior dele.
-
Abra o programa de linha de comando do seu computador. No Windows, você deverá acessar a o Prompt de Comando, e no Mac, o Terminal:
- Windows : abra o menu “Iniciar” digite prompt de comando , e clique no ícone , nos resultados da busca.
- Mac : acesse o “Spotlight” , digite terminal e clique duas vezes em na parte superior da página de resultados.
-
Veja a resolução atual do Android. A “densidade” sendo utilizada pode ser encontrada da seguinte forma: [3] X Fonte de pesquisa
- Digite adb shell e pressione ↵ Enter .
- Insira dumpsys display e aperte ↵ Enter .
- Verifique o número à direita de “density” (densidade). Por exemplo:
density 420 (403.411 x 399.737)
.
-
Mude a resolução. Digite wm density “resolução” && adb reboot e substitua “resolução” pela resolução que deseja ter (três dígitos). Pressione ↵ Enter .
- Um número maior do que a resolução atual fará com objetos da tela fiquem de menor tamanho; se o valor for maior, eles ficarão maiores.
- Geralmente, as resoluções do Android ficam entre 120 e 640; o ideal é inserir um número entre esses parâmetros.
-
Reinicie o Android, se necessário. Segure o botão de Ligar e Desligar até que um menu apareça; toque em “Desligar” ou “Reiniciar”.
- Se houver uma mudança imediata após enviar o comando de alteração de resolução, não há necessidade de reiniciar o Android.
Publicidade
Dicas
- É possível alterar o DPI do smartphone através de vários apps, mas todos precisam ter acesso à raiz do dispositivo (root) para funcionarem.
- Às vezes, será possível notar distorções no teclado do Android após alterar a resolução. Se isso ocorrer, instale um teclado que faça escala com o DPI (como o GBoard) para solucionar o problema.
Publicidade
Avisos
- A alteração de DPI pode acarretar em problemas de compatibilidade ao usar a Loja Play Store para baixar aplicativos. Caso enfrente esse transtorno, altere o DPI para a configuração original, baixe o app e mude o DPI novamente.
- É possível aumentar ou diminuir a resolução do smartphone para que os objetos da tela fiquem mais ou menos visíveis, mas não há como melhorar a definição do Android (para 720p ou 1080p, por exemplo), já que esse aspecto é definido pela tela física do aparelho em si.
Publicidade
Referências
Publicidade