Baixe em PDF Baixe em PDF

Incêndios elétricos podem ocorrer em qualquer momento e ainda são causados por diversos problemas que incluem fios defeituosos ou eletrodomésticos sobrecarregados. Ao se deparar com um incêndio elétrico, entre imediatamente em contato com os serviços de emergência. Se você acha que pode combater o incêndio com segurança, comece desconectando toda a eletricidade, se possível, e abafando as chamas. Saber como apagar um incêndio elétrico da forma adequada, inclusive quando telefonar para os bombeiros para realizar o trabalho, poderá salvar não somente a sua vida como também a de seus amigos e familiares.

Método 1
Método 1 de 4:

Mantendo-se em segurança

Baixe em PDF
  1. Se um incêndio estiver se desenvolvendo e você não conseguir desligar a eletricidade ou verificar que ele cresce de forma desordenada, entre em contato com o corpo de bombeiros. Mesmo depois da ligação, você talvez consiga apagar o incêndio, mas é melhor prevenir que remediar nesse tipo de situação. [1]
    • Em geral, bombeiros estarão melhor equipados para combater um incêndio envolvendo eletricidade do que você.
    • Diga ao atendente que você está lidando com um incêndio elétrico para que os bombeiros saibam o que esperar.
    • Mesmo que o incêndio seja pequeno, entrar em contato com o corpo de bombeiros garante que, se o fogo aumentar, você terá ajuda a caminho.
  2. Antes de tentar apagar um incêndio elétrico por conta própria, é importante saber que você pode sair da área com segurança. Caso consiga notar dois caminhos seguros a partir de onde está, é razoável escolher ficar e lutar contra o fogo. Se há apenas uma rota de escape, é melhor tomá-la o quanto antes e deixar que o corpo de bombeiros faça esse trabalho. É melhor manter-se em segurança do que arriscar ficar preso em um incêndio. [2]
    • Ter duas rotas de escape permite a você combater o incêndio até que se apague ou até que uma delas tenha sido bloqueada por fogo ou entulho. Quando uma das duas estiver bloqueada, é hora de evacuar.
    • Rotas de escape geralmente incluem portas e janelas fáceis de se atravessar para fora. Uma janela muitos andares acima do solo não seria uma rota de escape ideal, mas uma janela no primeiro andar sim.
  3. Se em qualquer momento você começar a se sentir inseguro, uma saída for bloqueada, você se queimar, começar a inalar fumaça ou notar que as suas técnicas não estão funcionando, abandone os esforços e saia do local. A sua segurança é mais importante que pertences ou construções. [3]
    • Feche todas as portas atrás de você ao sair. Isso ajudará a manter o incêndio tão contido quanto possível.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Desconectando a eletricidade

Baixe em PDF
  1. Se você está lidando com um incêndio elétrico que começou em um eletrodoméstico ligado à energia, como uma torradeira, desconecte-a imediatamente. É importante que você chegue à tomada ou extensão com segurança para desconectá-la da energia. [4]
    • Desconectar um eletrodoméstico pegando fogo diminui o risco de que ele se espalhe para além de sua própria área.
    • Muitos incêndios elétricos começam em eletrodomésticos sobrecarregados. Se houver um curto-circuito na torradeira, por exemplo, ele pode produzir calor suficiente para começar um incêndio. Outro exemplo é quando se conecta muitas luzes natalinas entre si, o que também pode produzir calor a ponto de começar um incêndio.
  2. Se você está lidando com um incêndio elétrico na parede ou em um eletrodoméstico que não consegue desconectar, concentre esforços em desligar a energia. Se puder chegar com segurança no disjuntor do painel elétrico, vá até ele e desligue-o. Desconectar a energia elimina o risco de eletrocução, acaba com a fonte de calor que deu início ao incêndio e dá a você a chance de combatê-lo com uma maior gama de técnicas à disposição. [5]
    • Se não puder chegar onde poderia desligar a energia com segurança, é melhor nem tentar fazê-lo. Mantenha-se em segurança e combata o incêndio com a eletricidade ligada do que correr o risco de ser queimado ou eletrocutado enquanto tenta fazê-lo.
  3. Quando um incêndio houver sido iniciado, a eletricidade continuará a criar calor que alimentará as chamas. Ela também torna o incêndio mais difícil de combater porque é preciso ter cuidado para você não ser eletrocutado além de queimado. Com isso em mente, é importante que não haja qualquer forma segura de se desconectar a eletricidade antes de desistir e tentar combater o incêndio com ela ainda ligada.
    • Se você tem um eletrodoméstico pegando fogo que não pode ser desconectado, tente desligar a energia no painel elétrico. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para eliminar a eletricidade da equação.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Apagando um incêndio elétrico com a eletricidade ligada

Baixe em PDF
  1. Se não conseguir desligar a energia e a água incendiada estiver ainda eletrificada, a última coisa a se fazer seria adicionar água à mistura. A água conduz a eletricidade que causou o fogo, somando ao risco de se queimar um grave risco de eletrocução.
    • Se estiver em dúvida quanto à origem de um incêndio (eletricidade ou outra fonte), erre pelo excesso de cautela e evite a água.
  2. Se não puder desconectar um eletrodoméstico ou cabo incendiado, cubra toda a área em bicarbonato de sódio. Isso bloqueia o oxigênio necessário para que o incêndio continue a queimar, mas sem criar um risco de eletrocução como a água faria. [6]
    • Evite usar itens inflamáveis para abafar um incêndio elétrico, como um lençol. Quando a eletricidade está envolvida, objetos inflamáveis podem começar a pegar fogo com grande facilidade.
  3. O tipo de extintor de incêndio usado em um incêndio elétrico é bastante específico. Em específico, esse incêndio é conhecido como incêndio de classe C e, por isso, requer um extintor da mesma classe. O extintor de incêndio de classe ABC também é aceitável, uma vez que é capaz de abafar o fogo causado por madeira e lixo, líquidos e equipamentos elétricos.
    • Muitos extintores de incêndio feitos para uso doméstico são da classe ABC.
    • Outros tipos poderiam criar um risco de eletrocução se usados no incêndio elétrico, uma vez que contêm líquidos ou substâncias químicas que conduzem eletricidade.
  4. No momento da emergência, pode ser difícil lembrar-se de como operá-lo da forma correta. Para facilitar o processo, lembre-se da seguinte sequência: [7]
    • PUXE o pino de segurança na válvula do extintor;
    • MIRE a mangueira e o bico na direção do fogo;
    • APERTE a válvula lentamente;
    • AVANCE da esquerda para a direita, atingindo todas as partes do incêndio.
  5. Assim que o incêndio estiver suficientemente controlado para conseguir chegar ao painel elétrico ou à tomada, desconecte a energia. Isso ajuda a garantir que o fogo não volte a aumentar pela eletricidade e o risco de eletrocução é eliminado. [8]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Abafando um incêndio elétrico com a energia desligada

Baixe em PDF
  1. Caso tenha desligado a eletricidade e encontrar um extintor por perto, use-o para abafar o fogo. Se não há eletricidade por perto, o modelo será irrelevante.
  2. Se você não tem um extintor de incêndio e tiver uma manta corta-fogo à disposição, use-a em seu lugar. Ao cobrir um pequeno incêndio, você elimina muito do oxigênio necessário para mantê-lo ativo. Agindo rapidamente, uma manta corta-fogo ou outra manta espessa poderia ser usada para apagar um incêndio pequeno por completo.
  3. Você precisa ter certeza absoluta de que a eletricidade está desligada antes de acrescentar incluir água na equação. Se estiver completamente certo, borrife ou despeje água sobre o fogo e as áreas próximas e mais propensas a pegar fogo. A umidade apagará as chamas ativas e diminuirá o risco do incêndio aumentar. [9]
    • A água sobre o incêndio elétrico pode adicionar ao risco de queimaduras o risco de eletrocução.
    • Se o combustível do fogo sendo combatido é querosene, óleo combustível ou outro em forma líquida, tome muito cuidado ao adicionar água. Ela pode acabar elevando o combustível e levando-o para outra área, que poderia pegar fogo e espalhá-lo ainda mais.
    Publicidade

Avisos

  • Se o incêndio for grande, evacue imediatamente, desligue a energia quando possível e entre em contato com os serviços locais de emergência. Não tente combater um incêndio grande por conta própria.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 340 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade