Baixe em PDF Baixe em PDF

A melhor forma de carregar luzes solares é com o sol, mas, mesmo que você não tenha luz solar direta, ainda é possível carregar suas luzes solares de outras formas. Se estiver nublado ou frio, você pode carregá-las com a luz solar indireta. Se precisar, é possível até carregá-las sem sol nenhum!

Método 1
Método 1 de 2:

Carregando com a luz solar indireta

Baixe em PDF
  1. A luz do sol ainda incidirá nas luzes solares quando o tempo estiver encoberto, mesmo que em menor grau do que faria quando o céu está limpo. Limpe o painel para tirar qualquer poeira ou sujeira, para ajudar as luzes a carregarem de forma mais eficiente e fazer melhor uso da luz solar limitada. [1]
    • Limpe os painéis solares com bastante delicadeza. Use água limpa e um pano de microfibra para esfregar a sujeira encrustada das luzes.
    • Não use sabões para limpar os painéis. Eles podem deixar marcas que dificultam o carregamento das luzes ainda mais.
    • Se você estiver em um ambiente onde há muita poeira, pólen, tempestades de areia ou incêndios, lave bem com uma mangueira para tirar as camadas de poeira, pólen, partículas ou cinzas.
  2. Incline os painéis solares para que eles fiquem diretamente virados para o sol enquanto ele se movimenta no céu. Isso é especialmente importante no inverno, quando há menos luz do sol durante o dia. [2]
    • Isso vai dar bastante trabalho, já que você terá que ficar trocando as luzes de lugar durante o dia. Se não puder fazer isso, coloque-as em algum lugar onde elas recebam o máximo de sol durante o dia (como no meio do quintal).
    • Para obter melhores resultados, carregue as luzes solares por oito a 10 horas a céu aberto no sol.
    • Posicione as luzes de uma forma que elas não fiquem sem receber luz por conta de algum bloqueio, como debaixo de uma árvore grande, por exemplo.
    • A melhor direção para colocar as luzes para obter o máximo de sol durante o dia é norte, seguida por leste, oeste e sul (no hemisfério sul).
  3. Se os painéis solares estiverem posicionados sob uma sombra, ponha um espelho por perto para ele refletir a luz do sol nos painéis. Isso não é muito eficaz, então só use esse método se não conseguir movimentar as luzes solares em si de forma que elas fiquem em uma posição melhor. [3]
    • Use espelhos, mais ou menos, do dobro do tamanho do painel solar. Isso aumenta as chances dos painéis solares receberem o máximo de luz possível.
    • Para obter melhores resultados, posicione os espelhos na diagonal no chão para que eles fiquem em uma posição fixa, com os painéis solares ao lado. Assim, você não terá que erguer os espelhos em algum lugar acima dos painéis.
    • É importante ressaltar que esse método também requer que você reposicione o espelho frequentemente, já que o sol se movimenta rapidamente no céu.
  4. Suas luzes solares vão carregar muito mais eficientemente se estiverem desligadas. Deixe-as para fora de casa, em um lugar onde elas recebam o máximo de luz possível. [4]
    • Recomenda-se fazer isso regularmente (uma vez por mês, por exemplo) para manter as luzes solares funcionando o mais eficientemente possível.
    • Essa técnica é conhecida como “carregamento profundo” na área da iluminação.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando luzes artificiais

Baixe em PDF
  1. A luz da maioria das lâmpadas incandescentes geralmente consegue carregar uma luz solar, mesmo que não tão eficientemente quanto o sol faria. Coloque os painéis solares diretamente abaixo de uma lâmpada dentro de casa para carregá-los o mais rápido possível sem sol. [5]
    • Coloque suas luzes solares o mais perto da lâmpada possível. Quanto mais longe da lâmpada incandescente, mais demorará o carregamento. Use uma lâmpada de alta voltagem para acelerar esse processo.
    • Esse método só vale a pena se você já estiver usando a lâmpada incandescente para outro fim. Caso contrário, carregar um painel solar assim não é eficaz de um ponto de vista energético.
    • O tempo que as luzes solares vão levar para carregar com esse método depende do modelo específico e das luzes que você está usando. Para obter melhores resultados, carregue seus painéis solares por, pelo menos, 12 horas, se estiver usando lâmpadas incandescentes.
  2. As luzes de LED que funcionam com pilhas, como as lanternas de LED, também conseguem carregar painéis solares. Essa é a melhor forma de carregar luzes solares quando não tiver acesso a luzes internas, como em um acampamento. [6]
    • Carregue seus painéis solares por, pelo menos 10 a 12 horas se estiver usando uma luz de LED.
    • Assim como as lâmpadas incandescentes, esse método só vale a pena se você já estiver usando a luz de LED para alguma outra coisa.
  3. Quando as luzes solares são expostas a luzes de alta intensidade à noite, a sensibilidade delas diminuirá com o passar do tempo. Obtenha melhores resultados colocando as luzes o mais longe das lâmpadas artificiais possível quando for usá-las durante a noite. [7]
    • As luzes dos postes das ruas, luzes de varandas e outros tipos de luzes externas automáticas são as principais culpadas pela redução da sensibilidade com o passar do tempo.
    • Isso só se aplica ao período da noite, quando as luzes devem ficar ligadas. Não tem problema nenhum expor as luzes solares a lâmpadas artificiais quando elas estiverem desligadas ou carregando.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 879 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade