Baixe em PDF Baixe em PDF

Hoje em dia, é comum ganhar bastante dinheiro com a internet, e não é preciso ser YouTuber para isso, pois você pode lucrar com seu blog! Considerados antigamente apenas um diário virtual, essas páginas podem atrair diversos clientes para seu negócio e podem dar dinheiro por conta própria também. Pode acreditar, que não é tão difícil quanto parece. Abaixo, você encontrará uma lista de formas de se monetizar seu blog e começar a ganhar dinheiro. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 11:

Escolha um nicho lucrativo para o blog.

Baixe em PDF
  1. Ter paixão pelo tema do blog é importante para se manter motivado a escrever, mas é necessário fazer uma pesquisa de mercado para ver se os outros também se interessam pelo assunto e descobrir se há potencial para lucro. Pesquise também por blogs similares para analisar a concorrência. Quanto menor for o nicho, maiores são as suas chances de conseguir divulgar seu trabalho para pessoas específicos. [1]
    • Por exemplo, digamos que você goste muito de ciclismo. Já existem muitos blogs sobre o tema, mas se você conseguir focar em um nicho específico, como mulheres ciclistas de meia idade, dá para conseguir um espaço no mercado.
    • Uma forma de se analisar tendências na internet é usar o Google Trends.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 11:

Escolha uma plataforma que permita a monetização.

Baixe em PDF
  1. Existem muitas plataformas que oferecem serviços gratuitos, mas é preciso pagar por um serviço premium para se ter acesso às ferramentas de monetização, como lojas virtuais e anúncios pagos. Aposte em um site que seja agradável de usar e que permita que você ofereça produtos e serviços. [2]
    • A plataforma mais popular de blogs é o WordPress, mas existem outras opções que você pode usar, como o Tumblr, o Blogger.com e o Medium.
    • Alguns sites não permitem a divulgação de produtos ou links para sites externos.
    • Quer algo bem simples e fácil de usar? Um blog WordPress provavelmente é a melhor opção. O sistema é fácil de se configurar e existem muitos plugins para se customizar a página.
Método 3
Método 3 de 11:

Crie um nome curto e relevante para o domínio.

Baixe em PDF
  1. O domínio é o endereço virtual do seu site. Por mais que a maioria das plataformas de blog ofereça domínios gratuitos, se quer fazer com que as pessoas encontrem seu site com mais facilidade e criar uma página mais profissional, é melhor investir em um domínio personalizado. Use um provedor de domínios, como o Registro.br ou o Google Sites para registrar a página com um título breve, com palavras-chave relevantes e que descreva bem seu ramo de atuação. [3]
    • Por exemplo, se vai criar um blog sobre como cuidar de hamsters sírios, seu domínio pode ser "lardohamstersirio.com.br" ou "centraldohamstersirio.com.br".
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 11:

Escreva sobre sua experiência.

Baixe em PDF
  1. Por mais que muitas pessoas escrevam sobre a vida pessoal, a melhor forma de se atrair visitantes e transformá-los em clientes é oferecer informações pelas quais as pessoas estariam dispostas a pagar. Por exemplo, se você tem experiência dentro de um ramo, escreva sobre ela! Apresente seu conhecimento e conquiste a confiança dos leitores para convencê-los a comprar produtos, serviços ou conteúdos com você! [4]
    • Por exemplo, digamos que vá criar um blog sobre carros esportivos e tenha experiência no manuseio desses veículos, você pode usar o blog para ensinar a substituir as lanternas ou os limpadores de para-brisa, coisas que podem não ser de conhecimento dos seus leitores.
    • Por outro lado, se o blog é sobre escaladas e trilha, um assunto que você domina, não é uma boa ideia escrever sobre maratonas, algo que você não tem lá tanta experiência assim.
Método 5
Método 5 de 11:

Crie conteúdo que faça com que as pessoas comprem coisas com você.

Baixe em PDF
  1. Se estiver vendendo algo, você pode usar as publicações do blog para explorar assuntos ou problemas comuns que podem ser solucionados por seus produtos ou seus serviços. Uma publicação convincente em um blog pode fazer com que muitas pessoas decidam comprar com você. [5]
    • Por exemplo, digamos que esteja oferecendo serviços de personal trainer. Que tal escrever um post no blog sobre a dificuldade de se encontrar tempo para se exercitar quando se trabalha e tem filhos. Em seguida, você pode apresentar informações sobre como seu programa de treino pode ajudar as pessoas a encontrarem um tempo para praticar atividades físicas.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 11:

Divulgue seus serviços de freelance.

Baixe em PDF
  1. Use seu blog para falar sobre seus serviços — sejam eles copywriting, design gráfico, fotografia, web design, tanto faz! Inclua no final um "chamado a ação", pedindo que os interessados em contratar você entrem em contato através de um formulário na página ou do seu e-mail. [6]
    • Por exemplo, você pode criar uma página "Sobre mim" no blog, com todos os serviços que oferece e as suas informações de contato.
    • Se é artista, é de bom tom também incluir uma página de portfólio exibindo seu trabalho e com informações sobre como encomendar uma obra com você.
Método 7
Método 7 de 11:

Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais.

Baixe em PDF
  1. Crie páginas e contas para o blog, compartilhando seu conteúdo para alcançar uma parcela maior de pessoas. [7]
    • Por exemplo, compartilhe links de suas publicações no blog no Facebook, no Twitter e também no LinkedIn para aumentar a exposição delas.
    • Se trabalha com fotografia, o Instagram é a rede ideal para se compartilhar seu trabalho e conquistar clientes em potencial.
    Publicidade
Método 8
Método 8 de 11:

Ofereça assinaturas que tragam conteúdo exclusivo.

Baixe em PDF
  1. Além do conteúdo gratuito e aberto, você pode oferecer uma assinatura mediante pagamento, com publicações mais aprofundadas, descontos e sorteios para atrair uma clientela maior. É possível definir conteúdos como "Premium" em plataformas como o Wordpress e o Medium, de forma que apenas os pagantes possam visualizá-los. [8]
    • Por exemplo, você pode ter artigos gratuitos que terminam com algo como: "Para uma análise mais aprofundada nesse assunto, torne-se um membro e obtenha acesso a mais artigos!"
    • Existem também serviços como Patreon, Padrim e Apoia.se que permitem a oferta de conteúdo exclusivo para assinantes.
    • Tendo uma parcela de público assinante, você conseguirá obter uma renda regular com o blog!
Método 9
Método 9 de 11:

Use o blog para vender produtos.

Baixe em PDF
  1. Você pode vender produtos e serviços (como cursos on-line) através do seu blog, se quiser! É possível também vender coisas com a "marca" do blog, como camisetas e xícaras. Monte a sua lojinha dentro da página para começar a chamar seus clientes. [9]
    • Por exemplo, se trabalha com design gráfico, você pode vender pacotes de logos, para que as pessoas comprem seu serviço personalizado.
    • Plataformas como o Wix e o WordPress possuem páginas de loja para serem adicionadas ao seu blog, mas normalmente é preciso pagar por uma conta premium para obter esse tipo de serviço.
    Publicidade
Método 10
Método 10 de 11:

Crie uma seção para empresas.

Baixe em PDF
  1. Por exemplo, se o seu blog é sobre produtos ou serviços que você não oferece, ele ainda pode servir como propaganda. Crie uma página de anúncios e indicações, e entre em contato com empresas que possam se interessar em ser divulgadas no blog por uma taxa. Assim, você leva seus leitores até os outros, recebendo uma parte dos lucros. [10]
    • Por exemplo, digamos que esteja escrevendo sobre a cena de moda local. Seu blog poderia ter uma seção com lojas que oferecem os produtos e acessórios citados em suas publicações.
Método 11
Método 11 de 11:

Venda publicidade na página.

Baixe em PDF
  1. As propagandas on-line são como outdoors: você aluga um espaço da página para publicidade e ganha dinheiro de acordo com o número de visitantes. Por mais que não seja uma boa ideia lotar a página com propagandas, elas podem ajudar a complementar a renda do blog, principalmente se você tem muitos visitantes. [11]
    • Por exemplo, se escreve sobre comida, você pode incluir algumas propagandas nas publicações de receitas.
    • Uma das formas mais simples de se fazer isso é habilitar a publicidade através do hospedeiro do seu site.
    • Se preferir, você pode adicionar propagandas através do AdSense, do Google. [12]
    Publicidade

Dicas

  • Não encha sua página com propagandas, ou você pode acabar afastando uma parcela dos leitores.
Publicidade

Avisos

  • Tome cuidado para não incluir informações financeiras ou pessoais demais no blog. Por precaução, use um formulário de contato para que as pessoas não tenham acesso ao seu endereço de e-mail pessoal.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 827 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade