Este artigo foi coescrito por Jason Polk, LCSW, LAC
. Jason Polk é Terapeuta de Relacionamentos e Proprietário da Colorado Relationship Recovery. Com mais de 12 anos de experiência como terapeuta, é especialista em ajudar casais a construírem relacionamentos saudáveis e duradouros através da terapia. Jason é formado pela Newman University de Colorado Springs. Também é terapeuta de Abordagem Psicobiológica Nível II à Terapia de Casais, terapeuta certificado pela Healing Our Core Issues (HOCII) e possui especialização em Terapia de Vida Relacional.
Há 8 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 22 910 vezes.
Namorar um homem recém-divorciado é uma experiência complexa! Mesmo assim, é normal você querer saber qual é o nível de comprometimento dele — afinal, ele acabou de viver um relacionamento (muito) sério e pode não estar pronto para algo do tipo. Por sorte, existem várias formas de conquistar alguém que passou por uma separação recente! Comece lendo as dicas deste artigo para ter algumas ideias.
Passos
-
Mostre ao seu pretendente que namorar pode ser uma experiência positiva. Depois do divórcio, qualquer homem pode ficar com uma impressão negativa de relacionamentos como um todo. Nesse caso, pense em coisas divertidas para vocês fazerem nos seus encontros — e aproveite cada momento ao lado dele. Não force a barra para definir o "status" do seu relacionamento logo de cara. É possível que, por ora, ele esteja em busca de algo leve. O importante é mostrar o quanto você é divertida para deixá-lo com vontade de descobrir mais a seu respeito. [1] X Fonte de pesquisa
- Vocês podem sair para andar de bicicleta, jantar em um restaurante novo, ir a museus e exposições de arte etc.
- Não arranque os cabelos tentando pensar em ideias para seus próximos encontros! Curta seus momentos juntos e ele vai chamar você para sair de novo.
Publicidade
-
Mostre ao seu pretendente que você é uma parceira afetuosa. Não importa o que aconteceu no casamento, é bem possível que ele esteja com o pé atrás com a possibilidade de abrir o coração de novo. [2] X Fonte de pesquisa Sendo assim, trate-o com carinho e atenção, fale coisas positivas, faça elogios e pergunte como ele está. Essas demonstrações de afeto são ideais para mostrar que você é mais que um date casual.
- Elogie seu pretendente de vez em quando! Diga coisas como "Nossa, essa camisa ficou linda em você. Que homem gato!".
- Se ele falar que teve um dia ruim, diga que está aí para o que der e vier: "Sinto muito! Você quer falar sobre o assunto?" Mesmo que ele não queira entrar em detalhes, pelo menos vai gostar da sua oferta.
-
Nenhum homem recém-divorciado sensato sai por aí buscando um novo relacionamento de cara. Não cobre nada do seu pretendente: concentre-se apenas em conhecê-lo mais a fundo. Vocês podem falar sobre interesses, hobbies e coisas que fazem para passar o tempo. E que tal experimentarem atividades diferentes nos seus encontros?
- Especialistas em relacionamentos recomendam que pessoas recém-divorciadas esperem pelo menos um ano antes de qualquer novo envolvimento emocional. Se faz poucos meses que seu pretendente se separou, talvez ele precise de ainda mais calma para conduzir a relação. Não quer dizer que vocês não têm chance! [3] X Fonte de pesquisa
- Nesse caso, talvez seja melhor esperar um pouco mais para definir o relacionamento. Seu pretendente pode ficar assustado se você falar sobre o assunto depois de poucas semanas.
Publicidade
-
Todo homem recém-divorciado precisa contar com seu sistema de apoio. Não ache ruim se seu pretendente disser que vai sair com os amigos ou a família durante a semana, ainda mais se ele tem filhos. Apesar de difícil, tente não ficar com ciúmes ou frustrada por não ser a principal prioridade dele. Lembre-se de que sua natureza descontraída e o respeito pelas circunstâncias dele vão fazer toda a diferença na sua dinâmica! [4] X Fonte de pesquisa
- É normal ficar um pouco frustrada por não ser a principal prioridade do seu pretendente! Se ele se divorciou recentemente e tem filhos pequenos, entenda que agora é hora de cuidar das crianças. Não leve nada para o lado pessoal.
-
Você vai ser muito mais interessante para seu pretendente se mostrar que tem vida própria. Pessoas divorciadas podem ser um pouco mais exigentes em relação a seus novos relacionamentos. Sendo assim, mostre ao seu pretendente o quanto você é única e tem interesses, sonhos, amigos, familiares etc. para chamar de seus. Ele vai adorar ver esse seu lado!
- Se você se concentrar somente na relação com seu pretendente, cedo ou tarde ele vai se sentir sufocado. É normal ficar "caidinha" por um cara novo, mas tente se conter e lembrar das suas outras ambições na vida.
- Por exemplo: continue correndo atrás daquela promoção no trabalho, daquele projeto pessoal que você sempre quis realizar, daquela viagem de fim de ano com os amigos etc.
Publicidade
-
Não faça joguinhos e nem brinque com os sentimentos do seu pretendente. Depois do divórcio, ele provavelmente só vai querer firmar compromisso com alguém de confiança. Pensando assim, não o deixe "de molho" por dias esperando resposta, não se afaste quando ele tentar se aproximar e nem tente causar crises de ciúmes nele. É muito melhor ser direta e franca! [5] X Fonte de pesquisa
- Responda às mensagens dele quando você estiver livre e faça planos para novos encontros assim que possível.
-
Falar do divórcio pode ajudar você a descobrir se seu pretendente está pronto para se envolver de verdade. Quando vocês estiverem saindo há alguns meses, pergunte sobre o casamento. Seu objetivo aqui é determinar se ele está recuperado do ponto de vista emocional. Fale do assunto com respeito e evite fazer perguntas demais, ou ele pode acabar ficando na defensiva.
- Você pode dizer "A gente tá saindo há alguns meses, e ainda não falamos sobre seu divórcio. Se você ficar confortável com o assunto, eu queria saber o que você sente agora que passou um tempo".
- Existem alguns sinais que indicam que ele ainda não superou o divórcio: fazer comentários negativos sobre a ex-esposa, parecer amargurado com o término, não querer se abrir emocionalmente etc.
- Se ele disser que superou o divórcio, mas ainda parecer triste ou magoado, você pode incentivá-lo a buscar terapia. Só tenha cuidado e diga algo como "Parece que você enfrentou uma barra pesada. Já pensou em falar sobre esse assunto com um profissional?".
Publicidade
-
Seja honesta com seu pretendente sobre o que você quer. Se faz alguns meses que vocês estão saindo e se dando bem, diga ao seu pretendente (ou melhor, ficante) que gosta da companhia dele e tente descobrir se ele está pronto para algo mais sério. Abra sua mente, sem se prender a expectativas, e prepare-se para o fato de que talvez ele não esteja pronto. Essa comunicação clara pode ajudar a desenvolver seu relacionamento de forma mais matura, não importa o que aconteça agora.
- Você pode dizer algo como "Adorei esses últimos meses que passamos juntos. Consigo imaginar um futuro com você, e queria falar sobre isso".
- Se você for direta, mas seu pretendente não parecer disposto a falar do assunto, pode ser que ele não esteja pronto para nada sério. [6] X Fonte de pesquisa
-
Alguns homens recém-divorciados dizem que estão prontos para novos relacionamentos, mas não estão. Existem alguns sinais desse despreparo, como se seu pretendente se recusar a dizer "Eu te amo" depois de seis meses (ou mesmo um ano) de namoro, não quiser definir o relacionamento ou continuar separando você da vida pessoal dele. Pode ser também que ele não assuma a própria responsabilidade pelo divórcio e ainda tenha alguma pendência emocional com a ex-esposa.
- Preste atenção à forma como ele fala sobre o divórcio e a ex-esposa. Se ele a culpa pela separação, vive falando mal dela ou compara vocês duas, talvez ainda exista algum sentimento não resolvido.
- Pode ser que seu pretendente espere que você aja como a ex-esposa dele... Ou tenha medo de o seu relacionamento ficar igual ao anterior. Esse tipo de comportamento não é nada justo com você, já que indica que ele não está pronto para confiar em uma mulher nova.
- Observe se seu relacionamento parece seguir apenas o ritmo dele . Por exemplo: será que ele só pode encontrar você nos fins de semana, mas não de segunda a sexta?
- Se você notar esses sinais, pode ser que seu pretendente não esteja pronto para assumir o relacionamento. Tente falar do assunto com respeito e, se ele não estiver disposto a mudar, então é melhor reavaliar a dinâmica entre vocês.
Publicidade
-
É possível que seu pretendente não esteja pronto para nenhum compromisso — mesmo gostando de você. Se você tentou de tudo, mas ele só parece interessado em algo casual, é melhor deixar o "relacionamento" de lado. Por mais que isso seja difícil, as coisas seriam ainda piores se você ficasse com alguém incapaz de oferecer o melhor para sua vida. Lembre-se de que o mundo está cheio de homens interessantes e que dão pretendentes muito mais legais! [7] X Fonte de pesquisa
- Se você decidir colocar um ponto final nas coisas, pelo menos tenha uma conversa madura com seu pretendente. Diga "Adorei esse tempo que passamos juntos, mas acho que estamos buscando coisas diferentes."
- Terminar as coisas com esse clima positivo pode até deixar uma brecha para algo melhor no futuro. Quem sabe ele não volta depois de colocar as emoções em ordem?
-
Não leve para o pessoal se seu pretendente não estiver interessado em nada sério. O divórcio é uma experiência traumática para muitas pessoas, que ficam um tanto receosas de confiar em gente nova. Seja como for, lembre-se de que você é incrível e talentosa e merece todo o amor do mundo! [8] X Fonte de pesquisa
- Crie o hábito de trocar seus pensamentos negativos por ideias positivas sempre que você ficar abatida e magoada. Por exemplo: pense "Eu sou linda, inteligente e sexy" ou "Eu sou um partidão!"
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.fatherly.com/love-money/dating-after-divorce-what-its-like/
- ↑ https://www.divorcemag.com/blog/divorce-is-harder-on-men-than-women
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/happiness-is-state-mind/201912/dating-after-divorce
- ↑ https://www.fatherly.com/love-money/dating-after-divorce-what-its-like/
- ↑ https://www.askmen.com/dating/dating_advice/mind-games-in-relationships-what-they-look-like-how-to-avoid-them.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/happiness-is-state-mind/201912/dating-after-divorce
- ↑ https://www.irishtimes.com/life-and-style/people/guys-don-t-want-to-be-in-a-relationship-with-me-what-am-i-doing-wrong-1.4020999
- ↑ https://www.arita.com.br/portal/meu-namorado-nao-quer-casar-continuar-no-relacionamento-ou-seguir-em-frente/#:~:text=O%20que%20fazer%20se%20meu,realidade%20tem%20hora%20de%20terminar .
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!