Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando os sapatos de couro ficam ressecados, eles começam a rachar. Tecnicamente, não tem como consertar essas rachaduras, porque os danos não podem ser revertidos, mas você pode recondicionar o couro. Antes de tentar tratar uma rachadura, limpe os sapatos para remover o máximo de detritos possível. Depois, use um preenchedor para couro para esconder as rachaduras. Aproveite os condicionadores e outros produtos para couro para manter os sapatos hidratados. Com os cuidados certos, você pode ocultar as rachaduras e evitar que apareçam novas.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Limpando os sapatos

Baixe em PDF
  1. Qualquer ponto verde que notar no sapato pode atrapalhar o seu conserto. Leve os sapatos para fora primeiro para evitar que o mofo se espalhe na sua casa. Depois, esfregue os pontos mofados com uma escova de cerdas macias ou um pano seco. Umedeça a escova ou o pano com um pouco de água morna se estiver difícil tirar os pontos verdes. [1]
    • Talvez seja melhor jogar a escova ou o pano fora depois de usar para não deixar o mofo se espalhar. Uma escova de dentes velha é uma ótima ferramenta para essa tarefa e você pode jogá-la fora quando terminar.
    • Veja se a área onde o sapato estava armazenado também está com mofo ou bolor. Muitas vezes, os esporos de mofo crescem em áreas quentes ou úmidas. Dilua água sanitária em água e use para neutralizar os esporos.
  2. Use um pano de algodão, de microfibra ou uma escova decente. Umedeça o escolhido com um pouco de água morna. Depois, limpe o sapato todo, de cima abaixo, tirando o máximo de sujeira visível que puder. Repita o processo no outro sapato para limpar e umedecer levemente. [2]
    • O pano ou a escova não devem estar pingando de tão molhados. O couro não deve ficar encharcado. Uma cobertura leve não vai danificá-lo e também ajudará o produto de limpeza que você for usar depois.
  3. O sabão para selas costuma ser bastante usado para restaurar couros danificados, mas você pode encontrar produtos alternativos. Passe uma escova para sapatos ou um pano de algodão no sabão e esfregue os sapatos fazendo movimentos circulares. Veja o couro clarear à medida que a espuma remove a sujeira e a umidade. Esfregue os sapatos até que o couro fique seco ao toque e flexível. [3]
    • A lixívia é abrasiva para os sapatos de couro, portanto, evite produtos que tenham grandes quantidades dela. Prefira fazer uma mistura caseira ou comprar um produto feito especialmente para sapatos.
    • Qualquer produto para tratar couros que você precisar, incluindo sabões, é possível encontrar na internet. Procure também em lojas de sapatos, bolsas ou especializadas em peças de couro.
    • Se preferir, compre um kit de manutenção para couros. Um bom kit terá praticamente tudo o que você precisa, incluindo produtos para limpeza, condicionador, preenchedores e aplicadores.
  4. Use outro pano de algodão ou microfibra para tirar a sujeira, o produto e a água imediatamente. Dê polimento no couro fazendo movimentos circulares nos dois sapatos por inteiro. Preste atenção especialmente nas áreas rachadas. Esfregue-as com um pouco mais de força para garantir que tirou qualquer sujeira escondida nas rachaduras. [4]
    • Se preferir, deixe o produto secar durante uma noite. É seguro fazer isso com sabões para sela, mas verifique as recomendações do fabricante no caso de outros produtos. Se os sapatos ainda estiverem sujos ou se quiser restaurá-los imediatamente, seque-os à mão.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Reparando rachaduras

Baixe em PDF
  1. Forme bolas com as folhas de jornal ou enrole os panos. Encha os sapatos por inteiro, deixando a menor quantidade de espaço livre possível. Preencher os sapatos assim mantém a forma deles enquanto você trabalha. O jornal ou os panos também vão absorver qualquer umidade que vaze para dentro.
    • Você também pode deixar os sapatos preenchidos quando não estiver os usando, especialmente se for estocá-los.
  2. O óleo de vison é sólido, então você não precisa de nada além dos dedos para fazer a aplicação. A maioria dos outros hidratantes são líquidos e precisam ser aplicados com escovas ou panos de algodão. Espalhe o hidratante nas rachaduras primeiro. Empurre o hidratante nas rachaduras para reidratá-las e deixá-las menos aparentes. [5]
    • Aquecer um pouco o couro usando um aquecedor de ambientes ou um secador de cabelo, ajuda a absorver o óleo.
    • Limpar couros com sabão os resseca, então tire um tempo para reidratar os sapatos agora. Foque nas rachaduras, mas não negligencie as outras áreas.
    • O óleo de vison é bom para couros, mas algumas pessoas acham que os hidratantes engarrafados duram mais tempo e oferecem mais proteção. Esses produtos são feitos com cera de abelha e outros óleos naturais. Compre o hidratante pela internet, em lojas de produtos de couro, de sapatos ou de bolsas.
  3. Boa parte dos preenchedores são de acrílico à base d’água que se mesclam em rachaduras de profundidade média a grande. Use a esponja para passar o composto na rachadura. Se houver rachaduras grandes que não puderem ser preenchidas somente com a esponja, tente usar uma espátula de plástico. Encha a rachadura até que o material fique uniforme com a superfície do couro. [6]
    • Mantenha em mente que não tem como “consertar” o couro. As rachaduras são permanentes porque as fibras do couro se separam. O que você pode fazer é preencher as rachaduras mais notáveis para escondê-las.
  4. O tempo de secagem varia dependendo do hidratante que você usou e quanto preenchedor você teve que aplicar. Para obter melhores resultados, espere o couro secar por completo, o que não vai demorar mais de 24 horas. As rachaduras profundas com preenchimento costumam demorar uns 30 minutos para se solidificarem. [7]
    • Consulte as instruções do fabricante do produto que usou para ver o tempo de secagem recomendado. No mínimo, espere o material de preenchimento se solidificar antes de passar mais.
  5. Verifique cada rachadura para ver se ela se mesclou bem com o couro ao redor. Se ainda der para percebê-la, refaça a aplicação. Passe mais preenchedor para nivelar a rachadura. Quando terminar, espere o preenchedor secar antes de continuar.
  6. Pressione a lixa nas áreas tratadas firme e levemente. Esfregue as rachaduras até que elas se mesclem bem com o couro ao redor. Quando estiver bom, limpe os sapatos de novo com um pano seco para tirar a poeira. [8]
    • Use apenas lixas finas. Se usar uma mais áspera, você vai arranhar o sapato.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Colorindo e hidratando os sapatos

Baixe em PDF
  1. Dê polimento no couro aplicando creme sobre o preenchedor com uma escova para sapatos ou um pano de algodão. Aplique o creme no couro fazendo movimentos circulares. Os cremes para sapatos dão polimento e cor ao couro, então escolha uma cor que você queira usar. Tente escolher um creme que combine com a cor dos sapatos. [9]
    • Os cremes funcionam muito bem em rachaduras consertadas, mas você também pode usá-los para colorir o restante do couro.
  2. Use um pano de algodão ou de microfibra para restaurar o couro para seu estado normal. Começando no topo de cada sapato, esfregue o couro fazendo movimentos circulares pequenos. Dê polimento nos dois sapatos igualmente para que eles fiquem uniformes. Trate todas as partes do sapato da mesma forma para que o couro fique igualado por todas as partes. [10]
    • Verifique os sapatos de novo para ver como eles estão. Se você fizer o tratamento corretamente, as rachaduras não ficarão mais visíveis. Use mais preenchedor, creme ou outros produtos conforme o necessário.
  3. Uma boa hora para começar a condicionar é depois de terminar os consertos. Use um pano de algodão ou de microfibra para não espalhar sujeira no couro. Aplique uma camada fina e uniforme de condicionador e dê polimento fazendo movimentos circulares pequenos. Trabalhe em uma área do sapato de cada vez até cobri-lo por inteiro. [11]
    • Por ser um material de origem animal, o couro precisa de aplicações de óleo regulares para evitar o ressecamento e as rachaduras. A aplicação regular de condicionadores também mascara as rachaduras e evita que elas reapareçam.
    Publicidade

Dicas

  • Cuide dos seus sapatos fazendo limpeza e condicionamento regulares. Os sapatos de couro que são bem cuidados duram muito mais tempo que os que ficam esquecidos no fundo do armário.
  • Se os seus sapatos foram caros ou estão muito danificados, talvez seja melhor levá-los a um sapateiro profissional. Eles podem reformar o sapato, porém esse processo costuma deixá-los menos confortáveis.
  • Guarde os sapatos em um recipiente selado e com clima controlado quando não estiver usando. O calor, a chuva e a luz do sol causam impactos negativos no couro.
Publicidade

Avisos

  • Os óleos e cremes para couro podem alterar a cor dos seus sapatos. Use esses produtos em pequenas quantidades para evitar mudanças de cor indesejadas.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Escova para sapatos ou comum.
  • Panos de algodão ou de microfibra.
  • Sabão para sela ou alternativo para couro.
  • Óleo de vison ou outro hidrante para couro.
  • Condicionador para couro.
  • Espátula para rachaduras profundas.
  • Água.
  • Creme para sapatos para recolorir.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 29 577 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade