Baixe em PDF Baixe em PDF

Você já olhou para o seu jardim e pensou que algo está faltando? Bem, permita-se colher aqui algumas ideias que o ajudarão a transformar o seu lago em algo maravilhoso: talvez o que falte seja apenas um riacho de jardim!

Método 1
Método 1 de 4:

Preparando a base

Baixe em PDF
  1. Construa a base de forma gradual, descendo da piscina em direção ao lago e cuidando para que toda a extensão esteja inclinada de modo suficiente para que a água flua com liberdade. [1]
  2. Na base de cada degrau, faça uma pequena depressão (15 centímetros de profundidade) para afundar a borda e criar uma pequena piscina que a água possa preencher antes de fluir rumo ao degrau inferior.
  3. Você precisará de uma bomba forte o suficiente (como a de 10.000 litros por hora) para levar a água do lago por uma mangueira (como a de 20 milímetros, para maior propulsão) rumo à piscina superior, fazendo-a enfim descer pelo riacho.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Revestindo a base

Baixe em PDF
  1. Depois de construída a base, é preciso revesti-la a partir do lago e ao longo de todo o riacho, concluindo na piscina superior. [2]
    • A parte mais importante de todo o processo é provavelmente a tomada de medidas e o encaixe do revestimento.
  2. Antes de aparar o revestimento, encha o riacho com água para ver a rapidez com que ela flui e procure por possíveis furos em toda a extensão.
  3. Passe a mangueira indo da bomba rumo à piscina superior, escondendo-a cuidadosamente sob o revestimento, procurando bem por quaisquer desvios e voltando a conferir o fluxo de água antes de cobri-la.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Construindo o riacho

Baixe em PDF
  1. Quando o revestimento estiver no lugar, firme e fundamente as margens com solo, cuidando para escolher um que seja adequado ao crescimento de plantas.
  2. Caso tenha colocado degraus no riacho, você pode cobri-los com placas de ardósia a fim de que sua irregularidade crie um efeito de cascata — além de servir para esconder o revestimento interno.
  3. Pedras e seixos de jardim não só são uma ótima adição ao riacho, como ajudam a pesar o revestimento — não tenha medo de usar algumas bem pesadas. [3]
  4. Você pode cobrir as sobras de solo e revestimento com seixos pequenos (como as pedras luminosas) e decore a área com madeira flutuante, troncos, ardósia, granito e pedras de praia. [4]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Plantando ao redor do riacho

Baixe em PDF
  1. Margeie e embeleze o riacho com uma grande variedade de plantas aquáticas e semiaquáticas [5] — aqui estão representadas meãs, nenúfares, bordos japoneses, samambaias e quebra-pedras alpinas.
  2. Todos sabem quão glorioso é sentar-se ao lado do riacho em um dia de verão, mas também é possível deixá-lo igualmente lindo durante a noite. Basta apenas ter uma iluminação criativa para dar nova vida ao jardim e ao riacho, algumas velas Rechaud e lamparinas flutuantes serão o suficiente.
  3. Embora seja importante manter e administrar o lago e o riacho, também é crucial simplesmente deixá-los evoluir por si mesmos. Faça o trabalho duro e plante cedo na estação para se recostar e desfrutar das recompensas ao longo do verão.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Pá;
  • Tijolos;
  • Revestimento em PVC;
  • Mangueira de jardim;
  • Bomba de água;
  • Pedras ou seixos;
  • Plantas.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 832 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade