PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Uma cerca rural serve para guardar animais. Por conta disto, seus variados formatos, qualidades e alturas tem muito tem a ver com o tipo de animal que ela guardará. Este artigo lhe dará uma simples introdução sobre construção de "cercas padrão".

  1. Sua decisão dependerá de quais animais você pretende guardar com seu cercamento rural. Outros dois fatores a considerar para decidir o tipo de cerca são o orçamento disponível para a construção da cerca e o seu tamanho. Existe, por exemplo, uma grande diferença entre uma cerca de curral e uma cerca de pasto.
    • Para gado, por exemplo, as cercas de curral devem ser mais fortes e estáveis do que as cercas de pasto. Cercas de pasto para gado requerem apenas postes com arame farpado, assim como para porcos, cabras e ovelhas.
    • Existem muitos tipos de cerca rural no Brasil, a saber:
      • Cerca elétrica: A cerca elétrica é a forma mais segura de guardar sua criação. Além de dar conta de guardar todos os animais, ela ainda manterá longe aqueles que são silvestres e que moram fora do cercamento. Este artigo não ensinará a instalar uma cerca do tipo elétrico pela sua complexidade e dificuldade. [1]
      • Cerca de Arame Farpado: trata-se da cerca padrão, ou seja, a que comumente é vista no interior.
      • Cerca de Madeira: a cerca de madeira é construída com tábuas cruzadas, sendo ideal para currais e guarda de cavalos. Também é muito utilizada para cercar dependências domésticas.
  2. Você precisará esboçar o desenho ou a planta baixa da área a ser delimitada. Para isto, use uma régua, um esquadro, um lápis (ou lapiseira). Considere os locais onde ficarão as porteiras e os corredores de transição de um cercamento para o outro.
    • Você pode imprimir uma foto em escala cinza de sua fazenda, tirada pelo Google Earth, e fazer o desenho por cima dela. Esboce onde suas cercas, currais e pastos ficarão. Esta forma de determinar o tamanho do cercamento pode ser mais fácil, pois lhe dá uma ideia da extensão exata de suas terras (não sendo o produto de sua memória, apenas).
  3. Tudo depende do tipo de animal que será guardado. Planeje a construção de sua cerca tendo em mente alguns aspectos particulares dos animais que você pretende guardar, que podem ser cavadores potenciais, destruidores de cerca, animais que podem pular pelo arame ou mesmo escalar a cerca. De fato, existem alguns detalhes sobre o comportamento dos animais que não conseguimos prever. Mesmo assim, é bem mais seguro construir sua cerca antecedendo possíveis surpresas. [2]
    • As cabras, por exemplo, são bastante conhecidas por "testarem" as cercas. Elas gostam de escalá-las, pulá-las, rastejar por baixo delas e até mesmo andar sobre elas. Por conta disso, o espaço entre os fios deve ser menor do que o tamanho de suas cabeças, porque acredite: se a cabeça da cabra passa por um determinado espaço, seu corpinho pode acabar acompanhando. [3]
    • Já as ovelhas são mais tranquilas. Mesmo não sendo um tipo de espécie que "testa" as cercas, é recomendado (para tal espécie) o uso de uma cerca similar à utilizada para cabras. [4]
    • Os porcos são maravilhosos cavadores. Eles adoram cavar por debaixo das cercas, passando por elas. Por conta disto, você deve instalar cercas que sejam compridas o suficiente por baixo da terra para que os porcos não consigam escapar.
    • Alguns tratadores de cavalo defendem que o arame farpado não é o melhor meio de se cercar este tipo de criação. Portanto, eles recomendam o arame sem farpas ou as fitas metálicas para o cercamento. Isto porque os cavalos tendem a pular as cercas, e é grande o risco de acabarem se machucando com o arame farpado. Se você pretende cercar uma criação de cavalos, assegure-se de construir uma cerca alta e resistente para que nenhum garanhão pule ou acabe derrubando-a pela força. [5]
    • Por fim, a cerca para gado é a mais fácil de ser planejada. Um simples arame farpado dá conta de cercar os animais. As vacas e bois são menos inclinados a testarem as cercas, e são bastante tranquilos em seus pastos. Neste caso, a cerca elétrica serviria como uma boa alternativa, ou mesmo as cercas de madeira ou chaparia de aço podem conter esse tipo de animal. [6]
  4. A estrutura é o ponto de ancoramento de toda a cerca e deve ser a primeira coisa a ser pensada antes da construção de fato.
    • As estruturas podem ser construídas com junções de madeira em forma de "H" ou "N". Quanto mais forem resistentes e suportarem o peso das junções, mais durarão sem a necessidade de muita manutenção.
  5. Entre em contato com a prefeitura de sua região e veja se não existem linhas de gás ou água nos locais onde você irá cavar. Descubra se tais dutos passam pela sua fazenda antes de cavar os calços da cerca. Caso contrário você poderá acabar se machucando ou mesmo prejudicando a estrutura de serviços de sua região.
  6. Recorrer ao seu registro de terras pode ser importante para determinar qual é o exato perímetro de sua fazenda e os limites das áreas vizinhas.
    • É muito importante estar seguro e ter a comprovação legal de suas terras ao delimitá-las com o cercamento.
  7. Para além de todo material necessário para a construção das cercas, como a madeira e o arame farpado por exemplo, você também precisará do maquinário necessário para cavar os buracos, aplainar o terreno e demais encaminhamentos.
  8. [7] As cercas se sustentarão por intermédio das sapatas, ou estacas profundas, plantadas na terra. A extensão do buraco vai depender do tipo de solo que você possuir: para solos mais fofos, um buraco maior; para solos mais rígidos e compactos, cheios de pequenas rochas, um buraco menor deve dar conta do recado.
  9. [8] Normalmente, os primeiros postes instalados serão aqueles que darão sustentação para toda a estrutura. Nivele-os bem e, depois de assentados, complete o espaço restante do buraco com solo removido, areia ou concreto.
  10. Os postes secundários aparecerão em distâncias regulares. Quanto mais próximos, melhor, e mais ancorados ficarão.
    • Idealmente, você deve assentar os postes secundários cerca de meio metro no solo.
  11. Você precisa estabelecer quantas linhas de fios (arames) você pretende instalar em suas cercas. O mais recomendado são quatro linhas horizontais.
    • Espace uma linha de arame da outra, de acordo com suas necessidades de proteção.
  12. Desta forma, você evitará que o ângulo dos fios se perca e que seus animais fujam.
    • Cheque por toda a cerca se existem regiões onde faltam pregos fixadores do arame.
  13. Quando terminar, deixe que os animais entrem no campo cercado.
    Publicidade

Dicas

  • Cheque se o espaçamento entre os postes e os arames está sendo respeitado ao longo da cerca.
  • Use um alicate de pressão para apertar os arames.
  • Sempre tenha em mente o tipo de animal que você pretende guardar. Lembre-se de que cada um apresentará necessidades únicas.
  • Ao usar arame nas cercas, tome a instalação do fio inicial como guia para os outros fios.
Publicidade

Avisos

  • Pequenas serras e vales são mais difíceis de serem cercados.
  • Assegure-se de não esticar muito os fios, caso contrário eles podem partir sem qualquer aviso.
  • Informe-se com sua prefeitura antes de cavar pelo terreno. Caso contrário, você pode não apenas correr risco de se machucar, como também danificar a estrutura de serviços públicos de sua cidade.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Pá;
  • Escavadeira;
  • Arame;
  • Arame farpado;
  • Martelo e pregos;
  • Postes de madeira;
  • Tábuas de Madeira.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 113 476 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade