Baixe em PDF Baixe em PDF

A vida escolar é extremamente importante para qualquer pessoa. [1] A escola onde estuda deve atender às suas necessidades de aprendizagem, mas também deve ser um lugar que goste de frequentar e se sinta à vontade; afinal de contas, é para lá que vai todos os dias para aprender. Convencer seus pais de que seria melhor mudar de escola demanda tempo, mas com as razões certas e uma boa argumentação, as chances de concordarem podem aumentar consideravelmente.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Pensando nas razões para mudar de escola

Baixe em PDF
  1. [2] Antes de começar, você precisa saber quais são as razões para explicá-las com clareza na hora da conversa. Alguns aspectos que podem estar envolvidos na decisão são:
    • Você está sofrendo bullying e não acha que a situação vai melhorar, além de não querer ficar perto dessas pessoas.
    • Você se sente perdido em uma escola enorme e cheia de pessoas que não conhece. As salas de aula são muito grandes e cheias e você prefere estudar em um ambiente menor.
    • A escola não contribui para seu desenvolvimento acadêmico. Talvez uma escola que o desafie mais, ou que ofereça atendimento individual seja melhor.
    • Existe uma escola que oferece matérias extracurriculares que o interessam, como música, teatro ou intercâmbios culturais.
    • Enquanto escreve os motivos, pense se eles são bons o suficiente. Por exemplo, querer mudar por não gostar de matemática ou por seu melhor amigo estudar em outra escola não são bons motivos para uma mudança tão importante.
  2. Saber a data exata para a mudança será muito útil para convencê-los. Isso facilitará a vida deles e evitará que adiem a decisão e os trâmites necessários para concretizá-la.
    • Você pode pedir transferência no meio do ano se o seu problema for bullying.
    • No entanto, se quer ir para uma instituição cujo ensino é mais puxado, talvez o melhor seja fazer a matrícula no início do próximo ano letivo, já que isso é mais fácil do que pedir transferência.
    • Em um calendário, marque a melhor data para mudar. Depois, circule o dia em que terá a conversa com eles. O ideal é que eles sejam informados sobre isso com alguns meses de antecedência.
  3. [3] Antes de falar com seus pais, informe-se sobre as instituições que prefere.
    • Isso o ajudará a ter mais noção do que quer na nova escola.
    • Procure estabelecimentos de ensino com base em suas razões. Por exemplo, se a questão é o ensino insuficiente, procure lugares que tenham uma média mais alta, ou que ofereçam ensino técnico como as ETEC's.
  4. Detalhar somente as coisas ruins da escola atual não o ajudará muito. É claro que você deve falar sobre o que está acontecendo e o que o fez chegar a essa conclusão, mas enfatizar os benefícios dessa troca será de grande ajuda.
    • Faça uma lista com todos os aspectos positivos das outras escolas.
    • Pergunte para amigos que estudam nessas instituições se eles gostam delas e passe as informações para seus pais.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Planejando a conversa

Baixe em PDF
  1. Encare a conversa como um discurso importante. [4] Faça um esboço de como quer que ela aconteça e visualize-se tendo sucesso nela.
    • Pratique a argumentação em voz alta para o espelho ou com um amigo.
  2. Seus pais deverão prestar atenção ao que está dizendo se quiser convencê-los.
    • Comece com “Oi mãe, oi pai. Será que a gente pode sentar para conversar? Eu quero falar com vocês sobre um assunto e preciso saber o que acham.”
    • Mostre que a mudança é importante para você e que está feliz por eles escutarem o que tem a dizer.
  3. Mesmo que seus pais não respondam imediatamente, fique tranquilo. Demonstrar que não tem maturidade dificilmente conquistará a simpatia deles nesse assunto; ao mesmo tempo, é preciso ser honesto. [5] Eles precisam saber que a situação atual o está prejudicando de uma forma ou de outra. Fale com sinceridade e seja direto.
    • Caso o problema seja com o bullying, não tenha medo de dizer o quanto isso o afeta academicamente e emocionalmente.
    • Diga “Tem alguns alunos que me xingam todos os dias, escrevem bilhetes ofensivos e roubam meus materiais e meu lanche. Já conversei com eles e com o professor, mas eles não param, só esperam que o professor vire as costas para começar tudo de novo. Eu não tenho nem vontade de ir para a aula só de pensar que tenho que encará-los diariamente e não consigo me concentrar na matéria”.
    • Caso ache que a escola não favorece a troca entre professor e aluno, diga “Eu não consigo entregar os trabalhos porque não entendo a matéria. Minha sala tem muitos alunos e o professor não tem tempo de responder minhas dúvidas.”
    • Já no caso de precisar de uma escola mais desafiadora, diga “Minhas notas são sempre altas porque a matéria é muito fácil. Eu sempre termino o trabalho primeiro e fico sem fazer nada na sala porque o professor não tem tempo de preparar nada específico para mim.”
  4. Eles ditam como a mudança contribuiria para melhorar sua vida. Eis alguns exemplos que você pode tentar:
    • “Eu quero muito estudar música e o Colégio de Aplicação da UFRJ oferece essa matéria na grade curricular, além de ser mais perto de casa. Lá eu poderei desenvolver minhas habilidades com mais êxito”. [6]
    • “A jornada da escola E.E. Prof. Antônio Berreta é integral e os professores são empenhados em ajudar os alunos. Eu tenho certeza que as minhas notas seriam muito melhores lá”.
    • “O Colégio de Aplicação de Santa Catarina ensina quatro idiomas diferentes, inclusive alemão e francês. Eu quero ser tradutor e intérprete e saber esses idiomas quando eu for para a faculdade será um ótimo começo”. [7]
  5. Não apresse seus pais, essa é uma decisão muito importante para ser tomada imediatamente. Pressioná-los pode fazer com que neguem seu pedido para terem sossego.
    • Finalize a conversa com “Obrigado por me escutarem. Pensem, reflitam sobre o que eu falei e me respondam depois. Eu realmente espero que vocês permitam a mudança”!
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Abordando seus pais

Baixe em PDF
  1. Não é uma boa ideia surpreendê-los com a vontade de trocar de escola. Se o caso é grave e envolve bullying, fale com eles imediatamente; caso contrário, comece a dar indícios de sua situação antes da conversa.
    • Deixe claro que está infeliz com a escola.
    • Fale de algo que o incomodou na escola diariamente. Diga coisas como “Hoje nós recebemos os resultados da prova de matemática. Eu não tirei uma nota muito boa, mas quando eu perguntei sobre a nota, o professor disse que não tinha tempo para falar comigo.”
  2. [8] A tática é um clássico da persuasão em qualquer contexto. Seja mais gentil com eles nas semanas que antecederem a conversa.
    • Não discuta, nem dê respostas grosseiras ao que eles disserem.
    • Quando pedirem para fazer algo, como arrumar o quarto ou recolher as coisas espalhadas pela casa, faça na hora.
  3. Não é uma boa ideia tentar ter uma conversa séria como essa quando eles estiverem estressados ou com pressa. Aborde-os quando estiverem relaxando e pergunte se eles têm um minuto para conversar com você.
    • Por exemplo, um bom momento para conversar seria depois do jantar, quando todos estão de barriga cheia e a casa está limpa.
  4. Há vezes em que é difícil conversar com os pais sobre alguns assuntos. Essa técnica é particularmente útil se você está enfrentando bullying e não sabe como falar sobre isso. Depois de entregá-la, eles mesmos o chamarão para falar a respeito. Isso dissipará um pouco da tensão que puxar uma conversa séria causa.
    • Uma carta é ainda mais indicada em caso de bullying, pois você poderá escrever o que está passando com detalhes, sem precisar dizer em voz alta e eles ficarão a par da seriedade da situação do mesmo jeito.
    Publicidade

Dicas

  • Converse com os professores sobre os problemas que está enfrentando; se for sério o suficiente, eles podem recomendar que você converse com seus pais sobre a troca e você terá o respaldo de profissionais para convencê-los.
  • Converse com o coordenador pedagógico e discuta o assunto com ele. Assim como os professores, ele também poderá chamar seus pais para uma conversa.
Publicidade

Avisos

  • Não fale sobre isso com ninguém até confirmar a mudança.
  • Problemas graves, que precisam acabar ou requerem intervenção dos adultos, devem ser discutidos com seus pais mesmo que você sinta vergonha. Bullying é um exemplo disso; não espere a situação piorar, fale com eles imediatamente.
  • Caso você queira ir para uma escola particular, tenha em mente a situação financeira de seus pais e mantenha-se aberto às possibilidades; talvez você consiga bolsa se fizer uma prova e tirar uma boa nota.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 76 841 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade