Baixe em PDF Baixe em PDF

Existem vários tipos de extensões de arquivos de imagens e fotos. O formato determina em qual software ele pode ser aberto e editado, de acordo com as letras após o “.”, no final do nome do arquivo. A maioria dos usuários que trabalham com imagens precisarão, em algum momento, convertê-los para um novo formato, ou seja, é sempre importante saber como realizar esse procedimento. A extensão “.jpeg” (que é a mesma que “.jpg”) é uma das mais comuns e procuradas pelos usuários.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando o programa padrão de edição de imagens

Baixe em PDF
  1. Na maioria das vezes, a solução mais simples para realizar conversões de arquivos de imagem é utilizar o programa que já acompanha o sistema operacional. No Windows, você pode utilizar o "Paint", e no Mac, o “Pré-visualização”.
    • Saiba que “.jpg” e “.jpeg” são nomes diferentes para o mesmo formato. Procure por eles ao abrir os arquivos em programas de edição.
    • Diversos outros programas vão funcionar para isso. Basta abrir a imagem no aplicativo que mais gosta; se não tiver certeza, clique duas vezes para verificar a opção padrão em seu PC.
  2. Um menu suspenso deverá exibir as opções para o arquivo de imagem.
  3. A alteração no formato acontecerá ao mesmo tempo que você salvar uma nova versão do arquivo; isso é útil, já que o item original será mantido, caso algo de errado ocorra na formatação, levando-o a descartar o novo arquivo. Selecione “Salvar Como” ou “Exportar” (no Mac) para dar prosseguimento.
    • Em algumas versões, pode ser necessário fazer uma cópia (basta copiar e colar com um nome diferente, se ficar na mesma pasta) e depois salvar a “duplicata” em novo formato.
  4. Uma janela aparecerá para que você altere o nome do arquivo, bem como sua extensão e formato. Dentro do menu suspenso (que deverá ter o nome “Formato” ou “Salvar Como Tipo”), cerca de 12 opções deverão ser exibidas, com ".jpeg" (ou ".jpg") entre elas.
    • Altere o nome do arquivo ou sua localização (a "Área de Trabalho" para facilitar o acesso, por exemplo), se assim desejar;
    • Quando a extensão desejada não aparecer no menu suspenso, experimente utilizar outro software de edição (como o Photoshop) ou use outro método.
  5. Após determinar o nome, extensão e localização da imagem, clique em “Salvar” para efetivamente convertê-lo para o novo formato ao mesmo tempo que mantém a cópia do original.
    • Alguns programas, como o “Pré-visualização” também suportam conversões de arquivos em massa. Basta destacar os itens que devem ser processados e clicar com o botão direito para verificar as opções. [1]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Utilizando programas de conversão de imagens

Baixe em PDF
  1. Na conversão de arquivos mais comuns, editores padrões vão conseguir realizar o procedimento sem problemas. Do contrário, pesquise pelo aplicativo que poderá servir para você; tente procurar em um site de busca (“extensãoA para extensãoB”) com os formatos em questão.
    • Vários conversores online serão exibidos nos resultados ao procurar “doc para pdf” ou “jpg para gif”.
  2. A grande maioria dos conversores online não cobra e não exige download de outro programa; procure pela opção “Upload” ou “Enviar” e clique nela. Selecione a imagem que deseja converter.
  3. Alguns sites pedirão seu e-mail, enviando o arquivo convertido a você após a finalização do processo, enquanto outros realizarão o processo após alguns segundos, permitindo que o usuário faça o download diretamente.
    • Tome cuidado com sites que exigem pagamento ou detalhes particulares para converter os arquivos. Lembre-se de que são vários os conversores online legítimos e gratuitos, que não pedem mais do que o seu e-mail, na maioria dos casos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Convertendo imagens em dispositivos móveis

Baixe em PDF
  1. Algumas opções devem aparecer na Loja Google Play (Android) e na App Store (iOS); leia os comentários dos usuários antes de baixar o programa, tanto para avaliar a qualidade geral dele quanto para garantir que os formatos desejados podem ser convertidos com esse aplicativo.
  2. Após escolher um deles, baixe-o em seu dispositivo móvel, bem como o arquivo de imagem que deseja converter (se já não o tiver feito) e anote em que pasta ele está salvo. Alguns programas poderão detectar automaticamente todos os itens que suportam, enquanto outros pedirão que o usuário procure pela imagem.
  3. Após fazer o download do aplicativo ao smartphone ou tablet, basta abrir o programa e seguir as instruções.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Alterando manualmente a extensão do arquivo

Baixe em PDF
  1. Outra opção é realizar a mudança manual da extensão da imagem (apagando a original e inserindo uma no lugar). É uma boa ideia se o formato atual não está deixando que você acesse o conteúdo dela, como ao receber uma mensagem de erro ao tentar abri-la clicando duas vezes sobre ela, por exemplo.
    • O computador utiliza as extensões como um atalho para entender qual o programa que deve ser inicializado quando você tenta abrir um arquivo. Muito cuidado ao alterar as extensões manualmente e sempre faça um backup da imagem antes de experimentar esse método. [2]
    • Essa técnica também pode diminuir a qualidade da imagem. É preferível que você use um software de edição de imagens e escolha “Salvar Como”. [3]
  2. Às vezes, as extensões (as letras após o ponto, no nome do item) poderão estar ocultas na configuração de visualização atual do sistema. No Windows, é preciso modificar a guia “Exibir”, no Windows Explorer. Na seção “Mostrar/Ocultar”, à direita, haverá a opção “Mostrar extensões dos arquivos”; marque-a. No Mac, procure pelo menu “Preferências Avançadas do Finder” para que elas apareçam.
    • Para saber mais sobre extensões de arquivos e como habilitar e desativar a exibição delas, leia este artigo .
  3. Clique com o botão direito na imagem e escolha “renomear”, apagando a extensão antiga e adicionando uma nova.
    • Por exemplo: se o nome da imagem é “minhafoto.png”, mude-o para “minhafoto.jpg”. O computador passará a interpretar que o formato da tal arquivo é agora “.jpg”.
    Publicidade

Dicas

  • As extensões de arquivos são diferenciadas por maiúsculas e minúsculas, mas normalmente, são deixadas em caixa baixa.
  • ”.jpg” e “.jpeg” são iguais e podem ser utilizadas intercaladamente em sistemas operacionais mais novos. A diferença ocorre apenas nos antigos, que permitiam apenas extensões com três letras. [4]
Publicidade

Avisos

  • Nunca apague a imagem original. Sempre faça uma cópia de backup antes ou escolha “Salvar Como” para criar uma cópia com um novo nome.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um arquivo de imagem para converter;
  • Um computador;
  • Praticamente qualquer software de edição de imagens (“Paint”, “Pré-visualização”, Photoshop, entre outros).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 47 136 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade